CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro inicia mutirões contra o mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Granjeiro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com os Agente Jovem Ambiental - AJA's, Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e com a comunidade, deu início nesta terça-feira, 26 de março, aos mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação, que teve início pela Sede Urbana do município, contou com a presença das secretárias municipais de Saúde, Aderilma Soares e de Meio Ambiente, Delsivania Alves, além da comunidade.

Ações de combate ao mosquito

Durante o mutirão, agentes de saúde realizaram visitas casa a casa para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A equipe também orientou os moradores sobre a importância da prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

Participação da comunidade é fundamental

A Secretaria de Saúde destaca a importância da participação da comunidade na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Ações simples, como eliminar a água parada de qualquer recipiente, podem evitar a proliferação do mosquito e prevenir as doenças.

Como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:

Eliminar a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, pneus, calhas e lajes;

Manter caixas d'água tampadas;

Limpar calhas e lajes periodicamente;

Manter ralos fechados;

Recolher e descartar corretamente o lixo;

Usar repelente quando necessário.

Com a colaboração de todos, podemos manter Granjeiro livre do mosquito Aedes aegypti e das doenças que ele transmite.

Metas Comunicações

#Saúde 14/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação em Serrinha garante vacinação antirrábica e testes para Leishmaniose

Na última terça-feira, 12 de março, a comunidade do distrito Serrinha, em Granjeiro, recebeu uma ação conjunta da Secretaria de Saúde de Granjeiro, Agentes Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a comunidade. A iniciativa proporcionou à população acesso à vacinação antirrábica para cães e gatos, testes rápidos para Leishmaniose, além de orientações sobre a doença e outros serviços de saúde.

Números expressivos

A ação foi um sucesso, com a realização de 53 testes rápidos para Leishmaniose, vacinação de 43 cães e 21 gatos. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Granjeiro com a saúde pública e o bem-estar animal.

Equipe dedicada

A ação contou com a participação de profissionais qualificados, incluindo o veterinário da prefeitura Dr. Douglas Garcia, a secretária de Saúde Aderilma Soares, a coordenadora de Epidemiologia Kely Pereira, os Agentes Combate às Endemias Cícero Pereira, Raimundo Batista, Francisco Tadeu e Carlos Jamilson, e os Agentes Comunitários de Saúde Cícera Maria, Luiz Vanderlei e Geneva Craveiro.

Compromisso com a saúde pública

A secretária de Saúde Aderilma Soares destacou a importância da ação para a comunidade. "Ações como essa são essenciais para prevenir doenças e promover a saúde pública. Agradecemos a todos os envolvidos e à comunidade pela participação.", disse a secretária.

Prevenção e cuidado com os animais

O veterinário da prefeitura, Dr. Douglas Garcia, também ressaltou a importância da vacinação antirrábica e dos testes para Leishmaniose. "A raiva é uma doença grave que pode ser fatal. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Já os testes rápidos para Leishmaniose permitem o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura.", afirmou o veterinário.

Metas Comunicações

#Saúde 10/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro amplia investimentos em saúde bucal com novas especialidades

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino, anunciou que sua gestão, Governo do Povo, intensificou os investimentos na saúde bucal da população. Além das próteses dentárias já oferecidas desde o início da gestão através do Laboratório Regional de Prótese Dental (LRPD), com 50 próteses mensais e 600 anuais, agora há uma nova especialidade disponível: a endodontia, proporcionando tratamento de canal localmente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) municipal.

Anteriormente, esse serviço era realizado apenas no CEO regional do Juazeiro do Norte, com apenas um canal por mês. Agora, o mesmo serviço é oferecido no CEO municipal, facilitando o acesso da população a este tratamento especializado.

Pacientes que deixaram encaminhamento na secretaria de saúde devem procurar os PSF/CEO para triagem e continuidade dos procedimentos.

A equipe odontológica do CEO de Granjeiro é completa e oferece diversos serviços, como extrações, limpezas, raspagens, gengivoplastia, atendimento infantil e a pacientes com necessidades especiais.

A equipe é composta por:

Dra. Ana Carolina (clínico geral)

Dra. Liliane Pereira (clínico geral)

Dr. Thomas Ramon e a protética Yara Rodrigues (responsáveis pelas próteses dentárias)

Dra. Candice Batista (endodontista)

O objetivo da gestão municipal é devolver aos pacientes a estética, a mastigação e a função bucal, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Para mais informações sobre os serviços de saúde bucal disponíveis em Granjeiro, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município.

Metas Comunicações

#Saúde 24/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro é beneficiado com 8 novos veículos para a saúde

A cidade de Granjeiro foi beneficiada na noite de sexta-feira, 23 de fevereiro, com a entrega de oito novos veículos para a saúde: cinco Mobis, no valor de R$ 75 mil cada, e três ambulâncias, no valor de R$ 145 mil cada.

A entrega dos novos veículos aconteceu em um evento na Praça Dr. Cirdes Borges. Estiveram presentes o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), o vice-prefeito Kleber Freitas (MDB), a primeira-dama e secretária de Administração, Meiryane Vieira, a secretária de Saúde, Aderilma Soares, o chefe de Gabinete do Prefeito, José Rodrigues (Zuíto), o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Cassiano (Tiquinho), os ex-prefeitos Dr. Soares de Macêdo e Emanuel Clementino, além da população, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e equipe do Governo do Povo.

O evento também contou com as presenças do deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) e do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que representou sua filha, a deputada federal Fernanda Pessoa (União).

Duas ambulâncias foram adquiridas com emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Pessoa. Cinco Mobis e uma ambulância foram comprados com emendas do deputado estadual Danniel Oliveira.

Para o deputado Danniel Oliveira, é muito gratificante trabalhar pelo povo de Granjeiro com uma administração que é responsável e que entrega resultados à população. Ele disse que quando Chico Clementino e Kleber Freitas foram eleitos, quem ganhou foi o povo de Granjeiro, e que basta ver o crescimento do município.

Chico Clementino agradeceu aos deputados Danniel Oliveira e Fernanda Pessoa, e ao Roberto Pessoa, pela parceria que tem resultado em muitos benefícios para a população de Granjeiro. Ele destacou o compromisso de continuar trabalhando e lutando pelo povo granjeirense.

Kleber Freitas destacou que o trabalho realizado em benefício da população não para. Ele disse que as parcerias são importantes, e que vem fazendo um balanço positivo da gestão que tem entregado melhorias para o município e o povo de Granjeiro.

Metas Comunicações

#Saúde 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro alcança destaque no ranking do Previne Brasil com Nota 9,3

A Prefeitura de Granjeiro divulgou hoje os resultados referentes ao 3º quadrimestre de 2023 no programa Previne Brasil. O município obteve a notável nota de 9,3, destacando-se no ranking que avalia o desempenho das administrações municipais na área de saúde.

O Previne Brasil é um modelo de financiamento e repasse para os municípios, baseado em quatro critérios específicos: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

O êxito alcançado pela Prefeitura de Granjeiro no último quadrimestre é reflexo do comprometimento e da qualidade do serviço oferecido pela Atenção Primária à Saúde à população local. Os indicadores demonstram a eficácia das estratégias adotadas na gestão dos recursos e no atendimento às demandas da comunidade.

O prefeito Chico Clementino (PSDB) parabenizou os trabalhadores da saúde pelo reconhecimento alcançado no ranking do Previne Brasil. Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância do esforço coletivo na conquista desse resultado e agradeceu à população por confiar na administração do Governo do Povo, que tem como prioridade a oferta de serviços de saúde cada vez mais eficientes.

Com a nota obtida, a Prefeitura de Granjeiro reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde, buscando sempre atender às necessidades da população e garantir um atendimento de qualidade.

O resultado no Previne Brasil evidencia a efetividade das ações implementadas pela administração municipal em prol da saúde pública.

Metas Comunicações

#Saúde 26/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde do homem: Novembro azul é encerrado com mais de 120 consultas

A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a campanha Novembro Azul nesta terça-feira, 26 de dezembro, no Hospital Municipal de Granjeiro, com atendimento médico e exames de próstata realizados pelo Dr. Soares de Macêdo, visando diagnosticar precocemente casos de câncer de próstata. O Prefeito Chico Clementino (PSDB) e o Vereador Almir Soares estiveram presentes durante o encerramento.

Os atendimentos foram agendados e tiveram início em novembro, atendendo toda a demanda em dezembro e zerando a fila de espera, totalizando 126 consultas ao longo da campanha.

O Prefeito Chico Clementino destacou a relevância do exame de próstata para a saúde masculina, incentivando aqueles que estão na idade de passar por essa avaliação a fazê-lo para reforçar sua saúde. Ele ressaltou que cuidar da saúde da população é prioridade da gestão.

O médico Dr. Soares de Macêdo afirmou que a campanha Novembro Azul representa o compromisso da gestão municipal com a saúde do homem. Ele destacou que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, e o exame ajuda na detecção precoce, garantindo 100% de cura em muitos casos.

O paciente, José Barcelar, participou da campanha e enfatizou a importância do exame para garantir a saúde dos homens.

O Vereador Almir Soares endossou as palavras do prefeito Chico Clementino e do médico Dr. Soares, evidenciando que o exame de próstata é essencial para a saúde dos homens.

É importante que a população procure as unidades de saúde para realizar acompanhamento médico.

Metas Comunicações

#Saúde 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito de Granjeiro vistoria andamento da reforma na UBS da Serrinha

Na última quarta-feira, 20 de dezembro, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), realizou uma visita às obras em andamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no distrito Serrinha. A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em aprimorar a infraestrutura de saúde no município.

Após a conclusão e entrega das obras nas UBS dos Patos e da Cana Brava dos Gregórios, que estavam paralisadas desde a gestão municipal de 2015, o foco agora está na melhoria da UBS da Serrinha.

O projeto abrange a substituição de pisos, portas e do sistema elétrico, bem como a recuperação do sistema hidráulico, telhado, alvenaria, pintura e adequação às normas de acessibilidade, visando aprimorar toda a estrutura da unidade.

A execução desta obra é possível graças ao compromisso com o zelo público e ao uso responsável dos recursos provenientes do Tesouro Municipal da Prefeitura. Durante a visita, o prefeito Chico Clementino avaliou as instalações, cumprimentou e conversou com os trabalhadores, verificando a qualidade dos materiais empregados.

O setor de engenharia do município assegura que a obra está progredindo em ritmo acelerado, dentro do cronograma estabelecido para conclusão. O prefeito expressou sua convicção como gestor público, destacando: "Ao finalizar a reforma desta UBS, estamos confiantes de que conseguiremos proporcionar uma melhoria significativa no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma de nossas metas enquanto gestão é oferecer aos cidadãos um atendimento aprimorado, com maior eficiência, segurança, conforto e, principalmente, humanizado."

Metas Comunicações

#Saúde 21/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde apresenta plano de contingência para controle da Covid-19 em Granjeiro

Em reunião ordinária realizada na última terça-feira, dia 19 de dezembro, o Conselho Municipal de Saúde de Granjeiro apresentou o Plano de Contingência Municipal para o controle da Infecção Humana pelo Coronavírus.

Sob a presidência da Dra. Donária Soares, a apresentação contou com a participação dos demais conselheiros e da coordenadora de Epidemiologia e Endemias, Kely Gomes.

O plano consiste em uma série de ações estratégicas que serão implementadas ao longo do ano de 2024, visando conter e monitorar os casos de Covid-19 no município. Com o objetivo claro de proteger a saúde da população, as medidas contemplam desde a identificação precoce de casos até a promoção de ações de conscientização e prevenção.

Além do plano de contingência, a reunião também proporcionou uma oportunidade para os delegados representantes na 5ª Conferência Nacional Saúde Mental de Brasília, Fran Gomes e Liduina Monteiro, compartilharem informações relevantes para o município. Aprovadas em plenária, as decisões apresentadas pelos representantes incluíram explicações detalhadas sobre o fechamento dos manicômios no Brasil e seu impacto em municípios de menor porte, como é o caso de Granjeiro.

Fran Gomes destacou como será feita a transição para um modelo mais ampliado junto à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), ressaltando a importância dessa mudança no contexto da saúde mental. As informações compartilhadas pelos delegados fornecem subsídios essenciais para a adaptação local às diretrizes nacionais, garantindo uma abordagem alinhada com as melhores práticas e diretrizes governamentais.

Metas Comunicações

#Saúde 14/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro participa da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília

De Granjeiro, Fran Gomes, representando os usuários, e Liduina Monteiro, representando a gestão, participaram como delegados do estado do Ceará na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio, realizada em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), de 11 a 14 de dezembro.

O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Desme), reuniu aproximadamente duas mil pessoas para discutir, aprovar e deliberar propostas relacionadas à formulação da Política Nacional de Saúde Mental, bem como para fortalecer os programas e ações de saúde mental em todo o território nacional.

Com o tema "A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS", a conferência abordou questões relevantes relacionadas ao cenário da saúde mental no país.

Fran Gomes e Liduina Monteiro defenderam uma proposta relevante durante o evento, enfocando a "Importância do Esporte na Saúde Mental".

A participação ativa dos representantes de Granjeiro contribuiu para as discussões e deliberações que visam aprimorar a Política Nacional de Saúde Mental e promover avanços nos serviços de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).

Metas Comunicações

#Saúde 12/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atendimento especializado na Policlínica Regional do Cariri beneficia população de Granjeiro

No último sábado, 09 de dezembro, a Policlínica Regional do Cariri, em Barbalha, resultado do consórcio entre os municípios de Granjeiro, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Jardim e Missão Velha, em parceria com o Governo do Estado, prestou serviços essenciais à comunidade de Granjeiro.

O foco do atendimento foi na oferta de mamografias e tomografias computadorizadas, beneficiando 37 pacientes de Granjeiro. Desse total, 18 realizaram mamografias, enquanto 19 passaram por exames de tomografia.

A secretária municipal de Saúde, Aderilma Soares, destacou a relevância desse investimento conjunto entre o município e a policlínica. Ela enfatizou que essa iniciativa assegura aos pacientes o direito a um tratamento digno, proporcionando a realização dos exames necessários.

O suporte à população granjeirense vai além dos exames médicos. Os pacientes contam com o acompanhamento da Secretaria de Saúde desde a solicitação dos exames até o transporte gratuito oferecido pela Prefeitura de Granjeiro.

O prefeito Chico Clementino (PSDB) disse de sua satisfação em proporcionar o acesso da população a exames especializados. Ele enfatizou que esses procedimentos contribuem para diagnósticos precisos, fundamentais para tratamentos precoces que facilitarão a recuperação dos pacientes.

Metas Comunicações

#Saúde 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação de Saúde no distrito de Serrinha intensifica Campanha "Novembro Azul"

Na última quarta-feira, 22 de novembro, o Posto de Saúde da Família I (PSF I), com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde de Granjeiro, promoveu uma ação voltada para a conscientização e prevenção do câncer de próstata no distrito de Serrinha.

A equipe multidisciplinar, liderada pelo Dr. Pedro Feitosa e pela enfermeira Cícera Gomes, realizou atendimentos especializados à população. Durante a ação, o foco foi proporcionar informações relevantes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, por meio de uma palestra instrutiva ministrada pelos profissionais de saúde.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de manter suas cadernetas de vacinação atualizadas, um serviço essencial para assegurar a imunização em dia. Paralelamente, foram realizados testes rápidos para Hepatite B e C, VDRL e HIV, visando contribuir para a detecção precoce de doenças transmissíveis.

A Secretária Municipal de Saúde, Aderilma Soares, destacou a relevância da ação em benefício da comunidade granjeirense. "Durante o mês de novembro, intensificamos nossas ações, oferecendo serviços, exames e consultas com médicos clínicos e urologistas, concentrando esforços na população masculina devido à alta incidência do câncer de próstata. Embora realizemos ações ao longo do ano, neste mês, intensificamos nossas atividades em prol do diagnóstico precoce."

Cícera Gomes, enfatizou os principais sinais e sintomas que exigem atenção, incluindo dificuldade de urinar, demora no início e término do ato de urinar, diminuição do jato urinário e necessidade frequente de urinar durante o dia ou à noite. A enfermeira ressaltou também a importância de ficar alerta à presença de dor e sangue na urina. "Entre os fatores de risco estão a idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, hábitos alimentares como dieta rica em gordura e pobre em verduras e vegetais, além do sedentarismo e excesso de peso", alertou Cícera Gomes.

Vale ressaltar que outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município continuam realizando atividades educativas ao longo do mês, em consonância com a campanha #NovembroAZUL.

Metas Comunicações

#Saúde 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo do Povo cria o "Comitê da Vacina" para reforçar ações de vacinação

O Governo do Povo de Granjeiro, por meio da Secretaria de Saúde, instituiu o Comitê de Coordenação da AVAQ (Atividade de Vacinação de Alta Qualidade), visando fortalecer e implementar ações para intensificar a cobertura de vacinação no município.

A iniciativa ocorreu nesta quarta-feira, 22 de novembro, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto. A coordenadora de Imunização, Edivânia Pereira, conduziu uma reunião para a formação do Comitê e apresentação do processo de microplanejamento.

Um método centrado em Unidades Básicas de Saúde será adotado para atingir as metas de vacinação, contando com a organização e ampla participação de líderes e comunidades.

Membros do Comitê da AVAQ:

Cícera Edivânia Pereira: Coordenadora de Imunização

Alexandre Levi Cruz: Coordenador de Atenção Primária

Maria Imaculada Pereira: Coordenação do Programa Saúde na Escola - PSE

Maria do Socorro Balbino: Assistente Social

Francisco José Gomes: Conselheiro Tutelar

Maria Cleide Martiniano de Lima: Presidente dos Agentes Comunitários de Saúde - ACSs

Lígia Gabriela Bezerra: Conselheira Municipal de Saúde

O "Comitê da Vacina" segue diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a eliminação e controle de endemias preveníveis por meio de vacinas, como varíola, poliomielite, rubéola, sarampo, entre outras.

A Secretária de Saúde, Aderilma Soares, destacou a importância desse comitê para ampliar a cobertura vacinal, proporcionando resultados mais positivos nos indicadores de saúde e garantindo a proteção da população.

Metas Comunicações

#Saúde 22/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Entrega de equipamentos de informática ao Conselho de Saúde de Granjeiro

Na última terça-feira, 21 de novembro de 2023, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, ocorreu a entrega oficial dos equipamentos de multimídia ao Conselho Municipal de Saúde de Granjeiro, os quais foram doados pelo governo do estado do Ceará.

Entre os itens entregues encontram-se notebooks, projetores, desktops, computadores e todos os acessórios necessários para um pleno funcionamento.

A responsável pela entrega oficial foi Meiryane Vieira, primeira-dama e secretária de Administração de Granjeiro, que destacou a importância desses equipamentos. "Esses recursos serão de grande valia, proporcionando maior comodidade e facilidade para que o conselho atue de forma mais eficiente, contribuindo significativamente para as demandas de saúde do município e sua população", afirmou Meiryane Vieira.

A Dra. Donária Soares, presidente do Conselho, disse de sua satisfação ao receber esses equipamentos e ressaltou a contribuição essencial que eles trarão para o desenvolvimento dos serviços de saúde.

Vale destacar que a distribuição desses equipamentos alcançou os 184 municípios cearenses em uma solenidade realizada em outubro deste ano, com a presença do governador Elmano de Freitas, durante evento em Fortaleza.

Metas Comunicações

#Saúde 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe do PSF II promove ação de saúde em Sítio Serra Nova durante campanha "Novembro Azul"

Na última terça-feira, 14 de novembro, na comunidade do Sítio Serra Nova, a equipe do PSF II, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um evento da campanha "Novembro Azul de Combate ao Câncer de Próstata".

Na ocasião, foram realizados atendimentos especializados à população, contando com a participação do Dr. Raul Freitas, das enfermeiras Maria de Fátima e Kely Gomes, além do auxiliar de enfermagem, Cícero Landin, que ministrou uma palestra informativa sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Os participantes tiveram a oportunidade de atualizar suas cadernetas de vacinação, um serviço importante para manter a imunização em dia. Além disso, foram realizados testes rápidos de Hepatite B e C, VDRL e HIV, contribuindo para a detecção precoce de doenças transmissíveis.

Essa abordagem abrangente e preventiva foi elogiada pela Secretária de Saúde, Aderilma Soares, que ressaltou a importância não apenas da campanha Novembro Azul, mas também da atualização regular da caderneta de vacinação como parte integrante do cuidado com a saúde masculina.

Como parte do compromisso com o bem-estar dos participantes, a equipe da campanha não só ofereceu serviços de saúde essenciais, mas também proporcionou um momento de confraternização ao oferecer um coffee break para o público presente.

Metas Comunicações

#Saúde 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro é representado em capacitação sobre animais peçonhentos

O Governo do Povo, sob a liderança do prefeito Chico Clementino (PSDB) e do vice-prefeito Kleber Freitas (MDB), está comprometido em aprimorar os serviços oferecidos à população de Granjeiro, investindo em capacitações em diversas áreas de atuação. Nos últimos dias 25 e 26 de outubro, a cidade foi representada por profissionais de saúde em um importante treinamento promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

O evento, que teve como tema "Diagnóstico e Tratamento de Acidente por Animais Peçonhentos", contou com a participação do Coordenador da Atenção Primária, Alexandre Levi, e da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Kely Gomes. A capacitação ocorreu no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), em Juazeiro do Norte (CE), das 8h às 17h.

O treinamento nasceu da necessidade de ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de saúde locais em relação ao diagnóstico precoce e tratamento de acidentes causados por animais peçonhentos. Essa iniciativa visa assegurar que a população de Granjeiro receba o atendimento adequado em situações de emergência, proporcionando um cuidado mais eficaz e preciso.

O prefeito Chico Clementino, ao destacar a importância da capacitação, afirmou: "Estamos sempre prontos para oferecer à nossa população o melhor atendimento possível. Investir na formação dos nossos profissionais é fundamental para garantir um serviço de qualidade e um cuidado adequado em situações de emergência. A participação da nossa equipe em treinamentos como este é um passo importante na direção de uma Granjeiro mais segura e saudável."

Metas Comunicações

#Saúde 28/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro promove ações de conscientização no Outubro Rosa

Na última quinta-feira, 26 de outubro, o Governo Municipal de Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um evento de conscientização voltado às mulheres no Centro de Saúde da cidade, como parte das atividades do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.

O evento, que contou com a participação expressiva da comunidade, teve como destaque a presença da enfermeira Cícera Gomes, que atuou como palestrante, compartilhando informações essenciais sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante a palestra, as mulheres presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações para cuidar de sua saúde.

Além das palestras informativas, as atividades também incluíram a realização de exames de prevenção e requisição mamária, proporcionando um acesso facilitado a serviços de saúde essenciais. Os exames são fundamentais para a detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.

Para tornar o evento ainda mais especial, a programação também contou com um momento de descontração, onde foram sorteados brindes entre as mulheres participantes.

Metas Comunicações

#Saúde 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro participa de reunião regional do Previne Brasil

Na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, a Superintendência da Região Sul do Cariri realizou reunião com os municípios associados, incluindo Granjeiro, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim e Missão Velha. O encontro teve como foco o indicador 3 do programa Previne Brasil: a proporção de gestantes que recebem atendimento odontológico durante o período gestacional.

O programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979 em 2019, tem como principal objetivo monitorar, analisar e divulgar os resultados relativos à proporção de gestantes que recebem atendimento odontológico. Essa avaliação é realizada de forma quadrimestral, e busca garantir que as gestantes tenham acesso a cuidados odontológicos adequados durante a gravidez.

Granjeiro, que foi representado pela Coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Liliane Pereira. Durante o encontro, foram apresentados os dados referentes aos quadrimestres um e dois de 2023, e Granjeiro se destacou com um significativo avanço na oferta de atendimento odontológico às gestantes.

Segundo as diretrizes do Previne Brasil, cada gestante deve realizar pelo menos uma consulta odontológica durante o período gestacional. Isso visa promover a importância do pré-natal odontológico e conscientizar as gestantes sobre a relevância de cuidar da saúde bucal durante a gravidez.

A saúde bucal é fundamental durante a gestação, uma vez que sua negligência pode estar associada a complicações, como partos prematuros, baixo peso do recém-nascido e até pré-eclâmpsia. Portanto, garantir que as gestantes tenham acesso a atendimento odontológico de qualidade é um passo importante para o bem-estar materno e infantil.

Metas Comunicações

#Saúde 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro promove ação de conscientização no Outubro Rosa

Nesta terça-feira, dia 24 de outubro, a Prefeitura de Granjeiro realizou ação informativa no âmbito do movimento Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1), localizada na comunidade de Serrinha. O evento foi dedicado à conscientização sobre a importância da saúde das mulheres e da luta contra o câncer de mama.

A UBS 1 abriu suas portas para oferecer uma série de serviços e informações essenciais às mulheres granjeirenses. A atividade teve início com a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, como parte dos esforços contínuos para promover a saúde e o bem-estar da comunidade.

As mulheres presentes puderam participar de palestras esclarecedoras, que ofereceram orientações sobre os exames que seriam realizados durante o evento. A enfermeira Cícera Gomes compartilhou informações importantes, seguidas por uma palestra da enfermeira Kely Gomes, que abordou cuidados, autoteste e orientações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Dra. Donária Soares também esteve presente no evento para fornecer orientações sobre saúde bucal relacionadas à amamentação, destacando a importância desse momento especial na vida das mães e dos bebês.

Uma parte especial da ação foi conduzida pela Dra. Beatriz Braga, que realizou exames preventivos citopatológicos e fez solicitações para mamografias, entre outros procedimentos voltados para a saúde das mulheres. Esses exames desempenham um papel vital na prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Além das atividades de saúde, o evento também contou com um momento de descontração, com sorteio de brindes entre as mulheres participantes.

Metas Comunicações

#Saúde 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo do Ceará entrega equipamentos de informática ao Conselho de Saúde de Granjeiro

Na última sexta-feira, 20 de outubro, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Governador do Estado, Elmano Freitas, e a Secretaria de Saúde do Estado, Tânia Coelho, entregaram equipamentos de multimídia, incluindo notebooks, projetores, desktops e computadores, a todos os 184 municípios do Ceará, destinados aos Conselhos Municipais de Saúde.

Granjeiro também marcou presença na cerimônia, sendo representado pela atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dra. Donária Soares, e pela secretária administrativa, Dra. Kely Gomes.

"Estes equipamentos são fruto do árduo trabalho do Conselho Municipal de Saúde, que não apenas mantém o sistema atualizado, mas também buscou ativamente a aquisição destes recursos", afirmou Dra. Donária Soares.

Dra. Kely Gomes, secretária administrativa, acrescentou: "Esses dispositivos acelerarão significativamente o processo de modernização e aprimoramento dos serviços de saúde em Granjeiro".

Metas Comunicações

#Saúde 13/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro recebe equipe do Hemoce para campanha de doação de sangue

Nesta quarta-feira, 11 de outubro, a cidade de Granjeiro recebeu uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade do Crato, para uma campanha de doação de sangue. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo mobilizar a comunidade para contribuir com um gesto de solidariedade que salva vidas.

Segundo informações fornecidas pelo Hemoce, a ação resultou na captação de 15 bolsas de sangue. Ao todo, 20 pessoas se apresentaram para doar sangue, e 15 candidatos foram considerados aptos, enquanto 5 candidatos foram classificados como inaptos para a doação. Além disso, foram realizados 8 cadastros de doadores de medula óssea.

A Secretária Municipal de Saúde de Granjeiro, Aderilma Soares, elogiou a iniciativa e destacou a importância da doação de sangue para o município: "A doação de sangue é um ato nobre que faz a diferença nas vidas das pessoas. Estamos muito gratos ao Hemoce por trazer essa campanha para a nossa cidade e a todos os cidadãos que se apresentaram para doar. O sangue doado aqui hoje pode salvar vidas em nossa comunidade e região."

Aderilma Soares também enfatizou os requisitos para ser um doador de sangue: "Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível no site do Hemoce."

A equipe do Hemoce agradeceu à comunidade de Granjeiro por seu apoio à campanha de doação de sangue e à Secretaria Municipal de Saúde por sua parceria na organização do evento. A ação demonstra o espírito solidário da cidade e a importância de se manter o estoque de sangue para atender às necessidades médicas locais.

Metas Comunicações

#Saúde 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde e Assistência Social promovem atendimentos odontológicos a crianças da Pastoral da Criança

As secretarias municipais de Saúde e Assistência Social de Granjeiro uniram forças nesta segunda-feira, 9 de outubro, para proporcionar atendimentos odontológicos de qualidade a crianças da Pastoral da Criança, tanto da sede quanto do sítio Cocos. O foco das ações foi voltado para as crianças com idades entre 0 e 6 anos, visando promover a saúde bucal desde a mais tenra idade.

No total, aproximadamente 25 crianças tiveram a oportunidade de receber atendimentos odontológicos no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas do município. Os procedimentos realizados abrangeram consultas e avaliações, profilaxias, extrações, restaurações e aplicações tópicas de flúor, garantindo um atendimento completo e abrangente.

O evento contou com a participação da secretária de Saúde, Aderilma Soares, e da coordenadora de Saúde Bucal, Liliane Pereira, que supervisionaram de perto as atividades. Além disso, os cirurgiões dentistas Ana Carolina e Lucas Emanuel e a técnica de saúde bucal Raimunda Costa desempenharam um papel fundamental no sucesso da iniciativa.

A importância de avaliações odontológicas regulares em crianças não pode ser subestimada, pois é um passo essencial para garantir que o desenvolvimento bucal ocorra de forma saudável.

Estas avaliações ajudam a identificar potenciais problemas precocemente, avaliam o risco de desenvolvimento de cáries e problemas gengivais, fornecem orientações valiosas aos pais sobre hábitos como chupar o dedo ou a chupeta, e permitem a realização de tratamentos preventivos com fluoretos e selantes.

Metas Comunicações

#Saúde 09/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sucesso no Dia D da Campanha de Multivacinação em Granjeiro

No último sábado, 7 de outubro, o município de Granjeiro vivenciou um importante evento de saúde pública, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

A ação ocorreu simultaneamente no Centro de Saúde da Sede Urbana e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Serrinha e da Cana Brava dos Ferreiras, com o objetivo de atender crianças e adolescentes de até 15 anos, oferecendo imunizantes inclusos no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) para essa faixa etária.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), ao lado da primeira-dama e secretária de Administração e Finanças, Meiryane Vieira, e da Secretária de Saúde, Aderilma Soares, deu exemplo ao levar seus próprios filhos para serem vacinados, incentivando assim todos os pais granjeirenses a fazerem o mesmo.

Uma iniciativa criativa e incentivadora marcou o Dia D da Campanha: todas as crianças que se vacinaram receberam um 'certificado de coragem'. Essa abordagem visa destacar a importância da imunização e valorizar o ato de cuidar da saúde.

A participação da comunidade foi expressiva, e o evento foi um sucesso. A Prefeitura de Granjeiro agradece aos pais por levarem seus filhos para receberem as doses necessárias, promovendo a saúde e o bem-estar da população mais jovem.

A Secretária de Saúde, Aderilma Soares, destacou a importância da atualização da caderneta de vacinação, afirmando que "a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças graves, protegendo nossas crianças e adolescentes. O Dia D foi um passo importante, mas a campanha continua até 14 de outubro em todos os postos de saúde do município. É fundamental que os pais e responsáveis aproveitem essa oportunidade para garantir a saúde de seus filhos."

Metas Comunicações

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pesquisa em Granjeiro aborda Pré-Natal Odontológico na Estratégia Saúde da Família

A cidade de Granjeiro, através do Posto de Saúde da Família (PSF) 1 da comunidade da Serrinha, tornou-se o centro das atenções no cenário nacional da saúde pública com a realização de uma importante pesquisa sobre a percepção das gestantes acerca do pré-natal odontológico na Estratégia Saúde da Família.

A pesquisa, intitulada "A percepção das gestantes sobre o pré-natal odontológico na Estratégia Saúde da Família", teve como objetivo avaliar a importância da visita ao dentista durante a gravidez e seus impactos na saúde das gestantes e dos bebês.

A dentista Donária Soares, responsável pelo PSF 1 da Serrinha, liderou a pesquisa que contou com a colaboração de profissionais de saúde bucal de diversos municípios, incluindo Granjeiro, Tamboril, Quiterianópolis e Juazeiro do Norte. A pesquisa foi coordenada pelo professor Paulo Leonardo da Faculdade CECAPE e teve como objetivo compreender as percepções das gestantes em relação ao pré-natal odontológico.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), comentou sua satisfação em ser parte deste importante projeto de pesquisa. Em sua fala, o prefeito destacou: "Esta pesquisa é um marco para nossa cidade e para a saúde pública como um todo. A visita ao dentista durante a gravidez é de suma importância para a saúde da gestante e do bebê. Estamos comprometidos em proporcionar o melhor atendimento às gestantes de Granjeiro e, a partir dos resultados desta pesquisa, planejar novas ações que aprimorem ainda mais o cuidado com a saúde dessas mulheres."

Os resultados da pesquisa foram recentemente publicados na renomada revista nacional da área de saúde, a "Brazilian Journal of Health Review", o que demonstra a relevância do estudo para a comunidade científica e para a saúde pública do país.

O pré-natal odontológico foi incorporado recentemente à Estratégia Saúde da Família, juntamente com o acompanhamento médico e de enfermagem, reconhecendo sua importância para garantir uma gestação saudável. No entanto, o medo de ir ao dentista ainda pode ser um obstáculo para muitas gestantes, e é nesse contexto que a pesquisa busca fornecer insights valiosos.

Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar das gestantes, Granjeiro continuará investindo em ações que aprimorem o atendimento na área de saúde bucal e garantam uma gestação saudável para todas as mulheres do município.

Metas Comunicações

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro entrega equipamentos para serviço de fisioterapia

A Prefeitura de Granjeiro continua avançando na prestação de serviços de saúde à população. Nesta segunda-feira, 2 de outubro, a Secretária de Saúde do município, Aderilma Soares, realizou a entrega de equipamentos e materiais essenciais para o Centro de Reabilitação Fisioterapêutico de Granjeiro que atende o compromisso com a reabilitação motora de adultos e crianças.

Os novos equipamentos foram recebidos com entusiasmo pela fisioterapeuta Suzyenne Calixto, que destacou a importância dessa ação para a comunidade: "Esses equipamentos e materiais fisioterapêuticos vão revolucionar a forma como prestamos assistência aos nossos pacientes. Agora, seremos capazes de oferecer tratamentos mais eficazes e completos, promovendo a recuperação da mobilidade e qualidade de vida dos nossos munícipes."

O Centro de Reabilitação Fisioterapêutico de Granjeiro está localizado no prédio da Academia da Saúde e oferece atendimento presencial nos dias de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, a partir das 8h. Além disso, nas terças-feiras e quintas-feiras, são realizados atendimentos domiciliares, priorizando pacientes com determinadas patologias e necessidades especiais, garantindo uma abordagem mais personalizada.

A Secretária de Saúde, Aderilma Soares, enfatizou a importância desse investimento para a saúde da população de Granjeiro: "A entrega desses equipamentos é um passo significativo para aprimorar a qualidade dos serviços de reabilitação em nosso município. Estamos empenhados em garantir que nossos cidadãos recebam o melhor atendimento possível, sem a necessidade de deslocamento para outras cidades."

A iniciativa contou com o total apoio do prefeito Chico Clementino (PSDB), por meio da Secretaria de Saúde do município, reforçando o compromisso da administração municipal em proporcionar serviços de saúde cada vez mais acessíveis e eficazes para a comunidade de Granjeiro.

Metas Comunicações

#Saúde 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Chico Clementino anuncia em reunião pagamento do Piso da Enfermagem

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, o prefeito Chico Clementino (PSDB) juntamente com a primeira-dama e secretária de Administração e Finanças, Meiryane Vieira, a Secretária de Saúde, Aderilma Soares, a Procuradora do Município, Paula Edna, o Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Henrique Simões, o presidente da Câmara, Francisco Cassiano (Tiquinho), e o vereador Almir Soares estiveram reunidos com a equipe de enfermagem do município para abordar questões relacionadas ao piso nacional da categoria.

Durante a reunião, ficou acordado que todos os profissionais da enfermagem que são atendidos pela Lei do Piso Nacional e para os quais o Governo Federal já realizou o repasse financeiro ao município, receberão seus pagamentos já no próximo sábado.

No entanto, para os profissionais que atuam como cooperados, o governo federal ainda não efetuou o repasse, e a prefeitura aguarda uma decisão da União. O prefeito Chico Clementino enfatizou que assim que os fundos forem repassados ao município, os pagamentos serão imediatamente efetuados, demonstrando o compromisso da administração municipal com esses trabalhadores.

Além disso, foram identificadas algumas pendências envolvendo três profissionais, as quais serão prontamente resolvidas, e os profissionais estão cientes disso.

O Ministério da Saúde informou que até esta sexta-feira, 15 de setembro, serão reportadas outras possíveis inconsistências à União. Após esse prazo e a conclusão das avaliações, novas orientações e portarias serão comunicadas aos municípios.

O prefeito Chico Clementino concluiu a reunião anunciando o compromisso com a categoria, efetuando o pagamento do piso já no sábado. Ele destacou a importância de valorizar os profissionais de saúde e enfatizou que ao fazê-lo, a qualidade do serviço público é aprimorada, garantindo um atendimento de excelência à população.

Metas Comunicações

#Saúde 03/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro promove entrega de próteses dentárias e melhora qualidade de vida da população

Nesta quarta-feira, 02 de agosto, foi realizado evento sobre a saúde bucal dos cidadãos de Granjeiro. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) uniram forças para entregar próteses dentárias aos pacientes do município, promovendo a reabilitação protética, fonética, mastigatória e estética da população.

A ação, liderada pela Dra. Liliane Pereira, cirurgiã dentista e coordenadora de Saúde Bucal de Granjeiro, foi responsável por entregar próteses totais superiores e inferiores, além de próteses parciais removíveis para mais de 20 pessoas. A iniciativa contou com o apoio total da prefeitura de Granjeiro e da Secretaria de Saúde do município.

A cerimônia de entrega das próteses contou com a presença da secretária de Saúde, Aderilma Soares, da subsecretária de Saúde, Suzana Gregório, das dentistas Liliane Pereira e Ana Carolina, e da protética Yara Carla.

Criado em 2004 pelo Ministério da Saúde, o LRPD desempenha um papel essencial na ampliação da oferta de próteses dentárias de qualidade em todo o Brasil, e em Granjeiro não é diferente. Com essa estratégia, milhares de brasileiros têm a oportunidade de receber próteses dentárias, o que contribui significativamente para a melhoria da saúde bucal e, consequentemente, para a qualidade de vida da população.

Metas Comunicações

#Saúde 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro realiza entrega de novo lote de Tablets para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira, 30 de junho, a entrega de um novo lote de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto e contou com a presença de importantes autoridades locais.

Na ocasião, estiveram presentes Alexandre Levi, Coordenador da Atenção Básica, e Meiryane Vieira, Primeira-Dama do Município e Secretária de Administração, Finanças e Planejamento. Ambos enalteceram o trabalho realizado pelos ACS e destacaram a importância da informatização no setor de saúde.

Em abril do ano passado, a Prefeitura já havia entregado o primeiro lote de tablets, proporcionando uma modernização significativa nas atividades dos Agentes de Saúde. O objetivo principal dessa iniciativa é otimizar o trabalho diário dos ACSs, agilizando as visitas domiciliares e ampliando o número de atendimentos prestados à população.

Os tablets serão utilizados, sobretudo, para alimentar dados no sistema e-SUS, vinculado ao Ministério da Saúde. Essa integração visa tornar os atendimentos mais ágeis, evitando perda de informações e permitindo o lançamento de toda a produção e cadastro dos usuários e famílias diretamente durante as visitas domiciliares.

Durante a entrega, Alexandre Levi parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido até o momento e ressaltou a importância dessa tecnologia para aprimorar ainda mais os serviços de saúde prestados à população granjeirense. A Primeira-Dama, Meiryane Vieira, também parabenizou os ACS e reforçou que o município está em conformidade com as exigências e orientações do Governo Federal.

A Secretária Municipal de Saúde, Suzana Gregório, não pôde comparecer à entrega devido a problemas de saúde, mas manifestou seu apoio e reconhecimento aos Agentes Comunitários de Saúde pelo trabalho desempenhado.

Metas Comunicações

#Saúde 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro Investe na Saúde Bucal com aquisição de novos equipamentos

A Prefeitura de Granjeiro e a Secretaria de Saúde estão realizando investimentos significativos na saúde bucal visando melhorar o bem-estar da comunidade. Nesta quarta-feira, 31 de maio de 2023, no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, foram entregues equipamentos odontológicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos sítios Cana Brava dos Ferreiras e Serrinha, além do próprio CEO.

Estiveram presentes no evento o prefeito Chico Clementino (PSDB), o vice-prefeito Kleber Freitas (MDB), a secretária de Saúde Suzana Gregório e a equipe de saúde bucal do município, composta pelos cirurgiões-dentistas Liliane Pereira, Ana Carolina, Donária Soares e Lucas Queiróz.

Esses novos equipamentos odontológicos representam um avanço significativo e uma modernização no diagnóstico e tratamento das condições de saúde oral, conforme destaca a secretária Suzana Gregório. Esses equipamentos de última geração são projetados para atender às necessidades específicas dos dentistas em diversas especialidades, incluindo cirurgia, periodontia, dentística restauradora, endodontia e outras.

"A aquisição desses equipamentos odontológicos de ponta com recursos do Governo Federal é mais um exemplo do nosso compromisso em melhorar os serviços de saúde em Granjeiro", declarou o prefeito Chico Clementino. "Entendemos a importância da saúde bucal para o bem-estar geral, e esses novos recursos contribuirão para aprimorar a qualidade dos cuidados oferecidos aos nossos munícipes."

Ao equipar as UBSs de Cana Brava dos Ferreiras e Serrinha, além do CEO, com esses dispositivos modernos, o município visa fortalecer suas capacidades de atendimento odontológico e atender à crescente demanda por serviços de saúde bucal.

O prefeito Chico Clementino e a secretária de Saúde Suzana Gregório expressaram sua satisfação com o investimento e reiteraram seu compromisso em avançar ainda mais nos cuidados odontológicos em Granjeiro.

Metas Comunicações

#Saúde 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro participa da 1ª Conferência de Saúde da Região do Cariri

Na última terça-feira, 23 de maio, foi realizada a 1ª Conferência de Saúde da Região do Cariri, no Centro de Convenções do Cariri, na cidade de Crato. O evento contou com a participação dos 45 municípios da Região Norte, incluindo Granjeiro, que enviou seus delegados eleitos na Conferência Municipal.

Estiveram presentes na conferência a Dra. Donária Soares, representando os profissionais de saúde, e a Dra. Suzyenne Calixto e o Agente Comunitário de Saúde Luiz Vanderlei Jr, representando os usuários do SUS.

Com o tema "AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA, GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA", a Conferência Regional discutiu diversos temas visando melhorias para o SUS. Foram abordados assuntos como o pagamento do piso dos profissionais de saúde, a luta contra o feminicídio e a definição de novas regras para a instalação de centros de cuidados em saúde mental voltados para a população.

Durante a conferência, foram eleitos delegados para representar a região na Conferência Estadual, onde as propostas elaboradas durante o evento serão apresentadas. Os participantes de Granjeiro contribuíram ativamente para as discussões, destacando o compromisso do município em fortalecer o sistema público de saúde e enfrentar os desafios enfrentados pela comunidade.

A participação dos delegados de Granjeiro na 1ª Conferência de Saúde da Região do Cariri demonstra o compromisso do governo local em promover a inclusão, a saúde de qualidade e o engajamento ativo dos cidadãos. Os representantes da cidade destacaram seu empenho em garantir que o SUS permaneça como um pilar fundamental na garantia do direito à saúde e na defesa dos valores democráticos.

Com as propostas formuladas durante a conferência, Granjeiro busca contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde abrangentes e eficazes, promovendo uma sociedade mais saudável e equitativa para seus moradores.

Metas Comunicações

#Saúde 19/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito e vice-prefeito de Granjeiro buscam recursos para garantir piso salarial da enfermagem

O prefeito Chico Clementino (PSDB) e o vice-prefeito Kleber Freitas (PL), da cidade de Granjeiro, estiveram em reunião na Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) com o presidente da entidade, Junior Castro, que também é prefeito de Chorozinho. O encontro teve como objetivo discutir a obtenção de recursos para viabilizar o pagamento do piso salarial da enfermagem no município.

Após a recente liberação dos recursos, Granjeiro deve receber apenas cerca de R$ 2.900,00 para arcar com essa despesa. No entanto, os gestores consideram esse montante insuficiente para cumprir o piso salarial estabelecido pela legislação. De acordo com a portaria que autoriza a verba, a remuneração dos profissionais da enfermagem deve ser proporcional aos recursos recebidos pelos estados e municípios.

No caso de Granjeiro, a divisão de recursos prevê um total de R$ 26.480,87, a serem repassados em parcelas mensais de R$ 2.942,32. O piso salarial da enfermagem estabelece os seguintes valores: R$ 4.750,00 para enfermeiros, R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375,00 para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Diante dessa situação, o prefeito Chico Clementino destacou a importância da valorização dos profissionais da área da saúde e ressaltou que buscará alternativas para garantir o pagamento justo aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras que atuam no município.

O vice-prefeito Kleber Freitas reforçou a preocupação com a qualidade do atendimento e a valorização dos profissionais da saúde, destacando a importância do diálogo com entidades representativas e o apoio dos governos estadual e federal para resolver essa questão.

Metas Comunicações

#Saúde 15/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro realiza neste sábado "Dia D" da vacinação contra a gripe e a covid-19

A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste sábado, 15 de abril de 2023, as campanhas de vacinação de dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 e contra a Gripe, das 8h às 14h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

A coordenadora de imunização, Edivania Pereira, disse que a campanha tem por objetivo reforçar a proteção da população de doenças como a gripe e covid-19.

Francisco das Chagas tomou as vacinas e disse que está protegido, assim como todos os que se vacinaram.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), participou da campanha incentivando a população a tomar as vacinas, afirmando que elas só causam o bem e a proteção da população.

A iniciativa visa ampliar a proteção da população mais vulnerável, especialmente idosos com 60 anos ou mais, pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças armadas, da segurança e de salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e pessoas com deficiência.

Vacina Bivalente - 10 a 15 de abril

A vacina bivalente oferece proteção contra mais de uma variante do vírus da Covid-19, tornando-se assim uma importante aliada na luta contra a doença. Além disso, a vacinação é uma das principais estratégias para evitar a disseminação do vírus e suas variantes, além de ser uma forma de garantir a proteção da população mais vulnerável.

Vacina da Gripe - 10 de abril a 31 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, estará disponível até 31 de maio.

Metas Comunicações

#Saúde 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro inicia campanhas de vacinação de dose de reforço da vacina bivalente e contra a gripe

A Prefeitura Municipal de Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última segunda-feira, 10 de abril de 2023, as campanhas de vacinação de dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 e contra a Gripe.

A iniciativa visa ampliar a proteção da população mais vulnerável, especialmente idosos com 60 anos ou mais, pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

Vacina Bivalente - 10 a 15 de abril

A vacina bivalente oferece proteção contra mais de uma variante do vírus da Covid-19, tornando-se assim uma importante aliada na luta contra a pandemia. Além disso, a vacinação é uma das principais estratégias para evitar a disseminação do vírus e suas variantes, além de ser uma forma de garantir a proteção da população mais vulnerável.

Vacina da Gripe - 10 de abril a 31 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, começou nesta segunda-feira. O Ceará, no entanto, antecipou a imunização no público infantil desde o último dia 27 de março, devido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado, sobrecarregando unidades de saúde.

Dia "D" de Vacinação

No próximo sábado dia 15 de abril, o Granjeiro realiza o "Dia D" de vacinação. A iniciativa objetiva mobilizar todas as comunidades para ampliar a cobertura vacinal da dose contra a gripe e do reforço bivalente da covid-19 em todo o território, das 8h às 14h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. É necessário apresentar um documento com foto, Cartão do SUS e Cartão de Vacinação.

De acordo com a secretária de Saúde, Suzana Gregório, as campanhas de vacinação é fundamental para garantir a proteção da população contra o coronavírus e suas variantes bem como a Gripe. "Estamos empenhados em vacinar o maior número possível de pessoas e garantir a proteção da população mais vulnerável. Por isso, é fundamental que as pessoas se dirijam às Unidades Básicas de Saúde e recebam as vacinas", ressaltou.

Metas Comunicações

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CMS de Granjeiro aprova Plano de Contingência para prevenção da Covid-19

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Granjeiro aprovou nesta segunda-feira, 27 de março, o Plano de Contingência Municipal para o Controle da Infecção Humana pelo Coronavírus (Covid-19). A reunião, que ocorreu no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, foi comandada pela presidente do CMS, Donária Soares, e contou com a presença de outros conselheiros.

Elaborado pela enfermeira Kely Gomes, o plano tem como objetivo estabelecer medidas de prevenção e controle da disseminação do vírus na cidade. Durante a reunião, os membros do conselho analisaram e discutiram as estratégias propostas no plano, visando garantir que as ações sejam eficazes na proteção da população local.

A aprovação do plano é uma importante medida para o enfrentamento da Covid-19 em Granjeiro, pois estabelece diretrizes claras e objetivas à atuação dos profissionais de saúde e da população em geral diante do cenário atual. Com o plano aprovado, espera-se que as autoridades e a população local estejam melhor preparadas para lidar com a Covid e reduzir o risco de contágio.

Metas Comunicações

#Saúde 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro: Realizada a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Nesta quarta-feira, 22 de março, foi realizada a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Granjeiro, com o tema "Amanhã vai ser outro dia - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia".

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, presidido pela Dra. Donária Soares, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, liderada por Suzana Gregório, e da administração Governo do Povo.

A conferência contou com a presença do prefeito Chico Clementino (PSDB), do presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Cassiano (Tiquinho), demais vereadores, secretários municipais, Amora Menezes - dentista e representante da Secretaria de Saúde de Santana do Cariri, Thamires Santos - representante do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Alegre, profissionais da saúde e público em geral.

O evento representa um importante momento de diálogo e planejamento para a construção de um SUS mais inclusivo, eficiente e democrático, garantindo o direito à saúde da população de Granjeiro.

Durante a conferência, o Advogado Jucycler Ferreira Freitas ministrou palestra com o tema "Construir o amanhã com fundamento no presente: Por um SUS plenamente democrático".

O evento teve como objetivo discutir e planejar ações para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, buscando garantir o direito à saúde e a defesa da democracia.

A presença de representantes do governo, da sociedade civil e profissionais da saúde demonstra a importância da participação de todos na construção de políticas públicas eficientes e democráticas para a área da saúde.

Metas Comunicações

#Saúde 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro prepara a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Granjeiro se prepara para sediar a 8ª Conferência Municipal de Saúde, um importante evento para discutir políticas públicas e diretrizes para a área da saúde no município. Com o tema "Amanhã vai ser outro dia" e o subtema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida é a democracia", a conferência acontecerá no dia 22 de março, a partir das 8h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com articulação do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

A conferência é aberta a toda a população e tem como objetivo promover o diálogo entre profissionais de saúde, gestores públicos, usuários e representantes da sociedade civil. Entre os assuntos que serão abordados estão o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a garantia dos direitos à saúde e a defesa da democracia.

Durante o evento, serão realizadas palestras, debates e mesas-redondas, com a participação de especialistas e profissionais da área da saúde. Os participantes poderão contribuir com sugestões e ideias para melhorar o atendimento à saúde no município.

Para a secretária de Saúde de Granjeiro, Suzana Gregório, a conferência é uma oportunidade única de discutir e traçar novas metas para a área da saúde no município. "Estamos muito animados com a realização da conferência. É uma oportunidade para debatermos as políticas públicas de saúde e traçarmos novas metas para a melhoria do atendimento à população", afirma.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Granjeiro promete ser um momento importante para a saúde pública no município. Os interessados em participar podem se inscrever na Secretaria de Saúde ou no CRAS, local onde será realizado o evento.

Metas Comunicações

#Saúde 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha: Hemoce consegue captar 30 bolsas de sangue em Granjeiro

A solidariedade da população granjeirense se destaca na campanha de doação de sangue realizada pelo Hemoce - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, no município nesta quarta-feira, 8 de fevereiro.

Conforme a Secretaria de Saúde de Granjeiro, a campanha do Hemoce conseguiu captar 30 bolsas de sangue. A campanha foi realizada no Centro de Saúde em Granjeiro.

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), essa participação da população na campanha de doação de sangue, mostra o quanto o povo de granjeiro é bom e solidário.

Segundo informações do portal do Hemoce "O sangue doado [...] garante atendimento para cerca de 500 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará, oferecendo serviço de qualidade e seguro para quem precisa de transfusão de sangue".

Seja um doador

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto.

Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível no site do Hemoce.

Metas Comunicações

#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Plano de ação contra arboviroses é apresentado em Granjeiro

Em reunião ordinária realizada, no dia 24 de janeiro, o Conselho Municipal de Saúde de Granjeiro, sob a presidência de Donaria Soares, em conjunto com os demais conselheiros e a coordenadora de Epidemiologia e Endemias, Kely Pereira, apresentou o Plano de Contingência de Enfrentamento às Arboviroses, no município.

O plano é composto de ações e estratégias que serão executadas no ano de 2023 visando o controle e eliminação de focos do mosquito aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Conforme o comando da saúde de Granjeiro "é importante ressaltar para população que evite condições propícias à proliferação do mosquito transmissor das arboviroses, como: água parada - onde os ovos do mosquito são depositados, manter os tambores de lixo tampados, guardar pneus velhos em locais cobertos para não acumular água, e colocar areia nos vasos das plantas.

Metas Comunicações

#Saúde 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro melhora serviços de saúde à população ao cumprir metas do Previne Brasil

A saúde em Granjeiro vem conseguindo evoluir e representa mais benefícios para a população, especialmente, na Atenção Primária à Saúde (APS).

Essa evolução está nas informações da Secretaria da Saúde do Ceará - SESA, com dados do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

De acordo com essas informações o resultado da cobertura no município no 2º quadrimestre na APS foi uma pontuação de 8,37 neste ano de 2022.

O crescimento da qualidade dos serviços é visível quando essa pontuação é comparada com a de anos anteriores, sendo que em 2020 essa pontuação era de apenas 2,14, e em 2021, de 5,45.

Segundo o Ministério da Saúde, cabe aos municípios melhorar os indicadores de saúde da população, atingido metas do Previne Brasil relativas a pré-natal, saúde da mulher, vacinação e das doenças cardiovasculares.

Para Aderilma Soares - secretária municipal de Saúde de Granjeiro "os números divulgados pela SESA representam o cumprimento de metas e mais benefícios para a população".

Segundo o prefeito Chico Clementino (PSDB), atualmente todas as unidades básicas de saúde do município estão informatizadas para garantir precisão nos dados das ações e serviços desempenhados pelos profissionais da APS.

Metas Comunicações

#Saúde 12/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro abre programação do "Outubro Rosa" para fortalecer luta contra o câncer de mama

A Prefeitura de Granjeiro abriu oficialmente, na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, no PSF do distrito de Serrinha, a campanha "Outubro Rosa", com o intuito de sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta contra o câncer de mama.

Neste mês a Secretaria Municipal de Saúde intensificará o atendimento às mulheres em todas as unidades básicas do município com realização de ações preventivas, testes rápidos, avaliação odontológica, solicitação de mamografias e palestras multiprofissionais.

A abertura do evento reuniu representantes municipais da área da saúde com presenças da secretária de Saúde, Aderilma Soares, da Dra. Yanny Brena equipe da secretaria de Saúde.

Aderilma destacou que a luta contra o câncer de mama é um compromisso da prefeitura de Granjeiro, que tem se esforçado para a aprimorar a oferta de serviços para os usuários da Rede de Atenção Primária.

Programação/Calendário

11.10 - Dia "D" PSF da Serrinha

13.10 - Dia "D" Centro de Saúde

17.10 - Dia "D" Ponto de Apoio da Serra Nova

18.10 - Dia "D" PSF da Cana Brava dos Ferreiras

27.10 - Dia "D" Ponto de Apoio da Picada

Metas Comunicações

#Saúde 29/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com 113,9% de cobertura vacinal contra pólio Granjeiro é 1º lugar na região

A Secretaria de Saúde de Granjeiro conseguiu se destacar na região Sul do Ceará com a maior cobertura vacinal contra poliomielite (paralisia infantil).

De acordo com informação do portal on-line da Secretaria da Saúde do Governo do Ceará, pela Superintendência Regional Sul, Granjeiro conseguiu superar as metas, alcançando 113,9% de cobertura vacinal.

Tomaram as vacinas crianças menores de 1 ano conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário de vacinação e as crianças de 1 a 4 anos, de forma indiscriminada, que foram vacinadas com a Oral Poliomielite (VOP), e os que haviam recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

O dia "D" da campanha de multivacinação em Granjeiro foi realizado em 23 de agosto.

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), a Secretaria de Saúde de Granjeiro e as famílias mostraram compromisso com a campanha de vacinação pela saúde das crianças. "Isso é muito bom para todos nós, porque mostra o compromisso do nosso governo com a saúde da população, especialmente, com a saúde das crianças", disse.

Aderilma Soares - secretária de Saúde de Granjeiro, comemorou o sucesso da campanha e agradeceu apoio das equipes de saúde e das famílias.

Metas Comunicações

#Saúde 15/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde aprova Plano Municipal de Saúde 2022-2025

O CMS - Conselho Municipal de Saúde de Granjeiro aprovou por unanimidade o Plano Municipal de Saúde 2022 - 2025.

Com a presença da secretária de Saúde de Granjeiro, Aderilma Soares, o plano foi apresentado nessa segunda-feira, 12 de setembro para avaliação e votação pelo CMS, pelo coordenador da Atenção Básica em Saúde, Alexandre Levi com aprovação unânime.

O Plano Municipal de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde.

Nele, apresentam-se os compromissos do governo para o setor saúde. A partir de uma análise das necessidades de saúde da população, o Plano Municipal de Saúde estabelece diretrizes, objetivos e metas de médio prazo, que orientam as ações que serão executadas.

Metas Comunicações

#Saúde 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PSE e PSF de Granjeiro realizam ação de Saúde Bucal para estudantes

O Programa Saúde na Escola (PSE), juntamente com o Programa Saúde da Família (PSF), realizaram nesta sexta-feira, 02 de setembro, palestra educativa com o tema: "Saúde bucal na escola, orientações e cuidados".

O público-alvo foram os alunos do primeiro ano A e B da Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino.

Estiveram presentes a cirurgiã dentista, Dra. Donária Soares, a auxiliar de Saúde Bucal, Andrea Soares, as professoras, Cícera Régis, Cícera Alves, Joana Marques e Rosiane Marcelino. No momento também foi realizada a aplicação de flúor, fortalecendo a saúde bucal dos alunos.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), esse conjunto de ações e de serviços prestados à população escolar é relevante na promoção da saúde pública.

Metas Comunicações

#Saúde 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro tem a 4ª maior cobertura vacinal de crianças contra a poliomielite da região

Num resultado preliminar da cobertura vacinal no Estado do Ceará, Granjeiro se destaca na região como a 4ª cidade que mais vacinou as crianças contra a poliomielite, com cobertura parcial de 65% do público-alvo de 287 crianças.

Essa informação consta no portal on-line da Secretaria da Saúde do Governo do Ceará, pela Superintendência Regional Sul.

Ainda faltam 8 dias para o fim da campanha, o que pode aumentar o índice de cobertura vacinal no município.

A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

O dia "D" da campanha de multivacinação em Granjeiro foi realizado em 23 de agosto.

Metas Comunicações

#Saúde 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito de Granjeiro agradece doação de colchões da Zenir Móveis para o Hospital Municipal

O prefeito Chico Clementino (PSDB), agradeceu nesta quarta-feira, 17 de agosto, a empresa Zenir Móveis a doação de 13 colchões para o Hospital Municipal de Granjeiro.

O empresário Zenir visitou a cidade, onde foi recebido pelo prefeito Chico Clementino, pelo vice-prefeito Kleber Freitas (PL), pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Anderson e demais vereadores, pela secretária de Saúde, Aderilma Soares e demais secretários municipais e pela primeira-dama e secretária de Administração, Meiryane Vieira.

Para Chico Clementino, os colchões serão de grande utilidade para o conforto dos pacientes do hospital que funciona 24 para beneficiar a população granjeirense.

Zenir destacou que a doação dos colchões faz parte das comemorações pelos 30 anos da Zenir Móveis. Ele disse que serão doados mais de 5 mil colchões nos 184 municípios cearenses.

Aderilma Soares enfatizou que os colchões serão muito úteis para equipar ainda mais o Hospital Municipal de Granjeiro, garantindo conforto para os pacientes. Com essa doação, todas os leitos do hospital terão colchões novos.

Paulo Anderson disse que a palavra para o momento era de gratidão pela formação de parcerias que levam desenvolvimento para o Granjeiro. Ele elogiou a organização do hospital e o atendimento à população.

Metas Comunicações

#Saúde 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro participa da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Granjeiro esteve presente, em Fortaleza, na 4ª CESM - Conferência Estadual de Saúde Mental, dias 21 e 22 de junho, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará - Cesau/CE.

O evento teve como tema "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS" e contou com participação de mais de 360 delegados.

O município foi representado pelos delegados Fran Gomes, Liduina Monteiro e Maria da Conceição, eleitos na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Granjeiro, realizada em 23 de março de 2022.

Na abertura da conferência, em Fortaleza, a presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, compôs a mesa solene com o Secretário de Saúde do Estado, Marcos Gadelha, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, Isabel Pôrto, além do presidente do Cesau, José Júnior e demais autoridades.

A Conferência foi dividida em um eixo principal com tema, "Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos", subdividido em quatro eixos e seus subeixos, conforme abaixo:

I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania;

II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

III - Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Ao final da conferência, Granjeiro teve eleitos dois delegados - Fran Gomes e Liduina Monteiro, para representar o município na Conferência Nacional, em Brasília, no mês de novembro deste ano.

Metas Comunicações

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais de 100 crianças de Granjeiro são atendidas pelo Programa Saúde na Escola e Saúde Bucal

Fortalecendo as parcerias internas em benefício da saúde, a prefeitura de Granjeiro, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, desenvolveu, ação do Programas Saúde na Escola (PSE) e de Saúde Bucal.

A ação foi realizada nesta segunda-feira, dia 20 de junho, no Centro de Educação Infantil Dr. Mauro Sampaio com as presenças dos cirurgiões dentistas, Dra. Liliane Pereira e Dr. Matheus Leandro. Também estiveram presentes a técnica em saúde bucal - Maria Dasdores; o auxiliar - Antônio Wallison; e a assistente social - Thaís Batista de Freitas.

Na ocasião foram atendidos alunos de 2 a 5 anos com escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Foram atendidos 105 alunos, sendo: 28 alunos de 2 anos; 29 alunos de 3 anos; 27 alunos de 4 anos; e 21 alunos de 5 anos.

Conversando com as crianças sobre saúde bucal, o recado dos profissionais é que a saúde começa pela boca e que estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal, ainda na infância, pode prevenir diversas doenças. Isso porque, uma vez que a criança entende a importância dos cuidados com os dentes, ela realizará as rotinas de higienização com mais facilidade, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas bucais.

Metas Comunicações

#Saúde 11/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro participa da Conferência Regional de Saúde Mental em Icó

No dia 10 de maio de 2022 foi realizada na cidade de Icó a Conferência Regional de Saúde Mental, no Teatro da Ribeira dos Icós.

O município de Granjeiro esteve representado com 4 delegados eleitos na Conferência Municipal, sendo eles a Presidente do CMS, Dra. Donária Soares, a representante da gestão municipal a Liduína Monteiro, e dois usuários do SUS, Fran Gomes e Ceiça Pereira.

No período da manhã ocorreram as apresentações temáticas envolvendo o tema de saúde mental e no período da tarde os participantes foram divididos para debater 4 eixos e a partir desses debates elaborarem as propostas para serem enviadas à etapa estadual, de acordo com as propostas enviadas pelos municípios em duas etapas municipais.

O município de granjeiro teve dos seus 4 delegados, 3 eleitos para a segunda etapa: Fran Gomes, Ceiça Pereira e Liduina Monteiro, e uma suplência com Donaria Soares para representar município em Fortaleza nos dias 21 e 22 junho, na Conferência Estadual.

Metas Comunicações

#Saúde 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro garante reajuste do valor do incentivo dos Agentes Comunitários de Saúde

Nesta quinta-feira, 5 de maio de 2022, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, o prefeito Chico Clementino (PSDB), sancionou lei que aumenta o incentivo financeiro dos Agentes Comunitários de Saúde de Granjeiro, em 23%.

O aumento, somado a 52% em vigor, importa em 75%. Esse dinheiro é de repasse do Governo Federal para a categoria, que o prefeito entende que, com responsabilidade e justiça, deve ser cumprido o repasse. A melhoria salarial já será paga na folha do mês de maio.

O Prefeito Chico Clementino falou da sua satisfação em dar esse aumento aos ACSs e elogiou o trabalho dos profissionais. "O aumento é de 23%, em cima de 52%. Passaremos a pagar a partir de deste mês de maio incentivo de 75% do recurso do Governo Federal. Os recursos que o Governo Federal mandar, destinado aos Agentes de Saúde, será repassado para a categoria. Assumo esse compromisso", - disse.

Para Chico Clementino, o importante é cuidar bem das pessoas, e que a gestão municipal, sob sua responsabilidade, do vice-prefeito Kleber Freitas e equipe, atua para melhorar a vida da população.

A secretária municipal de Saúde, Aderilma Soares, parabenizou os Agentes de Saúde pelo trabalho e se prontificou em colaborar com os ACS, que no total são 2 pelo Município e 10 pelo Estado.

A presidente dos Agentes Comunitários de Saúde - Maria Cleide Martiniano de Lima, agradeceu ao prefeito Chico Clementino pela iniciativa dele e da equipe do Governo do Povo, nas pessoas do vice-prefeito Kleber Freitas, da primeira-dama Meiryane Vieira da secretária de Saúde Aderilma Soares e ainda, agradeceu aos vereadores que apoiaram a lei do reajuste.

Metas Comunicações

#Saúde 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde: Aquisição de veículos fortalece prestação serviços em Granjeiro

Investindo verba de emenda destinada ao Granjeiro pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), no valor de R$ 139,905,00, o prefeito Chico Clementino (PSDB), informou que já foram adquiridos pelo município, dois veículos e serão comprados equipamentos para a Atenção Básica de Saúde, conforme determina o objeto do convênio.

Quanto aos equipamentos, a compra ainda será licitada. Essa verba foi articulada pelo ex-prefeito e atual secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Márcio (Marcinho).

Para o prefeito Chico Clementino, esses investimentos fortalecem a rede de saúde do município, agilizando a prestação de serviços à comunidade.

Metas Comunicações

#Saúde 26/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro retoma obras de UBS's que estavam paradas desde 2015

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), está visitando obras em construção no município.

Recentemente, Chico Clementino esteve na localidade de Patos, onde está em construção uma unidade básica de saúde.

Segundo o prefeito, as obras dessas UBS's estavam paradas desde a gestão municipal de 2015. Ele disse que as obras foram retomadas com investimento de recursos próprios da Prefeitura e que é compromisso da sua administração, investir corretamente o dinheiro público.

Ao assumir a prefeitura de Granjeiro, fazendo levantamento da situação do município, o prefeito disse que se deparou com uma situação complexa, inclusive com as obras das unidades básicas de saúde de Cana Brava dos Gregórios e dos Patos paradas.

Entendendo a importância dessas unidades para melhorar o atendimento de saúde para a população, Chico Clementino disse que economizou recursos e agora, com dinheiro dos cofres da Prefeitura, está terminando as construções, com investimento de R$ 547.496,14.

Metas Comunicações

#Saúde 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Realizada a Iª Conferência de Saúde Mental de Granjeiro

Com a presença de diversas autoridades e convidados, foi realizada, nesta quarta-feira, 23 de março, a Iª Conferência Municipal Sobre Saúde Mental de Granjeiro, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, tendo à frente o Conselho Municipal de Saúde, presidido pela Dra. Donária Soares, a Secretaria Municipal de Saúde, pasta comandada por Aderilma Soares, e apoio intersetorial da administração Governo do Povo, tendo à frente o prefeito Chico Clementino (PSDB) e o vice-prefeito kleber Freitas (PL).

O tema da conferência foi "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".

O evento teve palestra da médica psiquiatra Dra. Elisian Fechine que falou sobre Saúde mental na saúde pública; e o advogado granjeirense, Dr. Jucycler Freitas, que abordou a temática dos direitos do cidadão aos serviços de atendimento em saúde mental.

O evento foi prestigiado por Angelita Ferreira, Subsecretária de Saúde de Várzea Alegre e Conselheira Municipal e Estadual de Saúde, integrante do CESAU - Conselho Estadual de Saúde, dando apoio técnico para a realização da conferência.

Aderilma Soares destacou que foram debatidos quatro eixos com o objetivo de fortalecer e melhorar o serviço de saúde mental prestados no município. Para ela, esse momento na saúde de Granjeiro é transformador.

José Rodrigues (Zuíto) - Chefe de Gabinete do Governo de Granjeiro, elogiou a iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, amparada pelo Governo por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Paulo Anderson - vereador presidente da Câmara de Vereadores da cidade, disse que a saúde mental não é menos importante do que outras categorias de enfermidades tratada pela saúde, merecendo essa atenção e esse momento de debate para melhorar a oferta de atendimentos à população.

Para Angelita Ferreira, discutir saúde mental é gratificante e o município de Granjeiro cumpre as etapas estabelecidas por órgãos reguladores da saúde, como o CESAU.

Donária Soares falou que era gratificante debater o tema e que o município precisa atuar para fortalecer a saúde mental, atendendo a comunidade.

A psicóloga Ayrles Macedo, classificou a conferência como um momento lindo dentro das políticas públicas de saúde.

Metas Comunicações

#Saúde 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura retoma obras de UBS's da Cana Brava dos Gregórios e dos Patos paradas desde 2015

A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria de Saúde, retomou as obras de construção das Unidades Básicas de Saúde - UBS's da Cana Brava dos Gregórios e dos Patos, com recursos próprios da prefeitura, tendo investimento da ordem de R$ 547.496,14 (quinhentos e quarenta e sete mil quatrocentos e noventa e seis reais e quatorze centavos).

O prefeito Chico Clementino (PSDB), a secretária de Saúde, Aderilma Soares, o secretário de Esportes - Zezinho Barbosa e o vereador Almir Soares, acompanharam a execução dos serviços em visita às obras da UBS da Cana Brava dos Gregórios.

As obras estavam paradas desde 2015, durante a gestão do prefeito Raimundo Duclieux de Freitas (Dr. Gudy), que recebeu de convênio na época mais de R$ 900 mil reais para fazer as unidades.

Segundo o prefeito Chico Clementino, com a retomada das obras das UBS's da Cana Brava dos Gregórios e dos Patos a saúde vai ganhar mais duas unidades altamente equipadas para o atendimento da população. "Tudo isso representa um impulso importante na saúde, além, é claro, de tudo que estamos fazendo pela área ao longo de um ano de governo. Quando assumimos o Governo de Granjeiro, encontramos esse atraso, com registros que nas obras abandonadas havia uma criação de porcos. Estamos mudando essa realidade. Essas UBS's serão finalizadas e servirão para atender as pessoas de Granjeiro", disse.

A secretária de Saúde, Aderilma Soares, disse que em breve a comunidade terá um espaço de qualidade onde a população será atendida.

Para o vereador Almir Soares o Governo do Povo, com trabalhos do prefeito Chico Clementino, do vice-prefeito Kleber Freitas e equipe, assumiu o compromisso de concluir a construção da UBS de Cana Brava dos Gregórios, um sonho dos moradores no tocante aos serviços de saúde.

Chico Clementino informou que os trabalhos recomeçaram em dezembro de 2021 e a prefeitura prevê que construção esteja concluída até 31 de março deste ano.

Metas Comunicações

#Saúde 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em ranking da SESA, Granjeiro está em 1º lugar no Cariri em vacinação contra a Covid

A vacinação contra a Covid-19, em Granjeiro, avança. Os resultados aparecem em ranking divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará - SESA, atualizado nessa terça-feira, 22 de fevereiro.

Segundo esse ranking, entre os 184 municípios cearenses, Granjeiro está na 4° posição. Já entre os municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS-Juazeiro do Norte), o município de Granjeiro ocupa o 1° lugar.

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), esse resultado da vacinação é muito bom para o Granjeiro, porque mostra o compromisso de todos os que fazem a Secretaria Municipal de Saúde com a imunização da população e na prestação de outros serviços que são importantes para a saúde de todos.

Aderilma Soares - secretária de Saúde de Granjeiro, afirma que esse ranqueamento é uma prova do esforço de todos os que atuam na saúde e na gestão no combate ao coronavírus, e que o ritmo de vacinação terá sequência, sendo determinante que as vacinas cheguem ao Granjeiro, a partir de ações dos governos Federal e Estadual.

Metas Comunicações

#Saúde 21/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de doação de sangue realizada pelo Hemoce em Granjeiro

Em Granjeiro, nesta manhã de segunda-feira, 21 de fevereiro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce/Crato, realizou mais uma campanha de captação de bolsas de sangue.

Aderilma Soares - Secretária de Saúde Granjeiro, incentivou a população a doar sangue, afirmando que esse é um gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas.

A Coordenadora de Captação do Hemoce, Naiane Pinheiro, destacou a importância das doações para renovação do estoque de bolsas e que atualmente, várias pessoas, estão nos hospitais da região precisando de sangue. Ela agradeceu a parceria da Prefeitura de Granjeiro, através da Secretaria de Saúde, nessa campanha.

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), quando as pessoas doam sangue, elas estão prestando um grande serviço de solidariedade ao próximo. Ele frisou que Granjeiro é uma cidade onde o povo tem como característica a solidariedade e que sempre participa dessas campanhas.

Nessa campanha o Hemoce - Crato conseguiu captar 24 bolsas de sangue, um número significativo para manutenção do estoque.

Metas Comunicações

#Saúde 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro entrega fardamento e EPIs aos Agentes de Combate às Endemias

Em Granjeiro, os Agentes de Combate às Endemias, foram beneficiados com novo fardamento e EPIs - Equipamentos de Proteção Individual.

A entregas desses equipamentos foi realizada na Secretaria de Saúde de Granjeiro com a presença da secretária de Saúde do município, Aderilma Soares, e da coordenadora de Endemias, Kely Pereira.

O fardamento e os EPIs foram enviados para o Granjeiro pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Saúde - Sesa.

Aderilma Soares comentou que o fardamento é muito importante e os EPIs ajudam na proteção dos profissionais que trabalham com controle químico, oferecendo até 95% de proteção durante o uso de inseticida.

Para Kely Pereira, os Agentes de Combate às Endemias são profissionais extremamente importantes no controle e na prevenção de doenças no Estado, pois atuam no combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya), à leishmaniose, raiva, entre outras endemias e zoonoses.

Essa iniciativa atende à normativa da Portaria nº 1378, de 9 de julho de 2013, do Ministério da Saúde.

Metas Comunicações

#Saúde 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro inicia vacinação das crianças contra a Covid-19

A campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 05 a 11 anos teve início em Granjeiro nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Granjeiro, na plataforma Saúde Digital, do Governo do Estado do Ceará, Granjeiro conta até o momento com 272 crianças na faixa de idade estabelecida pela campanha, cadastradas para tomar a vacina, mas, o município recebeu só 40 doses da vacina Pfizer.

Com essa quantidade de vacinas, foram vacinadas 30 crianças. Mirela Lopes, de 11 anos, foi a primeira criança a tomar vacina no município. Faltaram 3 crianças por motivos de síndromes gripais e foram substituídas por crianças na faixa etária da campanha de vacinação voltada ao público infantil.

O prefeito Chico Clementino (PSDB) e a primeira-dama Meiryane Vieira levaram a filha, Ana Sarah, para tomar a vacina. "Temos confiança em Deus, na ciência e na vacina. Esse é um passo muito importante para vencermos essa luta contra a pandemia", disse o Chico Clementino.

Edivania Pereira - Coordenadora Municipal de Imunização, disse que foi firmada parceria com a Secretaria Municipal de Educação para ampliar os cadastros das crianças. "Preocupados com nossas crianças entramos em parceria com a Secretaria de Educação do município e com ajuda dos diretores e coordenadores de escolas os cadastros estão sendo feitos no ato da matrícula", disse.

Para garantir a vacina das crianças é necessário o cadastro delas no Saúde Digital, plataforma da Secretaria da Saúde do Governo do Ceará.

Metas Comunicações

#Saúde 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão: População de Granjeiro é beneficiada com cirurgias de catarata

A população de Granjeiro será beneficiada pelo mutirão de cirurgias de catarata que será realizado em Lavras da Mangabeira, no Hospital São Vicente Férrer.

A informação é da primeira-dama de Granjeiro, Meiryane Vieira, que esteve com a secretária de saúde de Granjeiro, Aderilma Soares, participando do início do mutirão em Lavras.

De acordo com Meiryane Vieira, 30 pessoas de Granjeiro serão atendidas nesse mutirão de cirurgias oftalmológicas, no dia 16 de dezembro, no Hospital São Vicente Ferrer.

Aderilma Soares acompanhará os pacientes que serão atendidos em Lavras. Ela disse que as cirurgias eletivas são uma ação em conjunta dos municípios como o objetivo de diminuir a fila de espera por esse tipo de procedimentos cirúrgico.

Em lavras os atendimentos foram iniciados na segunda-feira, 13 de dezembro.

De acordo com o prefeito lavrense, Ronaldo da Madeireira, o mutirão só se concretizou graças aos recursos de emendas do Senador Eduardo Girão (PODEMOS). Serão realizadas cerca de 260 cirurgias.

Metas Comunicações

#Saúde 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro faz dia "D" de prevenção ao câncer de próstata

A Secretaria de Saúde de Granjeiro trabalha de forma consistente a campanha Novembro Azul, conscientizando a população masculina sobre a importância do exame preventivo da próstata.

Nesse sábado, 20 de novembro, foi dia "D" do Novembro Azul em Granjeiro com realização de palestra ministrada pelo Dr. José Soares levando mais informações aos homens sobre a doença, seus sintomas e impactos para a saúde masculina, enfatizando a importância dos exames preventivos, para que, em caso positivo para a doença, o tratamento seja rápido e eficiente.

Segundo informou o Dr. Soares, no dia "D", foram realizados exames da próstata em homens a partir dos 45 anos de idade com fatores de risco para a doença e em homens a partir dos 50 anos sem histórico familiar para a doença. "Só tem uma maneira de evitar que o câncer de próstata mate; é com o diagnóstico precoce", disse.

Iraneide Aquino - diretora do Hospital Municipal parabenizou aos homens que foram ao encontro ouvir a palestra e realizar o exame, cuidando preventivamente da saúde.

Raimundo Borges foi um dos pacientes que esteve no encontro e parabenizou a todos os homens que como ele estiveram lá para cuidar preventivamente da saúde e evitar o câncer de próstata. "Vergonha é aquele que não procura se prevenir", disse.

Dia 17 de novembro foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Informações sobre o Câncer de Próstata

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas).

Ainda segundo o Inca, a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil, e um em cada oito podem morrer por causa da doença.

Metas Comunicações

#Saúde 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais 23 pessoas de Granjeiro beneficiadas com o programa Brasil Sorridente

A Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o programa federal Brasil Sorridente, fez a entrega de próteses dentárias parciais e totais para mais 23 pessoas.

A entrega das próteses dentárias aconteceu neste domingo, 14 de novembro, no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas. Estiverem presentes a coordenadora de saúde bucal, Dra. Liliane Pereira e o protético do laboratório Fran Próteses Dentárias, Francisco de Assis.

Trabalhando de forma responsável e comprometida com o bem-estar da população, a Prefeitura de Granjeiro, na área da saúde, investe em capacitação profissional, garantindo à população atendimento humanizado, e ainda aplica todos os programas de saúde, sejam federais, estaduais ou municipais, que a população tenha saúde de qualidade.

O objetivo do programa Brasil Sorridente é devolver às pessoas o sorriso e melhores condições de mastigação. É um projeto que visa a socialização das pessoas.

Nome dos beneficiários:

Adeilton Ferreira dos Santos

Antão Miguel de Sousa

Antonia dos Anjos Silva

Cícera Gonçalves de Lima

Francisca Pereira Marques

Francisco das Chagas Nogueira

Irene Viana Pereira dos Reis

João Marcelino de Sousa

Lucilene Bernardo

Marcionilia Ferreira de Matos

Maria Almeida Teotônio

Maria Cecília Clementino

Maria de Lurdes Nogueira

Maria Gilzani Ferreira Carvalho

Maria Pinheiro de Macedo

Maria Socorro Barbosa

Mariano Xavier da Silva

Raimunda Anália da Silva

Raimunda Nonato Dias

Raimundo Nonato de Oliveira

Raimundo Pereira da Silva

Terezinha Xavier de Almeida

Vivente de Paula M. Pereira

Metas Comunicações

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro encerra Outubro Rosa com palestra sobre prevenção do câncer de mama

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), o vice-prefeito, Kleber Freitas (PL), o presidente da Câmara Municipal de Granjeiro, vereador Paulo Anderson, o vereador Almir Soares, a secretária municipal de Saúde, Aderilma Soares, a subsecretária de Educação, Professora Lindalva Barros e assessores do Governo do Povo, participaram no último sábado, 23 de outubro, do encerramento no município da programação Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

O encerramento teve palestra com o médico oncologista e ex-prefeito da cidade, Dr. José Soares Macedo.

Ele orientou as mulheres sobre a importância dos exames que podem detectar a doença em estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

Dr. Soares também alertou que é importante a realização de pelo menos dois exames de mamografia por ano, aumentando as chances de descoberta precoce do câncer de mama.

Para o prefeito Chico Clementino, a secretaria de Saúde de Granjeiro vem realizando um trabalho muito importante para a população geral, sendo que no mês de outubro, quando as atenções são voltadas para a prevenção ao câncer de mama, houve um trabalho dedicado para cuidar da saúde das mulheres.

Chico Clementino reforçou as orientações dadas por Dr. Soares, que segundo ele, contribuem para evitar o câncer de mama e para salvar vidas com o tratamento no tempo certo nos casos de diagnóstico positivo para a doença.

Metas Comunicações

#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com aquisição de uma Van para transporte sanitário, Granjeiro melhorar atendimento à população

A Prefeitura de Granjeiro vai melhorar ainda mais a prestação de serviço na área de saúda para a população.

Com emenda parlamentar da deputada Fernanda Pessoa (PR), nesta manhã de segunda-feira, 25 de outubro de 2021, o prefeito e o vice-prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB) e Kleber Freitas (PL), assinaram Termo de Ajuste para aquisição de um veículo tipo Van (Transporte Sanitário), que será utilizado para transporte de pacientes de Granjeiro a Fortaleza. A assinatura aconteceu na Secretaria da Saúde do Ceará, em Fortaleza.

Chico Clementino disse que prometeu na campanha melhorar os serviços de saúde. "Estou cumprindo com o que prometi ao povo de Granjeiro. Vamos melhorar ainda mais a assistência de saúde à população. Com o transporte sanitário, vamos conseguir transportar pacientes para atendimento de saúde na capital Fortaleza, com mais conforto e segurança", disse.

Kleber Freitas explicou que o próximo passo para a aquisição do transporte sanitário será a licitação, por meio de pregão eletrônico. O valor do veículo está estimado em R$ 197.000,00, sendo R$ 150.000,00 do Estado e R$ 47.000,00 de contrapartida da Prefeitura.

Chico Clementino reforçou que esses benefícios estão sendo realizados por conta de uma gestão séria e eficiente dos recursos da Prefeitura. "O dinheiro é do povo. Então, com um trabalho sério e com economia, estamos com condições de garantir as contrapartidas necessárias para a entrada de recursos e benefícios para a população, caso do transporte sanitário", disse.

Metas Comunicações

#Saúde 19/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro intensifica ações do outubro Rosa

Na programação Outubro Rosa - mês de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Granjeiro, intensifica ações de conscientização sobre prevenção junto às mulheres.

Neste dia 18 de outubro, no Posto da Serrinha, teve palestra com a enfermeira Cícera Costa, com a participação de Dra. Letícia Oliveira.

Na ocasião foram realizadas ações como exames Papanicolau, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite C, Hepatite B e requisição de exames de mamas pelo Dr. Wilson Rocha para mulheres a partir de 40 anos.

Essas mesmas ações foram realizadas na comunidade de Picadas, no dia 13 de outubro, destacando a palestra da enfermeira Maria de Fátima.

A programação continua com a seguinte agenda: Dia 19/10 - ESF II - Cana Brava dos Ferreiras; dia 21/10 - ESF II - Serra Nova; dia 23/10 - ESF I - Sede.

A programação do Outubro Rosa foi lançada pelo Secretaria de Saúde de Granjeiro no dia 04 de outubro, no Hospital Municipal.

Metas Comunicações

#Saúde 19/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro investe na saúde bucal da população

A gestão Governo do Povo, da Prefeitura de Granjeiro, tendo à frente o prefeito Chico Clementino (PSDB) e o vice-prefeito Kleber Freitas (PL), nesse dia 17 de outubro, no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, realizou a entrega de próteses dentárias para mais 25 pessoas, sendo próteses parciais ou totais.

Essa é uma política de saúde pública, que visa a autoestima da população, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o programa federal Brasil Sorridente, com o Laboratório Regional de Prótese Dentária.

Na entrega das próteses dentárias estiverem presentes a coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Liliane Pereira e o protético do laboratório Fran Próteses Dentárias, Francisco de Assis.

Para o prefeito Chico Clementino, a saúde em Granjeiro tem sido realizada com muita dedicação, atendendo a população com diversas ações, sendo essa de saúde bucal, com entrega de próteses dentárias, muito importante para a saúde bucal e para levantar a autoestima das pessoas.

Nome dos beneficiários:

Ana Cileuda Evaldo Pereira

Ana Macário dos Santos

Antônia Hilda de Sousa

Cícera Nunes da Silva

Cícera Silva de Paiva

Francisca Valceni Ferreira

Francisco de Assis Pires

Francisco Romeu Soares

Iracimar da Conceição Lima

João Dias de Oliveira

Joaquim Barbosa Neto

José Barcelar dos Reis

Margarida Pereira da Silva

Maria Alaide de Sousa

Maria Alzenir da Silva

Maria da Costa Silva

Maria Dasdores Barbosa de Oliveira

Maria Graziela da Silva

Maria José dos Santos

Maria Liduína de S. Silva

Maria Luci de Jesus

Maria Lúcia Felipe

Miguelina Macário dos Santos

Raimunda Ferreira da Silva

Vanusia Felipe de S. Silva

Metas Comunicações

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de Granjeiro promove campanha para atualizar caderneta da vacinação

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Granjeiro organiza para o próximo sábado, 16 de outubro de 2021, o dia "D", para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 15 anos.

Segundo informações da Secretaria de Saúde da cidade, manter a vacinação em dia de crianças e adolescentes é a garantia de conquistas históricas contra doenças como poliomielite, entre outras.

Pais ou responsáveis devem procurar os postos de saúde para vacinar crianças e adolescentes.

Procure o seu Posto de Saúde e leve Caderneta

ESF I - Serrinha (Quartas e Sextas)

ESF II - Cana Brava dos Ferreiras (Terças e Quintas)

Posto de Saúde - Sede Urbana (Sextas)

Metas Comunicações

#Saúde 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro inicia vacinação contra Covid do público de 12 a 17 anos

A Secretaria de Saúde de Granjeiro, informou que nesta quinta-feira, 30 de setembro de 2021, foi iniciada a vacinação de adolescentes e jovens na faixa etária de 12 a 17 anos.

Dos 483 jovens e adolescentes cadastrados e agendados no Saúde Digital, 261 compareceram para se vacinar no PSF I - Serrinha e PSF II - Cana Brava dos Ferreiras e no Centro de Saúde.

Edivania Pereira - Coordenadora Municipal de Imunização pediu que os pais ou responsáveis cadastrem ou que incentivem os jovens e adolescentes a se cadastrarem para receberem a vacina contra a Covid-19.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), comentou que estava feliz com o avanço da vacinação no município, agora atendendo aos jovens, enfatizando que é a vacina que tem sido mais eficiente no combate à pandemia de Covid-19.

Metas Comunicações

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretarias de Saúde e Educação de Granjeiro promovem palestra sobre o ''Setembro Amarelo''

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Granjeiro, realizou palestra com tema Setembro Amarelo - prevenção ao suicídio, com a Dra. Ayrlles Macedo - Psicóloga.

O público-alvo foram os estudantes da Escola Municipal Mauro Sampaio obedecendo normas sanitária Covid.

Acompanharam a palestra Aderilma Soares - Secretária de Saúde, Quitéria Magalhães - Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Lindalva Barros - subsecretária de Educação, Ana Vieira - coordenadora Pedagógica, Risomar Marcelino - professora e alunos do 5° ao 9° ano.

Em razão de todos os reflexos da pandemia da Covid-19, a campanha Setembro Amarelo ganha importância ainda maior em 2021, pelo fato de o suicídio ser resultado do agravamento de doenças relacionadas à saúde mental. "Todas as limitações impostas pelas medidas de segurança adotadas, podem acabar agravando ou gerando quadros de ansiedade ou depressão que merecem atenção", explica a Dra. Ayrlles.

A ideia da gestão Governo do Povo de Granjeiro é promover eventos que abram espaço para debates sobre o suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância dessa discussão. "Falar sobre o assunto é extremamente importante justamente para que possamos reduzir o número de pessoas vulneráveis. Para que possamos evitar o suicídio, o diálogo é o primeiro passo. Conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que estas pessoas saibam que não estão sozinhas e de que existem meios de tratar sua saúde mental", comentou Aderilma Soares.

O "Setembro Amarelo" é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Metas Comunicações

#Saúde 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro melhora a saúde bucal da população

Investindo na autoestima da população, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Granjeiro, por intermédio do Laboratório Regional de Prótese Dentária, do Programa Brasil Sorridente, entregou no dia 19 de setembro, no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, o total de 32 próteses dentárias, sendo 17 parciais inferiores e superiores e 15 próteses totais superiores e inferiores.

Estiverem presentes na entrega a coordenadora de saúde bucal, Dra. Liliane Pereira, e o protético do laboratório Fran Próteses Dentárias, Francisco de Assis.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, no próximo domingo, dia 26 de setembro, mais 18 próteses serão entregues.

O objetivo do programa Brasil Sorridente é devolver às pessoas o sorriso e melhores condições de mastigação. É um projeto que visa a socialização das pessoas.

Nome dos beneficiários:

Antonia Alves de A Pereira

Audenora Ferreira da Silva

Cicera Reinaldo Pereira

Cícero Barbosa Bezerra

Edileuza Amaro da S Mina

Eliane Costa Sousa Clementino

Francisca M Paulo de Oliveira

Francisca Ribeiro Damascena

Francisco Fernandes Clementino

Ivan Leandro Félix

José Alves Neto

José Nilton Monteiro

Josefa Ferreira Lima Gomes

Josieta Maria H Felipe

Liliana da Silva Gomes

Maria Dias Moreira de Oliveira

Maria do Socorro Henrique Pereira

Maria Eli Ferreira da Costa

Maria Idelzuite M de Brito

Pedro Manoel de Freitas

Raimunda Soares Fernandes

Renata Pereira de L Jucá

Valmir Filho Monteiro

Metas Comunicações

#Saúde 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CEO de Granjeiro beneficia 14 pessoas com próteses dentárias

Com atuação do CEO - Centro de Especialidades Odontológicas de Granjeiro e por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 14 pessoas do município tiveram acesso a próteses dentárias completas ou parciais.

O objetivo do programa é devolver às pessoas o sorriso e melhores condições de mastigação. É um projeto que visa a socialização das pessoas.

A entrega das próteses foi acompanhada neste domingo, 22 de agosto, no CEO, pela primeira-dama da cidade, Meiryane Vieira, Aderilma Soares - secretária de Saúde, José Rodrigues (Zuito) - Chefe de Gabinete, Raimunda Fernandes - Assistente Social e Dra. Liliane Pereira - coordenadora de Saúde Bucal.

Os interessados nas próteses devem cumprir os seguintes critérios como ter Cartão Nacional de Saúde (CNS) que é o documento de identificação do usuário do SUS, passar por uma triagem junto aos PSF's da Serrinha e Cana Brava dos Ferreiras ou CEO - Centro de Especialidades Odontológicas.

Confira a relação de beneficiários:

Adelina Pereira Santos;

Cícera Reinaldo Pereira;

Cícero Barbosa Bezerra;

Francisca Rodrigues Paulino;

Francisco Batista de Lima;

José Vieira da Costa;

José Wilson Vieira da Costa;

Luzia Alves de Sousa;

Maria Dasdores Batista;

Maria Rosângela Soares;

Maria Veny Vieira do Nascimento;

Marta Maria Vieira;

Solange Jesuíno da Cruz;

Trindade Alves da Silva.

Metas Comunicações

#Saúde 23/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro ultrapassa 50% da população vacinada com 1ª dose contra a Covid-19

Granjeiro é uma das cidades que se destacam no Ceará pela agilidade da vacinação contra a Covid-19.

Nesta sexta-feira, 20 de agosto, a cidade foi relacionada em notícia publicada no jornal Diário do Nordeste, por ter vacinado 50,39% da população com 1ª dose contra a Covid.

De acordo com informações da secretária de Saúde de Granjeiro, Aderilma Soares, 2.525 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, com a segunda dose 1.016 pessoas completaram o ciclo de vacinação e 118 estão imunizadas com a dose única.

Dentro do cronograma de vacinação, nesta semana a vacinação atende ao público de 30 a 44 anos e na próxima semana terá início a vacinação do público que compreende a faixa etária de 18 a 29 anos.

Para o prefeito Chico Clementino, estão sendo empenhados esforços para garantir as vacinas para o maior número de pessoas possíveis e no mais breve espaço de tempo como forma de ampliar a imunização das pessoas.

Metas Comunicação

#Saúde 14/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro melhora e amplia serviços de saúde à população

A Secretaria de Saúde de Granjeiro fez um levantamento dos atendimentos de saúde, prestados à população de janeiro a julho deste ano. Foram realizados os seguintes serviços: 690 Consultas Especializadas; 128 Tomografias; 376 Ultrassonografias; 118 Radiografias, 57 Mamografias, 108 Exames (ECG, ECO, EEG E EDA); e 3.113 Exames Laboratoriais.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), e o vice-prefeito Kleber Freitas (PL), quando assumiram a gestão municipal, estabeleceram como metas melhorar e ampliar os serviços de saúde para a população, o que tem sido cumprido.

Para Chico Clementino, esse investimento na saúde representa mais qualidade de vida para todos os granjeirenses, que merecem atendimento, atenção e mais serviços de saúde. "Queremos e vamos trabalhar de maneira muito firme em todos os setores da administração e daremos prioridade à saúde, como já estamos fazendo", disse o prefeito.

A secretaria de Saúde Granjeiro tem à frente Aderilma Soares. Ela destaca que a atenção da administração está voltada a atender as demandas da população pelos serviços de saúde e que ofertar todos esses serviços garante melhor assistência a todos da comunidade.

Metas Comunicações

#Saúde 03/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito incentiva vacinação da população de Granjeiro contra a Covid-19

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), tem 51 anos. Ele tomou a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, o imunizante da Pfizer, nesta manhã de sexta-feira, 02 de julho, no Centro de Saúde. Em Granjeiro está sendo vacinado o grupo de pessoas compreendido na faixa de idade de 45 a 54 anos.

Chico Clementino, ao tomar a vacina, declarou que sente que a população pode vencer essa doença com a ajuda da ciência, com apoio dos profissionais de saúde, a competência do SUS - Sistema Único de Saúde e ajuda da população.

O prefeito destacou que a prefeitura tem buscado formas eficientes de ampliar a cobertura vacinal da população e que seu desejo é que até agosto, assim como tem sido o planejamento do estado do Ceará, todas as pessoas adultas, ou seja a partir dos 18 anos, tenham tomado pelo menos a primeira dose da vacina.

Segundo o vacinômetro, no site da prefeitura, Granjeiro recebeu até agora 685 doses de vacinas e destas aplicou 655, o correspondente a 95,62%.

2ª Dose para idosos

A Secretaria de Saúde informa que já está disponível a 2ª dose de vacina contra a Covid para idosos de 65 a 69 anos. É essencial completar o ciclo de imunização que garante maior proteção contra formas graves da doença.

Metas Comunicações

#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Granjeiro entrega equipamentos para cuidar da saúde bucal da população

A prefeitura de Granjeiro está investindo mais em saúde. Nesta manhã de terça-feira, 29 de junho de 2021, na Secretaria Municipal de Saúde, foram entregues vários equipamentos para utilização na saúde bucal da população.

A entrega desses equipamentos foi feita pelo prefeito Chico Clementino (PSDB). Ele esteve acompanhado neste evento pela primeira-dama da cidade, Meiryane Vieira, de Aderilma Soares - secretária de Saúde, pela Dra. Liliane Pereira - coordenadora de Saúde Bucal, da Dra. Donária Soares - dentista do PSF 1 - Sítio Serrinha, e de Dr. Ricardo Freitas - do PSF 2 do Sítio Cana Brava dos Ferreiras.

Chico Clementino disse que a sua gestão, que faz com o vice Kleber Freitas e toda a equipe, vem cumprindo o que foi prometido à população que foi trabalhar em todas às frentes para garantir melhor qualidade de vida para todos os granjeirenses. "Cuidar das pessoas, especialmente da saúde delas, é a missão número um do Governo do Povo e essas ações estão se multiplicando na saúde, em obras, em assistência social, cultura e em todas as áreas", disse.

Aderilma Soares destaca que são 36 novos equipamentos que ajudarão muito no desenvolvimento dos serviços de saúde bucal da população.

Confira a relação de equipamentos entregues:

1 SELADORA

2 POSICIONADORES INFANTIS

2 POSICIONADORES ADULTOS

3 PORTA AMÁLGAMA PLÁSTICOS

1 CANETA DE ALTA

10 COLHERES DE DENTINA

6 TESOURAS IRIS CURVA

4 PORTA AGULHA

4 LIMAS PARA OSSO

3 ESPÁTULAS 24

4 DESCOLADOR DE MOLT

4 SIDESMOTOMOS

2 BROQUEIROS PEQUENOS PARA BROCAS

8 PINÇAS CLÍNICAS

6 ALAVANCAS RETAS

4 SONDAS ESPLORADORAS

7 ESPATULAS Nº 1

3 PORTA MATRIZ

9 CABOS DE ESPELHO

3 ALAVANCAS CURVAS R

9 BANDEJAS CLÍNICAS

6 FORCEPS 65

6 FORCEPS 69

3 FORCEPS INFANTIS Nº 2

4 FORCEPS Nº 150

3 FORCEPS Nº 17

4 FORCEPS Nº 18L

2 FORCEPS Nº 18R

Metas Comunicações

#Saúde 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro inicia vacinação da Covid para pessoas de 54 a 45 anos

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), com a secretária de Saúde, Aderilma Soares, informaram nesta quinta-feira, dia 24 de junho, que inicia no município, nesta sexta-feira, 25 de junho, indo até o dia 28 deste mês, a vacinação contra a Covid-19 da população na faixa de idade de 54 a 45 anos.

Essa vacinação será feita no CRAS, das 08h às 14h. É importante que para vacinar-se a pessoa leve consigo o Comprovante do Cadastro, CPF, Cartão SUS e Comprovante de Endereço.

Segundo a secretária de Saúde, avançar com a vacinação deste público está condicionado à disponibilização de mais vacinas pelos governos federal e estadual e também ao cadastramento e agendamento da população na plataforma Saúde Digital da Secretaria Estadual de Saúde - SESA. "É importante destacar que estamos avançando com a vacinação da população, o que representa mais segurança em saúde para as pessoas. Mesmo assim, temos que lembrar que a pandemia não acabou e que precisamos manter os cuidados com a higiene e distanciamento social", disse.

O prefeito Chico Clementino destacou a importância da vacinação e que Granjeiro é um dos municípios que mais vacina no Ceará, tendo aplicado mais de 95% das doses recebidas. Ele pediu a população para continuar fazendo o cadastro no Saúde Digital da SESA, afirmando que para que a vacina chegue para a população esse cadastro é fundamental. "Nós estamos vacinando rápido. Na segunda-feira, 21, nós abrimos a vacinação para a população geral, vacinando as pessoas de 59 a 55 anos e já estamos nessa faixa dos 54 a 45 anos", disse.

Em paralelo com a vacinação, Granjeiro participa da campanha "Vacinação Solidária". A primeira-dama, Meiryane Vieira, pede que as pessoas que estão e melhores condições financeiras e que desejarem, façam doações de alimentos não perecíveis para essa campanha.

Ela disse que a doação não é obrigatória, mas que as doações são transformadas em cestas básicas que são doadas a pessoas em condição de vulnerabilidade alimentar, ajudando-as a superar esse momento que a pandemia afeta os rendimentos das famílias.

Metas Comunicações

#Saúde 19/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação da Covid: Granjeiro terá Mutirão de Cadastramento

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Granjeiro, realiza no período de 22 a 30 de junho, Mutirão da Cadastramento da população de 59 a 18, com vistas a garantir as doses necessárias para a vacinação dos moradores do município contra a Covid-19.

Os mutirões auxiliam os moradores que estão com dificuldade de realizar o cadastro.

Essa ação é necessária porque a quantidade de vacinas destinada ao município depende da quantidade de cadastros na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA).

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), a luta contra a Covid passa pela eficiência do processo de vacinação, que no caso das faixas de idade de 59 a 18, exige que seja feito esse cadastro.

Ele pediu que as pessoas em suas casas, que sabem melhor lidar com os serviços de internet, ajudem cadastrando a família. Também pediu o empenho de instituições como escolas e associações comunitárias.

Para se cadastrar nos mutirões a pessoa deve comparecer aos locais portando Cartão do SUS, RG, CPF, E-mail, Número de Telefone e comprovante de endereço, no horário das 08h às 14h.

Locais de cadastros:

- SEDE URBANA: ESCOLA MAURO SAMPAIO, CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ZULMIRA MARQUES E CRAS;

- SERRINHA: POSTO DE SAÚDE E ESCOLA FRANCISCA DE ARAÚJO BORGES;

- CANA BRAVA DOS FERREIRAS: POSTO DE SAÚDE, ESCOLA AUGUSTO FERREIRA E MERCADINHO R&T;

- SÍTIO PICADA: RESIDÊNCIA DE ANTONIELE.

#Saúde 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro doa cestas básicas arrecadadas na Campanha Vacinação Solidária

A Prefeitura de Granjeiro fez doação de 14 cestas básicas arrecadadas na Campanha Vacinação Solidária.

A entrega das cestas básicas aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, beneficiando famílias da Sede e das comunidades de Picada e Serrinha. A distribuição foi acompanhada pela Primeira-Dama, Meiryane Vieira, e pela Coordenadora da Campanha, Liduína Monteiro.

As famílias beneficiadas foram selecionadas com base no cadastro delas na Secretaria Municipal de Assistência Social com a indicação de nível de vulnerabilidade social e econômica.

A Campanha Vacinação Solidário é uma inciativa do Governo do Ceará, através da Primeira-Dama Onélia Santana e é desenvolvida com parceria do Sistema Fecomércio, Aprece e APDMCE. Granjeiro aderiu à campanha no dia 21 de maio.

O Prefeito Chico Clementino, destaca que, essa campanha é muito importante, porque as cestas arrecadadas ajudam as pessoas, as famílias que realmente precisam mais. Ele agradeceu a colaboração da população.

Liduína Monteiro disse que a campanha prossegue com a ampliação da vacina contra a Covid e pediu às pessoas que estejam em condições financeiras melhores que, chegando a vez de tomar a vacina, que leve 1kg de alimento não perecível. Ela lembra que a doação não é obrigatória.

Para Meiryane, a campanha tem cumprido o objetivo de arrecadar e ajudar as famílias que mais precisam em Granjeiro. "Continuamos pedindo a colaboração de cada cidadão granjeirense para que doe 1Kg de alimento ao realizar sua vacina contra a Covid-19. Somos muito gratos a todos que estão abraçando essa campanha de solidariedade", disse.

Além de doar no ato de vacinar-se, outra forma de doação é ligar para o WhatsApp, (88) 99362-7227.

A campanha

A Campanha Vacinação Solidária incentiva as pessoas que vão se vacinar contra a Covid-19 a doarem 1kg de alimento não perecível da cesta básica (arroz, feijão, macarrão, leite em pó, dentre outros) para que sejam doados às famílias carentes e em vulnerabilidade de todo o Ceará. A doação não é obrigatória. A ação é uma parceria do Governo do Ceará, via Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Programa Mais Nutrição, com a Aprece - Associação dos Municípios, Sistema Fecomércio e APDMCE - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará.

#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro e Brejo Santo, são as únicas cidades da região com situação mais controlada da Covid-19

A cidade de Granjeiro foi destaque no portal de notícias Miséria, em reportagem de Sarah Gomes, na edição desta quarta-feira, 09 de junho, como cidade que não apresenta altíssimo risco de contágio para a Covid-19, juntamente com a cidade de Brejo Santo.

Segundo a reportagem, 26 dos 28 municípios do Cariri se enquadram em condições de risco altíssimo para a Covid-19.

Segundo o Prefeito, Chico Clementino (PSDB), no Granjeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente a Secretária, Aderilma Soares, vem fazendo constante trabalho de orientação à população, e recentemente, mais precisamente até 04 de junho, o município adotou o isolamento rígido em contenção à Covid-19.

Para o Prefeito, a cidade também vem avançando com a vacinação. Agora estão sendo imunizados os professores.

Chico Clementino alerta ainda que, a reportagem do site Miséria, com informações da plataforma IntegraSUS, do Governo do Ceará, apontou, que mesmo nessa condição um pouco melhor, há alerta de situação preocupante com "risco alto", devendo manter-se atento apenas aos leitos de UTI-Covid.

Chico Clementino orienta à população a seguir as medidas de distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos e só sair de casa em casos de necessidade. "Até agora, o remédio contra essa doença tem sido a vacina, que ainda não chegou para todos, o uso de máscara e distanciamento e isolamento social. Vamos fazer nossa parte, cuidando da nossa comunidade", disse o Prefeito.

#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro: Mais de 250 pessoas vacinadas no dia ''D'' de imunização contra gripe

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, informou que nesse sábado, 05 de junho, dia "D" de vacinação contra gripe (Influenza H1N1), foram vacinadas 256 pessoas.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), acompanhou os trabalhos, incentivando a população a se vacinar contra gripe. "É muito importante que as pessoas se vacinem contra a gripe para ficar com a imunidade mais resistente. Estamos vacinando contra gripe e batalhando para conseguir mais vacinas contra a Covid-19. Nós queremos nossa gente toda imunizada", disse.

A Coordenadora de Imunização de Granjeiro, Cícera Edivania, destacou que a população foi orientada sobre a importância da vacina contra gripe, que ela não protege contra a Covid-19, mas ajuda a evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

A vacinação no dia "D" transcorreu no horário das 08h às 14h, tendo como pontos de referência o CRAS da Sede e os Postos de Saúde da Cana Brava dos Ferreiras, Serrinha e Picadas.

A vacinação contra gripe atende na fase 1, crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas - mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas e trabalhadores da saúde; na fase 2 são vacinados os idosos a partir de 60 anos e professores; e na fase 3 as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte coletivo, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população do sistema privado de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

#Saúde 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro entrega equipamentos para setor de fisioterapia

A Prefeitura de Granjeiro vem fazendo investimento na área da saúde, melhorando as condições de atendimento da população.

Nessa quarta-feira, 26 de maio, o prefeito Chico Clementino (PSDB), fez a entrega de novos equipamentos para os profissionais da fisioterapia do município. "Esses equipamentos que estamos entregando aos profissionais que trabalham na área de fisioterapia, buscando a reabilitação das pessoas em movimentos corporais ou fortalecimento muscular, vão garantir melhor desempenho na prestação de serviço e para os pacientes", disse.

A secretária de Saúde, Aderilma Soares, informou que o Granjeiro conta com três fisioterapeutas, um atendendo a comunidade de Serrinha, no Posto de Saúde e a domicílio, e mais dois atendendo no Hospital Municipal e as demais comunidades.

Chico Clementino pontuou que os investimentos do Governo do Povo com a saúde seguem como prioridade e citou como exemplo, o Hospital Municipal, com médico plantonista 24 horas.

A entrega dos equipamentos de fisioterapia contou com as presenças de Aderilma Soares - secretária de Saúde; Quitéria Magalhães - coordenadora da equipe multiprofissional; dos fisioterapeutas Teles Felipe; Maria Lopes e Amélia Paulo.

Equipamentos de Fisioterapia:

BOLA SUÍÇA - 2

CICLO ERGÔMETRO - 2

CONES PARA CIRCUÍTOS - 6

DEPÓSITOS PLÁTICOS DE 60 LITROS - 2

DISCO PROPRIOCEPTIVO - 2

EPAP - 3

FAIXAS ELÁSTICAS (MÉDIA E FORTE) - 4

HALTERES DE 1kg - 3 Kits

HALTERES DE 500g - 3 kits

LUZ INFRAVERMELHA - 1

MACA PORTÁTIL - 1

MINI THERA BAND - 6

OXÍMETRO - 2

RESPIRON - 3

TENS - STIM CARE - 2

THERA BAND - 6

#Saúde 20/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Granjeiro está em isolamento social rígido até 04 de junho

A Prefeitura de Granjeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, decretou no dia 20 de maio, regime social rígido no município como medida de contenção à Covid-19.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), explicou que após reunião com a equipe de saúde, em razão do aumento de casos na cidade e as condições limitadas de atendimento à população na rede de saúde do município e na rede hospitalar da região, a saída para frear a Covid e manter a cidade em parâmetros de controle, a decisão mais acertada é mesmo o decreto mais rígido que deve durar até 04 de junho.

A secretária de saúde de Granjeiro, Aderilma Soares, enfatizou a necessidade do isolamento social rígido e orientou sobre o funcionamento dos comércios essenciais. "Adotamos isolamento social rígido. Vamos ficar em casa, evitar a contaminação, usar álcool gel e a máscara. O funcionamento dos comércios essenciais será das 8h às 17h. Somente de segunda à sexta-feira. Final de semana todos serão fechadas. Somente a farmácia que irá funcionar no final de semana", disse.

A médica Bruna Nobre, fez um apelo à população para redobrar os cuidados, se protegendo contra a Covid-19. "Essas medidas mais rígidas são para proteger a população. Eu venho fazer a vocês um apelo para que fiquem em casa, usem máscara, álcool gel. Protejam a vida de vocês" afirmou.

#Saúde 15/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro inicia vacinação contra a gripe para professores e idosos

O município de Granjeiro começou a vacinar contra a gripe, nesta sexta-feira, 14 de maio, os professores das redes pública e privada e idosos com 60 anos ou mais. A vacinação segue até 8 de junho. Em Granjeiro, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início em 14 de abril.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso correto de máscara e o respeito ao distanciamento social devem ser mantidas durante a ida às salas de vacinação e alerta que a pandemia não acabou.

Mais de 100 professores na rede municipal de ensino serão imunizados, segundo o secretário de Educação, Cícero Felipe. "Agradecer aqui a parceria muito importante com a Secretaria de Saúde, na pessoa da secretária Aderilma Soares, por estar nesse momento conduzindo essa vacinação da H1N1 para os nossos profissionais da educação, os nossos professores. A gente sabe que é um momento de muita delicadeza o fato dessa pandemia. Se Deus quiser, em breve, todos também receberão a vacina contra a Covid-19. Com relação à essa gripe H1N1, todos os professores da rede municipal de educação vão receber essa vacina. Quero também agradecer ao nosso prefeito Chico Clementino e ao vice-prefeito, Kleber Freitas, pela parceria e pela dedicação à nossa comunidade", disse.

A coordenadora de Imunização, da secretaria de Saúde de Granjeiro, Edivânia Pereira, destacou a importância da vacinação contra a gripe para professores e idosos e orientou sobre quem já tomou a vacina da Covid-19. "Os idosos que tomaram a segunda dose da vacina da Covid-19 só tomam a vacina da gripe após 15 dias e devem procurar o Centro de Saúde. Os professores irão procurar os seus postos de apoio, tipo Cana Brava dos Ferreiras, que é o PSF, o Centro Saúde de Granjeiro para quem reside na sede e Serrinha, o posto de saúde da localidade" afirmou.

Ela enfatizou que a vacina da H1N1 vem para diminuir a circulação do vírus da influenza ou gripe que é uma doença aguda, contagiosa, febril e que pode levar à morte devido seus agravos.

A professora Cícera Marcelino, que se vacinou contra a gripe, agradeceu a Deus e à Gestão Municipal pelo serviço de imunização com a vacina da H1N1 que fortalece a saúde em tempos de pandemia. "Agradecer muito a Deus porque vamos ficar imunizados. Parabéns para a Gestão pelo trabalho", disse.

Campanhas e vacinas diferentes

Neste ano, duas campanhas ocorrem simultaneamente: a vacinação contra a Covid-19, que teve início no dia 19 de janeiro, e a contra a gripe. Por isso, é necessário maior atenção. "É fundamental respeitar o intervalo de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas da gripe e da Covid-19", complementa Aderilma Soares, secretária de Saúde.

#Saúde 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro entrega tablets e moderniza o trabalho dos Agentes de Saúde

A Prefeitura de Granjeiro inova e moderniza o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, na Secretaria de Saúde, em reunião com o Setor de Atenção Primária, o prefeito Chico Clementino (PSDB), e a secretária de Saúde, Aderilma Soares, fizeram a entrega de 14 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde do município que atuam no Saúde da Família, sendo: PSF1 - Sede Urbana e distrito de Serrinha e PSF2- Cana Brava dos Ferreiras e Sede Rural.

Com os tablets e a utilização do aplicativo e-SUS, via PEC, ou seja, com sistema informatizado, a visita dos Agentes de Saúde às famílias granjeirenses será agilizada. O trabalho de escrita manual de dados em formulários e tabelas, agora serão realizados pelo aplicativo.

Outra vantagem é que os cadastros das famílias, com informações sobre suas condições de saúde, são atualizados em tempo real na rede de saúde do município integrada às redes de saúde do estado e do Ministério da Saúde.

Chico Clementino destaca que com a atualização cadastral das famílias, a intenção da Secretaria Municipal de Saúde, do Governo do Povo, é pleitear e credenciar junto ao sistema de saúde, mais uma equipe de PSF, formando a terceira equipe, o que ampliará o atendimento à população.

Aderilma Soares evidenciou que com a utilização dos tablets, a produção do Agentes de Saúde será maior, com melhores resultados no acompanhamento da saúde da população.

#Saúde 26/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro será beneficiado pelo novo CER II instalado em Juazeiro do Norte

Granjeiro está entre os municípios da região do Cariri que será beneficiado pelo Centro Especializado em Reabilitação - CER II, de Juazeiro do Norte, que será inaugurado no próximo mês. O CER pertence à pela Policlínica João Pereira dos Santos, que funciona em Barbalha.

A informação é da secretária de saúde de Granjeiro, Aderilma Soares. Ela avalia que com esse núcleo aberto em Juazeiro do Norte o atendimento à população granjeirense será facilitado. "Mantive conversas com o diretor da Policlínica, Pedro Alex, e com a equipe técnica nas pessoas de Sarah Rachel e Luiza, quando tive uma notícia muito boa pra população de Granjeiro. No próximo mês será inaugurado o Centro de Reabilitação voltado às crianças e idosos que contribuirá muito com a saúde do nosso município", disse.

Aderilma Soares explicou que o CER atenderá pessoas portadoras de deficiências físicas (incluindo método de Ponseti para crianças com pé torto congênito) e intelectual incluindo Transtorno do Espectro do Autismo - TEA.

O CER atua com uma equipe multidisciplinar integrada por neurocirurgiã, ortopedista, pediátrica, neuromuscular, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, serviço social e de enfermagem.

Com relação aos serviços prestados pelo CER II estão relacionados Bobath, ABA, Fisioterapia Respiratória e Padovan.

Para o prefeito Chico Clementino, ampliar a oferta de serviços de saúde para a população está entre os pilares centrais de sua administração. "Nosso hospital está funcionando com médico 24 horas e estamos buscando fortalecer e aumentar os serviços de saúde para nosso povo de Granjeiro. Esse CER II em Juazeiro melhora muito as condições de atendimento da população de Granjeiro", disse.

#Saúde 10/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hemoce realiza campanha de doação de sangue em Granjeiro

Nesta manhã de sábado, 10 de abril, a cidade Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce/Crato, que realizou no município campanha de doação de sangue.

Aderilma Soares - secretária de Saúde de Granjeiro, informou que foi prestado apoio para que o trabalho fosse desenvolvido. 28 pessoas se apresentaram para doar sangue, sendo 22 candidatos aptos e 06 candidatos inaptos. Foram realizados 02 cadastros de doador de medula óssea. "Todos os que se apresentaram para doar sangue e medula óssea, praticaram gesto de solidariedade e de amor ao próximo", disse a secretária.

Naiana Pinheiro - Coordenadora do Hemoce, explicou que a atuação do órgão é regionalizada, com campanhas periódicas nos municípios para alimentar os bancos de sangue que atendem a população dos municípios dessa região.

Para Andreia Alencar - Técnica de Enfermagem do Hemoce, doar sangue neste momento de pandemia é muito importante, citando que as pessoas que já tiveram Covid-19 e estão curadas há um mês na composição do sangue já existe anticorpos, essenciais para a recuperação de pacientes que lutam contra a doença. Esses anticorpos estão no plasma e pode ajudar na recuperação de pacientes em UTI.

O vereador Natanael Calixto foi um dos doadores nesta campanha e destacou que doar sangue é salvar vidas. Ele incentivou as pessoas saudáveis a colaborar com as campanhas do Hemoce.

#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro iniciou vacinação contra a Covid-19

O município de Granjeiro deu início nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, às 10h, a vacinação contra a Covid-19.

Com as presenças do prefeito, Chico Clementino (PSDB), da primeira-dama, Meiryane Vieira, da secretária de Saúde, Lânia Maria, dos vereadores Paulo Anderson - Presidente da Câmara de Vereadores, e João Dias, da subsecretária de Saúde, Suzana Gregório, de Renata Bento - Coordenadora da Atenção Básica, e do médico plantonista, Dr. Erivano Feitosa, a vacinação aconteceu no Hospital Municipal da cidade.

A primeira pessoa vacinada em Granjeiro é a biomédica Thaiany Felipe Barbosa, que está na linha de frente no grupo prioritário da saúde.

Granjeiro recebeu 42 doses da Coronavac e seguirá com a vacinação dos profissionais de saúde, aguardando a liberação de um novo lote de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Metas Comunicações

#Saúde 15/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura Municipal de Granjeiro em conjunto com a Secretaria de Seúde, distribui kit contra a COVID-19 A PMG EM CONJUNTO A SMS DISTRIBUEM KIT DE HIGIENE EM PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS Á POPULAÇÃO, CONTANDO COM O APOIO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E VOLUNTÁRIOS DA SECRETARIA .
#Saúde 29/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CORONAVÍRUS: PROFISSIONAIS DA SAÚDE PEDE PARA POPULAÇÃO FICAR EM CASA "Nós estamos aqui por você. Fique em casa por nós", pedem profissionais do Hospital Municipal de Granjeiro.
#Saúde 28/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE: ATENÇÃO VISITANTES E RECÉM CHEGADOS Entre em contato com nossa equipe de saúde através do número ( 88 ) 997727691.
#Saúde 19/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CORONAVÍRUS COVID-19 Orientamos também quanto o compartilhamento de informações não verídicas e sem fundamento. Não compartilhe FakeNews.
#Saúde 17/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro elabora Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus
#Saúde 05/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE GRANJEIRO APRESENTA ALGUMAS AÇÕES REALIZADAS PELA SECRETARIA DE SAÚDE. Os resultados obtidos pela Secretaria de Saúde mostram uma otimização dos serviços ofertados para a população.
#Saúde 29/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREVENÇÃO: CORONAVÍRUS: SECRETARIA DE SAÚDE DE GRANJEIRO DÁ ORIENTAÇÕES PARA EVITAR O CONTÁGIO. Cuidados que devem ser tomados como medidas preventivas contra o contágio do Coronavírus.
#Saúde 21/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NESTE CARNAVAL, SEJA CONSCIENTE, BRINQUE COM RESPONSABILIADE E MUITA PROTEÇÃO. NESTE CARNAVAL, SEJA CONSCIENTE, BRINQUE COM RESPONSABILIADE E MUITA PROTEÇÃO.
#Saúde 15/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE GRANJEIRO REALIZA DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO. A campanha seletiva de vacinação contra o sarampo primeira etapa acontece de 10 de fevereiro a 13 de março de 2020.
#Saúde 13/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SÁBADO, 15 DE FEVEREIRO, É O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO. A campanha de vacinação contra o sarampo busca imunizar o público alvo pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos.
#Saúde 07/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO DE 10 DE FEVEREIRO A 13 DE MARÇO Período de 10 de fevereiro a 13 de março, em todos os postos de saúde, com vacinas diariamente.
#Saúde 04/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE GRANJEIRO INOVA COM A COMPRA DO APARELHO OFTALMOSCÓPIO PARA O TESTE DO OLHINHO DAS CRIANÇAS. Para o prefeito Ticiano Tomé, conta com o desafio de oferecer com dignidade o atendimento e trabalhando com ações mais próximas à população. Esse aparelho Oftalmoscópio é muito importante para o nosso município.
#Saúde 25/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novembro Azul: Em Granjeiro, homens são incentivados a realizar exames de toque para diagnosticar câncer de próstata Dentro da campanha Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Granjeiro promoveu na última semana, uma espécie de mutirão de exames de toque, com o objetivo de diagnosticar precocemente casos de câncer de próstata.
Mais de cinquenta pacientes comparecem ao Hospital Municipal para realizarem o procedimento na quarta-feira (20).
O médico José Soares de Macedo afirmou que o preconceito em relação ao exame de toque ainda é uma barreira muito forte na população masculina. “O homem precisa entender que se faz necessário cuidar da saúde, assim como as mulheres fazem” - disse o médico. “Não dá para prevenir o câncer de próstata, mas sendo descoberto cedo, o paciente tem muito mais chances de vencê-lo, daí a importância do exame de toque, que é muito eficaz no diagnóstico da doença” - concluiu Soares. Antes de começar o atendimento, Dr Soares fez uma explanação sobre o câncer de próstata e a importância da prevenção.
O prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto (PL), também participou do mutirão e falou sobre a importância da realização do exame de toque. “Eu também fiz o exame porque sei que o preconceito só atrapalha na descoberta de casos de câncer de próstata. Temos que superar esse preconceito que tem levado muitos homens a morrer por causa do câncer” - disse.

Novembro Azul
No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.
No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado. O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
#Saúde 30/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde inaugura Brinquedoteca Hospitalar Doce Sorriso da Vida no Hospital Municipal A Secretaria de Saúde de Granjeiro inaugurou nesta quarta-feira (30) a Brinquedoteca Hospitalar DOCE SORRISO DA VIDA no Hospital Municipal.

O projeto é de autoria da Diretora Administrativa do Hospital Municipal de Granjeiro, Iraneide Ferreira Bezerra de Aquino, enfermeira especialista em neonatologia e pediatria com apoio da equipe que compõe o quadro funcional da unidade hospitalar.

A partir da ala pediátrica, constatou-se a necessidade de um espaço para que as crianças internadas no hospital possam enfrentar momentos de enfermidade com mais conforto e alegria, amenizando assim, a dor e a tristeza ocasionada pela a distância do seu próprio lar, lembrando que o brincar é a função básica da criança, onde ela explora, descobre e aprende.

Vale ressalta que o período de internamento provoca alterações na rotina de vida das crianças, e o ato de brincar no dia a dia no meio hospitalar permite sua permanência no ambiente hospitalar com menos estresse.

No espaço montado no hospital estão disponíveis para as crianças: mesas, estante, cadeiras, lápis de cor, folhas de papel, brinquedos, materiais decorativos e desenhos impressos.

Para a secretária de Saúde, Suzana Gregório, é importante investir no espaço destinado às crianças, proporcionando-lhes momentos de descontração, enquanto enfrentam algum tipo de tratamento de saúde. “Nossa preocupação é oferecer sempre o melhor para as crianças de nosso município, principalmente naquilo que contribui para o bem estar dos pacientes” - afirmou.
#Saúde 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro intensificará rotina de imunização contra o sarampo a partir da próxima segunda-feira (14) Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o município de Granjeiro intensificará a rotina de imunização da população para que o sarampo seja extinto dentre as doenças presentes no Brasil. O país inteiro segue a mesma recomendação.
A partir de segunda-feira (14) a vacina estará disponível em todos os postos de imunização do município.
É importante lembrar que quem já foi vacinado não se vacinar novamente.
O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.
#Saúde 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria promoverá o "Saúde em Ação" com atividades para crianças dias 11 e 14 de outubro Para marcar a passagem do Dia das Crianças, a Secretaria de Saúde do município de Granjeiro promoverá nos dias 11 e 14 de outubro o “Saúde em Ação”, com várias atividades voltadas ao público infantil.
No dia 11, sexta-feira, a partir das oito horas da manhã, na quadra do Cicinho, no Sítio Cocos, haverá atendimento pediátrico com os doutores Welson e Renata.
Será realizada vacinação e serão repassadas orientações sobre saúde bucal, obesidade e desnutrição na infância.
A mesma programação será realizada dia 14 pela manhã, na quadra esportiva do Sítio Serrinha.
É importante levar o cartão do SUS e o cartão de Vacina.
#Saúde 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza mobilização na comunidade de Serrinha contra as arboviroses A Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (17) uma mobilização contra as arboviroses na comunidade de Serrinha, Zona Rural do município de Granjeiro.
Com carro de som, faixas e cartazes, alunos da Escola Francisca Araújo Borges e a Coordenação de Epidemiologia e de Endemias, se manifestaram sobre a importância de cada um contribuir com ações que evitem a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A secretaria de Saúde tem dado atenção especial a todos os casos suspeitos de dengue no município de Granjeiro, sobretudo na Serrinha, onde casos de dengue foram confirmados.
De janeiro a agosto deste ano em Granjeiro, foram notificados dez casos suspeitos de dengue, e destes, oito foram notificados na Serrinha. Das notificações, três casos foram confirmados na comunidade.
A partir do trabalho realizado pelos Agentes de Endemias, foram encontradas larvas do mosquito aedes aegypti em doze casas.
Para mudar essa tendência de surgimento da doença, um trabalho intenso de mobilização vem sendo planejado e desenvolvido para que a população tome consciência de que o combate às arboviroses é responsabilidade de todos.
A população foi orientada a cobrir caixas d’água, não deixar água acumulada em recipientes a céu aberto, colocar o lixo em sacos plásticos amarrados no dia da coleta, manter a lixeira bem fechada, guardar garrafas e vasilhames com a abertura para baixo, encher pratinhos e potes de plantas com areia e não deixar água acumulada atrás da geladeira, entre outros.
#Saúde 26/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitê das Arboviroses promoverá ação contra a dengue no Sítio Serrinha O Comitê das Arboviroses de Granjeiro reuniu-se nesta segunda-feira (26) na Secretaria de Saúde para planejar ações de combate a dengue.
Estiveram na reunião, Martins Rodrigues de Sousa - presidente do comitê, Suzana Gregório - secretária de Saúde, representantes dos agentes de endemias, dos profissionais da saúde e da gestão para elaborar planos de uma nova ação preventiva de combate as arboviroses, prevista para ser realizada dia 17 de setembro próximo, no Sítio Serrinha, Zona Rural do município.
A ideia é utilizar carro de som, fantasias do mosquito aedes aegypti e apresentações teatrais, para mostrar a importância de cada um previnir a proliferação dos focos de dengue.
Ficou decidido no encontro que as associações comunitárias, grupos jovens e a comunidade serão oficiados, como convite para a participação de todos nesta ação.
O comitê espera que os diretores das escolas incentivem os alunos a participar da mobilização, trabalhando os cuidados e a prevenção contra o mosquito.
O objetivo é despertar a participação da comunidade para que cada morador cuide de sua casa e arredores, evitando focos da doença.
#Saúde 15/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro Mutirão contra a dengue em Vila Fátima, Zona Rural A Prefeitura de Granjeiro está empenhada no combate às arboviroses. Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde mobilizou o setor de limpeza pública, agentes de endemias, representantes do Comitê de Arboviroses e lideranças comunitárias para um mutirão na comunidade de Vila Fátima, no Sítio Serrinha, Zona Rural de Granjeiro.
Naquela localidade foram notificados casos suspeitos de dengue que ainda não foram confirmados. Mas diante da possibilidade de existirem casos da doença, foram realizadas ações de conscientização junto à população.
Miguel Paulo, que comanda o setor de limpeza pública do município, alertou os moradores quanto a importância de não jogarem lixo nos arredores. Ele reforçou a informação de que há um calendário de coleta de lixo que abrange todas as comunidades do município. “Os moradores devem procurar seguir o nosso calendário de coleta e não jogar o lixo nos arredores das residências. Ainda mais recipientes que servem de foco para o mosquito da dengue”- disse Miguel Paulo. “É preciso que todos colaborem com a limpeza da cidade e evitem a proliferação de focos do mosquito” - ressaltou.
Os moradores foram abordados em suas casas, recebendo orientações com panfletagem sobre as medidas de combate às arboviroses. Os agentes de endemias revistaram caixas d’água e entulhos em busca de possíveis focos do mosquito.
De acordo com Suzana Gregório, secretária de Saúde do município, é preciso estar alerta sempre em relação às arboviroses. Ela informou que todos os casos suspeitos de dengue estão sendo analisados e medidas estão sendo tomadas pela pasta para garantir a eliminação de possíveis focos do mosquito aedes Aegypti.
“O combate às arboviroses precisa do apoio da população inteira. Cada um deve fazer sua parte. O prefeito João Gregório tem pedido atenção especial sobre o assunto e a pasta da Saúde tem empenhado esforços para conscientizar a comunidade sobre como evitar a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito” - disse Suzana Gregório.
“A parceira com outros setores, como o de limpeza pública, agentes de endemias, comitê de arboviroses e com a comunidade é indispensável para que tenhamos êxito nessa batalha” - finalizou.
#Saúde 09/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro participou das discussões da 16ª Conferência Nacional de Saúde em Fortaleza O Município de Granjeiro participou ativamente das discussões sobre saúde de 04 a 07 de agosto, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), em Fortaleza. Representaram o município, Francisco José Gomes - membro usuário do Conselho de Saúde e Elton Cleberton Ferreira (gestor), que foram escolhidos na 8ª Conferência Estadual de Saúde - 8ª CES.
De acordo com as informações, aa Conferência os debates foram centralizados em temáticas como: Saúde como direito; Democracia e Saúde; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Na sequência da Conferência foram montados os grupos de trabalho e as plenárias deliberativas. Durante ainda a Conferência Estadual, Granjeiro se destacou entre os 13 municípios da região de saúde para representar os interesses regionais no evento.
Segundo Elton Cleberton e Fran Gomes, foi preciso muito empenho para que fosse mantido no documento gerado pela Conferência Nacional, as propostas de Granjeiro, de políticas de sustentação do SUS - Sistema Único de Saúde, especialmente sobre o financiamento das ações de saúde no município.
#Saúde 31/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Granjeiro trabalha a formação do Comitê das Arboviroses Na tarde desta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde de Granjeiro realizou uma reunião com o objetivo de discutir a formação do Comitê das Arboviroses do município. Fazem parte do órgão, representantes da Saúde, vereadores, membros do Conselho Tutelar, secretária de Saúde, agentes de endemias, chefe de Gabinete, enfermeiros, servidores do CRAS e professor do Estado.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária local, Martins Rodrigues, o comitê das arbovirores será o mobilizador de ações contra a dengue, zika vírus e chikungunya.
Na reunião, foram apresentadas medidas que devem ser tomadas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) para a realização de investigações adequadas, a cobertura mínima de visitas domiciliares que deve chegar a 80% dos imóveis do município. Durante esse trabalho dos ACEs, ficou ressaltada a importância da inspeção de caixas d'água e a presença de larvas do mosquito aedes aegypti e de ratos.
Outro aspecto importante discutido na reunião foi o LIRA - Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, que servirá como parâmetro de alcance dos indicadores desejados pelo município.
Ainda foi discutida a questão da aprovação dos critérios de distribuição de recursos para a área da Saúde, que pode beneficiar o município de Granjeiro, caso este consiga atingir os seis indicadores exigidos em relação ao combate às arboviroses.
O comitê espera contar com a colaboração da população no trabalho de mobilização, sendo importante procurar o Hospital Municipal, sempre houver suspeita de dengue, zika vírus ou chikungunya. Desta forma, as notificações serão feitas de forma adequada pelas autoridades de saúde.
A formação do comitê de combate às arboviroses é o índice um dentre os seis exigidos. Foram propostas a implementação de meios de prevenção e a conscientização da população contra às doenças.
#Saúde 08/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE População da comunidade de Serra Nova, em Granjeiro, recebeu atendimento de Saúde neste domingo A comunidade de Serra nova, na Zona Rural de Granjeiro, recebeu atendimento especial da equipe de Saúde, neste domingo (07).
Foram realizados diversos atendimentos: dentários, orientação sobre higiene oral, orientação sobre escovação, aplicação de flúor e avalição.
A comunidade também recebeu orientações sobre o combate às arboviroses através de panfletos. Também foi ressaltada a importância da prevenção e do reconhecimento de casos suspeitos de dengue, Zyka e Chikungunya pelos agentes comunitários de endemias.
Biomédicos realizaram testes de HGT, HBsAg, Hepatite C, HIV, Sífilis, enquanto as enfermeiras fizeram exames de Papanicolau e a aferição de pressão arterial.
O médico José Soares realizou atendimento na comunidade.
A ação de atendimento é comandada pela Secretaria de Saúde com o objetivo de proporcionar um trabalho de prevenção nas mais diversas áreas.
#Saúde 03/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro acompanha e participa efetivamente das discussões sobre o SUS nas Conferências de Saúde Nos dias 26 e 27 de junho, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) realizou, em Fortaleza, a 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES) que mobilizou os Conselhos Municipais de Saúde e a sociedade para as discussões em torno do tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
A cidade de Granjeiro esteve com os delegados titulares e usuários do SUS, Francisco José Gomes e Adosina Maçedo, além do representante da saúde, Martins Rodrigues e da gestão municipal, Elton Cleberton Ferreira.
O objetivo das Conferências de Saúde é reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), público, universal, integral, equânime com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além de propor diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do Controle Social no SUS.
A 8ª CES terá como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Quatro eixos serão debatidos: Eixo 1: Saúde como direito; Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Eixo 4: Composição, Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde.
Após firmadas propostas, será realizada a Conferência Nacional em Brasília, de 4 a 7 de agosto, quando estarão presentes todos delegados eleitos na conferência estadual. Elton Cleberton Ferreira e Francisco José serão os representantes do município de Granjeiro.
#Saúde 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com um caso confirmado e dois descartados, Granjeiro traça plano de combate às arboviroses A Secretaria de Saúde do Município de Granjeiro reuniu-se com a Coordenadoria da 21ª CRES de Juazeiro do Norte e equipe técnica da Regional de Saúde do Cariri nesta terça-feira (18). Em pauta, as ações de combate as arboviroses (dengue, zyka e chikungunya) no município.
Participaram das discussões sobre o tema, além da secretária de Saúde - Suzana Gregório e da coordenadora do CRES Juazeiro - Geógia Xavier, o prefeito João Gregório Neto (PSD), os vereadores Zuíto, Almir Soares, Naldo Bacelar e integrantes da Saúde local.
De acordo com a secretaria de Saúde, em Granjeiro foram notificados até o momento três casos de arboviroses, sendo: um caso dengue confirmado, um caso de dengue suspeito não confirmado e um caso suspeito de chikungunya não confirmado.
A pasta salienta que o combate às arboviroses é um ponto constante na pauta da gestão. A cada dois meses são realizadas visitas dos agentes de combate as endemias as casas dos moradores, quando são feitas buscas ativas de focos do mosquito aedes aegypti.
"Quando um foco é encontrado, o local é visitado com mais frequência, para garantir que após sua eliminação, não há novo foco. Também é realizado o trabalho de sensibilização da comunidade para evitar deixar água parada entre outras medidas" - esclareceu a secretária de Saúde Suzana Gregório.
Para fortalecer o trabalho efetivo no combate às arboviroses, são repassadas informações sobre o tema à população nos postos de saúde e nas escolas.
"Até o momento estamos tendo controle de casos suspeitos e daqueles que são confirmados. Mas precisamos estar atentos a toda hora, porque a cada visita realizada pelos agentes são encontrados novos focos do mosquito. Isso nos preocupa, porque se a população não ajudar a debelar esses focos, corremos risco de uma possível epidemia, e isso não desejamos - disse o prefeito João do Povo.
"Nessa reunião ficou acertado que faremos de julho a dezembro deste ano, um projeto efetivo de combate às arboviroses, vamos envolver todas as secretarias, escolas, comunidade em geral, para que obtenhamos sucesso na eliminação de focos de dengue" - afirmou o gestor.
#Saúde 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro supera meta de vacinação contra a gripe e atinge mais de 106% do público alvo O Município de Granjeiro conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em relação ao público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe) em maio deste ano de 2019.
O levantamento final dos números aponta que o índice de imunização dos grupos prioritários chegou a 106, 69%, superando os 90% esperados pelo Ministério da Saúde.
Foram vacinadas 440 crianças, 34 gestantes, 08 puérperas, 594 idosos, 108 trabalhadores da Saúde, 91 professores e 130 pacientes com morbidades. Ao todo foram aplicadas 1.372 doses de vacinas, não havendo disponibilidade de estoque para a população em geral.
De acordo com Kaline Lourenço, coordenadora do setor de Imunização do município, toda a administração municipal, passando pela secretaria de Saúde e as equipes de imunização realizaram um trabalho excelente, que resultou nos altos índices de vacinação.
"Estamos empenhados em realizar o melhor trabalho possível para que a população de Granjeiro tenha acesso as medidas de saúde, como a imunização contra a gripe. É um trabalho de equipe, com apoio irrestrito do prefeito João do Povo, sempre com a intenção de oferecer serviço de qualidade as pessoas" - concluiu.
#Saúde 23/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde está mobilizada para cumprir meta da 21ª Campanha de Vacinação contra Influenza A Secretaria de Saúde de Granjeiro está mobilizada para imunizar o maior número possível de pessoas que se enquadram no público alvo da 21ª Campanha de Vacinação Nacional Contra Influenza.
Antônia Kaline Lourenço, coordenadora de imunização, espera que a campanha continue com o desempenho alcançado até o momento e que a meta estabelecida para o município seja alcançada.
Os trabalhos de imunização começaram em 15 de março e irão até 31 de maio. Mas é importante lembrar que o Dia D de Vacinação será 04 de maio próximo.
Neste primeiro momento, estão sendo vacinados idosos a partir dos 60 anos, crianças a partir dos 06 meses de idade e menores de 06 anos, gestantes, mulheres que estejam com até 45 dias pós parto, trabalhadores da área da saúde, pessoas com doenças crônicas e professores.
No município de Granjeiro já foi realizada imunização nas áreas mais distantes, trabalho feito em parceria com as equipes do Programa Saúde da Família e com os agentes comunitários de saúde. Pessoas que estão restritas ao leito ou ao seu domicílio também já receberam a dose da vacina.
#Saúde 12/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram a 7ª Conferência Municipal de Saúde O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Granjeiro realizaram nesta quarta-feira (10) a 7ª Conferência Municipal de Saúde, na sede da Secretaria de Assistência Social. O tema discutido durante o evento foi "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O secretário de Saúde Ivo Leal e Maria Angelita, ambos da cidade de Várzea Alegre, foram os palestrantes.
Durante o evento as propostas debatidas foram divididas ao público dentro de quatro eixos temáticos: Eixo 1 - Saúde como direito; Eixo 2 - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Eixo 3 -Financiamento adequado e suficiente para o SUS e Eixo 4 - Composição, Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde.
Logo após a apresentação das propostas foram eleitos os delegados que participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em Fortaleza: Adozina Macedo de lIma e Francisco José (representantes dos usuários do SUS), Martins Rodrigues de Sousa (representante dos trabalhadores da saúde), Elton Cleberson Ferreira (representando a gestão municipal).
O prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto (PSD), e a secretária de Saúde, Maria Suzana, destacaram a importância do evento, classificando-o como de essencial na busca de discussões de propostas que possam melhorar o atendimento da saúde da população granjeirense nos próximos anos.
#Saúde 12/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da Saúde de Granjeiro recebem capacitação para auxiliar fumantes a largar o vício do cigarro Os profissionais da área da saúde do município de Granjeiro receberam capacitação para atuar com mais eficiência em campanha contra o tabagismo.
O evento aconteceu nesta segunda-feira (11) no Fórum, em parceria com a Prefeitura de Granjeiro, Secretaria de Saúde local e Secretaria Estadual de Saúde do Ceará.
A enfermeira Maria Sampaio Macêdo e a farmacêutica da 21ª CRES, Karla Deisy Morais orientaram a equipes multiprofissionais sobre o programa de tabagismo do Ministério da Saúde com o objetivo de que a população possa ter apoio dos profissionais para deixar de fumar.
#Saúde 28/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE População de Granjeiro conta com frota de 13 veículos na Secretaria de Saúde para atender as demandas do setor A Prefeitura de Granjeiro disponibiliza atualmente uma frota de 13 veículos para atender as demandas da população através da Secretaria de Saúde do município.
São 03 ambulâncias, 01 mini furgão, 06 carros de passageiros e 01 ônibus, além de 02 motocicletas.
Um dos pontos que recebem atenção especial da secretaria de Saúde é o transporte de pacientes, sobretudo quando se trata de segurança e conforto, itens essenciais para quem geralmente já está sofrendo por causa de alguma doença. Pensado nisso, o prefeito João Gregório Neto (PSD) adquiriu 03 veículos novos - 02 do tipo Fiat Mobi e 01 ambulância, sendo que estes somaram-se a outros que já passaram por manutenção completa.
Importante destacar que o município investe mensalmente numa média de 15 viagens para Fortaleza, transportando pacientes para o Instituto Cearense do Câncer, Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação e outras unidades de saúde especializadas. E também são realizados deslocamentos diários para o Hospital São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, que é a unidade de saúde referência para atendimentos mais complexos, que não são realizados no hospital de Granjeiro.
Pacientes do município também recebem atendimento de especialidades - consultas e procedimentos - encontrados na Policlínica de Barbalha. Nestes casos, o ônibus sanitário faz entre 04 e 05 viagens, atendendo uma demanda mensal de cerca de 250 pacientes. E também é disponibilizado 01 carro com agendamento específico para cerca de 90 pacientes que necessitam realizar hemodiálise e outros procedimentos na região do Cariri.
Vale salientar que o transporte das equipes de médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e de dentistas também são realizados pela frota da secretaria. Existem deslocamentos quando são realizadas campanhas nos setores de vigilância, imunização, atenção básica, de agentes comunitários de saúde e de endemias, entre outros.
"Nós também resolvemos uma das principais demandas que era a carência de motorista no setor. Atualmente há motorista de plantão na secretaria de Saúde. Se houver necessidade de transferir um paciente para outra unidade hospitalar, isso será feito em tempo hábil, para que sua vida seja resguardada" - disse o prefeito João do Povo.
#Saúde 12/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro: Prefeitura mantém atualizado estoque de medicamentos da Farmácia Pública disponíveis à população A Prefeitura de Granjeiro trabalha para manter a Farmácia Pública sempre com medicamentos disponíveis à população, um compromisso da gestão Governo de Todos, sob o comando do prefeito João do Povo (PSD).
De acordo com Luiz Gonzaga Júnior, farmacêutico e coordenador de Assistência Farmacêutica de Granjeiro, os medicamentos são repassados ao município pelo Governo do Estado, e depois são distribuídos aos pontos do Programa Saúde da Família (PSFs) nas mais diversas localidades rurais e urbana.
Há medicamentos para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além daqueles indicados para inflamações, problemas respiratórios e para enfermidades de menor potencial. Mas também são distribuídos medicamentos tarjas preta e vermelha à população, considerados de controle especial porque passam por critérios mais rígidos de distribuição, conforme cada caso.
Luiz Gonzaga Júnior enfatizou que faltaram alguns medicamentos no ano passado e isso gerou reclamações por parte da população. Entretanto, ele deixou claro que essa dificuldade foi em razão do não repasse dos medicamentos ao município pelo estado, que agora se comprometeu em manter o estoque em dia. "O problema da falta de alguns medicamentos ocorreu em todos os municípios, não apenas em Granjeiro" - pontuou. Luiz Júnior tranquilizou a população ao afirmar que atualmente há estoque de medicamento suficiente para atender a demanda da população de Granjeiro.
Há também no município, o setor de Controle Especializado que trata especificamente da distribuição de medicamentos de alto custo - utilizados para tratamentos de doenças que são acompanhadas por especialistas de cada área e que geram um valor financeiro muito alto para a aquisição do remédio, sendo que muitas vezes, este não pode ser adquirido pelo paciente.
Quando um paciente se enquadra neste caso de medicamento de alto custo, o coordenador da farmácia pública realiza uma pesquisa e encaminha o pedido do remédio ao governo do estado, já que o município está apto a solicitá-lo.
#Saúde 25/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sítio Santa Vitória recebe ação itinerante da Saúde A Prefeitura Municipal de Granjeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde esteve realizando no último domingo (19) mais uma ação itinerante.

Na oportunidade, o sítio Santa Vitória esteve recebendo a equipe da saúde que ofertou serviços de vacinação, aferição de pressão e glicemia, remédios para os pacientes que necessitavam, testes rápidos, além de consultas com o Dr. Soares. Ao todo foram atendidas 154 pessoas.

É a Prefeitura Municipal, através do Prefeito João do Povo, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, com a secretária Rivaldina Macedo, levando serviços com qualidade para toda população, buscando melhor qualidade de vida para todos.
#Saúde 20/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação para Agentes de Saúde A Prefeitura Municipal de Granjeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, em Parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, está realizando o Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil.

Este curso busca capacitar os Agentes de Saúde no que diz respeito ao público infantil, para que seja desempenhado um trabalho com compromisso e qualidade. Foi iniciado neste dia 18 de julho e será finalizado no dia 15 de agosto.

A Secretária de Saúde, Rivaldina Macedo, lembra que essas ações mostram o compromisso do Governo com a saúde pública e com o profissional da saúde, buscando formas de capacitar e qualificar o profissional para que seja oferecida uma saúde de qualidade aqueles que precisam.
#Saúde 12/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de Combate ao Tracoma Foi realizada na manhã desta quinta-feira (12) o encerramento do Curso de Controle e Vigilância do Tracoma e a abertura da Campanha de Combate ao Tracoma no município de Granjeiro com atendimento, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), aos escolares de 5 a 14 anos.

O Tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Clamydia trachomatis que ocorre principalmente nas crianças. Se não for tratada pode prejudicar a visão e evoluir até a cegueira. A doença tem como principais sintomas coceira nos olhos, lacrimejamento, vermelhidão, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Porém em muitos casos, as pessoas não apresentam nenhum sintoma. O tratamento é feito com antibióticos e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde/SUS.

Neste primeiro dia foram realizados mais de 50 atendimentos buscando identificar e realizar a intervenção necessária para cada caso. A campanha será realizada com mais ênfase até o dia 31 de julho, porém após o termino, a prevenção do tracoma será um serviço oferecido nas unidades básicas de saúde.

Ainda no período de campanha, será realizada ações de combate e prevenção em todos os sítios do município, buscando atender a maior quantidade de pessoas e reduzir os casos existentes.
#Saúde 10/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza Curso de Vigilância e Controle do Tracoma A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o Curso de Vigilância e Controle do Tracoma, iniciado na manhã desta terça-feira (10) e com duração de 3 dias, tendo como mediadora a Dra. Mascleide Feitosa, coordenadora do Núcleo de Endemias da cidade de Juazeiro do Norte.

O Tracoma é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que compromete a córnea e a conjuntiva podendo levar à perda total da visão (cegueira) nos casos mais graves, caso não haja uma intervenção pelo profissional da saúde.
Para o trabalho com o Tracoma estarão como responsáveis os funcionários que compõem o serviço de Atenção Básica de Saúde, principalmente os médicos e enfermeiros. Estão presentes a Secretária Municipal de Saúde, Rivaldina Macedo, Agentes de Endemias e funcionários de diversas áreas da saúde que atuam no município.

Esta ação visa capacitar os profissionais da Vigilância em saúde e da Atenção Básica que atuam na Secretaria de Saúde do município para a implementação do programa e a padronização do tracoma em diagnóstico e ações de controle.

A Secretária de Saúde fala que a Campanha de prevenção do Tracoma será trabalhada em todos os âmbitos municipais visando o diagnóstico e o tratamento dos casos presentes no município, buscando reduzir os problemas provenientes da doença. Dessa forma a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para oferecer uma saúde de qualidade, prevenindo e tratando doenças que podem ser erradicadas do município.
#Saúde 23/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro realiaza neste mês de Maio o dia D de Vacinação A Secretaria Municipal de Saúde realizou neste mês de Maio o Dia “D” de Vacinação em diversos Postos de Saúde do município. A vacinação aconteceu das 8 às 12 horas.
Foram atendidos pacientes nas unidades de saúde dos sítios Serrinha e Cana Brava dos Ferreiras, e do Centro de Saúde da Sede do município. Além da campanha de vacinação, no Centro de Saúde também foi ofertado outros serviços, como a verificação de pressão arterial, testes rápidos para identificação de SÍFILIS, HIV, HEPATITE B e C, testes de glicemia e avaliação em saúde bucal.
A campanha teve início dia 20 de abril e continuará até o próximo dia 1º de junho. Estão aptos a receber a dose as pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos (mediante apresentação de receita médica), gestantes, mães no pós-parto, crianças de 6 meses a 5 anos, portadores de condições especiais, professores e profissionais da saúde.
Esta é mais uma campanha realizada pela Prefeitura Municipal de Granjeiro buscando o melhor para cada cidadão Granjeirense.
#Saúde 11/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro promoverá dia D de vacinação O Prefeito Municipal, João do Povo, juntamente com a Secretária de Saúde, Rivalina Macedo, vem convidar todo o público alvo para se fazerem presentes no "Dia D de Vacinação contra a Gripe" que acontecerá neste sábado, dia 12 de maio, das 8 às 12 hrs.
O público alvo é constituído de pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos (mediante apresentação de receita médica), gestantes, mães no pós-parto, crianças de 6 meses a 5 anos, portadores de condições especiais, professores e profissionais da saúde.
A campanha acontecerá nas unidades de saúde dos sítios Serrinha e Cana Brava dos Ferreiras, e no Centro de saúde da Sede. Além da campanha de vacinação, no Centro de Saúde também será ofertado outros serviços como a verificação de pressão arterial, testes rápidos para identificação de SÍFILIS, HIV, HEPATITE B e C, testes de glicemia e avaliação em saúde bucal.
"São ações como esta que permitem que nossa comunidade possa ter uma melhor qualidade de vida, oferecendo uma saúde de qualidade e voltada para o bem de todos", afirma o Prefeito João do Povo.
Venha e participe desta ação junto com a gente!
#Saúde 27/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Granjeiro obtém Selo Bronze no QualificaAPSUS O Selo Bronze no QualificaAPSUS é a conquista que confirma o comprometimento do Prefeito João do Povo com a cidade de Granjeiro. No decorrer deste mandato a saúde é uma das prioridades do trabalho da gestão no município.
A conquista do selo se dar por meio de visitas realizadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA) onde as unidades básicas passaram por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens entre estrutura física e processos de trabalho.
O PSF indicado para avaliação no projeto foi o do sítio Serrinha. A Secretária de Saúde, Rivaldina Macedo, faz questão de enfatizar que este projeto visa o fortalecimento da estratégia saúde-família com qualidade na assistência integral para toda população. Além disso ela informa que o município irá buscar melhorar cada vez mais a qualidade da prestação de serviços disponibilizados pela saúde sendo almejado o selo prata e o selo Ouro do programa.
Este é mais uma conquista que reforça o compromisso do Governo de todos através do Prefeito João do Povo, da Secretária Municipal de Saúde de Granjeiro, Rivaldina Macêdo, assim como de toda equipe que compõe a Secretaria de Saúde do município, com toda a população Granjeirense.
#Saúde 19/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo de Todos realiza ações itinerantes Neste dia 18 de março, no sítio serrinha, aconteceu mais uma ação itinerante realizada pela Prefeitura Municipal de Granjeiro.
Na oportunidade o médico Dr. Soares esteve prestando atendimento à população, a Secretaria de Saúde realizou testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C e sífilis, realizando também palestras.
A Secretaria de Assistência Social também esteve presente realizando oficinas educativas, esclarecimento sobre o programa Criança Feliz, além da presença da equipe do bolsa família que esteve realizando cadastro e atualizações dos beneficiários do programa, BPC na escola, BPC rural e BPC idoso.
Na ocasião foram atendidas mais de 200 pessoas.
É a Prefeitura Municipal de Granjeiro promovendo uma melhora na qualidade de vida da população como nunca aconteceu antes.
Este é o Governo de todos trabalhando por você!
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mes foi escolhido como o Mes de Combate Mundial a Leucemia.
#Saúde 26/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde apresenta primeira etapa do plano municipal de Saúde Visando melhorar cada vez mais a saúde do município de Granjeiro, o conselho municipal de saúde se reuniu neste dia 25 de janeiro a fim de apresentar e discutir a 1ª etapa do planejamento das ações em saúde para o quadriênio 2018 - 2021.
A luta é constante para que haja uma saúde de qualidade, mesmo com o congelamento de gastos de dinheiro do governo federal. Com isso o planejamento terá em vista melhorar ainda mais a forma de atender os pacientes e usuários da saúde do município.
Além disso, a reunião mostra o interesse da administração municipal, em especial a Secretaria de Saúde, na participação de programas que atendem direta e indiretamente a população em todos os âmbitos da saúde.
A saúde de Granjeiro só tem a avançar cada vez mais e esse é um dos objetivos da administração municipal, assim como do Prefeito João Gregório.
#Saúde 16/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde realiza fórum sobre HIV/AIDS A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, realizou o primeiro fórum sobre HIV/AIDS no município de Granjeiro. O encontro abordou entre outros temas as condição social das pessoas portadoras da doença, discriminação e o preconceito sob a luz da lei 12.984/14, e principalmente como evitar a infecção pelo vírus da AIDS. A Secretária de saúde Rivalina enalteceu o encontro, tendo em vista a importância do tema, estiveram presentes o Vereador Zuito, técnicos da secretaria de saúde, também o secretário de educação Cícero Felipe e o chefe de gabinete André, que na ocasião representou o prefeito João do Povo. A gestão vem tratando os temas da saúde como prioridade, principalmente no que diz respeito à prevenção. Prevenir é sempre o melhor caminho.
#Saúde 05/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 5 de Agosto, Dia Nacional da Saúde
www.granjeiro.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 19:40:04