CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MaisObras 11/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito e Secretária de Educação de Granjeiro visitam construção do CEI

Na última quarta-feira, 10 de abril, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (MDB), acompanhado pela Secretária de Educação, Íris Vieira, pelo Secretário de Agricultura, Damião Marques e pelo Secretário de Obras, Tarcísio Cardoso realizou uma visita às obras em andamento do Centro de Educação Infantil (CEI), fruto de uma parceria com o Governo do Ceará.

A construção do CEI está sendo conduzida pela empresa Comar LTDA, com um investimento total de R$ 1.899.285,81 (um milhão, oitocentos e noventa e nove mil, duzentos e oitenta e cinco reais e oitenta e um centavos). Este empreendimento representa um avanço significativo para a educação infantil em Granjeiro, possibilitando a criação de um ambiente moderno e acolhedor para as crianças do município.

As obras estão sendo realizadas de acordo com o cronograma estabelecido pelo projeto, garantindo o cumprimento dos prazos previstos.

Durante a visita, o prefeito Chico Clementino destacou o apoio do Governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) para a concretização desse projeto. "Com o CEI, estaremos oferecendo atendimento a 200 crianças, proporcionando um espaço dedicado ao aprendizado e ao desenvolvimento, que promova um ambiente seguro e propício ao crescimento intelectual e emocional dos pequenos granjeirenses", afirmou o prefeito.

Por sua vez, a Secretária de Educação, Íris Vieira, ressaltou a importância da obra para a educação que proporcionará atendimento de qualidade às crianças da sede do município.

Metas Comunicações

#Educação 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Seminário de Educação Especial e Inclusiva encerra Semana do Autismo em Granjeiro

No último sábado, 06 de abril, a Escola Honório Feliciano acolheu o II Seminário de Educação Especial e Inclusiva Socioemocional com a Oficina das Emoções, promovido pela Prefeitura de Granjeiro em parceria com o Instituto Mendonça de Educação do Cariri.

O evento contou com a participação de diversos profissionais, incluindo Manoel Santos, Pedagogo, Psicopedagogo, Terapeuta e Pós-Graduando em Psicanálise e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional; Gilvani Mendonça, Mantenedora do Instituto Mendonça de Educação do Cariri e Historiadora, Pedagoga, Docente, Gestora, Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clinica e Institucional; Goreth Mendonça, Pedagoga, Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clinica e Institucional; Mariana Borges, Pedagoga, Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clinica e Institucional e Mãe Atípica de Criança Autista; Raimundo Souza, Historiador, Teólogo, Pedagogo e Psicopedagogo Clinico e Institucional; Josimar Cardoso, Comerciante e Avô Atípico de uma Criança Autista; Cícera Helena, Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional; Diana Lima, Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional.

A programação do seminário marcou o encerramento da semana do autismo, proporcionando debates e reflexões sobre a importância da educação especial e inclusiva socioemocional na comunidade de Granjeiro.

Metas Comunicações

#Educação 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2024 em Granjeiro destaca Educação Inclusiva

A Escola Municipal Honório Feliciano sediou, nesta segunda-feira, 22 de janeiro, a cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2024 em Granjeiro. Sob a organização da Secretaria Municipal de Educação, o evento tem como foco central o tema "Educação Inclusiva é Educação para Todos".

Autoridades locais, representantes da comunidade educacional e demais segmentos participaram da abertura, que marca o início de quatro dias de discussões, planejamentos e formação para garantir um ano letivo positivo.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), presente no evento, destacou a importância da troca de experiências entre os educadores e ressaltou o compromisso contínuo do governo municipal em apoiar os professores para o desenvolvimento educacional de Granjeiro na região e no Ceará. Durante seu pronunciamento, o prefeito enfatizou a qualidade da educação local, que tem se destacado na CREDE 19.

A Secretária de Educação, Íris Vieira, conduziu a cerimônia, que contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Cassiano (Tiquinho), primeira-dama de Granjeiro, Meiryane Vieira, representantes da CREDE-19 Lavina Soares e Denise Morais, palestrante professora Márcia Kelma, secretários municipais, vereadores, professores, diretores, conselheiros tutelares e representantes da sociedade.

Durante a abertura, foram anunciados os novos diretores escolares da rede pública municipal, com o professor Daniel Melo assumindo a direção da Escola Honório Feliciano, e a professora Ducarmo Borges assumindo o CEI Mauro Sampaio.

Denise Morais, gerente regional do PAIC Crede-19, elogiou o tema escolhido para a Jornada Pedagógica, classificando-o como de alta importância e contemporaneidade. Ela ressaltou a necessidade contínua de discutir a inclusão na educação e reconheceu a complexidade do processo de inclusão, mesmo após anos de diálogo sobre o assunto.

A palestrante Márcia Kelma expressou sua satisfação com a receptividade do município em relação ao debate sobre a educação inclusiva. Destacou a preocupação evidente da gestão e da Educação com o tema, resultando em um debate enriquecedor com reflexões profundas, incluindo histórias de vida relevantes para a temática.

A Jornada Pedagógica 2024 em Granjeiro seguirá até a quinta-feira, 25 de janeiro, proporcionando experiências compartilhadas, reencontros e estabelecimento de metas para aprimorar a qualidade educacional no município.

Metas Comunicações

#Educação 22/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro realiza provas de seleção para Contratação Temporária de servidores

Neste domingo, 21 de janeiro, a Prefeitura de Granjeiro conduziu a aplicação das provas objetivas referentes ao Processo de Seleção Simplificada para Contratação de Servidor Temporário nº 001/2024. As avaliações foram realizadas na Escola Honório Feliciano de Aquino, abrangendo áreas do serviço público, como Assistência Social, Educação e Saúde.

A Secretária Municipal de Educação, Íris Vieira, destacou que a seleção transcorreu conforme o cronograma estabelecido, iniciando-se com a publicação do edital em 8 de janeiro, seguido pelas inscrições nos dias 09 e 13 do mesmo mês.

No total, 308 candidatos formalizaram suas inscrições, com 12 ausências registradas durante a aplicação das provas. O resultado preliminar da seleção será divulgado nesta segunda-feira, 22 de janeiro, no site oficial da Prefeitura: www.granjeiro.ce.gov.br.

De acordo com a Secretária, as secretarias envolvidas convocarão os candidatos classificados de acordo com a demanda existente. Os aprovados serão inseridos no Cadastro de Reserva (CR) da Prefeitura de Granjeiro, assegurando uma pronta resposta às necessidades emergentes.

O Processo Seletivo, regido pelo edital nº 001/2024, terá uma validade inicial de 12 meses, contados a partir da homologação do Processo de Seleção Pública. Destaca-se que há a possibilidade de prorrogação por período igual, visando atender eventuais demandas futuras.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), salientou que a seleção visa atender às demandas prementes da Assistência Social, Educação e Saúde do município.

Clementino ressaltou a importância do processo seletivo como estratégia para fortalecer os quadros profissionais nessas áreas essenciais, contribuindo para o adequado funcionamento dos serviços públicos oferecidos à população granjeirense. O chefe do Executivo reforçou o compromisso da gestão em garantir a eficiência e a eficácia na prestação dos serviços à comunidade.

Metas Comunicações

#Educação 10/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura lança Processo Seletivo para Contratação Temporária nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde

As Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, da Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, divulgam a realização do Processo Simplificado de Seleção Pública nº 001/2024, visando a contratação de servidores temporários no município.

Esta seleção tem como propósito suprir carências temporárias existentes no âmbito municipal, decorrentes de licenças de profissionais para tratamento de saúde, licença à gestante, licença por motivo de doença em pessoa da família, trato de interesse particular, incentivo à formação profissional, afastamentos que ocasionem carência temporária, entre outros.

As inscrições serão realizadas até sábado, dia 13 de janeiro de 2024, das 8h às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, na Rua David Granjeiro, nº 104, bairro Centro.

Os interessados podem acessar as normas contidas no Edital de Seleção Pública para Contratação Temporária de Servidores Públicos - Processo Simplificado nº 001/2024 no site: www.granjeiro.ce.gov.br.

As Secretarias convocarão os candidatos classificados conforme a necessidade. Os aprovados serão incluídos no Cadastro de Reserva (CR) da Prefeitura de Granjeiro.

O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, a contar da data de homologação do Processo de Seleção Pública, podendo ser prorrogado por igual período.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), afirmou que a seleção destina-se a atender às demandas da Assistência Social, Educação e Saúde do Município, reforçando o compromisso em fortalecer cada vez mais os serviços públicos municipais prestados à população. Ele ressaltou seu comprometimento com a transparência e desejou boa sorte a todos os participantes.

Metas Comunicações

#Educação 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Entrega de certificados do curso de Cuidador Escolar

No último sábado, 6 de janeiro, a Secretaria de Educação de Granjeiro realizou a entrega dos certificados referentes ao Curso de Cuidador Escolar, ministrado nos meses de setembro, outubro e novembro de 2023.

A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o IMEC - Instituto Mendonça de Educação do Cariri, proporcionou formação gratuita a 31 cursistas.

A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Iris Vieira, da primeira-dama e secretária de Administração, Meiryane Vieira, bem como da professora Lindalva Barros e da professora Gilvanir Mendonça, acompanhadas de representantes da equipe do Instituto. Durante o evento, os 31 participantes foram oficialmente certificados pela conclusão do curso.

A parceria entre a Secretaria de Educação e o IMEC destaca-se como uma estratégia relevante para promover capacitação e contribuir para o aprimoramento do sistema educacional de Granjeiro.

A entrega dos certificados reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento educacional, ao proporcionar oportunidades de formação que impactam diretamente na qualidade do serviço oferecido à comunidade.

Metas Comunicações

#Educação 30/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro conclui avaliações do SPAECE 2023 com 100% de presença

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, Granjeiro marca o encerramento das avaliações do SPAECE 2023.

O processo teve início em 28 de novembro, abrangendo as turmas do nono ano, seguido pelas turmas do quinto ano no dia 29 e, por fim, as turmas do segundo ano hoje.

Granjeiro contou uma presença de 100% em todas as avaliações, resultado do comprometimento e dedicação de todos os envolvidos no processo educacional.

O prefeito Chico Clementino liderou esforços, garantindo que todas as etapas transcorressem com tranquilidade.

A administração Granjeiro - Governo do Povo, em nome da Secretaria Municipal de Educação, tendo à frente Íris Vieira, expressa sinceros agradecimentos à gestão das escolas, aos formadores da SME, aos motoristas, aos aplicadores, aos pais e, especialmente, aos alunos, cujo comprometimento contribuiu de maneira significativa para esse êxito.

Iris Vieira disse que três escolas de ensino fundamental participaram esse ano, sendo: Escola Francisco de Araújo - Serrinha; Escola Honório Feliciano de Aquino - Sede; e a Escola Augusto Ferreira da Silva - Cana Brava dos Ferreiras.

Ano passado, a Escola Honório Feliciano foi classificada como Escola Nota 10 pela Educação do Ceará após avaliação dos resultados do Spaece. "Esse ano, estamos acreditando que o nível dos alunos melhorou bastante, principalmente, por conta do ensino em tempo integral, e nossa expectativa é que nossas escolas possam alcançar o nível de Escola Nota 10", disse.

Metas Comunicações

#Educação 25/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Realizada a IX Feira de Projeto de Pesquisa e VII Feira das Profissões na Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro

Na última quinta-feira, 23 de novembro, a Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro, em Granjeiro, realizou a IX Feira de Projeto de Pesquisa e a VII Feira das Profissões, contando com o apoio da administração municipal, Governo do Povo.

Um total de 19 projetos foram apresentados durante o evento, consolidando aproximadamente 180 projetos desde 2014. Essas iniciativas foram desenvolvidas sob a orientação de professores da escola e profissionais da comunidade, coordenados pelas professoras do Núcleo de Trabalho Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), Cícera Verônica e Lindalva Barros.

Além dos alunos da Escola Miguel Saraiva Pinheiro, estiveram presentes os estudantes dos 9º anos da EEIFTI Francisca de Araújo, EEIFTI Augusto Ferreira, EEFTI Honório Feliciano, e os alunos do 3º ano "C" da EP Dr. José Iran Costa de Várzea Alegre.

A abertura do evento foi feita pela diretora, professora Conceição Feitosa e pelos coordenadores, mestres José Wenes e Edilson Primo. Eles destacaram a relevância do NTPPS na escola, ressaltando não apenas o sucesso em pesquisas, mas também o foco nas competências socioemocionais.

A secretária de educação, Iris Vieira, prestigiou o evento, enfatizando o expressivo número de graduados no município de Granjeiro e a importância do estudo. Ela elogiou o trabalho das professoras do NTPPS da Escola Miguel Saraiva Pinheiro.

Participaram do evento o ex-prefeito Emanuel Clementino e o vereador Almir Soares, que consideraram o trabalho das feiras muito importantes para o desenvolvimento educacional. Eles ressaltaram a necessidade contínua de investimentos na educação do município.

Metas Comunicações

#Educação 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro oferece transporte gratuito para candidatos do ENEM 2023

A primeira fase das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 ocorreu no último domingo, dia 5 de outubro. A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria de Educação, desempenhou um papel crucial ao disponibilizar transporte gratuito para os candidatos.

A iniciativa teve início às 11h da manhã na Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro, onde os candidatos foram recebidos pelo Núcleo Gestor, professores e funcionários. Os estudantes receberam refeições e lanches antes de embarcar nos ônibus. Ao todo, 65 alunos do município foram beneficiados.

Para garantir a comodidade dos estudantes e a eficiência do transporte, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) enviou um ônibus para realizar a rota interna e recolher os estudantes. Além disso, a Prefeitura de Granjeiro disponibilizou dois ônibus para levar os alunos até Várzea Alegre, onde as provas do ENEM foram realizadas.

A secretária de Educação, Iris Vieira, ressaltou a importância do ENEM para os estudantes, afirmando que essa é uma grande oportunidade para que eles avancem na vida acadêmica e no futuro que querem para transformar suas realidades.

Conceição Feitosa, diretora da Escola Miguel Saraiva, elogiou a iniciativa e destacou a importância do apoio oferecido aos estudantes. Ela ressaltou o compromisso da escola em proporcionar um ensino de qualidade para os jovens.

O transporte gratuito beneficiou um público estimado em cerca de 110 pessoas de Granjeiro que participaram das provas do ENEM 2023 em Várzea Alegre.

Metas Comunicações

#Educação 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam da avaliação Saeb 2023

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram da avaliação Saeb 2023 nesta quinta-feira, 26 de outubro, em Granjeiro. A avaliação foi conduzida pelos aplicadores selecionados e organizados pela regional da CREDE 19 em todas as escolas da rede municipal.

A avaliação foi realizada nas turmas do 5º e 9º ano e compreendeu a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, uma avaliação em larga escala realizada em todo o Brasil, conhecida como Prova Brasil.

Essa avaliação é usada como referência para a implementação de políticas públicas na área da educação básica. É importante destacar que o município teve a participação de 100% dos alunos.

A avaliação Saeb é de grande importância, pois fornece um diagnóstico da qualidade da aprendizagem dos alunos ao final das etapas do fundamental I (5º ano) e fundamental II (9º ano), além de analisar o perfil socioeconômico dos educandos. Outro ponto relevante é que com base nos resultados, são desenvolvidas políticas públicas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação brasileira.

Para a secretária da Educação de Granjeiro, Íris Vieira, o Saeb desempenha um dos papéis mais relevantes na educação fundamental do país, e Granjeiro cumpre sua missão educacional quando todos os alunos-alvo do Saeb participam dessa avaliação.

Sobre o Sistema:

O Saeb foi instituído em 1990 e tem como foco a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. O sistema foi criado com o propósito de avaliar a qualidade da educação, verificar se todos têm igualdade de acesso à escola e permanência nela, além de investigar a qualidade do ensino no país.

A avaliação considera que a qualidade do ensino está relacionada a vários fatores e busca fornecer informações sobre sete dimensões da qualidade da educação básica: atendimento escolar, ensino e aprendizagem, investimento, profissionais da educação, gestão, equidade, cidadania, direitos humanos e valores.

A partir dos resultados desse processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará um diagnóstico da educação básica brasileira e identificará fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes.

Metas Comunicações

#Educação 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Conferência: Granjeiro planeja próxima década da Educação

O Conselho Municipal de Educação - CME de Granjeiro, em colaboração com Secretaria Municipal de Educação, realizou a Conferência Municipal Extraordinária da Educação, nesta quarta-feira, 25 de outubro de 2023, na Escola Honório Feliciano de Aquino, das 8h às 17h.

A conferência trabalhou o tema "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de estado para a garantia da Educação como direito humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável".

O evento contou com a presença do Prefeito Chico Clementino (PSDB), da primeira-dama e Secretária de Administração, Meiryane Vieira, da Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Ana Vieira, da Coordenadora CECOM - CREDE 19, Lavínia Soares, secretários e assessores do Governo Municipal, de representantes de todas as escolas do município e de estudantes.

A conferência teve como palestrantes Egberto Melo - professor da URCA - Universidade Regional do Cariri, André Wirtzbiki - professor e Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul - CONSCENSUL.

Os conferencistas trabalharam sete eixos que tiveram como mediadores: Alana Firmino - advogada, José Alênio - advogado, André Wirtzbiki - professor e superintendente do CONSCENSUL, Edilson Alcântara - professor, Egberto Melo - professor, Jucicler Freitas - advogado e Wenes Lima - professor.

A Secretária Municipal de Educação, Iris Vieira, está de licença médica, razão pela qual não pôde participar da conferência. No entanto, enviou seus votos de êxito aos profissionais que contribuem para a educação em Granjeiro.

Ana Vieira falou que as metas em estudo e avaliação para os 10 próximos anos, no município, estado e país, são importantes porque tratam da a realidade educacional local.

Chico Clementino destacou que a educação é a prioridade das prioridades de sua gestão e que esse debate que define metas e objetivos da educação para a próxima década é fundamental para o desenvolvimento que Granjeiro busca nessa área.

Já, Lavínia Soares, disse que esse foi um momento importante para analisar e propor o que se quer para a próxima década na área da educação e parabenizou a gestão municipal pela organização do evento e nível dos palestrantes.

Para palestrante Egberto Melo, o debate foi profícuo e que ficou perceptível o compromisso da comunidade de Granjeiro com a educação de qualidade e a população tenha acesso.

Metas Comunicações

#Educação 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro anuncia construção de Centro de Educação Infantil

Na última quinta-feira, 21 de setembro, o prefeito Chico Clementino (PSDB), acompanhado pelo vice-prefeito Kleber Freitas (MDB) e pela secretária de Educação, Íris Vieira, participaram de evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, ao lado do governador Elmano de Freitas (PT). Durante a ocasião, o governador anunciou a ordem de serviço para a construção de 42 Centros de Educação Infantil (CEIs) em todo o estado do Ceará, e Granjeiro está contemplado com um CEI.

A notícia foi recebida com alegria pela equipe da administração Governo do Povo, que há muito tempo ansiava por uma infraestrutura educacional adequada para as crianças de 0 a 5 anos. Cada CEI terá capacidade para atender até 208 crianças, proporcionando um ambiente propício para aprendizagem e desenvolvimento.

A estrutura dos CEI será composta por quatro salas de aula, um laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. Essas instalações modernas e completas visam garantir o bem-estar das crianças e oferecer condições ideais para o ensino infantil.

A empresa Comar Construção Locação venceu a licitação para a execução do projeto em Granjeiro, apresentando um orçamento de R$ 1.899.285,81 (um milhão, oitocentos e noventa e nove mil, duzentos e oitenta e cinco reais e oitenta e um centavos). A prefeitura de Granjeiro doou um terreno localizado na Rua do Cruzeiro, no Centro da cidade, e realizou serviços de terraplanagem na área para viabilizar a construção do CEI.

O prefeito Chico Clementino falou de sua satisfação com a notícia: "Este é um momento histórico para Granjeiro. A construção deste Centro de Educação Infantil é um compromisso de nossa gestão com a educação de qualidade e o futuro de nossas crianças. Estamos trabalhando incansavelmente para proporcionar as melhores condições de aprendizado e desenvolvimento para os pequenos granjeirenses."

O vice-prefeito Kleber Freitas também enfatizou a importância do projeto: "A construção do CEI representa um avanço significativo para a nossa cidade. Estamos investindo na educação desde a base, preparando nossas crianças para um futuro brilhante. É um momento de alegria para todos nós."

Com a construção do Centro de Educação Infantil, Granjeiro dará mais um passo em direção ao fortalecimento da educação pública e ao desenvolvimento de suas crianças, consolidando-se como um município comprometido com o futuro e o bem-estar de seus cidadãos mais jovens.

Metas Comunicações

#Educação 08/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Em Granjeiro o 7 de Setembro teve entrega de premiação do SPAECE 2022

Nesta quinta-feira, 7 de setembro, comemoraram-se os 201 anos de Independência do Brasil com um grande desfile pedagógico, cívico e cultural pelas ruas de Granjeiro. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de uma escola da rede estadual - EEMTI Miguel Saraiva Pinheiro -, sete escolas da rede municipal de ensino, o Centro de Educação Especial Zulmira Marques, bem como a participação das secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde e Esporte.

O palanque das autoridades foi composto pelo prefeito Chico Clementino (PSDB), pela primeira-dama e secretária de Administração e Finanças, Meiryane Vieira, pela Secretária de Educação Iris Vieira, pelo vereador presidente da Câmara, Francisco Cassiano (Tiquinho), pelos demais vereadores, Emanuel Clementino - ex-prefeito, e pelos demais secretários municipais. O desfile reuniu mais de 1.000 participantes e atraiu a atenção do público da cidade.

Após o desfile, a Secretaria de Educação realizou a entrega da premiação dos destaques no SPAECE/2022. Foram premiados com R$ 300 a gerente do MaisPaic, oito coordenadores pedagógicos, três diretores escolares e cinco formadores. Além disso, 27 alunos que obtiveram a maior pontuação na avaliação externa do SPAECE receberam um tablet, sendo que o aluno André Vitor Dias, da EEFTI Augusto Ferreira da Silva, do sítio Cana Brava dos Ferreiras, que obteve a maior pontuação no município, recebeu um notebook.

Para o prefeito Chico Clementino, as comemorações pela Independência do Brasil, são relevantes, porque é um momento de refletir sobre liberdades, direitos, condições sociais e de luta por mais igualdade e qualidade de vida das pessoas.

Metas Comunicações

#Educação 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro prepara terreno para construção do CEI em parceria com o Governo do Ceará

Na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), visitou o terreno localizado na Rua do Cruzeiro - Centro, onde em breve será erguido um Centro de Educação Infantil (CEI) em parceria com o Governo do Ceará. A visita marcou o início dos serviços de terraplanagem da área adquirida pelo município para a construção desta importante instituição de ensino.

O projeto do CEI foi garantido após uma recente reunião entre o prefeito Chico Clementino e o vice-prefeito Kleber Freitas com o governador Elmano de Freitas (PT). Durante o encontro, o Governo do Estado comprometeu-se a licitar a obra, que já foi concluída com sucesso, possibilitando o início das atividades de construção.

A licitação foi vencida pela empresa Comar Construção Locação, que apresentou um orçamento de R$ 1.899.285,81 (um milhão, oitocentos e noventa e nove mil, duzentos e oitenta e cinco reais e oitenta e um centavos) para a execução do projeto. Essa conquista representa um marco importante para a educação infantil em Granjeiro, pois possibilitará a criação de um espaço moderno e acolhedor para as crianças do município.

A previsão é que os trabalhos de construção tenham início no começo de outubro, trazendo uma nova perspectiva para a educação infantil na cidade. O CEI será um local destinado ao aprendizado e ao desenvolvimento das crianças, promovendo um ambiente seguro e propício ao crescimento intelectual e emocional dos pequenos granjeirenses.

O prefeito Chico Clementino disse de sua gratidão pelo apoio do Governo do Ceará e destacou a importância desse projeto para o futuro de Granjeiro. "Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade desde o início da vida escolar de nossas crianças. Com o CEI atenderemos 200 crianças. Com essa parceria com o Governo do Ceará, estamos dando um passo importante nessa direção", afirmou o prefeito.

Metas Comunicações

#Educação 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro celebra os 201 anos de Independência do Brasil com Desfile Pedagógico, Cívico e Cultural

A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está se preparando para celebrar os 201 anos de independência do Brasil com um desfile especial. O evento está marcado para a quinta-feira, 7 de setembro - Dia da Independência do Brasil, e promete envolver toda a comunidade em uma manifestação de patriotismo e cultura.

De acordo com Íris Vieira, Secretária Municipal de Educação, o desfile deste ano será "Pedagógico, Cívico e Cultural", refletindo o compromisso da cidade com a educação de qualidade e a valorização da cultura brasileira.

O desfile terá início às 7h, saindo do Arco da Cidade, localizado na sede de Granjeiro, e seguirá até o Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, no centro da cidade. Ao longo do trajeto, os espectadores poderão apreciar apresentações culturais, representações históricas e manifestações de amor à pátria, tudo cuidadosamente planejado para tornar o evento memorável.

A comunidade de Granjeiro está convidada a participar desse momento significativo de celebração da independência do Brasil.

Metas Comunicações

#Educação 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Cerimônia de Adesão a Iniciativas Educacionais no Centro de Eventos do Ceará

Nesta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2023, representantes do município de Granjeiro participaram no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, do que evento marcou a formalização da adesão da cidade ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e à Escola de Tempo Integral.

Liderada pelo Prefeito Chico Clementino (PSDB) e pelo Vice-Prefeito Kleber Freitas (MDB), a comitiva granjeirense incluiu também a secretária de Educação, Íris Vieira, e a diretora escolar Conceição Feitosa. Além disso, o evento contou com a presença das alunas Ana Heloísa, Karen Ellen, Maria Eduarda, Maria Elis e Renata Rodrigues da Escola de Tempo Integral Miguel Saraiva, que representaram o compromisso da cidade com uma educação de qualidade e integral.

Essas iniciativas, promovidas pelo Governo Federal com a liderança do Ministro Camilo Santana, bem como pelo governador Elmano de Freitas, demonstram o empenho das autoridades em promover um ensino de excelência e em oferecer oportunidades para que cada criança possa alcançar o seu pleno potencial educacional.

A adesão de Granjeiro a esses programas ressalta o compromisso da cidade em garantir um futuro melhor para suas crianças e jovens, investindo na construção de escolas de tempo integral e no desenvolvimento de programas que visam a alfabetização plena.

Metas Comunicações

#Educação 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro realiza entrega de fardamento escolar para alunos da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria de Educação de Granjeiro deu início, nesta sexta-feira, 18 de agosto, à distribuição do fardamento escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação visa proporcionar uniformidade e identificação dos estudantes, além de promover a igualdade entre os alunos. A entrega inicial ocorreu nas escolas Antônio Carlos Pinheiro, do sítio Picada, Centro de Educação Infantil Dr. Mauro Sampaio e Escola em Tempo Integral Honório Feliciano de Aquino, todas localizadas na sede urbana.

O evento de lançamento da distribuição das fardas foi conduzido pelo Prefeito Chico Clementino (PSDB), acompanhado pelo Vice-Prefeito Kleber Freitas e pela Secretária de Educação, Íris Vieira. As equipes da Secretaria de Educação e das escolas também estiveram presentes, colaborando para que a entrega transcorresse de maneira organizada e eficiente.

De acordo com a Secretária de Educação, a entrega dos uniformes tem um significado importante para a estruturação dos ambientes escolares. A identificação dos alunos através do fardamento contribui para um ambiente mais ordenado e seguro, além de ressaltar a sensação de pertencimento à comunidade escolar.

O Prefeito Chico Clementino expressou sua satisfação com a realização da entrega das fardas, enaltecendo este marco como um exemplo do compromisso de sua gestão em oferecer condições adequadas para os estudantes. Ele ressaltou que a iniciativa reflete o cuidado com os alunos e suas famílias, assegurando a todos a oportunidade de acesso a uniformes de qualidade.

O cronograma estabelecido prevê a distribuição de um total de 1.100 fardas até o dia 23 de agosto. A ação abrange sete escolas da rede municipal, contemplando alunos desde a creche até o ensino fundamental.

Visando garantir a continuidade desse compromisso, está previsto um novo processo licitatório para a compra de fardamento escolar para o próximo ano, visando manter essa prática beneficiando os estudantes também em 2024.

Metas Comunicações

#Educação 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Ampliação da Escola Municipal Augusto Ferreira da Silva beneficia comunidade no sítio Cana Brava dos Ferreiras

A Prefeitura de Granjeiro realiza obra de ampliação nas instalações da Escola Municipal Augusto Ferreira da Silva, localizada no sítio Cana Brava dos Ferreiras. Na terça-feira, 25 de julho, o prefeito Chico Clementino (PSDB), acompanhado do vereador João Dias (Pombinha), e do professor e ex-secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, visitaram o local para conferir as melhorias implementadas.

A escola recebeu significativas melhorias que visam proporcionar um ambiente educacional mais adequado e confortável para alunos e professores. Entre as intervenções realizadas, destacam-se a construção de uma sala multimídia, duas salas de aula, uma sala dedicada aos professores e um depósito, além da cobertura do pavilhão.

O investimento nessas melhorias está sendo realizado integralmente com recursos próprios da Prefeitura, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover a educação de qualidade para todos os cidadãos de Granjeiro.

Chico Clementino expressou sua alegria com o andamento da obra. "É uma alegria estar aqui hoje, ao lado do vereador Pombinha e do nosso querido Cícero Felipe, para conferir de perto as melhorias que estão sendo realizadas na Escola Municipal Augusto Ferreira da Silva. A educação é uma das principais prioridades de nossa gestão, e essa obra de ampliação é mais um passo em nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade para todos os nossos estudantes. Continuaremos investindo em nossas escolas, valorizando nossos professores e proporcionando um ambiente propício ao aprendizado, pois acreditamos que a educação é o caminho para o desenvolvimento e o progresso de Granjeiro."

O vereador Pombinha agradeceu a obra. "Em nome de toda a comunidade do sítio Cana Brava dos Ferreiras, quero expressar meus sinceros agradecimentos ao prefeito Chico Clementino por essa importante obra de ampliação da Escola Municipal Augusto Ferreira da Silva. A educação é a base para um futuro melhor, e investir em nossas escolas é investir no desenvolvimento de nossa cidade. Agradeço, também, ao Cicero Felipe, que sempre esteve engajado em busca de melhorias para a educação de Granjeiro."

Para Cícero Felipe é essencial as melhorias nos espaços educacionais. "É com imensa satisfação que vejo essa ampliação sendo concretizada na Escola Municipal Augusto Ferreira da Silva. Como professor e ex-secretário de Educação, sei o quanto é essencial proporcionar um ambiente adequado e acolhedor para nossos estudantes. Essa obra representa um grande avanço para a comunidade educacional de Granjeiro e tenho certeza de que trará resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem."

Metas Comunicações

#Educação 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro realiza Processo de Seleção Simplificado para Contratação Temporária de 4 Cuidadores

No último sábado, dia 1º de julho, a Prefeitura de Granjeiro, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu o Processo Simplificado de Seleção Pública para a contratação temporária de 4 cuidadores na Escola Honório Feliciano de Aquino. O objetivo da seleção foi atender às necessidades de crianças com deficiência que apresentaram laudos comprobatórios. Cabe destacar que não havia mais cuidadores disponíveis no banco reserva da seleção anterior.

Os candidatos a cuidadores tiveram a oportunidade de concorrer a uma bolsa de meio salário mínimo, para uma carga horária de 20 horas semanais. Essa medida tem como propósito fornecer suporte e acompanhamento adequado às crianças com deficiência no ambiente escolar, garantindo-lhes acesso a uma educação inclusiva e de qualidade.

A Secretária Municipal de Educação, Iris Vieira, enfatizou que o processo de seleção ocorreu de forma transparente e dentro da legalidade. Ao todo, 87 candidatos se inscreveram para concorrer às bolsas de cuidadores. É importante ressaltar que a prefeitura concedeu isenção da taxa de inscrição, tornando o processo mais acessível e democrático para todos os interessados.

A contratação temporária de cuidadores proporcionará um ambiente mais acolhedor e propício para o desenvolvimento integral desses alunos, promovendo a igualdade de oportunidades e a garantia de seus direitos fundamentais. Os cuidadores selecionados serão convocados em agosto para iniciar suas atividades junto às crianças com deficiência na escola.

Metas Comunicações

#Cultura 17/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO São João do Povo leva arraiá à Escola Municipal Honório Feliciano

A Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino realizou na última sexta-feira, dia 16 de junho, um animado e tradicional Arraiá, em parceria com o São João do Povo, programação junina da Prefeitura de Granjeiro. O evento, que reuniu a comunidade escolar e moradores da cidade, foi um verdadeiro sucesso e proporcionou uma noite inesquecível para todos os presentes.

Com muita alegria e energia contagiante, o Arraiá da Escola Honório Feliciano encantou os participantes com danças típicas, delícias culinárias e muita música. O forró foi o ritmo que animou a festa e fez com que todos se divertissem.

As apresentações culturais foram o ponto alto da noite, evidenciando o talento dos alunos da escola, que demonstraram todo o encanto das tradições nordestinas.

A direção da Escola Honório Feliciano agradeceu a todos os envolvidos na organização do Arraiá e aos que prestigiaram o evento.

Confira a programação completa do São João do Povo - O mais animado da região:

Arraiá Serrano da Escola Francisca de Araújo

Forró, Comidas Típicas, Quadrilha Estrela Serrana e Apresentações Culturais

Data: Sábado, 17 de junho

Horário: 18h

Local: Distrito Serrinha

Tradicional São João dos Cocos

Novenários, Barracas, Fogueira e Festa Gratuita

Data: Sexta-feira, 23 de junho

Horário: 19h

Local: Sítio Cocos

Show com Sanfoneiro Tota Dias

Escolha do Casal Forrozeiro, Apresentações Culturais do Serviços de Convivência - Quadrilha do CRAS, Grupo da Melhor Idade, Poesias e Paródias

Data: Sexta-feira, 07 de julho

Horário: 19h

Local: Praça Dr. Cirdes Borges - Centro

Show com Forró de Sobra

Quadrilhas Juninas, Escolha do Rei e da Rainha Junino, do Casal Forrozeiro e do Rei e da Rainha Junino Mirim

Data: Sábado, 08 de julho

Horário: 19h

Local: Praça Dr. Cirdes Borges - Centro

Show com Anízio Júnior, Taty Girl, Tota Dias e Rosy França

Data: Domingo, 09 de julho

Horário: 19h

Local: Praça Dr. Cirdes Borges - Centro

Metas Comunicações

#Educação 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro abre São João do Povo com Arraiá da Escola Estadual Miguel Saraiva

Na última sexta-feira, dia 2 de junho, na Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro, localizada no bairro Centro, teve início às festividades do São João do Povo de Granjeiro. O evento, que conta com uma programação diversificada, ocorrerá até o dia 9 de julho.

Comidas típicas, apresentações culturais e muito forró ao som do talentoso sanfoneiro Tota Dias animaram os alunos e as famílias da Escola Miguel Saraiva. Essa iniciativa tem o objetivo de estimular desde a infância a preservação da cultura local, sendo de grande importância a participação das escolas nas comemorações do São João do Povo.

O São João do Povo é uma realização conjunta das secretarias municipais de Administração, Assistência Social, Cultura e Educação, que trabalham em parceria para oferecer um evento memorável para toda a comunidade.

Segunda Noite do São do Povo

Arraiá Pingo de Gente do CEI José Mauro Castelo Branco Sampaio encantou o público neste sábado, 3 de junho. A diretora Edjania Soares e sua equipe organizaram um grande espetáculo, contando com a participação ativa da comunidade escolar.

O prefeito Chico Clementino (PSDB) e a equipe do Governo do Povo prestigiaram o Arraiá do CEI, destacando que o São João do Povo é uma grande festa de valorização da cultura nordestina e granjeirense, que movimenta a cidade e atrai visitantes da região, fortalecendo a cultura e o turismo.

As fotos que ilustram esta matéria foram feitas pela profissional Lígia Gabriela durante o Arraiá do CEI.

Confira a programação completa do São João do Povo - o mais animado da região:

Canarraiá da Escola Augusto Ferreira

Forró, Comidas Típicas, Quadrilha Junina e Apresentações Culturais

Data: Sexta-feira, 09 de junho

Horário: 18h

Local: Sítio Cana Brava dos Ferreiras

Arraiá da Escola Honório Feliciano

Forró, Comidas Típicas e Apresentações Culturais

Data: Sexta-feira, 16 de junho

Horário: 18h

Local: Bairro Novo Granjeiro

Arraiá Serrano da Escola Francisca de Araújo

Forró, Comidas Típicas, Quadrilha Estrela Serrana e Apresentações Culturais

Data: Sábado, 17 de junho

Horário: 18h

Local: Distrito Serrinha

Tradicional São João dos Cocos

Novenários, Barracas, Fogueira e Festa Gratuita

Data: Sexta-feira, 23 de junho

Horário: 19h

Local: Sítio Cocos

Show com Sanfoneiro Tota Dias

Escolha do Casal Forrozeiro, Apresentações Culturais do Serviços de Convivência - Quadrilha do CRAS, Grupo da Melhor Idade, Poesias e Paródias

Data: Sexta-feira, 07 de julho

Horário: 19h

Local: Praça Dr. Cirdes Borges - Centro

Show com Forró de Sobra

Quadrilhas Juninas, Escolha do Rei e da Rainha Junino, do Casal Forrozeiro e do Rei e da Rainha Junino Mirim

Data: Sábado, 08 de julho

Horário: 19h

Local: Praça Dr. Cirdes Borges - Centro

Show com Anízio Júnior, Taty Girl, Tota Dias e Rosy França

Data: Domingo, 09 de julho

Horário: 19h

Local: Praça Dr. Cirdes Borges - Centro

Metas Comunicações

#Educação 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro investe em mobiliário para o Centro de Educação Infantil

A Prefeitura Municipal de Granjeiro, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 23 de maio, a entrega de novo mobiliário para o Centro de Educação Infantil Dr. Mauro Sampaio. Essa ação tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos às crianças atendidas pela instituição.

Foram distribuídos 24 kits contendo cada um, 1 mesa e 6 cadeiras, além de 10 camas, proporcionando um ambiente escolar mais confortável e adequado às necessidades dos alunos. O investimento total foi de aproximadamente R$ 80 mil, destinados exclusivamente à educação infantil.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), acompanhado pela primeira-dama Meiryane Vieira, pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Cassiano (Tiquinho), pela equipe da Secretaria de Educação e pelo médico e ex-prefeito de Granjeiro, Dr. José Soares, esteve presente na entrega do mobiliário. Durante o evento, Chico Clementino ressaltou que esse investimento é uma garantia de maior qualidade para os alunos, que agora desfrutarão de um ambiente escolar mais confortável.

Além disso, o prefeito anunciou uma futura parceria com o Governo do Ceará para a construção de uma unidade do Centro de Educação Infantil (CEI) em Granjeiro, com capacidade para atender mais de 200 crianças. O CEI segue um padrão de construção adotado em todo o estado do Ceará, visando oferecer um ambiente educacional moderno e seguro.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Cassiano, elogiou a ação do Governo Municipal, enfatizando os benefícios diretos para as crianças, escola e famílias do município. A iniciativa demonstra o compromisso da administração pública em promover melhorias na educação infantil, investindo em infraestrutura adequada.

A diretora da Escola Mauro Sampaio, Edjânia Soares, manifestou sua alegria ao ver a instituição receber os novos mobiliários, que proporcionarão maior conforto às crianças durante as atividades escolares.

Com a entrega do novo mobiliário e os planos para a construção de uma unidade do CEI, a Prefeitura de Granjeiro reafirma seu compromisso com a educação infantil, visando oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento das crianças, garantindo-lhes um futuro promissor.

Metas Comunicações

#Educação 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Aluna de Granjeiro é premiada na OBMEP e contemplada com bolsa de incentivo

A cidade de Granjeiro está em festa com a conquista de Romana Maria, uma talentosa aluna da Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino. Romana conquistou medalha de Bronze na renomada Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2022. Seu desempenho exemplar e dedicação foram reconhecidos, tornando-a uma fonte de orgulho para toda a comunidade educacional de Granjeiro.

A OBMEP é um importante evento nacional que incentiva e valoriza o estudo da matemática entre estudantes das escolas públicas. A premiação na competição representa um grande feito para Romana, que se destacou em meio a uma concorrência acirrada.

Além da conquista da medalha de Bronze, Romana Maria foi agraciada com uma bolsa de incentivo financeiro mensal de R$ 300,00 do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Essa bolsa é uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação da estudante, bem como de apoiar seu desenvolvimento acadêmico e científico.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino, parabenizou Romana Maria por suas conquistas e destacou a importância do investimento em educação e incentivo aos estudantes. "Estou extremamente orgulhoso de Romana Maria e de todos os estudantes de Granjeiro que buscam o conhecimento e se destacam em suas áreas. A educação é um dos pilares de nossa administração, e investir em nossos jovens é garantir um futuro brilhante para nossa cidade", afirmou o prefeito.

O reconhecimento de Romana na OBMEP e sua conquista da bolsa de incentivo reforçam o compromisso da Prefeitura de Granjeiro em promover uma educação de qualidade e valorizar o potencial dos alunos das escolas públicas.

Metas Comunicações

#Educação 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Festa das Mães na Escola Augusto Ferreira da Silva Encanta a Comunidade de Cana Brava dos Ferreiras

No último dia 12 de maio, a Escola Augusto Ferreira da Silva, situada no sítio Cana Brava dos Ferreiras, realizou a Festa das Mães, repleta de emoção e amor.

A comunidade de Granjeiro uniu-se para honrar as mães da região, em um evento marcado pela alegria e gratidão. A Festa das Mães se mostrou uma oportunidade especial para expressar admiração e reconhecimento às mulheres que desempenham um papel fundamental na formação de suas famílias.

A Escola Augusto Ferreira da Silva, juntamente com a Prefeitura de Granjeiro, tem o compromisso de promover a educação de qualidade e fortalecer os laços comunitários. A Festa das Mães refletiu o empenho e a dedicação dos envolvidos em proporcionar momentos de valorização e reconhecimento àqueles que contribuem para o crescimento da sociedade.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), juntamente com a equipe da escola, expressou sua gratidão a todos os participantes da Festa das Mães, destacando o papel fundamental das mães na construção de um futuro melhor para as crianças. Reconheceu também o trabalho árduo dos professores e a colaboração dos pais na formação educacional dos alunos.

"Agradecemos a todos os presentes na Festa das Mães da Escola Augusto Ferreira da Silva. Vimos o amor, a união e o orgulho em cada rosto. Vocês são o alicerce das nossas famílias e merecem todo o reconhecimento", afirmou o prefeito.

O compromisso da Prefeitura de Granjeiro é continuar investindo na educação e fortalecendo os laços comunitários, a fim de proporcionar um ambiente saudável e acolhedor para as famílias do município.

Metas Comunicações

#Educação 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Aula Inaugural marca abertura da escola em tempo integral em Granjeiro

Nesta quarta-feira, 22 de março, a Secretaria de Educação de Granjeiro realizou na Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino, aula inaugural para as turmas dos 2º e 9º anos em tempo integral.

A iniciativa é uma forma de garantir a recomposição das aprendizagens prejudicadas durante a pandemia de Covid-19, proporcionando aos alunos um ambiente escolar que ofereça suporte e estrutura adequados.

Para viabilizar o projeto de tempo integral para os alunos do 9º ano, o governo estadual irá conceder uma ajuda de custo no valor de R$ 1.600,00 por aluno no ano de 2023, enquanto o município se responsabilizará por arcar com todas as despesas relacionadas à alimentação, manutenção da escola e pagamento dos profissionais envolvidos.

Já a turma 2º ano em tempo integral ficará por conta dos cofres municipais tendo sido uma iniciativa do prefeito Chico Clementino incluir os alunos do 2º ano em tempo integral anos iniciais que são avaliados pelo SPAECE.

A aula inaugural contou com a presença de importantes representantes do poder público, como o prefeito Chico Clementino e a primeira-dama, e secretária de Administração e Finanças, Meiryane Vieira, a Secretária de Educação Iris Vieira, além do vereador presidente da Câmara Francisco Cassiano (Tiquinho), a diretora administrativa Luiza Valéria, a coordenadora pedagógica do município Ana Vieira, a professora formadora de Educação Física Monica Barbosa e a gerente do PAIC Jezumira Ribeiro Dias.

Para Chico Clementino, a educação em tempo integral é muito importante para reforçar a aprendizagem, mantendo os alunos mais tempo no ambiente das escolas, onde eles têm contato com o melhor instrumento da vida que é a educação.

Escolas em Tempo Integral em Granjeiro

Escola Honório Feliciano de Aquino - Bairro Novo Granjeiro

Escola Augusto Ferreira da Silva - Sítio Cana Brava dos Ferreiras

Escola Professora Francisca de Araújo Borges - Serrinha

Metas Comunicações

#Educação 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro terá em breve iniciada a construção do CEI - Centro de Educação Infantil

Granjeiro recebeu nesta terça-feira, 21 de março, a visita do Técnico de Gestão de Obras da SEDUC - Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Bruno Viana, para avaliar o terreno onde será construído o CEI - Centro de Educação Infantil.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), acompanhado da secretária de Educação, Iris Vieira, apresentaram o terreno, situado na Rua do Cruzeiro - bairro Centro. É um terreno plano, ideal para creche, levando em consideração o pouco trânsito nas proximidades, garantindo mais segurança para as crianças.

A obra já foi licitada pelo Governo do Estado, a previsão é de que os serviços sejam iniciados no começo de maio e será construída pela empresa Comar Construção Locação, com orçamento de R$ 1.899.285,81 (um milhão, oitocentos e noventa e nove mil, duzentos e oitenta e cinco reais e oitenta e um centavos).

Para o prefeito Chico Clementino, a parceria do Governo do Estado com Granjeiro, iniciada na gestão do governador Camilo Santana, continua com o governo Elmano de Freitas e os pleitos pelos projetos serão intensificados para beneficiar a população.

Articulação

No último 7 de março, o prefeito Chico Clementino e o vice-prefeito Kleber Freitas estiveram em Fortaleza, para uma reunião com Artur Bruno - Assessor Especial para Assuntos Federativos do Governo do Ceará.

Na pauta do encontro, estava a liberação de recursos de convênios junto ao Governo do Estado, quando trataram também sobre recursos financeiros para construção do Centro de Educação Infantil (CEI).

Anúncio da Obra

A obra do CEI foi anunciada pelo então governador Camilo Santana (PT), hoje Ministro da Educação, em 4 de novembro de 2021, e contará com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground para atender de forma adequada o aprendizado e desenvolvimento de até 208 crianças de zero a cinco anos de idade.

Metas Comunicações

#Educação 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação divulga nota sobre incidente com ônibus do transporte escolar

A Secretaria de Educação de Granjeiro emitiu uma nota pública informando sobre um incidente envolvendo um ônibus do transporte escolar na noite de quinta-feira, 9 de março. Segundo a nota, por volta das 18h30, o veículo que estava estacionado em um pátio, em frente a um posto de combustíveis, desceu desgovernado em direção ao posto, atingindo uma bomba de combustíveis e dois veículos.

O prefeito Chico Clementino foi informado do ocorrido e se dirigiu imediatamente ao local para conversar com os responsáveis pelo posto de combustível e com os proprietários dos veículos atingidos. De acordo com o Prefeito, as causas do incidente serão apuradas por uma perícia, e todos os prejuízos serão assumidos pelo município.

A Secretaria de Educação ressaltou que não houve feridos no incidente e que, no momento do ocorrido, a cidade estava sem o serviço de energia elétrica. Além disso, a Prefeitura lamentou o ocorrido e reiterou seu compromisso com a segurança da comunidade em geral.

Metas Comunicações

#Educação 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito Chico Clementino anuncia adesão ao Piso do Magistério com reajuste de 15%

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), confirmou na tarde desta terça-feira, 24 de janeiro, que o município pagará o Piso do Magistério, dando reajuste de 15%, um pouco acima do Piso Nacional, definido pelo Ministério da Educação, que é de 14,95%.

Ele anunciou a adesão ao Piso do Magistério no evento de abertura da Jornada Pedagógica, segunda-feira, dia 23 (A Jornada acontece até esta quarta-feira, dia 25, sob gerência da Secretaria de Educação).

Conforme informações do Prefeito, o projeto de lei do reajuste será enviado para votação na Câmara de Vereadores logo no retorno dos vereadores do recesso parlamentar e terá validade retroativa a janeiro deste ano.

Para o prefeito, ao dar o reajuste do Piso do Magistério de 15%, o município faz esforço financeiro e concentra investimento, reconhecendo o trabalho e a dedicação dos professores que garantem aos estudantes da rede municipal de ensino, educação de qualidade e que coloca o Município em destaque na Crede19 e no estado do Ceará. "Reconhecemos que temos nossas dificuldades financeiras, mas, com economia dos recursos públicos que temos feito desde o início da gestão e com organização, temos como arcar com esse investimento, acompanhando o Piso Nacional do Magistério, dando inclusive, um pouco a mais de aumento, valorizando o importante trabalho dos nossos professores, dos profissionais do magistério", disse.

Metas Comunicações

#Educação 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica prepara volta às aulas em Granjeiro

Está em realização em Granjeiro, desde segunda-feira, 23 de janeiro, e será encerrada nesta quarta-feira, dia 25, com o dia dedicado à formação dos participantes, a Jornada Pedagógica, evento que reúne professores para a retomada das aulas.

Conforme informações da Secretária de Educação, Iris Meiry Vieira Brito Lima, o tema deste ano da Jornada Pedagógica é "Ressignificando e Inovando as Aprendizagens".

O evento acontece na Escola Municipal Honório Feliciano e na abertura houve palestra ministrada pela Doutora Sislândia Maria Ferreira Brito.

Presente no evento, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), destacou o potencial da educação do município, com indicadores bem avaliados na Crede-19. Ele desejou aos professores sucesso no retorno aos trabalhos e que os alunos, nesse pós pandemia, estejam mais presentes na sala de aula.

Chico Clementino também sinalizou que o reajuste do piso salarial do magistério, de 15%, mesmo diante das dificuldades, será cumprido em Granjeiro.

Iris Meiry falou sobre a importância da Jornada Pedagógica como fase preparatória para a volta às aulas e agradeceu a participação e compromisso de todos os professores.

A abertura da Jornada Pedagógica foi prestigiada ainda pela primeira-dama, Meiryane Vieira e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Cassiano (Tiquinho). Ele enalteceu a educação granjeirense.

Metas Comunicações

#Educação 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro realiza Processo de Seleção Simplificado para Contratação Temporária de Professores

A Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, com a Secretaria de Educação, realizou nesse domingo, dia 15 de janeiro de 2023, a aplicação das provas do Processo Simplificado de Seleção Pública nº 003/2022, na Escola Honório Feliciano de Aquino.

Por meio da seleção serão contratados servidores temporários, na função de professor para atender carências temporárias, conforme as seguintes situações, tais quais: Licença para tratamento de saúde; Licença à gestante; Licença por motivo de doença em pessoa da família; Trato de interesse particular; para incentivo à formação profissional; Afastamentos que ocasionem carências temporárias; e outros.

As vagas são para: Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Língua Portuguesa; Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Matemática; Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Inglês; e Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ciências.

Todos os resultados da seleção serão publicados no site oficial da Prefeitura de Granjeiro www.granjeiro.ce.gov.br. Nesta segunda é divulgado o gabarito preliminar.

Será considerado classificado para a segunda etapa o candidato que pontuar em todas as avaliações (Língua Portuguesa, Matemática, Didática, Ciências, Inglês e História do Município de Granjeiro-Ce) e obtiver 50% de acertos no total geral da prova objetiva.

A segunda etapa consta de análise da capacidade profissional, comprovada através da avaliação de Curriculum Vitae, com nota máxima de 25 pontos de caráter classificatório.

A Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos classificados de acordo com a necessidade. Os candidatos aprovados farão parte de Cadastro de Reserva (CR) da Secretaria Municipal de Educação de Granjeiro. A remuneração de professor temporário será de R$ 1.444,12, com carga horária de 20 horas semanais.

Após a aplicação das provas, o processo de seleção segue as seguintes etapas:

16/01 - Publicação do Gabarito Preliminar da Prova Objetiva;

17/01 a 18/01 - Período para recursos contra a Prova Objetiva e o Gabarito Preliminar;

20/01 - Resultado das análises dos recursos e Publicação do Gabarito Oficial;

20/01 - Publicação do Resultado Preliminar da Prova Objetiva;

23/01 e 24/01 - Período para recursos do resultado preliminar dos aprovados da Prova Objetiva;

25/01 - Resultado da análise de recursos contra o Resultado Preliminar da Prova Objetiva, e Resultado Oficial da Prova Objetiva;

26/01 a 27/01 - Período para entrega do Currículo Vitae para os candidatos aprovados;

31/01 - Publicação do Resultado Preliminar do Currículo Vitae;

01/02 a 02/02 - Período para recursos do resultado da análise e pontuação do Currículo Vitae;

06/02 - Resultado da análise de recursos contra a análise e pontuação do Currículo Vitae e Resultado Oficial da pontuação do quanto ao Currículo Vitae;

06/02 - Resultado final classificatório.

Metas Comunicações

#Educação 17/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito de Granjeiro participa de evento sobre universalização do ensino fundamental no Ceará

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), com a secretária municipal de Educação, Íris Vieira, participaram em Fortaleza, nesta sexta-feira, 16 de dezembro, do ato de sanção da Lei de Ampliação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) para Universalização do Tempo Integral no Ensino Fundamental nos 184 Municípios cearenses até 2026.

Para viabilizar a nova proposta, o investimento total é de R$ 900 milhões, cerca de R$ 2 mil por aluno. Com essa nova orientação, o programa agora é chamado de MAIS PAIC INTEGRAL.

O evento contou com presenças da governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), do governador eleito, Elmano de Freitas (PT), da vice-governadora eleita Jade Romero e do deputado estadual Danniel Oliveira, entre outras lideranças.

Para Chico Clementino, essa iniciativa chega em momento oportuno para fortalecer a educação cearense, beneficiando os estudantes de Granjeiro.

Metas Comunicações

#Educação 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Sesc realiza oficina de primeiros socorros para alunos da rede municipal de ensino de Granjeiro

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, o Sesc Juazeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Granjeiro, através da Secretaria de Educação, realizou oficinas de primeiros socorros "Anjos Mirins" e de prevenção a acidentes escolares, direcionadas para alunos do 5° e 6° anos dos turnos manhã e tarde da Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino e do Projeto Esporte em 3 Tempos.

O projeto tem o objetivo capacitar e formar crianças e adolescentes para prevenção de acidentes e práticas de primeiros socorros.

A equipe do Sesc explicou sobre os procedimentos corretos de socorro, a importância do atendimento emergencial para o salvamento de vidas, o que fazer em cada situação e o que não deve ser feito de forma alguma na prestação de primeiros socorros.

Após a exposição teórica com exemplificação das situações, foram feitas simulações nas quais os participantes puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos e tirar dúvidas.

Através da colaboradora do Sesc, Richelle Moreira, e da professora Mônica Barbosa, os alunos aprenderam sobre técnicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes e puderam aprender, na prática, técnicas importantes através de dinâmicas.

Ao final das oficinas cada aluno recebeu maleta simbólica com itens de primeiros socorros básicos.

Metas Comunicações

#Educação 26/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro se destaca no Ideb 2021 com pontuação 6,1 e 5,3

Educação forte é feita com dedicação dos professores, esforço dos alunos, apoio das famílias e de toda comunidade escolar.

Granjeiro está colhendo os resultados desse trabalho da Educação e isso é comprovado pelo Ministério da Educação - MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os resultados de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, Iris Vieira - Secretária Municipal de Educação e a gerente do MaisPaic, Jezumira Dias, receberam da Governadora do Ceará, Izolda Cela, certificado com os resultados do SAEB/IDEB 2021 do município que destaca Granjeiro com a seguinte pontuação: Anos iniciais - 6,1; e anos finais - 5,3.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), comemorou os resultados da Educação de Granjeiro que tem sido evidenciado na região. "Nós temos uma grande preocupação com a educação. Sabemos que só a educação é capaz de mudar a vida de gente para melhor. Uma educação forte e com resultado como esse do Ideb, é muito bom para as crianças, os jovens e para o futuro de Granjeiro", disse.

Com relação ao Ideb 2021, que é a taxa de aprovação da escola e as avaliações externas, que é o Saeb, esses dois resultados da escola e do Saeb, com a avaliação de língua portuguesa e de matemática, se tem o resultado do Ideb.

Metas Comunicações

#Esporte 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Atividades esportivas e culturais são desenvolvidas pela Educação de Granjeiro

A prefeitura de Granjeiro - gestão Governo do Povo, realiza os Jogos Interclasse e Jogos Intercolegiais, envolvendo a rede escolar do município como forma de promover, através de atividades desportivas, ganhos no processo de aprendizagem, aliados à formação da cidadania, qualidade de vida, socialização do conhecimento e estímulo à convivência social, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.

As escolas Honório Feliciano, Augusto Ferreira e Francisca de Araújo, com o apoio da Secretaria de Educação e idealização dos professores de educação física e da professora Mônica Barbosa, vêm desenvolvendo os Jogos Interclasse e Intercolegiais, em diversas modalidades que culminarão com gincana cultural e premiações para as equipes vencedoras.

Os Jogos Interclasse tiveram início no sábado, 10 de agosto, e foram encerrados no dia 02 de setembro, nas modalidades masculino e feminino com corrida de velocidade - 100m, revezamento 4x100, queimada mista, handebol e futsal.

Já os Jogos Intercolegiais serão dia 19 de setembro, na Escola Municipal Honorário Feliciano, nas modalidades futsal masculino e feminino e queimada mista.

No dia 08 de setembro ocorrerá a Gincana Cultural, que é a culminância da programação.

Metas Comunicações

#Educação 06/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro dá posse a 14 cuidadores escolares

A Educação de Granjeiro ganha o reforço de 14 cuidadores do Atendimento Educacional Especializado - AEE.

Esse suporte na sala de aula das escolas do município representa mais atenção, inclusão, cuidado e afeto para com os alunos e respeito às famílias.

Os cuidadores foram selecionados no último dia 3 de julho e tomaram posse nesta sexta-feira, 05 de agosto. Eram 15 cuidadores, mas houve uma desistência.

Iris Meire - Secretária de Educação de Granjeiro, disse que enviará à Câmara de Vereadores, pedido de aumento de vagas de cuidadores diante da demanda das escolas do município.

Ela fez elogios ao prefeito Chico Clementino (PSDB) e ao vice-prefeito Kleber Freitas (PL), por "ter esse olhar atencioso para com as crianças com necessidades especiais no ambiente escolar".

Edejânia Soares - diretora escolar disse que essa iniciativa vai ajudar muito as crianças que precisam desse apoio.

O vereador Almir Soares reconhece que a implantação dos cuidadores é importante para o município de Granjeiro, pela inclusão das crianças e cuidados especiais delas em sala de aula.

A posse dos cuidadores foi acompanhada pela secretária de Educação Iris Vieira, pelo chefe de Gabinete do Governo Municipal, José Rodrigues (Zuíto), pela primeira-dama e secretária de Administração Meiryane Vieira, pelo Tesoureiro João Nelson, pela Professora Lindalva Barros, pela Coordenadora Pedagógica Ana Vieira, e pelos os diretores Luiza Valéria, Edejânia Soares e Tarcilia Fernandes.

Metas Comunicações

#Educação 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito de Granjeiro assume compromisso com transporte universitário

Neste último dia 31 de maio, o prefeito Chico Clementino (PSDB), juntamente com os vereadores Francisco Cassiano (Tiquinho), Almir Soares e a secretária de Educação Iris Vieira, se reuniram no auditório da Prefeitura com 40 universitários.

A reunião teve o objetivo de reafirmar a parceria da gestão municipal Governo do Povo com o grupo de estudantes no sentido de garantir o transporte diário do município de granjeiro até as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Na ocasião o prefeito parabenizou os jovens pela dedicação e empenho aos estudos, afirmando que durante a sua gestão terão diariamente ônibus gratuito para transportá-los até a Universidade.

Metas Comunicações

#Educação 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Em Granjeiro, pasta da Educação está sob novo comando

Com a saída do secretário Cícero Felipe Subrinho, a pasta da Educação em Granjeiro, passa a ser comandada pela professora Iris Meiry Vieira Brito Lima.

À frente da educação nas administrações do prefeito João do Povo (in memoriam) - 3 anos; do prefeito Luiz Marcio (Marcinho) - 6 meses; e pelo período de 1 ano e 4 meses do Governo Chico Clementino, Cícero Felipe, deixa a pasta para assumir a Coordenação Pedagógica da Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro, de Granjeiro.

A professora Iris Vieira é experiente. Ela estava no comando da Secretaria de Administração da atual gestão municipal de Granjeiro. Também foi Subsecretaria de Educação de 2001 a 2004, na gestão do prefeito Dr. Soares de Macêdo; Secretária de Educação de Granjeiro no período de 2005 a 2008, foi vereadora de 2009 a 2012, e Coordenadora Pedagógica de 2017 a 2019 na gestão do prefeito João Gregório.

Iris Vieira é dinâmica e diz que assume a Educação de Granjeiro com o desafio de continuar o trabalho de Cícero Felipe, que recebe aprovação popular.

Na despedida de suas funções, Cícero Felipe, agradeceu ao prefeito Chico Clementino (PSDB), ao vice-prefeito Kleber Freitas (PL), ao ex-prefeito Dr. José Soares e à equipe do Governo pelo apoio que recebeu durante a gestão da educação.

Para Chico Clementino, Cícero Felipe, fez um grande trabalho e sai do comando da Educação por vontade própria e por ter seu trabalho reconhecido merece o destaque de coordenação uma grande escola da rede estadual de Educação.

Com relação a nova secretária, Íris Vieira, Chico Clementino, disse que é uma pessoa capacitada e com experiência para conduzir com sucesso a Educação do município.

Metas Comunicações

#Educação 30/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro entrega à população o Centro de Atendimento Educacional Especializado Zulmira Marques Soares

A prefeitura de Granjeiro, através da Secretaria de Educação, fez a entrega à população do CAEE - Centro de Atendimento Educacional Especializado Zulmira Marques Soares.

Segundo informou, Cícero Felipe - Secretário Municipal de Educação, a entrega ocorreu nesta sexta-feira, 29 de abril de 2022, com a presença do chefe de Gabinete do Governo Municipal - José Rodrigues (Zuíto), da primeira-dama, Meiryane Vieira, dos vereadores Francisco Cassiano e Almir Soares, do Secretário de Educação, Cícero Felipe, da coordenadora Pedagógica, Ana Vieira, da psicopedagoga Cícera Helena, do psicopedagogo Cícero Ferreira, da assistente social, Janaína Clementino, diretores escolares e da população.

O CAEE garante um atendimento especializado às crianças com necessidades especiais, fortalecendo o vínculo de aprendizagem dessas crianças junto às unidades escolares.

Metas Comunicações

#Educação 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I Café com Cultura é realizado em Granjeiro

A EEMTI Miguel Saraiva, escola da rede municipal de ensino de Granjeiro, realizou nesta quinta-feira, 28 de abril, o I Café com Cultura. A iniciativa da escola teve amplo apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

A ação foi centralizada nas Ciências Humanas e contou com a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento, sendo conduzido pela professora Lindalva Barros - Coordenadora da área de Ciências Humanas.

Estiveram presentes a primeira-dama do município, a professora Meiryane Vieira, o padre Erivano Galdino, o secretário de Cultura, Cícero Rodrigues, o subsecretário de Cultura, Tota Dias, o secretário de Educação, Cícero Felipe, entre outras autoridades e convidados que na oportunidade levaram livros para serem sorteados para os alunos.

O objetivo da atividade foi despertar a consciência crítica e reflexiva sobre assuntos culturais diversos com alunos dos terceiros anos. Para isso foram realizados durante todo o dia, diferentes momentos contando com dramatização, palestras e oficinas com os seguintes temas:

Palestra - Saúde mental - com o psicólogo José Lopes Teixeira;

Oficina - Semana de Arte Moderna - com o Prof. José Arnaldo e a professora Conceição Feitosa;

Oficina - História do Ceará - com os professores Daniel Melo e Rafael Leite Sobreira;

Palestra - Desafio de ser pai ou mãe na adolescência - Com a enfermeira Kelly Gomes Pereira; o coordenador do CRAS Antônio Carlos Ferreira; e a ex-aluna Rebeca Alves.

Palestra - A Existência da Alma - com a Professora Sádila.

Metas Comunicações

#Educação 21/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro implanta os Parâmetros para Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil

A Secretaria de Educação de Granjeiro implantou, no último dia 19 de abril, no auditório da Escola Honório Feliciano de Aquino, os "Parâmetros para Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil", programa orientado pela Secretaria da Educação do Ceará - Seduc.

De acordo com informações de Cícero Felipe - Secretário de Educação de Granjeiro, essa é uma política educacional que permite conhecer e fazer análises de ações da educação infantil diante do cenário educacional local, fortalecendo a rede de educação cearense.

O encontro foi direcionado aos gestores públicos, diretores, coordenadores pedagógicos, equipe de formadores da Secretaria Municipal de Educação e professores da rede municipal de ensino.

Participaram do evento o Secretário de Educação - Cícero Felipe, a Primeira-Dama - Meiryane Vieira, a Coordenadora Pedagógica - Ana Vieira, a Gerente Municipal do MaisPaic - Jesumira Ribeiro, a Formadora da Educação Infantil - Cícera Maria e a Gerente Municipal da Educação Infantil - Francinir Nunes.

Na oportunidade, foi elaborado o plano de ação voltado para a implementação dos Parâmetros para qualidade e equidade da educação infantil do município de Granjeiro.

Metas Comunicações

#Educação 10/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Conquista da Educação: Granjeiro inaugura a escola Honório Feliciano de Aquino

A população de Granjeiro participou nesse sábado, 09 de abril, por volta das 18h30, da inauguração da moderna Escola Municipal de Ensino Fundamental Honório Feliciano de Aquino, com 12 salas de aula, quadra de esportes, refeitório, e outros espaços importantes, no bairro Novo Granjeiro.

O prefeito de Granjeiro Chico Clementino (PSDB), o vice-prefeito Kleber Freitas (PL), a primeira-dama, Meiryane Vieira, o secretário municipal de Educação, Cícero Felipe, e a diretora da escola, Valéria Macedo, receberam para inauguração os deputados estaduais Daniel Oliveira (MDB) e Fernanda Pessoa (União Brasil), o presidente da Câmara de Vereadores de Granjeiro, Paulo Anderson, os prefeitos de Maracanaú, Roberto Pessoa, de Várzea Alegre, Zé Helder, de Cedro, Joãozinho de Titico, de Barro, Héricles George, o ex-prefeito de Jucás, Helânio Facundo, o vice-prefeito de Barro, Albano Severo, o presidente da Câmara de Vereadores de Cedro, Gilberto Barbosa, e demais vereadores, Dr. José Soares - ex-prefeito de Granjeiro, secretários municipais, profissionais da educação, alunos, familiares dos homenageados com os nomes para escola e espaços da unidade, lideranças do município e a população.

Chico Clementino manifestou gratidão a todos os que compareceram na inauguração, especialmente aos prefeitos da região, ao Roberto Pessoa, Fernanda Pessoa e Daniel Oliveira, pelos recursos financeiros destinados para obras importantes em Granjeiro. Agradeceu ao ex-prefeito e líder político Dr. Soares, pelo convite para participar da política de Granjeiro.

Chico Clementino destacou que está fazendo no Granjeiro, junto com Kleber Freitas e equipe do governo uma administração voltada para o povo, sem perseguição política. "Sou prefeito de todos os granjeirenses", - disse. Ele ainda agradeceu a esposa, Meiryane, pelo apoio e trabalho na condução da administração municipal com ele.

Chico Clementino ressaltou que sua administração tem feito muitas obras e que tem cuidado também das pessoas. "Nós não fazemos apenas obras, nós cuidamos das pessoas com assistência social, saúde de qualidade, inclusive com o hospital funcionando 24 horas", - disse.

Kleber Freitas destacou que a política que vem fazendo no Granjeiro, ao lado de Chico Clementino, é de compromisso com a população e relatou obras como urbanização do açude, asfaltamento de ruas e calçamento de ladeiras, entre outras.

A construção da escola Honório Feliciano de Aquino teve início em 2014, com orçamento de R$ 3.533.997,65, verba do Ministério da Educação, através do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Teve continuidade no governo de João do Povo, que após seu assassinato, em 24 de dezembro de 2019, ficou como obra parada, sendo retomada na gestão do prefeito Chico Clementino. Chico Clementino e o vice-prefeito Kleber Freitas estiveram em Brasília em várias ocasiões para resolver questões de liberação de recursos para conclusão da obra.

De acordo com o secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, com convênio junto ao Governo do Estado, através do Projeto Pacto pela Aprendizagem, o valor de R$ 300 mil será destinado para equipamentos da escola, com R$ 8 mil de contrapartida da prefeitura de Granjeiro.

Carros

Durante o evento de inauguração da escola, o prefeito Chico Clementino agradeceu ao ex-prefeito e atual secretário de Obras e Serviços Público pela articula e conquista de quatro veículos novos para o município, sendo: Para Agricultura, um veículo tipo furgão 0KM, que servirá para apoio logístico às atividades do PAA; Para Assistência Social, um automóvel 0KM, para agilizar o atendimento à população; e para Saúde, dois automóveis 0KM, para a Atenção Básica de Saúde.

Metas Comunicações

#Educação 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro inaugura neste sábado a moderna escola Honório Feliciano de Aquino

Em Granjeiro, neste sábado, 09 de abril, às 18h, no bairro Novo Granjeiro, será inaugurada a moderna Escola Municipal de Ensino Fundamental Honório Feliciano de Aquino.

A informação é do prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB). Ele disse que com essa escola, com 12 salas de aula, o município terá ampliada a capacidade de atendimento aos estudantes. Para ele, a escola, que teve obras avançadas na gestão do então prefeito de saudosa memória João do Povo, representa a continuidade do projeto de fortalecimento da educação. "Nós estamos cumprindo com o que prometemos na campanha, dando sequência a muitos dos projetos implantados pelo saudoso prefeito João do Povo, e implantando novas obras conquistadas pela nossa administração Governo do Povo", disse.

A construção da escola teve início em 2014, com orçamento de R$ 3.533.997,65, verba do Ministério da Educação, através do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Teve continuidade no governo de João do Povo, que após seu assassinato, em 24 de dezembro de 2019, ficou como obra parada, sendo retomada na gestão do prefeito Chico Clementino. Chico Clementino e o vice-prefeito Kleber Freitas estiveram em Brasília em várias ocasiões para resolver questões de liberação de recursos para conclusão da obra.

Por decisão do prefeito Chico Clementino, a Prefeitura construiu com recursos próprios o muro da escola, garantindo mais segurança para alunos e servidores. A obra do muro teve investimento de mais de R$ 190 mil.

De acordo com o secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, com convênio junto ao Governo do Estado, através do Projeto Pacto pela Aprendizagem, o valor de R$ 300 mil será destinado para equipamentos da escola, com R$ 8 mil de contrapartida da prefeitura de Granjeiro.

A inauguração da escola será prestigiada pelo deputado estadual Daniel Oliveira (MDB), pela deputada estadual Fernanda Pessoa (União Brasil) e pelo ex-deputado e atual prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa e população e lideranças do município.

Metas Comunicações

#Educação 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário de Educação de Granjeiro destaca importância da Escola Honório Feliciano para a rede educacional

O secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, prestou entrevista para o programa Grande Jornal da FM Cultura 96.3, da cidade de Várzea Alegre, nesta sexta-feira, 08 de abril.

Na oportunidade, Cícero Felipe convidou a população para a inauguração, neste sábado, 09 de abril, da Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino, essencial para acomodar o alunado granjeirense, ampliando a rede municipal de educação.

Cícero Felipe destacou a importância da educação e de como ela transforma o cidadão.

Metas Comunicações

#Educação 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro é beneficiada com kits do programa Pacto pela Aprendizagem

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), acompanhado do vice-prefeito, Kleber Freitas (PL), do secretário de Educação, Cícero Felipe, e da gerente do programa Mais Paic, Jezumira Dias, esteve na manhã desta segunda-feira, 07 de março, em Fortaleza, no Centro de Eventos, recebendo do Governo do Ceará kits de equipamentos e material didático do programa Pacto pela Aprendizagem.

Esse programa foi lançado pelo Governo do Ceará com o objetivo de fortalecer o regime de colaboração com os 184 municípios cearenses para a recomposição das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) diante do contexto de pandemia.

Cada escola será contemplada com um kit multimídia e material didático, fortalecendo assim, as políticas públicas para o avanço e melhoria da educação.

Os kits são compostos de 01 notebook, 01 CPU, 01 Roteador, 01 web câmera, 01 impressora entre outros.

Para Chico Clementino, esses kits darão mais condições de trabalho e desempenho da educação de Granjeiro, colaborando com os avanços da educação.

Metas Comunicações

#Educação 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro retoma aulas em sistemas presencial e on-line

O secretário municipal de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, acompanhou nesta segunda-feira, 07 de fevereiro, o retorno parcial das aulas presenciais da rede municipal de ensino com alunos da Zona Rural, com visita à Escola Francisca de Araújo, no distrito Serrinha.

As aulas iniciam presencialmente na Zona Rural e as aulas na Zona Urbana permanecem on-line, tendo em vista o grande número de alunos, o que impossibilita cumprir medida de distanciamento como medida sanitária em contenção à Covid-19.

De acordo com Cícero Felipe, a Prefeitura está avançando com a construção da Escola Honório Feliciano de Aquino, localizada no bairro Novo Granjeiro, com 12 salas de aula, que atenderá alunos do ensino fundamental do primeiro ao nono ano, e logo passará a suprir essa carência de espaços amplos na rede municipal de ensino, ficando os alunos da Educação Infantil na Escola Municipal Mauro Sampaio.

Ele destacou que as escolas de Granjeiro adotam as seguintes medidas sanitárias para evitar contágios pela Covid-19: Evitar contato físico; Manter o distanciamento; Higienizar as mãos; Uso obrigatório de máscaras; Levar garrafinha ou copo; e não comparecer à escola se estiver com sintomas de gripe. Nestes casos, comunicar à direção escolar.

A rede municipal de Educação de Granjeiro dispõe de 08 unidades de ensino.

Creche Luiza Borges - Educação Infantil

Escola Antônio Carlos Pinheiro - Educação Infantil

Escola Augusto Ferreira da Silva - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Escola Dr. Ossian Alencar Araripe - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Escola Francisca de Araújo Borges - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Escola José Mauro Castelo Branco Sampaio - Ensino Fundamental

Escola Pedro Martiniano - Educação Infantil

Escola Zulmira Marques Soares - Educação Infantil

Metas Comunicações

#Educação 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Reunião em Granjeiro trata da venda de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar

A Ematerce, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Agricultura da prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, realizaram nessa quarta-feira, 02 de fevereiro, a primeira reunião do Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE 2022.

A cota dos recursos do PNAE para a merenda escolar é de 30% do valor global para compra de produtos da agricultura familiar.

Na reunião, o tema central foi a importância do comprometimento de todos para com o programa, documentação necessária e reajuste de preços com a participação dos agricultores.

O PNAE tem por objetivo garantir que a alimentação escolar valorize produtos locais de agricultores familiares e o acesso a uma alimentação escolar de qualidade para todos os alunos matriculados na educação básica das redes públicas.

Os agricultores interessados em participar do programa devem observar a Chamada Pública para apresentação de propostas de venda da produção ao PNAE, de acordo com as necessidades do programa.

Segundo Juscelino Costa - coordenador da Ematerce, esse primeiro contato com os agricultores é para informar sobre a Chamada Pública, formação de preços e como eles devem elaborar as propostas de venda.

Metas Comunicações

#Educação 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Palestras marcam abertura da Jornada Pedagógica em Granjeiro

A Jornada Pedagógica de Granjeiro foi aberta nessa segunda-feira, 24 de janeiro, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, com as presenças do prefeito Chico Clementino (PSDB), da primeira-dama Meiryane Vieira, do secretário de Educação, Cícero Felipe, da subsecretária de Educação Lindalva Barros, de Emanuel Clementino - ex-prefeito de Granjeiro, secretários, assessores do Governo Municipal, vereadores, entre outras autoridades.

A Jornada Pedagógica é um evento preparatório para o início das aulas neste ano de 2022 e faz planejamento e estudos de estratégias para o desenvolvimento da educação e aprendizagem dos alunos.

Teve palestra com o tema "Equidade, Altruísmo e Responsabilidade no contexto educacional", com Denise Pedroso de Moraes - Licenciada em Língua Portuguesa, Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Africana de Língua Portuguesa, Especialista e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Gerente Regional do MAISPAIC e sobre "Práticas inovadoras na educação: tendências em sala de aula" com Fabiano Aparecido de Oliveira - Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Análise de Sistemas, Licenciatura em Pedagogia e História, Pós Graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Cursando Neuropsicopedagia e Educação Especial.

Chico Clementino destacou a importância da Jornada Pedagógica, enaltecendo a qualidade da educação em Granjeiro que é destaque no Ceará. Ele agradeceu ao secretário de Educação, Cícero Felipe, aos diretores, coordenadores, gestores e a todos os servidores da educação pelo compromisso com a escola, a família e os estudantes. "Vamos fazer de tudo para fazermos uma educação de qualidade", disse.

Para Cícero Felipe esse é um ano oportuno para refletir sobre o ano que passou e traçar metas para esse ano, visto que as aulas terão início em 31 de janeiro. Ele agradeceu a equipe que forma a educação pela parceria e compromisso, especialmente pelo compromisso com os alunos.

Denise Moraes - gerente Regional MaisPaic, classificou a Jornada Pedagógica como um momento muito importante, evidenciando que essa também é a representação de parceria com a educação de Granjeiro com um pacto de cooperação.

Todos os eventos da Jornada Pedagógica seguem medidas de segurança sanitária contra a Covid-19.

Metas Comunicações

#Educação 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito de Granjeiro e Secretário de Educação assinam termo de garantia do transporte escolar

O prefeito Chico Clementino (PSDB) e o secretário municipal de Educação Cícero Felipe, assinaram Termo de Responsabilidade do Transporte Escolar 2022, nessa quinta-feira, 20 de janeiro, na CREDE-19 - Regional de Juazeiro do Norte, na presença Lavina Soares - Coordenadora do Núcleo de Apoio aos Municípios e Marfra Rejane - Coordenadora da CREDE-19.

A assinatura desse documento reafirma a parceria do Governo Municipal com o Governo do Ceará, com o objetivo de garantir que todos os alunos tenham acesso à escola.

Chico Clementino disse que Granjeiro tem frota própria composta de 07 veículos, sendo 03 ônibus e 04 micro-ônibus, garantindo transporte escolar de qualidade para os estudantes.

As aulas em Granjeiro devem ser retomadas em 31 de Janeiro, estando em análise o retorno dos alunos até 11 anos de idade, visto que o governo do Estado baixou decreto adiando as aulas desse público como medida de contenção à Covid-19.

Metas Comunicações

#Educação 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Provas de Processo de Seleção para professor em Granjeiro foram aplicadas

A prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, com a Secretaria de Educação, realizou nesse domingo, dia 16 de janeiro de 2022, a aplicação das provas do Processo Simplificado de Seleção Pública nº 001/2021, na Escola Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio.

A seleção objetiva contratar servidores temporários no município de Granjeiro, na função de professor.

Após a aplicação das provas, o processo de seleção segue as seguintes etapas:

Publicação do Resultado da Primeira Etapa - 20/01/2022

Recursos da Primeira Etapa - 21/01/2022

Realização da Segunda Etapa - 25/01/2022

Publicação do Resultado da Segunda Etapa - 28/01/2022

Recursos da Segunda Etapa - 31/01/2022

Resultado Final - 04/02/2022

No Site da Prefeitura de Granjeiro, no endereço eletrônico: www.granjeiro.ce.gov.br será divulgado todos os resultados do processo de seleção.

Adiamento

Esse processo de seleção teve edital publicado em 15 de fevereiro de 2021, mas, naquele momento, devido à pandemia de Covid-19 e em atenção a recomendações do Ministério Público de Ceará, houve adiamento do certame por tempo indeterminado.

Agora, com a situação da pandemia com mais condições de controle, foi possível realizar a seletiva, seguindo todos os protocolos de saúde para evitar contágios pela doença do novo coronavírus.

Para o secretário municipal de Educação, Cícero Felipe, a realização dessa seleção público chega num momento importante da Educação de Granjeiro, buscando suprir a demanda existente pelos professores. "A retomada deste processo é muito importante para educação de Granjeiro, que no retorno das aulas presenciais poderá contar com estes profissionais. Destaco ainda que o processo ocorreu dentro da normalidade e harmonia" disse.

O Processo Simplificado de Seleção Pública Nº 001/2021 de Granjeiro destina-se aos cargos de professor de nível médio pedagógico e superior. Será considerado classificado para a segunda etapa o candidato que pontuar em todas as avaliações (Língua Portuguesa, Matemática, Didática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e História do Município de Granjeiro-Ce.) e obtiver 50% de acertos no total geral da prova objetiva.

A segunda etapa consta de análise da capacidade profissional, comprovada através da avaliação de Curriculum Vitae, com nota máxima de 25 pontos de caráter classificatório.

A Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos classificados de acordo com a necessidade. Os candidatos aprovados farão parte de Cadastro de Reserva (CR) da Secretaria Municipal de Educação de Granjeiro. A remuneração de professor temporário será em conformidade com o Piso Nacional do Magistério e de acordo o com jornada de trabalho mensal referente à carga horária contratada.

O quadro geral de interesse da Secretaria de Educação de Granjeiro é para as seguintes funções:

Professor da Educação Básica / Educação Infantil (Creche e Pré-escola);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Língua Portuguesa;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) matemática;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Geografia;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) História;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ciências;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Educação Física.

Metas Comunicações

#Educação 06/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro retoma Processo Simplificado de Seleção Pública

O Processo Simplificado de Seleção Pública Nº 001/2021 para servidor temporário do município de Granjeiro, na função de professor, foi adiada em março de 2021 por tempo indeterminado de acordo com as recomendações do Ministério Público Estadual devido às restrições contra a Covid-19.

Diante da flexibilidade das ações restritivas à Covid-19, da necessidade temporária de excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Educação de Granjeiro, para suprir as carências existentes no âmbito da educação será retomado o Processo Simplificado de Seleção Pública Nº 001/2021 com seguinte cronograma:

Aplicação da Prova - 16/01/2022

Publicação do Resultado da Primeira Etapa - 20/01/2022

Recursos da Primeira Etapa - 21/01/2022

Realização da Segunda Etapa - 25/01/2022

Publicação do Resultado da Segunda Etapa - 28/01/2022

Recursos da Segunda Etapa - 31/01/2022

Resultado Final - 04/02/2022

Como houve o adiamento, o processo de seleção, seguindo orientações legais, atende ao que manda o edital publicado em 15/02/2021, cujo período de inscrições ocorreu entre 16 e 18/02/2021.

O Processo Simplificado de Seleção Pública Nº 001/2021 de Granjeiro destina-se aos cargos de professor de nível médio pedagógico e superior. Será considerado classificado para a segunda etapa o candidato que pontuar em todas as avaliações (Língua Portuguesa, Matemática, Didática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e História do Município de Granjeiro-Ce.) e obtiver 50% de acertos no total geral da prova objetiva.

A segunda etapa consta de análise da capacidade profissional, comprovada através da avaliação de Curriculum Vitae, com nota máxima de 25 pontos de caráter classificatório.

A Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos classificados de acordo com a necessidade. Os candidatos aprovados farão parte do Cadastro de Reserva (CR) da Secretaria Municipal de Educação de Granjeiro.

A remuneração de professor temporário será em conformidade com o Piso Nacional do Magistério e de acordo o com jornada de trabalho mensal referente à carga horária contratada.

O quadro geral de interesse da Secretaria de Educação de Granjeiro é para as seguintes funções:

Professor da Educação Básica/Educação Infantil (Creche e Pré-escola);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Língua Portuguesa;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Matemática;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Geografia;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) História;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ciências;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Educação Física.

Metas Comunicações

#Educação 24/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro realiza a 5ª Conferência Municipal da Educação

A Secretaria de Educação de Granjeiro, realizou nesta quarta-feira, 22 de dezembro, na Secretaria de Assistência Social, a 5ª Conferencia Municipal de Educação, tendo como tema "Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira".

O prefeito Chico Clementino (PSDB), ao participar do evento, disse que na gestão Governo do Povo, dará oportunidade para que a educação do município cresça ainda mais e se fortaleça.

Ele ressaltou que a educação de Granjeiro é destaque na CREDE 19 e que com o avanço da educação e das ações de meio ambiente, o município tem conseguido melhorar suas receitas financeiras do ICMS em 15%.

Cícero Felipe - secretário de Educação de Granjeiro falou que esse é um momento oportuno para agradecer a Deus e destacou que a conferência se constitui de diálogos e debates sobre projetos e ações para o futuro da educação.

A orientadora da CREDE 19, Lavínia Soares, evidenciou que Granjeiro é o menor município da CREDE, sendo, porém, um dos municípios com os melhores resultado no que se refere a alfabetização das crianças, se destacando como parceiro da educação.

Metas Comunicações

#Educação 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário de Educação de Granjeiro participa de congresso da Undime-Ce Nordeste

A prefeitura de Granjeiro incentiva a educação a partir de capacitações e busca de novos conhecimentos. Com esse objetivo o secretário de Educação do município, Cícero Felipe, participou do Congresso Undime-Ce Nordeste.

O evento aconteceu no período de 15 a 17 de dezembro de 2021 em Fortaleza, tendo como tema " Inovação e Tecnologia: Saberes Necessários para uma Nova Educação.

De acordo com Cícero Felipe, no decorrer do congresso foram abordadas várias palestras por excelentes profissionais que falaram sobre assuntos de suma importância para o desenvolvimento da educação entre eles estão: "Relações Virtuais e Retorno às Aulas Presenciais" (Jane Haddad); "Educação e Arte - uma trajetória de sucesso" (Carlinhos de Jesus); "Currículo Escolar" (Celso Vasconcelos); "Paulo Freire - Contribuição Social, Política e Pedagógica" (José Eustáquio); "Metodologia Ativa de Aprendizagem" (Nino Paixão); "Inovação e Tecnologia: Saberes Necessários para uma Nova Educação" (Débora Garofalo); "Financiamento da Educação" (Aurélio, Carlos Eduardo, Paulo Lira, André Carvalho).

Cícero Felipe avaliou o congresso como sendo de grande contribuição para o fortalecimento da educação. "Foram momentos de grandes contribuições para o fortalecimento da educação cearense", disse.

Ele agradeceu o apoio prestado pelo prefeito Chico Clementino (PSDB) e pelo vice-prefeito Kleber Freitas (PL).

Metas Comunicações

#Educação 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola em Granjeiro realiza a VII Mostra de Projetos e a V Feira das Profissões

A E.E.M.T.I. Miguel Saraiva Pinheiro, em Granjeiro, representada pela diretora Maria da Conceição Feitosa, realizou neste dia 14 de dezembro de 2021, no turno manhã, as apresentações da VII Mostra de Projetos e a V Feira das Profissões da disciplina de NTPPS (Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais), ministrada pelas professoras Cícera Verônica e Lindalva Barros.

A Escola aderiu ao Núcleo de Pesquisa em 2014, e desde então, foram apresentados aproximadamente 124 projetos de pesquisas.

Segundo Cícero Felipe - secretário municipal de Educação, a implantação do NTPPS é resultado de um trabalho conjunto do Instituto Aliança e SEDUC na construção de uma proposta de reorganização curricular que respeite as peculiaridades das escolas que compõem o sistema de ensino estadual, e que ao mesmo tempo, transcende o formato tradicional e fragmentado das disciplinas e das práticas pedagógicas vigentes.

Ele acrescenta que a ideia é voltada para a articulação do desenvolvimento de competências e a iniciação científica, tendo a pesquisa como princípio educativo, que venha a produzir um efeito sinergético em favor da construção da autonomia dos alunos.

O momento contou com a participação de profissionais da escola, como também estava presente o secretário de Educação Cícero Felipe acompanhado de vários técnicos da SME.

A superintendente Cássia, representando a CREDE 19, também esteve presente e em sua fala mencionou sobre o carinho não só pela escola, mas também pela cidade de Granjeiro. "Mesmo em período pandêmico, percebemos grande empenho dos alunos das turmas dos 2° e 3 ° do ensino médio", disse.

Metas Comunicações

#Educação 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Professores de Granjeiro concluem curso de Psicanálise Educacional

Investindo em capacitação para ampliar ainda mais a qualidade da educação em Granjeiro, o Governo do Povo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o IMEC - Instituto Mendonça de Educação do Cariri, realizou durante quatro meses curso de Psicanálise Educacional neste município.

Totalmente gratuito, o curso com 240 horas/aula, foi realizado por plataforma digital cumprindo regras sanitárias de contenção à Covid-19, atendeu professores da educação infantil, beneficiando de forma direta os profissionais e também jovens e crianças.

Os participantes do curso receberam certificado de conclusão nesse último sábado, 20 de novembro, em evento realizado na Câmara de Vereadores da cidade com a presença do secretário municipal de Educação, Cícero Felipe, da coordenadora e Professora do IMEC, Gilvanir Mendonça, e do professor padre Eugênio, que ministraram aulas aos presentes.

Cícero Felipe destacou a importância do curso para o aprimoramento dos conhecimentos dos professores e por proporcionar melhores condições de atendimento aos alunos, especialmente, neste momento de retorno das aulas no pós-pandemia.

Para Cícera Gilvani o curso contribui para a educação dos jovens e das crianças e no conhecimento dos professores, beneficiando a educação e sua evolução.

Cícero Felipe evidenciou a preocupação e os cuidados que o prefeito Chico Clementino (PSDB) com a educação, especialmente com a educação das crianças.

Metas Comunicações

#Educação 19/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Alunos do município de Granjeiro realizam prova do SAEB

Nessa quarta-feira, dia 17 de novembro de 2021, os alunos das escolas Augusto Ferreira, Francisca de Araújo e Mauro Sampaio, de Granjeiro, fizeram a prova do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Essa avaliação é importante, acontece de forma externa e resulta na média do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município.

Participaram todos os alunos dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental. A prova foi realizada por aplicadores externos e contou com apoio de logística da Secretaria Municipal de Educação de Granjeiro. "Acreditamos em um resultado positivo por que fizemos um trabalho direcionado na preparação das turmas avaliadas. Gratidão a todos os envolvidos nessa missão de Cuidar e Educar nossas Crianças", disse Cicero Felipe - Secretário de Educação de Granjeiro.

Para o prefeito da cidade, Chico Clementino (PSDB), avaliações como o SAEB são fundamentais para mensurar a qualidade da educação e nível de aprendizagem dos estudantes. "Nós estamos investindo forte na educação, porque sabemos que é por meio dela que a cidade pode se desenvolver mais rápido", disse.

Metas Comunicações

#Educação 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro desenvolve projeto de apoio às crianças e suas famílias

A Secretaria de Educação de Granjeiro, atuando com uma equipe multiprofissional, realizou a culminância do Projeto "Percorrendo Caminhos para Fortalecer Vínculos com as Famílias dos nossos Alunos". O evento ocorreu em 05 de novembro, no Centro de Assistência Social.

De acordo com Cícero Felipe - secretário de Educação de Granjeiro, a equipe multiprofissional é composta por profissionais, sendo; Psicóloga, Assistente Social e Psicopedagogo. "São profissionais especializados que acompanham os alunos com necessidades especiais como e as famílias dessas crianças", disse.

Na oportunidade, a equipe mostrou o resultado de um trabalho feito para diagnosticar a situação de cada aluno e família visitados num período de três meses. Com essa análise a equipe desenvolverá ações voltadas para o atendimento a essas crianças.

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), essa é mais uma forte ação da área de educação, priorizando a aprendizagem dos alunos.

O evento contou com as presenças de Chico Clementino, da primeira-dama Meiryane Vieira, do secretário de Educação Cícero Felipe, do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Anderson, e do vereador Almir Soares, da equipe multiprofissional, diretores de escolas e pais de aluno.

Metas Comunicações

#Educação 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Merendeiras de Granjeiro passam por capacitação

A Secretaria Municipal de Educação de Granjeiro, com apoio do SESC de Juazeiro do Norte, realizou nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, no Centro Administrativo João Gregório Neto, capacitação para as merendeiras servidoras da rede educacional do município.

A capacitação foi ministrada pela nutricionista do programa federal Mesa Brasil / SESC de Juazeiro, Eleale Feitosa. Ela apresentou técnicas sobre boas práticas, noções básicas de higienização, alimentação e nutrição, manipulação correta e aproveitamento integral dos alimentos.

O secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, enalteceu o 30 de outubro, quando é comemorado o Dia da Merendeira Escolar, destacando a realização da capacitação que foi programada com objetivo de valorizar e fortalecer os conhecimentos da categoria.

Para a nutricionista do município, Ana Lícia, a capacitação agrega valor para as profissionais merendeiras. "Esse curso só vem agregar conhecimento às cantineiras e à boa nutrição dos alunos. Fico muito satisfeita com esse curso, pois nossa equipe de cozinheiras aprendeu ainda mais sobre o preparo dos alimentos, higiene e manipulação", disse.

Para Chico Clementino, é muito importante capacitar todos os trabalhadores, e no caso das merendeiras, essa preparação colabora ampliando os conhecimentos delas, que aproveitam melhor o potencial dos alimentos.

O evento contou com a participação do prefeito Chico Clementino (PSDB), da primeira-dama Meiryane Vieira, do chefe de Gabinete José Rodrigues (Zuíto), do secretário de Educação Cícero Felipe, da subsecretária de Educação Lindalva Barros, da coordenadora Pedagógica Ana Vieira, da nutricionista Ana Lícia, e das merendeiras.

Metas Comunicações

#Educação 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro contemplado com a construção de um Centro de Educação Infantil - CEI

Granjeiro é um dos 74 municípios do estado do Ceará contemplado com um CEI - Centro de Educação Infantil.

A informação foi confirmada nesta tarde de quinta-feira, 04 de novembro, pelo prefeito Chico Clementino (PSDB). Ele esteve no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com o vice-prefeito Kleber Fretas (PL) e com o secretário de Educação da cidade, Cícero Felipe, onde participou da solenidade de anúncio pelo governador Camilo Santana (PT), com as presenças de Izolda Cela - vice-governadora, Eliana Estrela - secretária estadual de Educação, entre outras autoridades.

Chico Clementino disse que o anúncio do CEI vem dentro de um conjunto de novas obras que visa universalizar no Ceará as políticas públicas de atenção às crianças com o programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana.

O CEI de Granjeiro será estruturado com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground para atender de forma adequada o aprendizado e desenvolvimento de até 208 crianças, de zero a cinco anos de idade. O investimento na construção do CEI, é da ordem de R$ 2.328,507. "Essa é mais uma grande conquista para o nosso povo e que beneficia de forma direta nossas crianças com um ambiente educacional preparado para atendê-las", disse.

Para Cícero Felipe essa obra do CEI tem um significado todo especial para a política educacional que está em desenvolvimento em Granjeiro, com apoio e investimento na aprendizagem das crianças.

Metas Comunicações

#Educação 23/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro realiza culminância da Gincana Estudantil

Nesse dia 19 de outubro, em Granjeiro, no Complexo Social Esportivo, a Secretaria de Educação do Governo do Povo, juntamente com as escolas Augusto Ferreira e Mauro Sampaio, realizaram com os alunos a culminância da Gincana Estudantil de Educação Física.

Idealizada pela formadora de Educação Física, Mônica Borges, e com apoio dos professores, a gincana teve duração de três meses. Nesse período foram desenvolvidas várias tarefas virtuais feitas pelos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

O vencedor de cada modalidade foi premiado com um kit estudantil, medalhas e troféus. "Muito significativo esse momento de interação entre os nossos alunos. Percebemos a alegria e o entusiasmo deles em poderem aprender de maneira lúdica e prazerosa", disse secretário de Educação Cícero Felipe.

Além de Cícero Felipe, estiveram presentes a coordenadora Pedagógica Ana Vieira, a gerente do MAISPAIC Jesumira Clementino, a formadora de Educação Física, Mônica Borges, o Professor Thiago Nunes, as gestoras Escolares Rosana Brito e Fabiana Borges, a Psicopedagoga Cícera Helena e a Psicóloga Juliana.

Metas Comunicações

#Educação 23/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro tem melhor nota no IOEB com 5,2

Em Granjeiro, o prefeito Chico Clementino (PSDB), comemorou a divulgação dos resultados do IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira.

Ele disse que a nota do município foi uma das melhores do estado do Ceará, com pontuação 5,2. "Nós temos muito o que comemorar desse resultado, que significa a nossa educação está sendo bem conduzida. Parabéns ao secretário Cícero Felipe, e em nome dele, eu parabenizo a todos os que fazem a educação do Granjeiro", disse.

O secretário de Educação, Cícero Felipe, informou que a pontuação de Granjeiro no IOEB representa uma evolução, tendo em 2015 marcado nota 4,7, em 2017 essa pontuação caiu para 4,6, em 2019 subiu para 4,9, e agora em 2021 tem seu melhor resultado na série apurada, cravando pontuação 5,2.

Ele destaca que essas conquistas resultam da dedicação de todos os professores, de todos os que fazem a educação do município.

O IOEB indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município ou estado.

Realizado a cada dois anos o IOEB condensa informações relativas à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes pública e privada com informações referentes às crianças e jovens que não frequentam a escola.

Metas Comunicações

#Educação 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro se reúne com a CREDE 19 e trata do IDEB e do Pacto pela Aprendizagem

A Secretaria de Educação de Granjeiro, realizou neste dia 14 de outubro, na EEMTI Miguel Saraiva Pinheiro, reunião pedagógica com a Crede 19 - Regional Juazeiro do Norte, gestores escolares e professores para discutirem sobre a Campanha MAIS IDEB 2021 e Apresentação do Projeto Pacto pela Aprendizagem.

A reunião contou com a presença do secretário de Educação, Cícero Felipe, da primeira-dama Meiryane Vieira, da subsecretária de Educação Lindalva Barros, da coordenadora Pedagógica Ana Vieira, da coordenadora de Avaliação Meiricelia Vieira, da gerente do MAIS PAIC Fundamental Jesumira Clementino, formadores da SME, da equipe da CREDE/CECOM com Denise Pedroso, Terezinha Melo e Wendson Bezerra, gestores, coordenadores de escolas e professores do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental.

Cícero Felipe mencionou que "o momento foi de suma importância para darmos continuidade a um trabalho sério e valioso no que diz respeito à aprendizagem dos nossos alunos. Precisamos da ajuda de todos para que possamos dar sentido e rumo certo na nossa educação, sempre focados no mesmo objetivo, que é cuidar e educar nossas crianças".

Metas Comunicações

#Educação 11/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro está construindo uma moderna escola com 12 salas de aula

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), na companhia do secretário municipal de Educação, Cícero Felipe, e do vereador Almir Soares, fez visita nesta sexta-feira, 08 de outubro, às obras de construção da Escola Honório Feliciano de Aquino.

Essa nova e moderna escola que a Prefeitura está construindo, já em fase final, terá 12 salas de aula e fica localizada no bairro Novo Granjeiro.

De acordo com Cícero Felipe, em breve essa unidade de ensino será inaugurada e atenderá alunos do ensino fundamental do 1° ao 9° ano.

Chico Clementino disse que está em construção um muro que garantirá a segurança da escola. Ele evidenciou a importância da escola. "Ter mais uma escola em Granjeiro é muito bom. Estamos assim, fortalecendo a rede municipal de ensino", disse.

Cícero Felipe destacou que a construção dessa escola era um grande sonho do saudoso prefeito João do Povo, que será realizado e entregue a comunidade granjeirense pelos gestores Chico Clementino e Kleber Freitas.

Metas Comunicações

#Educação 09/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Crianças de Granjeiro são homenageadas pela escola Augusto Ferreira

Em Granjeiro, a Escola Augusto Ferreira da Silva, no distrito de Cana Brava dos Ferreiras, realizou nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, a culminância da semana dedica às crianças.

O momento festivo foi idealizado pelos professores e funcionários da instituição de ensino e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cícero Felipe.

Na oportunidade ele deixou sua mensagem a todas a crianças e parabenizou a equipe escolar em nome da Secretaria de Educação e da gestão pública municipal nas pessoas do prefeito Chico Clementino (PSDB) e do vice-prefeito Kleber Freitas (PL). "É um momento de muita alegria para nossas crianças. Dá um sentimento de liberdade para elas mesmo diante de um tempo muito difícil no que diz respeito a pandemia. Mas, tudo foi feito com cuidado e seguindo os protocolos de segurança. Parabéns a todas as crianças do nosso município", disse Cícero Felipe.

Metas Comunicações

#Educação 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro fortalece a educação com o Busca Ativa

A Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar do Município de Granjeiro se reuniram no dia 8 de setembro para criarem metas do projeto Busca Ativa para atender alunos que estão com dificuldades de aprendizagem.

O momento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação com a presença do Secretário de Educação Cícero Felipe, da Coordenadora Pedagógica Professora Ana Vieira, da Gerente do MAIS PAIC Professora Jesumira Ribeiro, gestores escolares e componentes do Conselho Tutelar do Município.

Na oportunidade foi debatida a situação da aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino, especialmente, daqueles que não dão devolutiva das atividades escolares. O Projeto Busca Ativa tem o objetivo resgatar os alunos que se distanciam da escola e por vários motivos abandonam os seus estudos.

Para Cícero Felipe, essa busca incansável para que o aluno retome os estudos e permaneça na escola tem esse objetivo de firmar o compromisso com a educação e e que os resultados sejam bons para o sistema educacional e também para o futuro dos estudantes.

Metas Comunicações

#Educação 27/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro adere ao Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB) e o secretário de Educação, Cícero Felipe, estiveram na sede da CREDE-19, em Juazeiro do Norte, nesta quinta-feira, 26 de agosto, onde formalizaram a adesão do município ao Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará.

Após um estudo diagnóstico, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, constatou-se a necessidade de ampliar as ações educacionais para corrigir perdas da qualidade da educação, provocada pela pandemia de Covid-19 no Ceará.

A partir desses estudos, o governador Camilo Santana, tomou a decisão de formar um pacto, reunindo os 184 municípios do Ceará, para executar esse trabalho nos anos de 2021 e 2022.

O lançamento do programa, por meio de live, contou com as presenças do governador Camilo Santana (PT), da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, além de representantes das prefeituras e secretarias municipais de Educação.

O Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará visa a fortalecer a educação no Estado, com parcerias do Programa Cientista Chefe e contribuição da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Ceará (Undime-CE) e dos secretários municipais de Educação.

Para Chico Clementino essa iniciativa chega em boa hora, em razão da importância de fortalecer a educação. Ele disse que Granjeiro, na sua gestão, já vem trabalhando de forma determinada para garantir a qualidade do ensino e que abraçar essa causa do pacto vai ao encontro do desejo de valorizar ainda mais a qualidade da educação.

Cícero Felipe destacou que o pacto é fundamental porque reúne os municípios cearenses para a nobre causa da educação, sendo essa uma das bandeiras da gestão Governo do Povo.

Metas Comunicações

#Educação 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro realiza encontro sobre gestão escolar

O Governo de Granjeiro prioriza a educação ampliando o nível de capacitação dos agentes educacionais municipais.

Nesta terça-feira, 24 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação, na Escola Miguel Saraiva, realizou Momento Formativo, com orientações da professora Conceição Feitosa.

O encontro trabalhou a temática "O papel da Gestão nas instituições de Educação Escolar - a importância dos documentos oficiais". As orientações giraram em torno da BNCC - Base Nacional Comum Curricular e DCRC - Documento Curricular Referencial do Ceará.

De acordo com Cícero Felipe - secretário de Educação de Granjeiro, o momento visou auxiliar a reorganização das atividades pedagógicas na rede municipal de ensino, considerando o impacto causado pelo novo coronavírus (Covid-19). "O distanciamento social, provocado pela pandemia trouxe a necessidade de repensar e replanejar o desenho curricular anteriormente definido, considerando que este não atende mais às necessidades das crianças e adolescentes do município", disse Cícero Felipe.

Estiveram presentes, além do Secretário Municipal de Educação Cícero Felipe, a Secretária Adjunta, Lindalva Barros, a Coordenadora Pedagógica, Ana Vieira, a Gerente do PAIC da Educação Infantil, Franceny Nunes, além de todos os gestores das escolas do Município.

Metas Comunicações

#Educação 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Em Granjeiro educadores escolhem livro didático para 2022

A Secretaria Municipal de Educação da Granjeiro, realizou em 23 de agosto, na Escola Estadual Miguel Saraiva, com a participação dos profissionais da Educação Infantil, a escolha dos livros didáticos do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático 2022.

Estiveram à frente do evento Ana Vieira - Coordenadora Pedagógica, Francynir Nunes - Gerente de Educação Infantil e Sergiana Brito - Formadora.

Ainda colaboraram com a escolha do livro didático professores e coordenadores escolares. Segundo o secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, a iniciativa possibilita um debate de forma autônoma e democrática. "As escolhas devem ser feitas através dos profissionais da educação", reforçou ele.

Para Ana Vieira é necessário a garantia de uma educação de qualidade. "É fundamental para nossas crianças uma educação de qualidade e a escolha de um material pedagógico que possa subsidiar a prática é o primeiro passo", comentou.

Segundo Cícero Felipe, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático existe desde 1937 e evoluiu, desde então, como uma das maiores políticas públicas de educação do Brasil. "O programa busca garantir que estudantes da rede pública de ensino tenham acesso ao livro didático", declarou.

O PNLD 2022 atenderá as escolas das redes de ensino participantes do Programa com estudantes na educação infantil (creche e pré-escola) registrados no censo escolar de 2020. A escolha se dá de acordo com as seguintes categorias: Creche (0 a 3 anos e 11 meses); Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses); e Guia de alfabetização (para professores de pré-escola). As obras para a creche e o guia de alfabetização são destinadas apenas para os educadores; as obras destinadas para a etapa pré-escolar incluem volume para o professor e outro para as crianças de 4 e 5 anos.

Metas Comunicações

#Educação 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Mais segurança: Transporte escolar de Granjeiro passa por vistoria do DETRAN

Transporte escolar com mais segurança. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação de Granjeiro, acompanhou a vistoria feita pelo DETRAN/CE, com o secretário Cícero Felipe, neste sábado, 14 de agosto, nos ônibus escolares.

Segundo Cícero Felipe, essa vistoria é feita rotineiramente, de seis em seis meses.

A vistoria foi feita em sete ônibus escolares que atenderão aproximadamente 600 alunos da rede pública de ensino nós turnos manhã e tarde, incluindo os alunos universitários para a cidade de Juazeiro do Norte no turno noturno.

O secretário destacou que entre as várias melhorias no transporte, estão a reposição de todos os pneus, bancadas, pintura, sistema hidráulico e elétrica.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), deu prioridade a recuperar a frota do ônibus do transporte escolar, tendo em vista a perspectiva de retomada das aulas após a ampliação da vacinação contra a Covid-19.

Metas Comunicações

#Educação 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Professores da Educação Infantil de Granjeiro participam de curso sobre Psicanálise na Educação

Visando o fortalecimento da Educação, a Prefeitura de Granjeiro, através da Secretaria de Educação, realiza o Curso Online de Psicanálise na Educação, totalmente gratuito para os professores da Educação Infantil. O curso está em andamento. As inscrições ocorreram de 12 a 31 de julho e o início se deu em 03 de agosto.

O curso é ministrado pelos professores Eugênio Carvalho - Professor, Padre, Pedagogo, Doutor, Mestre e Psicanalista; e Anna Karolina - Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista no AEE, Graduanda em Psicologia e Pós-Graduanda em Neuropsicopedagia Clínica e Institucional.

Segundo o secretário de Educação, Cícero Felipe, a parceria para o curso, firmada com o Instituto Mendonça de Educação do Cariri - IMEC, tem duração de 4 meses com carga de 240 horas. "Essa oportunidade trará crescimento profissional para os educadores e contribuirá significativamente no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos", comentou ele.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), destacou que esse curso prepara ainda mais os professores para que eles aprimorem conhecimentos e repassem para as crianças, melhorando cada vez mais os indicadores educacionais de Granjeiro.

Metas Comunicações

#Educação 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro retoma aulas em formato semipresencial

O município de Granjeiro está retomando as aulas em formato semipresencial na rede municipal de ensino.

Nessa quarta-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, o prefeito Chico Clementino (PSDB), a primeira-dama Meiryane Vieira e o secretário de Educação, Cícero Felipe, estiveram na escola Mauro Sampaio.

Além parabenizar os estudantes pela passagem do dia a eles dedicado, deram as boas-vindas às turmas do 5° e 9° anos do ensino fundamental que voltaram às suas aulas presenciais nas escolas Augusto Ferreira, Francisca de Araújo e Mauro Sampaio.

A volta presencial às aulas tem sido cercada de cuidados sanitários e de forma híbrida. Segundo Cícero Felipe, de 1.093 alunos, só 190 estudantes iniciam a retomada das aulas em formato presencial. Os demais, têm aulas remotas.

Chico Clementino disse que todos os cuidados e orientações sanitárias estão sendo tomados para garantir a segurança desses alunos durante o percurso e dentro da escola.

Para marcar o momento, a gestão municipal realizou palestras e garantiu kits de EPIs para todos os funcionários da educação, como também kit pessoal para cada aluno contendo uma máscara, uma garrafinha para tomar água e uma toalha de mão.

Metas Comunicações

#Educação 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Equipe da Educação de Granjeiro participa do fórum promovido pela CREDE 19

A equipe da Secretaria de Educação de Granjeiro, com Cícero Felipe - secretário de Educação, Jesumira Ribeiro - gerente do MAIS PAIC, e Ana Vieira - coordenadora Pedagógica, participou do XIV Fórum Regional de Secretários de Educação realizado pela CREDE 19, nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, na cidade Juazeiro do Norte.

Cícero Felipe destacou o evento como muito importante com troca de experiências entre a rede educacional dos municípios de Granjeiro, Caririaçu, Farias Brito, Barbalha, Jardim e Juazeiro do Norte.

O foco do encontro foi a retomada do ensino presencial com aulas híbridas, socializando as ideias do modelo de forma que as aulas se tornem atrativas e sobre protocolos avaliativos aplicados nos 2°, 5° e 9° anos do ensino fundamental.

O evento contou com a presença da coordenadora da CREDE 19 Marfra Rejane, da orientadora da CECOM Lavina Soares, do Secretário Executivo da Seduc, o professor Márcio Brito, da coordenadora da COPEM Professora Bruna Leão e da Articuladora da COPEM Professora Marília Gaspar.

Metas Comunicações

#Educação 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro entrega kits esportivos do projeto Vivenciando o Lúdico como Atividade Recreativa

A união escola e esporte geram resultados significativos para socialização da comunidade desenvolvendo o conhecimento e fomentando hábitos saudáveis.

Com esse objetivo, em Granjeiro, as secretarias municipais de Educação e de Esportes realizaram nesta terça-feira, 10 de agosto, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório, encontro com os diretores escolares e professores para a entrega de kits esportivos do projeto "Vivenciando o Lúdico como Atividade Recreativa" para atender as aulas de educação física das unidades escolares.

O projeto gera oportunidade para o desenvolvimento esportivo no município envolvendo os jovens, além de tornar as aulas mais atrativas.

Estiveram presente na entrega dos kits a primeira-dama Meiryane Vieira; o Secretário de Educação Cícero Felipe, Secretário de Esportes Francisco Barbosa (Zezinho), a Coordenadora Pedagógica Ana Vieira, a professora formadora Mônica Borges, o Coordenador Esportivo Messias Nogueira, a gerente do MAIS PAIC Jesumira Ribeiro, diretores e professores das escolas Augusto Ferreira, Francisca de Araújo e Mauro Sampaio.

Metas Comunicações

#Educação 23/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro inicia entrega de Material Educacional Nova Escola

Nesta terça-feira, 21 de junho, a Secretaria de Educação de Granjeiro iniciou a entrega do Material Educacional Nova Escola - Educação Infantil Ceará, no auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto.

O Ato contou com participação do Cícero Felipe - secretário municipal de Educação, Meiryane Vieira - primeira-dama; Francenir Nunes - gerente municipal da Educação Infantil; Kássia do Nascimento e Sergiana Brito - formadoras da Educação Infantil, diretores e professores da Educação Infantil.

Segundo Cícero Felipe, o objetivo é contribuir com a aplicação de conhecimentos e de experiências dos profissionais da Educação Infantil e está em consonância com os pilares do Programa Estadual Mais Infância Ceará que realiza ações voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento integral das crianças.

Ele comentou que o Governo do Estado está fazendo grandes investimentos na educação infantil, e que, além de investimento em formação dos profissionais, está trazendo também o material estruturado para dar um suporte maior aos nossos professores.

Os materiais, organizados em parceria com a Associação Nova Escola, são voltados ao fortalecimento do ensino e da aprendizagem desde os primeiros anos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa é pactuando entre os Estado e os municípios, otimizando resultados da educação.

Metas Comunicações

#Educação 30/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro entrega mais de 1.000 kits da merenda escolar na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Granjeiro, com o prefeito Chico Clementino (PSDB), juntamente com secretário municipal de Educação, Cícero Felipe, e a nutricionista Ana Licya, iniciaram nessa manhã de sexta-feira, 30 de abril, na Escola Municipal José Mauro Castelo Branco Sampaio - bairro Centro a entrega dos produtos dos Kits da Merenda Escolar em Casa, em todas as escolas do município, aos alunos da rede municipal.

Foram entregues mais de 1.000 kits e cada kit é composto dos seguintes produtos e respectivas quantidades: Arroz - 2kg, Biscoito Salgado - 2pct, Carne Moída 2pcts, Leite em Pó - 2pct, Macarrão - 2pct, Milho em Flocos - 2pct, Rapadura, Banana e Macaxeira.

Esses kits são essenciais para ajudar na complementação alimentar das famílias e Chico Clementino destaca que o seu trabalho e da equipe do Governo do Povo é para ajudar as pessoas. "A entrega desses kits beneficia 1.083 famílias com cestas básicas. São produtos da merenda escolar, exclusivamente, da merenda escolar. Eu tenho a certeza de que vai ajudar as pessoas de nosso município, especialmente as crianças, neste momento que atravessamos com essa pandemia do novo coronavírus. Nós vamos fazer um trabalho voltado para ajudar as pessoas e vamos fortalecer ainda mais a educação em todas as áreas", disse o prefeito.

Para o secretário de Educação, Cícero Felipe, é muito importante a distribuição desses kits para as famílias e alunos do município de Granjeiro. Ele destacou o apoio da equipe da Educação para que os alimentos chegassem até os alunos num momento importante. "Quero agradecer a Deus pela oportunidade da nossa Educação está distribuindo 1.083 kits de alimentação escolar para toda a rede municipal de ensino. Todos os alunos estão recebendo neste momento nas 8 unidades escolares os seus kits de alimentação. Quero aqui agradecer ao prefeito Chico Clementino, ao vice-prefeito Kleber Freitas, aos diretores de escolas, professores, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que nos deram grande apoio nessa organização. É de suma importância essa alimentação chegar, nesse momento tão crítico, na casa dos nossos alunos. A gente sabe que eles estão precisando, então a gente enquanto educação, enquanto gestão pública, temos esse dever de cuidar dos nossos alunos", destacou.

Mãe de duas crianças estudantes da Escola Augusto Ferreira da Silva, Celiana Bezerra, agradeceu à equipe do governo municipal e da escola pela distribuição das cestas básicas que ajudará na alimentação da família.

A diretora da Escola Augusto Ferreira da Silva, Fabiana Borges, agradeceu a presença dos pais, que compareceram para receber os kits da merenda escolar. "Os pais estão vindo receber seus kits. A entrega está sendo muito satisfatória. É muito bom, a gente agradece demais a Secretaria de Educação, ao governo municipal, por estar, de forma muito comprometida com as crianças, com a educação, disponibilizando a merenda escolar. É muito importante para elas [as crianças] estarem recebendo esses alimentos", destacou.

Escolas beneficiadas com os kits:

Escola Antonio Carlos Pinheiro - 25 kits

Escola Augusto Ferreira da Silva - 200 kits

Escola Francisca de Araújo Borges - 291 Kits

Escola José Mauro Castelo Branco Sampaio - 400 kits

Escola Ossian Alencar Araripe - 24 kits

Escola Pedro Martiniano - 19 kits

Escola Zulmira Marques Soares - 68 kits

Creche Luiza Borges - 56 kits

#Educação 28/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro forma equipe multiprofissional

A Prefeitura de Granjeiro, com a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira, dia 28 de abril, encontro na Escola Municipal Miguel Saraiva Pinheiro para apresentação da equipe multiprofissional que atuará em parceria com a Educação do município. A equipe é formada por uma Juliana Gonçalves - Psicóloga; Carla Janaína - Assistente Social; e Cícera Helena e Cícero Ferreira - Psicopedagogos.

Estiveram presentes no encontro, além do prefeito Chico Clementino, a primeira-dama Meiryane Vieira, o Secretário de Educação, Cícero Felipe, integrantes da Secretaria Municipal de Educação e os diretores escolares.

De acordo com Cícero Felipe, a implantação da equipe atende requisitos da Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.

Para o prefeito Chico Clementino, equipar a rede de ensino do município com material humano, pessoas capacitadas, dará melhores resultados na educação e o projeto da administração Governo do Povo, visa garantir educação de qualidade para todos.

#Educação 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Granjeiro cria Comitê para discutir retomada das aulas presenciais

Nesta segunda-feira, dia 26 de abril, em reunião na Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro, o município de Granjeiro abriu debate na área da Educação sobre as medidas do último decreto do Governo do Estado do Ceará com regras para o combate à Covid-19.

Na flexibilização, a Educação poderá avançar no ensino presencial até o 9º ano do fundamental, ampliando a capacidade para 40% e permanecendo a opção dos pais pelo ensino remoto.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), entende que é necessário avaliar a situação municipal para que esse retorno seja seguro para professores, profissionais e estudantes.

Com essa observação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o Comitê Municipal para analisar aspectos sanitários e de infraestrutura das escolas públicas municipais, visando um possível retorno das aulas presenciais.

De acordo com o secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, o Comitê é constituído por vários segmentos da sociedade que deve atender de forma democrática todas as decisões relacionadas a esse possível retorno híbrido das aulas do município.

Ele explicou que não há data definida para o retorno das atividades e que toda a situação será analisada pelo Comitê. "A gente sabe o momento pelo qual o mundo inteiro está passando diante dessa pandemia, e nós, enquanto educadores, precisamos nos preparar para que essa volta às aulas seja de forma consciente diante da situação pela qual está passando o nosso município. Então quero deixar muito bem tranquilo todos os nossos alunos, professores, profissionais da educação, que a gente está estudando o que diz respeito à volta as aulas. Nós não temos ainda uma data prevista para o retorno, mas podem ter certeza de que em tempo e na data que a gente for voltar vai ser com muita tranquilidade, muito cuidado, para garantir, sobretudo, a vida dos nossos alunos, dos nossos profissionais, dos nossos professores", disse.

O chefe de Gabinete da prefeitura de Granjeiro, José Rodrigues (Zuíto), destacou que o município pensa no retorno às aulas, mas quer que para isso sejam criadas condições de segurança para todos os envolvidos na educação. Para ele é preciso pensar primeiro em cuidar da saúde das pessoas. "É preciso retomar sim, já perdemos muito, mas também temos a preocupação que se trata de vidas. A gente fica assim a refletir, mas, nós temos condições, sim, de sentar como estamos aqui e resolver a situação do município de Granjeiro, como também, ajudar a sociedade em geral. Tomaremos as decisões junto com a comunidade, avaliando em primeiro lugar condições de segurança, preservando vidas", disse.

O presidente da Câmara Municipal de Granjeiro, vereador Paulo Anderson, falou sobre o momento difícil da pandemia, do novo coronavírus, enfatizando que as aulas podem esperar e que esse ainda não é o momento ideal para a volta. Ele destacou que a Câmara Municipal, junto com o Comitê e a Secretaria de Educação, trabalhará para diminuir os impactos da pandemia para alunos e todos os envolvidos com a educação.

#Educação 09/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro firma convênio com a UNINTA

A Prefeitura de Granjeiro através da Secretaria Municipal de Educação, assinou convênio com a Universidade UNINTA. O objetivo é garantir estágio aos alunos do Curso de Pedagogia no âmbito das Escolas Públicas Municipais de Granjeiro.

Para o Prefeito Chico Clementino (PSDB), essa ação é de suma importância no sentido de facilitar aos cursistas o acesso a essa etapa do curso.

O Secretário de Educação, Cícero Felipe, enfatiza que essa parceria traz sustentação no desenvolvimento da educação do município.

Uma das propostas do Governo do Povo é fortalecer o setor educacional do município, capacitando a população e implementando o desenvolvimento de Granjeiro.

#Educação 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Por restrições contra a Covid-19, seleção pública é adiada em Granjeiro

A Secretaria de Educação de Granjeiro, informou que diante do novo decreto estadual com medidas mais restritivas para barrar o avanço da Covid-19, especialmente, para evitar aglomerações, e com recomendações de saúde da Secretaria de Saúde do Ceará, levando em consideração as condições de contágio na cidade, o Processo Simplificado de Seleção Pública para servidor temporário do município na função de professor, foi adiada.

A data da aplicação das provas seria no dia 07 de março e com o adiamento, as provas escritas serão realizadas no dia 21 de março.

Com a mudança de data, todas as fases da seleção sofrem alteração. O resultado da primeira etapa será publicado no dia 24 de março. Os aprovados na primeira etapa apresentam curriculum vitae à comissão organizadora no dia 26 de março. No dia 29 de março será publicado o resultada da segunda etapa. E no dia 02 de abril, é a divulgação do resultado final da seleção.

O processo de seleção pública em Granjeiro é para os cargos de professor de nível médio pedagógico e superior. Será considerado classificado para a segunda etapa o candidato que pontuar em todas as avaliações (Língua Portuguesa, Matemática, Didática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e História do Município de Granjeiro-Ce.) e obtiver 50% de acertos no total geral da prova objetiva. A segunda etapa consta de análise da capacidade profissional, comprovada através da avaliação de Curriculum Vitae, com nota máxima de 25 pontos de caráter classificatório.

A Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos classificados de acordo com a necessidade. Os candidatos aprovados farão parte do Cadastro de Reserva (CR) do Governo de Granjeiro.

O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, a contar da data de homologação do Processo de Seleção Pública, podendo ser prorrogado por igual período.

A remuneração de professor temporário será em conformidade com o Piso Nacional do Magistério e de acordo o com jornada de trabalho mensal referente à carga horária contratada. Pode ser citado para exemplificar que um professor com 20 horas semanais terá salário de R$ 1.443,12.

O quadro geral de interesse da Secretaria de Educação de Granjeiro é para a seguintes funções:

Professor da Educação Básica/Educação Infantil (Creche e Pré-escola);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Língua Portuguesa;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Matemática;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Geografia;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) História;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ciências;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Educação Física.

ASCOM - Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

#Educação 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretários escolares de Granjeiro participam de reunião de formação

Em Granjeiro, nesta sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021, às 8h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, teve reunião de formação para secretários escolares com a participação da Coordenadora dos Programas e Sistemas da Secretaria Municipal de Educação, Josieta Felipe, do Coordenador de Núcleo, Raimundo Nonato, da Articuladora, Nathália Andreska.

Os trabalhos foram iniciados com a presença da primeira-dama, Meiryane Vieira, e do Secretário de Educação, Cícero Felipe. Ao recepcionarem os participantes eles destacaram a importância da função do secretário escolar em todo o processo educacional.

No encontro foram debatidos o que a função de secretário escolar representa na prática, os serviços burocráticos e os documentos necessários para organização e acompanhamento pelos de governos e sobre o acesso ao sistema do cadastro de alunos.

Na ocasião, a gestão Governo do Povo entregou um kit para facilitar os trabalhos dos secretários nas unidades escolares do município.

Metas Comunicações

#Educação 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Granjeiro terá seleção pública para professor temporário

A Secretaria de Educação, da Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, realizará seleção pública para contratação temporária de servidores.

A Seleção será por Processo Simplificado e destina-se a suprir carências temporárias por licença de profissionais para tratamento de saúde; licença à gestante; licença por motivo de doença em pessoa da família; trato de interesse particular; incentivo à formação profissional; afastamentos que ocasionem carência temporária; entre outros.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), disse que a seleção é para atender as demandas da educação do Município e que seu objetivo é fortalecer cada vez mais a educação. Ele destacou que preza pela transparência e desejou boa sorte a todos os participantes.

As inscrições serão efetuadas no período 16 a 18 de fevereiro de 2021, das 08h às 14h na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, Rua David Granjeiro, nº 104, bairro Centro.

No ato da inscrição, o candidato deverá pagar um valor simbólico, de R$ 10,00 para custear as despesas do certame.

O processo de seleção pública para os cargos de professor de nível médio pedagógico e superior será realizado em duas etapas. A primeira etapa consistirá em prova objetiva de múltipla escolha. Será considerado classificado para a segunda etapa o candidato que pontuar em todas as avaliações (Língua Portuguesa, Matemática, Didática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e História do Município de Granjeiro-Ce.) e obtiver 50% de acertos no total geral da prova objetiva. A segunda etapa consta de análise da capacidade profissional, comprovada através da avaliação de Curriculum Vitae, com nota máxima de 25 pontos de caráter classificatório.

A prova será realizada na Escola Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio, localizada na Rua do Cruzeiro, S/N, no dia 07 de março do ano 2021, no horário de 08h às 12h, não sendo admitida a entrada no local da prova, dos candidatos que se apresentarem depois das 8h.

A Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos classificados de acordo com a necessidade. Os candidatos aprovados farão parte do Cadastro de Reserva (CR) do Governo de Granjeiro.

O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, a contar da data de homologação do Processo de Seleção Pública, podendo ser prorrogado por igual período.

A remuneração de professor temporário será em conformidade com o Piso Nacional do Magistério e de acordo o com jornada de trabalho mensal referente à carga horária contratada. Pode ser citado para exemplificar que um professor com 20 horas semanais terá salário de R$ 1.443,12.

O quadro geral de interesse da Secretaria de Educação de Granjeiro é para a seguintes funções:

Professor da Educação Básica/Educação Infantil (Creche e Pré-escola);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Língua Portuguesa;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Matemática;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Geografia;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) História;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ciências;

Professor da Educação Básica / Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Educação Física.

Metas Comunicações

#Educação 06/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Granjeiro promoveu Jornada Pedagógica com foco na inovação e transformação

Os direcionamentos da rede municipal de educação de Granjeiro foram tomados no período de 03 a 05 de fevereiro durante a Jornada Pedagógica, promovida pelo Governo do Povo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pasta gerenciada pelo secretário Cícero Felipe.

O encerramento da Jornada aconteceu nesta sexta-feira, 05, com as presenças do prefeito Chico Clementino (PSDB), do vice-prefeito Kleber Freitas (PL), da primeira-dama Meiryane Vieira, do secretário de Educação, Cícero Felipe, da subsecretária de Educação, Professora Lindalva Barros, dos vereadores Almir Soares, Natanael Calixto e Francisco Cassiano e do palestrante e professor, Joaquim Iarley Brito Roque.

Cícero Felipe levou uma mensagem de boas-vindas aos professores e destacou o papel das equipes técnica e pedagógica da Secretaria de Educação. Ele enfatizou que todos têm pela frente o desafio de educar em tempos de pandemia e destacou a confiança no trabalho da equipe e no apoio do Governo do Povo para cumprir a missão.

Com o tema "Juntos é possível inovar, transformar e avançar", a Jornada Pedagógica do Granjeiro, realizada de forma virtual, teve palestra do Joaquim Iarley, que foi transmitida por meio de live no Facebook, debate sobre formação, incluindo os eixos da educação infantil, ciclo de alfabetização e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Chico Clementino mencionou que estava feliz pela equipe da educação e do gestor da educação ser uma pessoa preparada. "Estamos em boas-mãos. Temos um secretário preparado, uma equipe exemplar na educação do Granjeiro. O futuro da nossa cidade, das nossas crianças, jovens e adolescentes passa pelas mãos e pela inteligência dos que fazem a educação", disse.

Kleber Freitas parabenizou a equipe da Secretaria de Educação e firmou compromisso em apoiar, juntamente com o gestor, as iniciativas para fortalecer a educação granjeirense.

Meiryane Vieira, que também é professora, falou da relevância da educação para o município e destacou que continuará trabalhando junto ao secretário para que os índices de aprendizagem sejam ampliados e que Granjeiro continue sendo destaque na educação do Ceará.

Joaquim Iarley, em sua palestra, falou sobre as competências socioemocionais, principalmente em época de isolamento social e da educação, tão necessária à vida. Ele ressaltou a importância do trabalho dos professores do município para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos educandos.

Metas Comunicações

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Hwq_5O1a0Ds" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

#Educação 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito de Granjeiro se reúne com a CECOM-CREDE 19 e assina termos para cooperação na Educação

Organizando setores fundamentais para o funcionamento da educação no município de Granjeiro, o prefeito Chico Clementino (PSDB), juntamente com o Secretário de Educação, Cícero Felipe, e o Chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuíto), estiveram na Célula de Cooperação com os Municípios (CECOM - CREDE 19), em Juazeiro do Norte.

Na CECOM o prefeito e a equipe foram recebidos pela orientadora, Lavina Maria Soares, e discutiram sobre a Assinatura do Termo de Responsabilidade do Transporte Escolar para o ano de 2021 e do Termo de Compromisso/Protocolo de Intenções do Programa Aprendizagem na Idade Certa e Mais Infância Ceará 2021-2024 para o Granjeiro.

Chico Clementino destacou que o encontro foi muito importante para começar o planejamento que visa, logo que possível, iniciar as aulas com um sistema de transporte adequado para servir a classe estudantil e com programas que são eficientes nas políticas de incentivo ao ensino como o Aprendizagem na Idade Certa e Mais Infância Ceará.

Cícero Felipe disse que que é muito importante o acordo firmado entre o Estado e o Município, porque garante estabilidade no que diz respeito ao atendimento aos alunos do ensino fundamental, estes que são da responsabilidade do Município, e também aos alunos do ensino médio, numa parceria de contrapartidas, inclusive financeira, que beneficia todos os alunos do município.

Metas Comunicações

#Educação 02/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA FRANCISCA DE ARAÚJO BORGES DA SERRINHA É ATACADA POR ATOS DE VANDALISMO. Quebram impressora, rasgaram livros didáticos, quebraram janelas e picharam as salas.
#Educação 17/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUSPENDE AULAS POR 15 DIAS, A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO. Em atendimento ao Decreto do Governo do Estado de N° 33.510, em decorrência da Pandemia do CORONAVÍRUS-COVID-19.
#Educação 12/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA PROJETO PRIMEIROS SOCORROS COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. Nesta primeira etapa, a escola Augusto Ferreira, que tem como diretora administrativa Mirian Pontes, recebe o projeto.
#Educação 04/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JOSÉ MAURO CASTELO BRANCO SAMPAIO Tema da reunião foi Educação e Escolarização, com a reflexão: Quem ama contraria, dá limites
#Educação 25/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE GRANJEIRO CONCEDE REAJUSTE SALARIAL DE 12,84% AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO. "o futuro de uma geração passa pela educação, e essa transformação começa na sala de aula, com professores valorizados"
#Educação 03/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO TICIANO TOMÉ VISITA ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DANDO BOAS-VINDAS AOS ALUNOS NO INÍCIO ANO LETIVO. O ano letivo começou hoje para aproximadamente 1.212 ( Mil Duzentos e Doze ) alunos da rede municipal de ensino em Granjeiro, atendidos em 09 escolas, entre elas: Escolas de ensino infantil e fundamental 1 e 2.
#Educação 01/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO, COMEÇA O ANO LETIVO 2020. Ticiano Tomé deseja um bom início das atividades a todos, e que neste ano letivo a perseverança, dedicação, compromisso e responsabilidade estejam sempre acima de tudo, para que os objetivos traçados sejam alcançados com muito sucesso.
#Educação 30/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO, COMEÇA O ANO LETIVO COM RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES. Ticiano Tomé, deseja a toda classe estudantil, corpo docente e discente, um bom e feliz ano letivo.
#Educação 28/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE GRANJEIRO REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2020. Segundo Ticiano, "o futuro de uma nova geração passa pela educação, e essa transformação começa na sala de aula, com professores mais valorizados.
#Educação 27/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO TICIANO TOMÉ ANUNCIA REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES EM 12,84%. É A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR EM GRANJEIRO. PREFEITO TICIANO TOMÉ ANUNCIA REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES EM 12,84%. É A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR EM GRANJEIRO.
#Educação 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO TICIANO TOMÉ ASSINA CONVÊNIO COM A CREDE 19 PARA O TRANSPORTE ESCOLAR DOS ALUNOS DO MUNICÍPIO. ,O prefeito Ticiano Tomé assinou o convênio com o governo do estado, por meio da crede 19.
#Educação 22/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JORNADA PEDAGÓGICA 2020 CONTARÁ COM PALESTRA MOTIVACIONAL COM O RADIALISTA HENRIQUE VIDAL. Henrique Vidal, se apresentará na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, dentro da programação da jornada pedagógica com a sua palestra motivacional, às 13:30, que tem como público alvo, os profissionais do magistério de toda rede municipal.
#Educação 20/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO TICIANO TOMÉ VISITA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PREPARANDO OS ÚLTIMOS AJUSTES PARA A JORNADA PEDAGÓGICA 2020. PREFEITO TICIANO TOMÉ VISITA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PREPARANDO OS ÚLTIMOS AJUSTES PARA A JORNADA PEDAGÓGICA 2020.
#Educação 25/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SPAECE: Alunos com melhor desempenho em 2018 recebem premiação e se preparam para nova avaliação Os alunos do 2º, 5º e 9º Anos do ensino infantil e fundamental da rede municipal de educação de Granjeiro estão recebendo suas respectivas premiações referentes ao bom desempenho no SPAECE 2018 (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), projeto do Governo do Estado.
Na quinta-feira (21), alunos do 2º Ano participaram da conclusão do Projeto SPAECE em Foco. Nesta segunda-feira (25) foi a vez dos alunos do 9º Anos participarem de um momento de reconhecimento e incentivo à participação no SPAECE.
Granjeiro tem se destacado no Estado do Ceará, sendo o primeiro município a apresentar resultados positivos no processo de alfabetização dos alunos de 2º Ano, dentre os seis municípios da CREDE 19, alcançando a cor verde-escuro. E de lá para cá, os números só melhoraram.
Há toda uma expectativa em relação a avaliação do SPAECE de 2019, com possibilidade de o município ganhar o prêmio Escola Nota 10. Esse otimismo nasce do trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas participantes da avaliação.
No que se refere aos alunos, estes recebem premiações pelo bom desempenho. Já as escolas e professores, recebem um melhor suporte para desempenhar suas atividades de forma mais eficiente. Ainda neste aspecto, vale ressaltar o Programa SPAECE em Foco, que envolve toda a comunidade escolar, passando pelo prefeito, secretário de educação, professores voluntários que promovem aulas extras sobre português e matemática, entre outros.
Nova avaliação
Nesta terça-feira (26) serão avaliados alunos do 9º Ano das escolas Mauro Sampaio (02 turmas), Augusto Ferreira (01 turma) e Francisca de Araújo (01 turma). Na quarta-feira (27) serão avaliados alunos do 5º Ano. Já na quinta-feira (28), alunos do 2º Ano participarão das avaliações, também com a participação de uma turma da Escola José Ossian Araripe.
#Educação 19/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadora do Projeto Presença na Educação participou de encontro sobre Cadastro Único em Fortaleza A coordenadora do Projeto Presença na Educação, Josieta Maria Henrique, participou nos dias 13 e 14 de novembro, de encontro estadual sobre orientações do programa e suas condicionalidades, na cidade de Fortaleza.
O evento teve como objetivo esclarecer pontos sobre o Cadastro Único que possam evitar o bloqueio do Bolsa Família. O programa e o Cadastro Único formam o sistema nacional que sinaliza famílias em situação de vulnerabilidade e garante a inserção destas em outros programas da assistência social.
A aproximação dos agentes do programa com os beneficiários tem garantindo o acesso à informação quanto aos direitos e oportunidades de saída da linha da extrema pobreza, seguindo as diretrizes que exigem acompanhamento na saúde e frequência escolar das crianças.
O município de Granjeiro tem feito ações intensivas para atualização cadastral, facilitando a identificação das famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. “Isso reduz significativamente a situação de vulnerabilidade financeira das famílias”, comentou a coordenadora.
#Agenda 11/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Instituto Mendonça de Educação do Cariri realizou aula inaugural do Curso de Atendimento Educacional Especializado Uma aula inaugural do Instituto Mendonça de Educação do Cariri marcou o início do Curso de Atendimento Educacional Especializado com o tema “Políticas Públicas Para Educação Especializada” na Câmara Municipal de Vereadores, na última sexta-feira (08), em Granjeiro.
O curso tem como público alvo professores, cuidadores, diretores de escolas e coordenadores que precisam lidar no dia a dia com alunos portadores de necessidades especiais. As aulas ocorrerão a cada quinze dias, aos sábados, durante quatro meses com um total de trezentas horas aulas.
Para o prefeito João Gregório Neto (PL) é importante qualificar cada vez mais os profissionais da educação para estes estejam preparados para suprir as necessidades especiais que alguns alunos apresentam.
“Tudo que for possível fazer para promover a inclusão de alunos especiais nas salas de aula vamos fazer” - concluiu o prefeito.
#Educação 08/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Programa Crescer Saudável beneficiará crianças de creches e do 5º ano do Ensino Fundamental A Secretaria de Saúde de Granjeiro intensificará ações voltadas para crianças que fazem parte do setor de creche e da educação infantil - a partir dos três anos de idade até doze anos - que fazem parte do 5º ano do Ensino Fundamental.
As ações fazem parte do Programa Crescer Saudável, do Governo Federal, a partir do PSE - Programa Saúde na Escola, em parceria com o município.
O tema foi debatido nesta quinta-feira (07) em reunião realizada no Gabinete do prefeito com a participação da secretária de Saúde - Suzana Gregório, do secretário de Educação - Cicero Felipe, do secretário de Administração - Mytchel Almeida, da chefe de Gabinete - Fernanda Gregório, do representante da secretaria de Educação - Nonato Sousa e do professor de educação física - Antônio Rodrigues.
Ficou decidido na reunião que as ações do projeto serão desenvolvidas nas escolas da área urbana e da zona rural de Granjeiro em que haja educação infantil. Para isso, as secretarias firmaram parceria para dar suporte aos profissionais - educador físico, enfermeiro e nutricionista, dentre outros - que colocarão o projeto em prática. Inicialmente, ficou definido que as atividades do programa Crescer Saudável serão realizadas com intensidade durante três dias da semana.
Os profissionais envolvidos no programa deverão avaliar o estado nutricional (peso e altura) das crianças, promovendo atividades coletivas de alimentação adequada e saudável e atividades físicas, encaminhando quando necessário, crianças identificadas com obesidade para intervenção e cuidado na rede de atenção à saúde do município.
#Educação 08/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Granjeiro define ações que nortearão atividades no final do ano letivo A Secretaria de Educação do Município de Granjeiro promoveu uma reunião nesta quinta-feira (07), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com todos os diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino para definir ações que alinhem as atividades relativas ao final do ano letivo de 2019. Estiveram presentes o secretário de Educação, Cícero Felipe, a subsecretária da pasta, Lindalva Barros e a coordenadora pedagógica, Iris Meire.
Foram debatidas questões como autonomia pedagógica, fechamento do ano letivo, reposição de aulas, recuperação paralela (quarto período), processo de dependência, diário de classe e recolhimento de livros didáticos.
Cicero Felipe abordou a importância de se fazer um planejamento estratégico de todas as atividades referentes ao final do ano letivo, como forma de haver melhor desempenho dos diretores e coordenadores em suas respectivas unidades escolares, uma vez que todos estarão trabalhando num mesmo direcionamento.
#Educação 17/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Ciclo Literário proporciona avanço no processo de alfabetização das crianças em Granjeiro A secretaria de Educação de Granjeiro realizou na última sexta-feira (13) o Ciclo Literário de Alfabetização, na Escola Francisca de Araújo, na comunidade de Serrinha, Zona Rural do município.
De acordo com o secretário de Educação, Cicero Felipe, e Valéria Macedo, formadora, esta foi a primeira etapa do concurso literário, evento que ocorre desde 2018 no 2º Ano, dentro da etapa do ciclo de alfabetização.
Os alunos são incentivados a apresentar leitura fluente dos gêneros textuais como forma de comunicação verbal. Além de proporcionar uma apreciação literária pela comunidade escolar, aqueles alunos com melhor desempenho são selecionados como representante da escolar em apresentação posterior na sede do município, juntamente com outras escolas participantes.
Para os responsáveis pelo projeto, é gratificante acompanhar o esforço das escolas e das famílias no incentivo aos alunos, resultando em mais entusiasmo e motivação nas crianças que participam do processo de alfabetização.
A atividade é também uma forma de motivar as crianças na participação das avaliações externas SPAECE e SAEB.
#Educação 03/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Alunos destaque no SPAECE 2018 recebem premiação e Prefeitura lança o projeto SPAECE em Foco 2019 Nesta segunda-feira (02), foi realizada no Complexo Social e Esportivo de Granjeiro, a cerimônia de premiação dos alunos destaque no SPAECE 2018 e o lançamento do projeto SPAECE em Foco 2019.
O prefeito João Gregório Neto (PL) destacou a importância das conquistas para a educação de Granjeiro e enfatizou o compromisso de continuar investindo recursos no setor para o município fique em evidência cada vez mais.
"Parabenizo todos o envolvidos nessa conquista, do secretário ao zelador da escola, passando por diretores, professores e todos os servidores que atuam conjuntamento com o objetivo de melhorar os índices de nossa educação" - disse o prefeito.
A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, servidores e alunos da rede pública de ensino.
De acordo com o secretário de Educação, Cicero Felipe, o trabalho voltado para alcançar novos índices já começou com o lançamento do projeto SPAECE em Foco 2019, quando todos se voltam para ações que visam incentivar os alunos a aprenderem cada vez mais.
Foram premiados alunos do 2º, 5º E 9º anos do ensino fundamental com maior proeficiência na avaliação externa do SPAECE:
- Escola Antônio Carlos Pinheiro:
2º Ano - Juliene Trajano Custódio Ferreira
- Escola Dr José Mauro Castelo Branco Sampaio:
2º Ano - Cicera Samira Monteiro Marcelino
5º Ano - Lívia Maria Santos Silva / Maria Regilane de Sousa Alves
9º Ano - Gabbriel Barbosa de Almeida
- Escola Padre Vicente Alves Feitosa:
2º Ano - Luiz Henrique Medeiros / Paula Milícia / Carlos Alves da Silva
5º Ano - Gabriel Henrique do Vale Pereira
9º Ano - Larissa Santos Severino
- Escola Augusto Ferreira da Silva:
2º Ano - Antônio Isaak de Macedo / Letícia Ferreira da Silva
5º Ano - Maria Izabely Ferreira de Sousa
- Escola Dr Ossian Alencar Araripe:
2º Ano - Damião Miguel de Sousa
Também foram destaque os alunos adequados dos quintos e nonos anos.
#Agenda 18/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CMDCA reúne candidatos a conselheiro tutelar para iniciar campanha pelos votos da população Na manhã desta quarta-feira (17) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Comissão Especial, encarregada de acompanhar e supervisionar as eleições para Conselheiro Tutelar em Granjeiro, realizou uma reunião com os respectivos candidatos habilitados a concorrer as vagas do órgão.
O objetivo foi dar início a campanha, que deverá ser pautada em normas e regras previstas pela comissão e resguardadas pelas leis vigentes no município e pela CONANDA.
Na oportunidade, os candidatos também fizeram a escolha de seus números eleitorais e se comprometeram a realizar uma campanha embasada na ética e de forma igualitária para todos os concorrentes.
Ficou ressaltado na reunião que, tendo em vista que, como o propósito de todos os candidatos é visar o melhor para o trabalho do Conselho Tutelar de Granjeiro, os interesses particulares devem ser deixados de lado e as propostas de cada um deverão ser firmadas em proteger crianças e adolescentes, assegurando-lhes um futuro melhor, com a garantia de seus direitos.
#Educação 05/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Granjeiro publica edital de Seleção para banco de Assistentes de Alfabetização A Secretaria Municipal da Educação de Granjeiro Ceará, torna público o edital para a seleção e constituição do banco de Assistentes de Alfabetização voluntários para o Programa Mais Alfabetização, instituído pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018 em consonância com a Resolução FNDE n°07/2018.
Programa Mais Alfabetização, tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º ano e 2º ano do ensino fundamental. O Programa Mais Alfabetização cumpre a determinação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC quando diz que, nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades, para que os alunos apropriem-se do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Considerando o apoio dos assistentes de alfabetização ao professor alfabetizador. Considera-se serviço voluntário, a atividade não remunerada, O assistente de alfabetização receberá como ressarcimento para despesas com transporte e alimentação o valor de R$ 150,00 mensais por turma; O assistente de alfabetização desenvolverá as atividades de apoio ao professor por um período de 5 h semanais nas escolas municipais E.E.F. Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio, E.E.I.F Augusto Ferreira da Silva, E.E.I.F Antônio Carlos Pinheiro e E.E.I.F. Professora Francisca de Araújo Borges que possuem o programa. A participação no Programa Mais Alfabetização é voluntária e deve ser realizada mediante assinatura de termo de compromisso, de forma conjunta, pelo prefeito e pelo secretário municipal de educação.
#Educação 03/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profissionais da Merenda Escolar participam de formação no município de Icó Os profissionais do setor de Merenda Escolar do Município de Granjeiro estiveram participando na última quinta-feira, 27 de junho, de uma formação na cidade de Icó.
O evento teve como objetivo ressaltar a importância da merenda escolar dentro do processo educacional. O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) foi responsável pelo treinamento. O órgão atua no fortalecimento de ações do PNAE junto aos atores envolvidos e dando suporte aos municípios.
De Granjeiro, estiveram presentes no evento Roberta Dias - presidente do Conselho de Alimentação Escolar e Coordenadora da Merenda Escolar, Liduina Leite - nutricionista e Nonato Sousa e Selma Sousa - membros do Conselho Escolar.
De acordo com as informações do setor da merenda escolar do município, um dos quesitos que merecem atenção é o que se refere a venda de alimentos nas escolas. É preciso estar atento para que não se perca qualidade.
O prefeito João Gregório (PSD)) tem priorizado as parcerias entre PNAE e os agricultores do município para promover a geração de renda para as famílias, através da aquisição de alimentos. Isso também gera uma maior aproximação entre os pais de alunos e as escolas, já que os produtores se sentem também responsáveis pela alimentação dos próprios filhos que consomem os alimentos no dia a dia.
#Educação 18/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura, Sec de Educação e Coordenadoria de Programas e Sistemas coletam dados para o Sistema Educacenso 2019 A Prefeitura Municipal de Granjeiro, a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadora de Programas e Sistemas, Josieta Maria Henrique Felipe, realizam a coleta de dados para o Sistema Educacenso 2019.
Informatizado, este é um sistema de levantamento de dados do Censo Escolar, principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira, que utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de cinco formulários: Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional Escolar.
Coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, o sistema visa a compreensão da situação educacional que ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
#Educação 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro realiza manifestação de combate ao trabalho infantil com a participação de alunos A Prefeitura de Granjeiro realizou na manhã desta quarta-feira (12) uma manifestação pelas ruas do município com a participação de alunos. O objetivo do projeto é divulgar o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).
Desenvolvido pelo Ministério Público em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, o projeto visa conscientizar a sociedade, que vem criando barreiras culturais que dificultam a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A campanha visa com mais ênfase o combate ao trabalho infantil. A Escola Mauro Sampaio abordou o tema com a participação de seus alunos. A instituição falou sobre o trabalho escravo e das crianças que têm sua infância roubada, pelo tempo que passam desenvolvendo atividades que não condizem com a idade.
A escola defende que as a sociedade precisa se sensibilizar e garantir que as crianças possam ter o direito de brincar, estudar e sonhar.
“Todas as nossas secretarias estão engajadas em combater o trabalho infantil e garantir os direitos básicos de nossas crianças e de nossos adolescentes” - afirmou o prefeito João Gregório Neto (PSD).
#Agenda 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito João do Povo e comitiva participaram de premiação das escolas com melhor desempenho na educação O município de Granjeiro comemorou na última quinta-feira (06) em Fortaleza, o bom desempenho das escolas da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, quando houve a entrega de premiação, com a presença do governador do Estado, Camilo Santana (PT).
Além do prefeito João Gregório Neto (PSD), estiveram presentes os vereadores José Rodrigues dos Reis, Naldo Barcelar, João Dias Sobrinho, o presidente da Câmara - Luiz Márcio Pereira, o secretário de Educação - Cicero Felipe Sobrinho, a gerente Municipal - Jezumira Ribeiro Dias, a coordenadora Iris Vieira Brito e a formadora Meiryane Vieira Brito Clementino.
Durante a cerimônia, o governador Camilo Santana destacou a competência e a dedicação de todos os envolvidos no crescimento dos Indicadores da Educação do Ceará.
O prefeito João do Povo afirmou que é o momento de reconhecer e agradecer o trabalho diário de todos os envolvidos no processo educacional, que não medem esforços para garantir educação de qualidade para todos os alunos granjeirenses.
"Os investimentos que temos feito na educação das nossas crianças têm surtido efeito. A nossa meta é fazer com que Granjeiro se destaque cada vez mais. Para isso, contamos com o trabalho excelente do secretário Cícero Felipe e de toda sua equipe, de todas as escolas. Trabalhando juntos e com dedicação avançaremos muito mais" - disse o prefeito.
#Educação 11/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário de Agricultura, Damião Marques, participa de seminário sobre PAA em Juazeiro do Norte O secretário de Agricultura de Granjeiro, Damião Marques, participou na quinta-feira (06) do XIII Seminário sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Juazeiro do Norte.
O programa funciona na modalidade de doação simultânea, quando o Município compra alimentos direto do agricultou familiar e repassa às escolas para integrar a merenda dos alunos.
Mônica Maria Macedo, coordenadora do PAA do Governo do Estado do Ceará falou no evento sobre a importância da compra de alimentos com doação simultânea, destacando a o seu poder de fortalecer a agricultura familiar nos municípios.
Também foram apresentadas as normas e as leis que regem a compra dos produtos aos agricultores familiares. O engajamento deste setor serviu como base para o fortalecimento do PAA no Ceará. São 30% dos recursos das escolas destinados exclusivamente para a compra diretamente da agricultura familiar, o que significa mais trabalho e mais renda para o homem do campo.
Damião Marques destacou que todos os atores envolvidos no programa devem conhecer bem todo seu funcionamento e que é importante fiscalizar para que este seja executado da maneira correta, beneficiando todas as partes do processo.
#Educação 07/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Professores buscam melhor desempenho em sala de aula através de formação continuada em serviço Na manhã da última quarta-feira (05) professores da rede municipal de ensino do município de Granjeiro passaram por uma capacitação com Luiza Valéria Macedo de Sousa Viana, formadora dos Eixos de Literatura e Formação do Leitor, Linguagem e Matemática do Ciclo de Alfabetização, 1º ao 3º Ano.
O evento foi realizado na Escola de Ensino Médio Miguel Saraiva Pinheiro, com o Tema Geral: "A alfabetização Matemática" - enfatizando os diferentes tipos de problemas que englobam os convencionais e os não convencionais, bem como a importância da aprendizagem significativa proposta por Santos (1998 p. 64), Anastasiou (2006, p. 14) e Vasconcellos (apud ANASTASIOU, 2006, p. 31-33), cujos textos dialogam entre si e propõem atitudes que nos proporcionam a apropriação de uma rotina que favoreça a aprendizagem significativa do nossos alunos.
Os professores debateram sobre alcance de metas, formas de trabalhar na sala de aula, e participaram de oficinas mostrando como acelerar interesse e aprendizagem dos alunos em sala de aula. Questões sobre como tratar de situações difíceis com o aluno em aprendizagem também foram tratadas. O objetivo do encontro é alavancar a aprendizagem dos alunos, de acordo com a alfabetização matemática em sala de aula.
#Educação 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário de Educação e Nutricionista inspecionam armazenamento e manuseio da merenda nas escolas do Município O cuidado com a merenda escolar, do armazenamento - passando pelo manuseio e a forma como as merendeiras se conduzem ao servir os alunos, foram alvo de inspeção na Escola Professora Francisca de Araújo Borges, na comunidade de Serrinha, nesta quarta-feira (05).
Cícero Felipe, secretário de Educação de Granjeiro e a nutricionista do município, Lidiane Leite, avaliaram como os alimentos estão sendo armazenados. Na avaliação de ambos, é necessário que a gestão esteja atenta a qualidade da merenda que é servida aos alunos.
"A secretaria de Educação está atenta ao trabalho que as escolas vem desenvolvendo e a merenda escolar faz parte do conjunto de ações voltadas aos alunos. Daí a importância de verificarmos localmente se tudo está dentro do que é estabelecido, até porque, alimentação é item indispensável na escola" - disse o secretário Cicero Felipe.
Para Felipe, não adiante ter merenda escolar se esta não for armazenada corretamente, se não houver cuidado no seu manuseio e muita atenção na hora de servir aos alunos. "A merenda está garantida nas escolas de Granjeiro, mas também queremos que seja um produto muito bem cuidado, armazenado e muito bem servido, nossos alunos merecem essa atenção" - concluiu.
Para Cicero Felipe e Lidiane Leite, o resultado da inspeção foi satisfatório, dentro do que é estabelecido nos cuidados com a merenda escolar. Eles elogiaram a forma como os alimentos são armazenados, manuseados e servidos, o que demonstra claramente o compromisso de todos da escola visitada com a educação de qualidade de Granjeiro.
#AssistênciaSocial 13/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro trabalha para garantir inclusão social e educação para crianças com necessidades especiais Nesta segunda-feira (13), foi realizada reunião com pais de alunos, cuidadores da educação especial e núcleos gestores de escolas, com a coodenadora pedagógica do município - Íris Vieira Brito, com Lindalva Barros - sub-secretária de Educação e com Cícero Felipe - secretário de Educação. De acordo com as informações, 15 profissionais foram contratados pela administração e estão sendo distribuídos nas escolas Francisca de Araújo Borges (Sítio Serrinha), Dr José Mauro Castelo Branco Sampaio (Sede), Augusto Ferreira da Silva (Sítio Canabrava dos Ferreiras) e Pedro Martiniano Gomes (Sítio Santa Vitória). A seleção foi feita no último dia 14.
A medida abrange alunos com necessidades educacionais especiais que têm direito assegurado por lei a um atendimento diferenciado. Estes devem ser acompanhados por profissionais capacitados que darão suporte aos professores em salas de aula, prestando orientação e cuidados, de acordo com a necessidade do aluno.
"Promover a inclusão social é muito importante. A contratação desses cuidadores é essencial para que crianças com necessidades especiais tenham seus direitos garantidos, como manda a lei" - disse o prefeito João Gregório Neto (PSD).
"O município tem feito planejamento financeiro para investir na educação e na inclusão social. A chegada desses cuidadores melhorará o trabalho dos professores e dará mais tranquilidade aos pais, que sabem que seus filhos estão recebendo tratamento adequado na escola" - disse o prefeito.
Os cuidadores foram apresentados aos pais de alunos que serão atendidos nesta segunda-feira. As famílias receberam com muito entusiasmo a notícia da contratação destes profissionais. Na visão dos pais, o trabalho dos cuidadores ajudará no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes que serão assistidos.
#Educação 09/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Na Serrinha, Biblicoteca Itinerante e CRAS desenvolveram ações na Escola Professora Francisca Araújo Borges Em Granjeiro, a Biblioteca Itinerante - coordenada pela professora Delsa Witzbiki - e o CRAS promoveram ações para marcar o Dia do Livro na Escola Professora Francisca Araújo Borges, da comunidade de Serrinha, Zona Rural de Granjeiro, nesta quarta-feira (08).
Foram realizadas ações de teatro, dança, música e literatura, como forma de dinamizar o processo de ensino aprendizagem das crianças.
Para Renato Carlos Damasceno, diretor da escola, as ações desenvolvidas junto aos alunos foram um momento muito significativo, uma vez que proporcionaram a possibilidade de vivenciarem aquilo que eles encontram na literatura. "Um trabalho como este vem enriquecer o que professor da nossa escola faz com muita responsabilidade no dia a dia, que é levar aos alunos a importância do livro e da leitura na sua formação educacional" - disse o diretor.
Renato Carlos agradeceu a parceria da biblioteca e do CRAS da rede municipal de ensino de Granjeiro, que na sua opinião, merecem reconhecimento pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo dentro da educação local.
Raimunda Fernandes, coordenadora da turma do ensino fundamental da educação infantil, afirmou que o contato direto das crianças com o mundo encantado e fantástico dos livros é de suma importância para o aprendizado. Na visão da coordenadora, a vivência que o projeto proporciona com as artes, além do livro, só acrescenta aspectos positivos na educação dos alunos. "Era visível a ansiedade das crianças pela chegada do projeto na escola nesta manhã. Todas as atenções estavam voltadas para este momento que auxiliou de todas as formas o aprendizado do alunos" - finalizou.
Damiana, professora de educação infantil, classificou o trabalho desta manhã como belíssimo. Segundo ela, os alunos estavam curiosos e envolvidos com as atividades, e isso proporcionou a elas um aprendizado mais rico e de fácil assimilação, pelo conteúdo exposto e pela forma como a mensagem foi repassada aos alunos.
#Educação 15/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Conselho Municipal de Educação de Granjeiro estabelece prazo de regularização das escolas O Conselho Municipal de Educação de Granjeiro informa que já começou o período para regularização das unidades escolares municipais. O assunto foi tratado em reunião do conselho realizada na última quinta-feira (11) na Câmara Municipal de Vereadores.
De acordo com a presidente do conselho de educação, Ana Vieira Ferreira, o prazo de credenciamento se estende até 1º de agosto deste ano. “Caso os gestores das unidades escolares não cumpram com o prazo estabelecido pelo conselho, a questão será encaminhada para o CEE (Conselho Estadual de Educação) para serem tomadas as medidas cabíveis.
A presidente também ressaltou a importância da regularização das unidades escolares obedecendo os critérios que regem a Resolução Nº 001/19 criada pela Lei Nº 063/18 que normatizou este conselho. Ela destacou alguns pontos que se fazem necessários para o início do credenciamento, entre eles:
- Gestores habilitados, laudo da planta da escola devidamente assinado por um profissional habilitado, planta da instituição de ensino, alvará de funcionamento e número de funcionários.
#Educação 09/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Alunos do 2º e 5º anos de Granjeiro participaram de oficinas sobre literatura infantojvenil A coordenadora da Biblioteca Pedro Félix da Cunha - Delsivania Alves de Sousa Wirtzbiki, juntamente com a Escola de Formação Contínua de Educadores Educar Sesc Juazeiro do Norte e a Secretaria de Educação de Granjeiro, realizaram nesta terça-feira (09) oficinas sobre literatura infantojuvenil e artes para professores e crianças no município de Granjeiro, informou a Supervisora Pedagógica - Jheny Lobo.
A professora Alexandra Maciel e a bibliotecária Aliciane Oliveira apresentaram propostas para o envolvimento da leitura e produções artísticas, nas quais as professoras do 2° e 5° anos vivenciaram com seus alunos, mediando e executando as atividades promovidas.
Como exemplo, a atividade de educação sobre saúde bucal foi feita através da contação de histórias com fantoches, ressaltando a importância da higienização bucal. Ao final, as crianças ganharam um kit contendo creme dental, escova de dentes, porta-escova e panfleto com informações sobre a temática.
O objetivo das atividades foi alcançado, de acordo com elas, já que os professores conseguiram estabelecer uma relação entre o conhecimento e a ação.
Cronograma
- Relato do processo histórico da arte de ilustrar livros para o público infanto-juvenil, desde o século XIX com a Revolução Industrial até o século XX com a empresa de Monteiro Lobato aqui que produziram os primeiros livros ilustrado no Brasil
- Apresentação do artista Portinari e suas obras inspiradas na história Dom Quixote, passando pelas aventuras de Dom Quixote e seu fiel Sancho Pança
- Produção artística das crianças do 5º ano utilizando três técnicas: a fotomontagem, o mosaico e a pintura com uma única cor e suas tonalidades, quanto estas mostraram atenção e criatividade
Para a professora Alexandra Marciel, foi muito importante o engajamento de todos para a realização desse trabalho junto aos estudantes - do motorista, passando pelas professoras até os representantes da gestão municipal, tudo contribuiu para o sucesso do projeto.
#Educação 05/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Dia da Biblioteca - 09 de abril - será marcado por ações da Biblioteca Pública e Educa Sesc O Dia da Biblicoteca que é comemorado em 09 de abril será marcado pela parceria entre a Biblioteca Pública Municipal Pedro Félix da Cunha de Granjeiro e o Educar Sesc.
Serão realizadas oficinas de literatura infantojuvenil e artes voltadas ao incentivo e gosto pela leitura. As ações contemplarão os alunos do segundo e quinto anos da Escola Mauro Sampaio, cada turma com um tema específico.
#Educação 22/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Biblioteca Pública de Granjeiro promove atividades lúdicas e literárias para marcar o Dia da Poesia Em Granjeiro, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Félix da Cunha, está realizando ações alusivas ao Dia da Poesia, comemorado nesta quinta-feira, 21 de março. As atividades lúdicas e literárias são desenvolvidas com os alunos da Creche Luíza Borges e da Escola Zulmira Marques.
De acordo com a coordenadora Delsivania Alves, foi elaborado o planejamento para o ano de 2019, onde estão inseridos projetos e ações voltados ao incentivo e gosto pela leitura. Ela destacou ainda, que a biblioteca é também um espaço de transformação social e aprendizagem, reiterando que naquele espaço existe um acervo variado de livros para todos os tipos leitores.
"Para desenvolver nossas ações, temos como parceiros a secretaria de Educação, o grupo de adolescentes do CRAS, as escolas e o SESC de Juazeiro do Norte. Essa parceria é de suma importância para contribuir com o aspecto socioeducativo do nosso povo" - disse a coordenadora.
#Educação 08/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura melhora a qualidade do transporte escolar com recolocação de janelas e faróis e revisão de freios A Prefeitura Municipal de Granjeiro está investindo na melhoria da qualidade do transporte escola do município. Para isso está investindo na manutenção de janelas da frota, revisão de freios, troca de faróis e aquisição de extintores de incêndio.
Essas medidas seguem o que determina a legislação que trata do transporte escolar. A determinação do prefeito João Gregório Neto (PSD) é que a gestão invista em segurança dos usuários como determina a lei.
Recentemente, Cícero Felipe - secretário de Educação, Tarcísio Cardoso - secretário de Obras e o chefe de Gabinete - André Wirtzbiki estiveram na comunidade de Serra Nova conversando com mães de alunos daquela localidade.
Elas estavam preocupadas com um suposto problema mecânico no ônibus em que seus filhos trafegam para irem à escola. Os secretários tranquilizaram-nas, informando sobre o trabalho de manutenção pelo qual a frota de ônibus passa regularmente, firmando um compromisso da gestão com a segurança dos alunos das escolas de Granjeiro.
#Educação 27/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro: Professores da Rede Municipal têm reposição salarial de 4,17%, índice estipulado pelo MEC A Prefeitura de Granjeiro garantiu a reposição salarial dos professores da rede de ensino municipal, seguindo o índice estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) para o piso salarial da categoria, que é de 4,17%.
O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores por unanimidade nesta segunda-feira (25).
O prefeito João Gregório Neto (PSD), o secretário de Educação, Cícero Felipe e o secretário de Administração, Mytchel Almeida, também tomaram a decisão em consenso de pagar o piso salarial retroativo ao mês de janeiro.
"Nossa administração tem feito um esforço conjunto para garantir a valorização da educação de Granjeiro. Isso tem ocorrido na prática. Construímos escolas, pagamos o salário em dia dos servidores da pasta e implementamos a reposição salarial dos professores, dentro da nossa realidade financeira, mas sempre com foco na melhor qualidade da nossa educação" - concluiu o prefeito.
#Agenda 28/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica promove debates e palestras em preparação ao novo ano letivo A Jornada Pedagógica 2019 foi aberta nesta segunda-feira (28) no município de Granjeiro com o objetivo de avaliar as conquista no setor da educação e de traçar metas e planos para o ano letivo. Os trabalhos seguem até dia 1º de fevereiro.

O prefeito de Granjeiro João do Povo (PSD) ressaltou a importância do planejamento no setor educacional e desejou sucesso aos servidores envolvidos diretamente no processo educativo dos granjeirenses.

A Jornada Pedagógica contará com a participação de palestrantes do SESC de Juazeiro do Norte, que promoverão dinâmicas para qualificar cada vez mais os servidores que se dedicam à educação do município.
#Educação 25/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Granjeiro renova apoio aos 69 universitários com investimento mensal de R$ 13 mil em transporte O prefeito João do Povo (55) renovou na tarde desta sexta-feira (25) o compromisso com a categoria de estudantes universitários do município quanto ao transporte para as cidades de Crato e Juazeiro do Norte na Região do Cariri.
De acordo com o secretário de Educação do Município, Cícero Felipe, a administração investirá mensalmente recursos em torno de R$ 13.000,00 mil reais para o transporte dos universitários, incluindo manutenção dos veículos e combustível.
"O prefeito João do Povo continuará oferecendo transporte de forma gratuita para os universitários a partir do dia 4 de fevereiro" - disse o secretário em reunião com os alunos na Câmara Municipal de Granjeiro.
É importante lembrar que todos os beneficiados com a medida - universitários novatos e veteranos - deverão realizar um novo cadastramento na secretaria de Administração do município a partir da próxima segunda-feira.
#Educação 24/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2019 será realizada de 28 de janeiro a 1º de fevereiro A Secretaria de Educação de Granjeiro realizará, no CRAS, a Jornada Pedagógica 2019 a partir desta segunda-feira (28) com programação extensiva até 1º de fevereiro. De acordo com Cícero Felipe, que comanda a pasta, será um momento de reflexão e aprendizado para todos que integram o setor educacional do município. O SESC de Juazeiro do Norte realizará palestras e oficinas para os profissionais que integram a educação.
#Emprego 18/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Resultado do Processo Seletivo para contratação de servidores da Secretaria de Educação é divulgado A Prefeitura de Granjeiro divulgou na tarde desta quinta-feira (17) o resultado do Processo Seletivo para contratação de 13 servidores da Secretaria de Educação.

A seleção suprirá carências temporárias ocasionadas por licença para tratamento de saúde, licença à gestante, licença por motivo de doença em pessoa da família, trato de interesse particular, incentivo à formação profissional, afastamentos que ocasionem carência temporária, entre outros.

Após a homologação do resultado final, a Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos classificados de acordo com a necessidade, através de Edital de Convocação específico, por ordem rigorosa de pontuação e classificação final, para entrega da documentação necessária.

Acesse o resultado oficial

https://www.granjeiro.ce.gov.br/arquivos/289/RESULTADO%20FINAL%20_003_2019_0000001.pdf?fbclid=IwAR1lL5GAd8vu03sM0H4g2ukVQwWUzKI9eRK0OhKdOdf-_4S91SGXxiOM6sU
#Educação 20/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Conferência Municipal da Educação 2018 A Prefeitura Municipal de Granjeiro, através do Prefeito Municipal João do Povo, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, através do Secretário Municipal Cicero Felipe, estiveram realizando na manhã desta Quinta-Feira (19) a Conferência Municipal de Educação, edição 2018, tendo como tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
Estiveram presentes o Prefeito Municipal, João do Povo, os Vereadores Almir e José Rodrigues (Zuito), o ex-Prefeito municipal Emanuel Clementino, os secretários André Wirtzbiki, Damião Marques, Naiana Borges e o Secretário de Educação Cicero Felipe. Além das autoridades, também se fizeram presentes os professores representando todas as instituições de ensino existentes no município e alunos que representaram os discentes.
O Prefeito Municipal, falou que apesar das dificuldades financeiras em que o país passa, o Granjeiro segue avançando no trabalho, para que seja oferecida uma educação de qualidade, como pode ser vista na conclusão das obras das escolas do sítio Serrinha e da sede. Além das obras, o município também tem como objetivo a conquista do prêmio “Escola Nota 10”.
O evento teve como marco a leitura e aprovação do Regimento Interno e, após a divisão de oito grupos, a apresentação de propostas visando o avanço na educação através de ações e medidas a serem executadas.
“Este é um momento aberto para debates e sugestões acerca da educação onde todos juntos, professores, gestores e alunos, podemos formar ideias para que seja melhorado nosso ensino e seja oferecida uma educação para todos. Temos como lema e objetivo cuidar e educar os nossos alunos”, falou o Secretário Municipal de Educação, Cicero Felipe.
Esta é a Prefeitura Municipal de Granjeiro, buscando aperfeiçoar e melhorar os serviços oferecidos para toda população.
#Festa 28/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO São João da Santa Vitória Foi realizado nesta quarta-feira (27) o Arraiá do Sítio Santa Vitória, na Escola Pedro Martiniano. A noite foi marcada por diversas apresentações realizadas pelos alunos.
Estiveram presentes no evento Prefeito Municipal, João do povo, o Secretário de educação, Cicero Felipe, a Secretária de Assistência Social, Naiana Borges, Vereadores e professores de todo o município.
Noite de alegria que contagiou todos os presentes e mostrou um pouco da cultura e da tradição da comunidade.
#Festa 27/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO São João do Sítio Serrinha Noite de festa, noite de alegria, noite em que foi realizado o São João da Escola Padre Vicente Feitosa e Creche Sonho Encantado, localizados no sítio Serrinha. A evento aconteceu neste dia 26 de junho, terça-feira, e já passou a ser tradição na localidade.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal, João do Povo, os Ex-Prefeitos Emanuel Clementino e Dr. Soares, os secretários Municipais que compõem a gestão, diretores e diretoras das escolas municipais, professores, alunos e alunas, além deles de toda a comunidade.

Durante o evento foram realizadas apresentações dos alunos da Creche Sonho Encantado e da escola Pe. Vicente tendo como principal homenageado o Pe. Cícero Romão Batista. Além destes se apresentou a quadrilha do município de Caririaçu e foi encerrado o evento com a apresentação da quadrilha Estrela Serrana.
#Festa 23/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO São João da Escola Mauro Sampaio Na noite dessa sexta-feira (22), a Escola de Ensino Fundamental Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio esteve realizando, no complexo social da sede do município, o São do João do Mauro, sendo este aberto a comunidade.
Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal, João do Povo, o Secretário Municipal de Educação, Cicero Felipe, além de vereadores e demais secretários do município.
A noite foi marcada por diversas apresentações realizadas pelos alunos e professores, como danças, peças teatrais, casamento matuto, quadrilha improvisada, além da escolha da Rainha Junina 2018, tendo como vencedora a aluna Flaviana Alves da turma do 9º Ano.
Durante o evento, o Prefeito Municipal parabenizou aos organizadores em nome da diretora da escola, Cícera Verônica e fez questão de mostrar a importância da participação da comunidade nos eventos e atividades extraescolares ajudando no desenvolvimento e na educação das crianças.
#Obra 11/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Mini-areninha, um projeto para o povo Mais um sonho dos cidadãos Granjeirenses encontra-se perto de ser realizado.
Na noite desta segunda-feira o Prefeito municipal, João do Povo, esteve presente em Fortaleza, onde recebeu do Governador do estado, Camilo Santana a contemplação do município de Granjeiro no Projeto Areninhas do Ceará.
Este levará, aos cidadãos, novos ambientes de lazer, de esporte e de socialização. Os equipamentos contemplam espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.
O local para a construção já foi escolhido e em breve será iniciada as obras.
#Festa 27/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura realiza festa das Mães no sítio Cana Brava dos Ferreiras Dando continuidade as festividades das Mães, a Prefeitura Municipal de Granjeiro, através do Prefeito João do Povo, e a Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Cicero Felipe, realizou mais uma festa em homenagem as mães.
O evento aconteceu na noite deste domingo (28) na quadra do sítio Cana Brava dos Ferreiras com as mães dos alunos da Escola Augusto Ferreira. Também se fizeram presentes secretários, vereadores e o Prefeito Municipal, João do Povo.
O momento foi marcado pelo sorteio de brindes e diversas homenagens para as mães. As festas estão acontecendo em todas as escolas do município e acontecerá até o próximo dia 30.
#Festa 26/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Festa das Mães da Creche Luiza Borges Na noite desta sexta-feira (25) a Secretaria Municipal de Educação realizou a festa das mães dos alunos da Creche Luiza Borges de Macedo tendo como tema “Mãe Maravilha”.
Emoções, mensagens, homenagens e sorteios de brindes marcaram a noite que foi dedicada para aquelas que lutam diariamente por um futuro melhor para seus filhos. A Prefeitura Municipal, reconhecendo este esforço, vem se empenhando a cada dia para levar para todos uma educação cada vez melhor.
Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal, João do Povo, os Vereadores Zuito e Almir Soares, o Secretário de Educação, Cicero Felipe e demais secretários.
É a Prefeitura Municipal de Granjeiro trabalhando por você.
#Festa 19/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Realização da festa das Mães dos alunos do C.E.I. Zulmira Marques A Prefeitura Municipal de Granjeiro, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na noite deste dia 19 de maio a comemoração com as mães dos alunos e alunas do Centro de Educação Infantil Zulmira Marques Soares.
No evento se fizeram presentes o Prefeito Municipal, João do Povo, os Vereadores Almir Soares e Zuito, o Secretário de Educação Cícero Felipe, a Secretária de Assistência Social Naiana Borges e o Secretário de Cultura Tota Dias.
O Secretário de Educação, Cícero Felipe, parabenizou todas as mães pela passagem do seu dia e fez questão de lembrar da importância da presença das mães também no ambiente escolar, pois a formação dos seus filhos se dá de melhor forma através da integração escola-família.
As comemorações seguem por todas as escolas da rede municipal de ensino até o próximo dia 30 de Maio.
#Educação 17/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação no município de Granjeiro é destaque O Prefeito Municipal de Granjeiro, João do Povo, juntamente com o Vereador Zuito, o Secretário Municipal de Educação, Cicero Felipe, e professores da rede pública de ensino estiveram presentes nesta quinta-feira (17), no Centro de Eventos de Fortaleza participando da 10ª edição do Prêmio Escola Nota 10. O Governo do Ceará premiou as 332 escolas cearenses com melhores desempenhos em alfabetização e no Ensino Fundamental ao longo do ano de 2017.
O Governador Camilo Santana, parabenizou a todos que compõe a educação pelo ótimo desempenho:
“Esse evento é um coroamento pelo trabalho e dedicação de cada um de vocês. Há mais de dez anos o Ceará fez uma pactuação para construir novos indicadores de qualidade para a Educação. Hoje, cada um, professor, aluno, pai de aluno, servidores, deve ter orgulho de bater no peito e dizer ‘eu faço parte dessa história’. A melhor educação do País hoje é do Estado do Ceará, graças ao esforço de todos”.
A educação do Granjeiro torna-se referência estadual, pois se manteve no verde escuro no SPAECE, além de ter o segundo melhor desempenho da Crede 19 nesta avaliação.
O Prefeito Municipal, João do Povo fez questão de exaltar a importância da presença dos professores no evento, sendo eles os protagonistas pelo desempenho do município. A presença dos professores mostra a valorização e compromisso da gestão com a classe.
O Secretário de Educação Cicero Felipe explicou que mesmo o Granjeiro sendo um município de porte pequeno, a educação vem sendo valorizada e a luta da secretaria é pela melhoria da educação prestada na rede municipal de ensino, levando uma educação cada vez melhor aos alunos. O objetivo agora é avançar cada vez mais na melhoria da educação visando conquistar Escola Nota 10.
Este é mais um resultado que confirma o comprometimento do Governo de Todos com toda a população, levando uma educação de qualidade a todos os alunos.
#Educação 11/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Granjeiro avançando cada vez mais na Educação Granjeiro avançando cada vez mais na Educação
A Prefeitura Municipal de Granjeiro, com o Prefeito João do Povo, juntamente com a Secretaria de Educação, com o secretário Cicero Felipe, assinaram na tarde desta sexta-feira, dia 11 de maio, o termo de adesão dos selecionados para auxiliares de sala através do programa Mais Alfabetização.
O Programa tem por finalidade contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico. Busca a redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.
Este é executado através da parceria entre o Governo Federal com a Secretaria de Municipal de Educação. Serão atendidas 5 escolas da rede municipal de ensino por 8 auxiliares que atuarão como voluntários nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, recebendo auxílios para locomoção e alimentação até as escolas Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio, Padre Vicente, Augusto Ferreira, Antônio Carlos Pinheiro e Pedro Martiniano Gomes.
O Prefeito João do Povo vem demonstrando durante a gestão o comprometimento com a educação do município de Granjeiro, está sempre atrás de novas conquistas, de melhorias e de melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido aos alunos. Este é o Governo Municipal de Granjeiro buscando o melhor para todos.
#Festa 09/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Mês de Maio, Mês de Festa, Mês das Mães Mês de Maio, Mês das Mães, e a Prefeitura Municipal de Granjeiro, através da Secretaria Municipal de Educação, tem uma programação toda especial em comemoração a esta data tão importante.
Serão realizadas nas escolas do município festas em homenagem aquelas que geraram os frutos que serão o futuro de nossa nação, aquelas mulheres guerreiras que lutam diariamente para dar um futuro melhor para seus filhos.
Desde já parabenizamos todas as mães do nosso município.
#Educação 09/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza capacitação para as merendeiras escolares A Prefeitura Municipal de Granjeiro, com o Prefeito João do Povo, através da Secretaria de Educação, com o Secretário Cicero Felipe, realizou na tarde deste dia 09 de maio um encontro com todas as merendeiras da rede municipal de ensino.
Na oportunidade aconteceu orientações com a nutricionista Lidiane quanto a conservação e utilização da merenda na rede de ensino, visando a distribuição de uma merenda com maior qualidade.
Além disso, a Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega de aventais e toucas a cada uma das merendeiras.
É a Prefeitura Municipal de Granjeiro valorizando a Educação assim como seus profissionais.
#Educação 14/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura investe no PROERD Na manhã desta quinta-feira dia 14 de dezembro, o município de Granjeiro através da secretaria de educação entregou aos alunos das escolas Mauro Sampaio, Padre Vicente e Augusto Ferreira os certificados de conclusão do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. O projeto foi reentroduzido pelo Prefeito João do Povo em parceria com a Polícia Militar, e implantado nas escolas pelo secretário de educação Cícero Felipe. Agradecemos aos sargentos PM Aurélio e Lopes que trabalharam com nossos jovens, o município só tem a ganhar.
#Educação 19/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário de Educação Cícero Felipe realiza visitas no Sítio serrinha O Secretário de Educação Cícero Felipe realizou visitas aos pais de alunos do Sítio serrinha, para o Secretário essa união escola e família faz uma grande diferença no desenvolvimento do aluno.
www.granjeiro.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 18:28:21