CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 19/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro garante 2 vagas no Comitê de Bacias do Salgado

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, nas dependências da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, a Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Granjeiro, José Rodrigues (Zuíto), participaram do 5º Seminário de Renovação do Colegiado para o Mandato de 2024-2028, realizado pelo Comitê do Salgado e COGERH. Granjeiro garantiu dois assentos no Comitê.

Os Seminários são divididos pelas cinco microbacias da região hidrográfica do Salgado, onde são definidas oito instituições-membro: três do segmento de Usuários, três da Sociedade Civil e duas do Poder Público Municipal.

Os membros do Poder Público Estadual e Federal são escolhidos posteriormente via voto e somados ao fim do processo. No segmento poder público, Granjeiro foi sorteado, estando representado pela titular, Delsivania Alves, e o suplente, Zuíto. Já no segmento de usuários de água, foi votada a Associação de Moradores do Sítio Cocos e proximidades do Salgado, representada por Juscelino Costa. Nessa perspectiva, o município garantiu dois assentos no Comitê de Bacias.

Para Delsivania, participar do comitê é de suma importância, onde serão discutidas e deliberadas pautas voltadas para a gestão dos recursos hídricos da nossa região e do nosso município. Ressalta ainda que a posse dos novos membros será feita na 38ª Reunião Extraordinária do colegiado, no dia 30 de abril, no município do Crato.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Meio Ambiente de Granjeiro abre a programação da Festa Anual das Árvores

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro abriu, nesta segunda-feira, 15 de abril de 2024, na Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino, no bairro Novo Granjeiro, a programação da Festa Anual das Árvores, com a presença da Secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, do Superintendente do Conscensul, André Wirtzbiki, e dos jovens integrantes do programa Agente Jovem Ambiental.

Houve uma atividade com o Cinema Ambiental (filme: "Lórax / Em Busca da Trúfula Perdida"), com o objetivo de enfatizar a importância da conscientização e prevenção dos incêndios florestais para os alunos do Ensino Fundamental I, professores e núcleo gestor da escola.

A Secretária Delsivania Alves agradeceu a presença de todos os participantes e destacou que o momento é de grande relevância para a comunidade.

No estado do Ceará, a Festa Anual das Árvores é coordenada pela SEMA - Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e realizada em parceria com municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA

Dia 15/04 - Segunda-Feira

Atividade: Cinema Ambiental (filme: "Lórax / Em Busca da Trúfula Perdida")

Objetivo: Enfatizar a importância da conscientização e prevenção dos incêndios florestais.

Local: Escola de Ensino Fundamental Honório Feliciano de Aquino

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental I, professores e núcleo gestor

Horário: 09:30h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e Agentes Jovens Ambientais

Dia 16/04 - Terça-Feira

Atividade: Trilha Ecológica

Objetivo: Desenvolver a capacidade de observação e reflexão do ambiente, além de apresentar conceitos ecológicos e biodiversidade do local, dando ênfase à importância da mata ciliar para os recursos hídricos do município e a preservação ambiental.

Local: Morro dos Três Irmãos

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental da Escola Honório Feliciano de Aquino

Horário: 07h

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os Agentes Jovens Ambientais - AJAs.

Dia 17/04 - Quarta-Feira

Atividade: Roda de conversa sobre a preservação do meio ambiente, enfatizando os aspectos negativos dos incêndios florestais.

Objetivo: Incentivar os alunos a refletirem sobre a importância das árvores e as consequências dos incêndios florestais.

Local: Centro de Educação Infantil Mauro Sampaio

Público-alvo: Alunos e educadores.

Horário: 09h30

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os Agentes Jovens Ambientais - AJAs.

ENCERRAMENTO

Dia 18/04 - Quinta-Feira

Atividade: Arborização da UBS - Unidade Básica de Saúde do distrito de Serrinha e Centro de Educação Infantil Mauro Sampaio

Objetivo: Incentivar o plantio de mudas de árvores nativas.

Local: Unidade Básica de Saúde

Público-alvo: População em Geral.

Horário: 08h

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os Agentes Jovens Ambientais - AJAs.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro: Quatro jovens são convocados para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro informa que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) divulgou, na última quarta-feira, 10 de abril, a relação de jovens selecionados para o Cadastro de Reserva do Edital 02/2023 do programa AJA - Agente Jovem Ambiental.

Foram selecionados para o município de Granjeiro:

Bruno Yohann Vieira Pereira Feitosa

Cícera Mariana Romeu de Sousa

Reinaldo Marques Pereira Neto

Vivyan Marinheira Vieira de Sousa

Os jovens convocados devem comparecer presencialmente à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Granjeiro, localizada no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, na Rua David Grangeiro, nº 104 - Centro, no período de 15 a 19 de abril de 2024, das 8h às 13h, para assinarem o Termo de Adesão e Compromisso e ingressarem formalmente no programa.

O AJA é um programa do Governo do Ceará que visa estimular a participação de jovens em projetos socioambientais, promovendo a inclusão social e ambiental, o desenvolvimento de competências e habilidades, a geração de renda e o protagonismo juvenil, com foco na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 11/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro participa de apresentação sobre gestão de resíduos sólidos

Na tarde da última terça-feira, 09 de abril, a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, e o gestor da Central Municipal de Resíduos (CMR), Vinícios Clementino, participaram da apresentação do Manual de Operação das CMRs e do projeto básico para implantação de aterro de rejeitos.

O evento, realizado na sede do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul (CONSCENSUL), em Lavras da Mangabeira, foi conduzido pelo professor Humberto de Carvalho e pela professora Emmanuella Vasconcelos, do projeto Cientista Chefe do IFCE - Instituto Federal do Ceará. A técnica da SEMA, Angélica Jorge Leite, também acompanhou a apresentação.

O superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, apresentou as demandas dos municípios consorciados e buscou os esclarecimentos necessários para os participantes.

Para a secretária Delsivania Alves, o evento proporcionou uma nova perspectiva sobre o processo de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos e da própria CMR.

Sobre o Manual de Operação das CMRs

O Manual de Operação das CMRs é um documento que visa orientar os municípios na gestão e operação das Centrais Municipais de Resíduos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro realiza cadastro para acesso a serviços veterinários

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro está promovendo o cadastro de protetores de animais e do público simpatizante dessa causa, visando garantir o acesso aos serviços veterinários prestados pelas clínicas credenciadas junto à Secretaria da Proteção Animal (SEPA).

O cadastramento dos interessados está sendo realizado nas dependências da Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, das 8h às 14h, de acordo com as informações divulgadas pela SEPA. Os requisitos necessários para a realização do cadastro incluem a comprovação de renda inferior a dois salários mínimos, a declaração de incapacidade financeira para custear serviços veterinários, além da apresentação de documentos pessoais, como RG, CPF, e comprovante de endereço.

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp pelo número (88) 99270-2808.

Além disso, a SEPA informa que haverá mutirões de credenciamento nos seguintes locais e datas:

Domingo, 07 de abril: Feira da AGROARTE, a partir das 8h;

Quarta-feira, 10 de abril: UBS do Distrito de Serrinha, a partir das 9h;

Quinta-feira, 11 de abril: Escola Augusto Ferreira do Distrito de Cana Brava dos Ferreiras, a partir das 9h.

As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis até o dia 12 de abril de 2024.

Os interessados também podem realizar o cadastro online através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHN9ChpG6_-dS5UWuV8NzwO49yvFwQPzUTsYChm4R-AG0VpA/viewform.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 04/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro promove encontro para debater programas de proteção animal

Nesta quinta-feira, 04 de abril, ocorreu uma reunião no auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, envolvendo o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e o Conselho Municipal de Saúde (CMAS) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). O objetivo principal foi a apresentação dos programas de proteção e bem-estar animal, fruto da parceria entre o governo estadual e o município.

A secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, esteve presente, juntamente com outros representantes, incluindo a subsecretária de Meio Ambiente Fernanda Gregório, o técnico da SEMA Antônio Damião, o veterinário municipal Douglas Garcia, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Rodrigues (Zuíto), a presidente do Conselho de Saúde, Donária Soares, a coordenadora do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), Damiana Honorato, além de conselheiros e agentes jovens ambientais.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para ampliar o alcance dos programas de proteção e bem-estar animal, visando beneficiar o maior número possível de protetores.

"A reunião proporcionou uma oportunidade valiosa para apresentarmos os programas em questão e debatermos maneiras de garantir sua implementação efetiva, visando o bem-estar dos animais em nossa comunidade", destacou a Secretária Delsivania Alves.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 10/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Coleta seletiva em Granjeiro: Prefeitura reúne parceiros para discutir demandas

Na manhã da última quarta-feira, 6 de março, a Secretaria do Meio Ambiente de Granjeiro promoveu um encontro no auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto. O objetivo era discutir as demandas da coleta seletiva no município e integrar os diversos atores envolvidos no processo.

Estiveram presentes a secretária do Meio Ambiente, Delsivania Alves, catadores, representantes da AJA's, COMDEMA, SEMA e Consórcio da Região Centro Sul. O Prefeito Chico Clementino também prestigiou o evento e destacou a importância da coleta seletiva para o município.

Compromisso com a sustentabilidade

Em seu discurso, o Prefeito Chico Clementino reafirmou o compromisso da gestão municipal com a coleta seletiva e com a sustentabilidade ambiental. Ele destacou que o problema do descarte irregular de lixo só poderá ser solucionado com a união de esforços entre os entes públicos e a população.

Parcerias para o sucesso

A técnica Ana Paula, representante da SEMA, reforçou a importância da participação dos AJA's no processo de coleta seletiva. Ela frisou que não há outra alternativa a não ser a união de todos os envolvidos para o sucesso do projeto.

O superintendente do COSCENSUL, André Wirtzbiki, também destacou a importância da coleta seletiva e parabenizou o município de Granjeiro por ser um dos poucos no estado que está implementando a iniciativa. Ele ressaltou que o apoio da gestão municipal é fundamental para o sucesso do projeto.

Continuidade do projeto

A secretária Delsivania Alves agradeceu a presença de todos os participantes e destacou que o momento é crucial para a continuidade da coleta seletiva em Granjeiro. Ela garantiu que a gestão municipal está comprometida com o projeto e que os catadores, AJA's e servidores da pasta terão todo o suporte necessário para o seu bom desenvolvimento.

Um passo importante para o futuro

A reunião foi um passo importante para o futuro da coleta seletiva em Granjeiro. A participação dos diversos atores envolvidos demonstra o compromisso do município com a sustentabilidade ambiental e com a construção de um futuro mais verde para todos.

AJA

Foram entregue fardamento aos 9 integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA do Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Várzea Alegre.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 21/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro participa da Assembleia do CONSCENSUL, marcando avanços na gestão de resíduos sólidos

O município de Granjeiro, integrante do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul (CONSCENSUL), teve sua representação destacada durante a segunda Assembleia Ordinária realizada nesta terça-feira, 19 de dezembro, na Câmara Municipal de Icó. O prefeito Chico Clementino (PSDB) e a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, foram os representantes do município no evento.

Um dos pontos de destaque da assembleia foi a aprovação da alteração do estatuto do CONSCENSUL. Essas mudanças visam incorporar as atualizações já existentes no primeiro aditivo ao contrato de consórcio. Além disso, foi aprovado o contrato de rateio, juntamente com seus anexos, que incluem o Plano de Trabalho e o Orçamento para o ano de 2024.

A assembleia contou com a presença do presidente do CONSCENSUL, Ronaldo Pedrosa (Ronaldo da Madeireira) - prefeito de Lavras da Mangabeira, da prefeita de Icó e anfitriã Laís Nunes, do prefeito de Ipaumirim Wilson Alves, do prefeito de Várzea Alegre Zé Helder, e representantes dos municípios do Cedro, Umari e Baixio. Vereadores, secretários municipais e outras autoridades também participaram do evento.

Ronaldo Pedrosa ressaltou a importância do momento, marcado pela integração dos gestores em prol da melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Ele destacou que a coleta seletiva não é apenas uma questão ambiental, mas também uma medida de saúde pública. O superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, que secretariou o evento, enfatizou que a assembleia ganhou destaque ao compartilhar boas práticas entre os municípios.

Durante suas falas, os representantes presentes ressaltaram o papel fundamental do consórcio como uma ferramenta de mudança positiva nas gestões ambientais locais.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 05/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Granjeiro firma convênio para subvenção social à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

Na última sexta-feira, 1º de dezembro, a gestão Governo do Povo de Granjeiro oficializou a assinatura de um convênio que assegura subvenção social à Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis - ASCAGRAN. A celebração do termo de colaboração estabelece que a ASCAGRAN passará a receber valores em conformidade com a Lei Municipal nº 012/2023 - Lei da Subvenção.

O ato de assinatura contou com a presença da Secretaria do Meio Ambiente, do Consórcio de Resíduos Sólidos da região Centro Sul CONSCENSUL, e do Conselho de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, além dos catadores associados. Este momento é de significativa importância para o município, uma vez que a subvenção social proporcionará recursos essenciais para o funcionamento da ASCAGRAN, incluindo o rateio entre os associados.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), apesar de ausente por compromissos de agenda, formalizou sua participação no evento por meio da assinatura e envio de toda a documentação necessária para a celebração desta parceria. Em sua mensagem, Chico Clementino destacou a relevância do momento, caracterizando-o como gratificante e desafiador para o município, enfatizando o compromisso contínuo na efetivação das políticas públicas ambientais e na busca por uma melhor qualidade de vida para os catadores e suas famílias.

Delsivania Alves, Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, ressaltou o apoio constante oferecido pela gestão Governo do Povo à Associação de Catadores desde sua formalização. Ela destacou a importância da valorização desses profissionais, verdadeiros protagonistas do projeto da coleta seletiva, que contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente. A secretária também salientou que, além do auxílio catador fornecido pelo governo estadual, os associados agora contarão com o auxílio municipal garantido pelo prefeito Chico Clementino.

Para André Wirtzbiki, superintendente do CONSCENSUL, Granjeiro destaca-se na vanguarda de políticas ambientais na região e serve como modelo. Ele destacou o papel institucional do Consórcio, que visa oferecer suporte e fomentar o plano regionalizado de coletas seletivas múltiplas, desenvolvendo um planejamento junto aos municípios e engajando as gestões locais nesse desafio.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, incluindo a secretária de Meio Ambiente e presidente do COMDEMA, Delsivania Alves; a subsecretária de Meio Ambiente, Fernanda Gregório; o Superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos, André Wirtzbiki; a Coordenadora da Coleta Seletiva, Adozina Macêdo; a Coordenadora do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), Damiana Honorato; o Vice-Presidente do COMDEMA, Cicero Marcelino; Vinícius Clementino, representante do gabinete do prefeito; Felipe de Sousa, Contador; Mário Henrique, conselheiro do COMDEMA, e os catadores de materiais recicláveis cadastrados.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Coleta Seletiva é apresentada à direção do Hospital Municipal de Granjeiro

Na última quarta-feira, 29 de novembro, a Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, esteve nas dependências do Hospital Municipal para apresentar o projeto de Coleta Seletiva à diretora Iraneide Aquino e aos funcionários da instituição.

Durante a apresentação, a Secretária destacou a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) destinado a receber resíduos recicláveis gerados dentro do Hospital Municipal.

Essa iniciativa, alinhada ao cronograma de ações e metas do Plano de Educação Ambiental do município, visa promover a correta destinação dos resíduos sólidos, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente local.

O projeto de Coleta Seletiva no Hospital Municipal representa mais um passo significativo para a conscientização ambiental no município, promovendo a separação adequada dos resíduos e seu encaminhamento para reciclagem. Delsivania Alves expressou sua gratidão pela colaboração de todos os órgãos envolvidos na implementação desse projeto socioambiental. "É fundamental reconhecer a parceria e o comprometimento de cada instituição que contribui para o sucesso dessa iniciativa. A Coleta Seletiva é uma responsabilidade coletiva, e juntos, podemos alcançar resultados positivos para o meio ambiente e a comunidade como um todo", ressaltou a Secretária.

O Ponto de Entrega Voluntária no Hospital Municipal amplia a importância do engajamento de todos os setores da sociedade na promoção de práticas sustentáveis. A ação está alinhada à visão de Granjeiro como uma cidade comprometida com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 30/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Administração Granjeiro realiza ação de conscientização sobre descarte correto de resíduos recicláveis

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, a administração Granjeiro - Governo do Povo, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o CONSCENSUL - Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul e o Programa AJA - Agente Jovem Ambiental, deu prosseguimento ao Plano de Educação Ambiental com uma ação de conscientização no centro da cidade.

A iniciativa teve como objetivo orientar os moradores e comerciantes sobre a importância do descarte adequado de resíduos recicláveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis. A ação faz parte do cronograma de ações e metas estabelecido no referido plano.

A Secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, esteve presente, juntamente com a coordenadora municipal do Programa Agente Jovem Ambiental, Damiana Honorato e os agentes jovens responsáveis pela condução da atividade.

Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos que abordam temas relevantes, incluindo detalhes sobre os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente instalados em diversos pontos da cidade para facilitar o descarte consciente.

Os moradores e comerciantes presentes receberam orientações sobre a separação adequada dos resíduos recicláveis e a importância de utilizar os PEVs para o descarte responsável.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 21/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro atinge a Nota Máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM 2023

O município de Granjeiro alcançou a nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM, edição 2023, conforme revelado no resultado preliminar divulgado recentemente pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará - SEMA.

Essa conquista reflete o compromisso da administração municipal em promover a conservação ambiental e garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), ressaltou sua satisfação com o resultado, destacando a importância das ações em prol do meio ambiente realizadas pela gestão. "Estamos muito felizes em receber a nota máxima no IQM. Isso é fruto de um trabalho sério e comprometido com a preservação do meio ambiente. Continuaremos investindo em políticas públicas ambientais que beneficiem diretamente a população, contribuindo para um futuro mais sustentável e saudável para todos", destacou o prefeito.

Delsivânia Alves - Secretária de Meio Ambiente, salientou a relevância dessa conquista para o município. "Alcançar a nota máxima no IQM é motivo de orgulho para todos nós. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que as políticas ambientais adotadas estão gerando resultados positivos", disse.

Com o resultado, Granjeiro alcança a nota máxima do IQM pela sexta vez consecutiva. "Granjeiro, desde 2018 vem trabalhando na implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos, juntamente com o Consórcio da Região Centro Sul - CONSCENSUL, sendo um dos principais pré-requisitos para concorrer ao IQM. Além disso, Granjeiro já dispõe de coleta seletiva nas escolas e em parte do município, associação de catadores e a primeira etapa da CMR - Central Municipal de Resíduos Sólidos", destaca a secretária de Meio Ambiente. Ela afirma que o apoio da gestão municipal é fundamental para os avanços destacados.

As ações implementadas em Granjeiro têm impactado positivamente na relação entre conservação ambiental e sociedade, conforme evidenciado pelo IQM. O índice é uma ferramenta importante para medir o desempenho do município em diversos aspectos relacionados ao meio ambiente e ainda contribui com a melhoria de receitas em 2% do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Dois projetos de Granjeiro foram selecionados e município ganha Selo Ceará Sustentável

Duas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS das Nações Unidas (ONU) - Educar Sustentável e Convivendo com a Natureza, implantadas em Granjeiro foram vencedoras e deram ao município de Granjeiro o Selo TCE Ceará Sustentável 2023.

A premiação foi entregue ao prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), que estava acompanhado, do vice-prefeito, Kleber Freitas, da secretária de Meio Ambiente Delsivânia Alves e do superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki.

A solenidade de premiação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, em Fortaleza. A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado, por meio da escola de Contas Instituto Plácido Castelo - IPC.

"Dedico esse Selo e esse reconhecimento ao povo de Granjeiro", frisou o prefeito, Chico Clementino. "Entendo que ganhamos esse Selo por investirmos em ações de educação ambiental e de sustentabilidade, em defesa do meio ambiente".

O Selo TCE Ceará Sustentável 2023 é uma certificação de 34 iniciativas desenvolvidas por 29 órgãos e entidades públicas. A finalidade do TCE é incentivar que gestores municipais coloquem em políticas de sustentabilidade e participem de um ou mais Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Os critérios para avaliação de adesão ao projeto são definidos pelo Comitê de Sustentabilidade e publicados anualmente em edital. As propostas enviadas são julgadas por Comissão instituída anualmente pelo Presidente do TCE Ceará, por meio de Portaria.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COMDEMA realiza reunião para discutir abastecimento de água em Granjeiro

No último dia 30 de outubro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Granjeiro (COMDEMA) realizou sua décima reunião ordinária, abordando temas relevantes para o abastecimento de água no município. A pauta central da reunião incluiu discussões sobre o abastecimento de água proveniente do açude Junco, a interligação dos poços e a apresentação de um estudo de viabilidade hídrica.

O encontro contou com a participação de diversos representantes, incluindo Delsivania Alves, presidente do COMDEMA; Roberto Marcelino, representante da Associação de Moradores do Sítio Patos e vice-presidente do Conselho; André Wirtzbiki, representante do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro-Sul; José Rodrigues (Zuíto), representante do Gabinete do Prefeito; Juscelino Costa, representante da EMATERCE; Alyne Lima, técnica representante da CAGECE; Mário Henrique, representante da CAGECE, além de representantes da sociedade civil.

Delsivania Alves, presidente do COMDEMA e Secretária Municipal de Meio Ambiente, destacou a relevância desse momento e a pressão que a sociedade e as autoridades exerciam em busca de respostas para a situação. Ela ressaltou que a CAGECE havia iniciado o abastecimento com a captação de água do Açude Junco, um tópico crítico discutido na reunião.

Alyne Lima, representante da CAGECE, agradeceu a oportunidade de esclarecer a situação e falou de sua compreensão em relação às preocupações da população sobre o tema. Ela informou que a retirada de água do açude Junco ocorria a uma taxa de 10 metros cúbicos por hora durante 8 horas diárias, esclarecendo que isso representava apenas um complemento ao abastecimento, que continuava sendo fornecido por poços. A baixa vazão dos poços foi apontada como a principal motivação para a captação no açude.

Juscelino Costa, conselheiro membro do comitê de bacias, apresentou uma demanda relacionada à alocação de águas do açude Junco, sugerindo uma captação de aproximadamente 27 metros cúbicos por hora durante 24 horas. André Wirtzbiki, outro conselheiro, questionou a data e o local dessa reunião de deliberação, levantando preocupações sobre a falta de realização da reunião no município de Granjeiro.

Juscelino explicou que, de acordo com os estudos apresentados na reunião do comitê de bacias, o açude Junco encerraria o ano com 52% de sua capacidade. No entanto, André questionou a precisão desses dados, apontando que a realidade do açude deveria ser cuidadosamente considerada, dado que além da CAGECE, outras partes estavam captando água sem permissão.

O conselheiro André também indagou se a captação no açude seria uma ação contínua ou provisória. Alyne afirmou que a captação seria feita sempre que necessário, mesmo que o abastecimento não dependesse do açude. Nesse momento, André mencionou que alguns poços não estavam interligados. Alyne tranquilizou a situação, informando que a CAGECE disponibilizaria, em um prazo de 40 dias, a interligação de mais um poço. Ela também destacou as dificuldades da CAGECE na gestão de poços perfurados no município, devido a problemas como a recusa dos proprietários em permitir o uso dos poços e a falta de energia em certos locais, sem resolução por parte da ENEL.

Ao final da reunião, o Conselho deliberou a convocação da COGERH para a próxima reunião, indicando o compromisso de continuar trabalhando para atender às necessidades de abastecimento de água em Granjeiro.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Granjeiro promove a conscientização ambiental durante inscrições no programa Garantia Safra

Nesta terça-feira, 24 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, em colaboração com a Secretaria de Agricultura do município, EMATERCE, sindicatos Rural e da Agricultura Familiar, uniram esforços para disseminar informações sobre a prevenção de incêndios florestais, desmatamentos e a importância da preservação do meio ambiente. O cenário escolhido para esta ação educativa foi a comunidade de Cana Brava dos Ferreiras, onde ocorriam as inscrições no programa Garantia Safra 2023/2024.

A Secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, liderou a equipe que se juntou às atividades de cadastramento do Garantia Safra, com o objetivo de estabelecer um diálogo construtivo com os habitantes rurais.

O propósito principal da iniciativa foi conscientizar e orientar a população local sobre a prevenção de incêndios florestais e desmatamentos, ressaltando, acima de tudo, a importância vital da preservação do meio ambiente.

Delsivania Alves enfatizou que a parceria entre as secretarias, EMATERCE e os sindicatos representa um passo significativo na promoção de ações conjuntas voltadas para o bem-estar ambiental e o desenvolvimento sustentável do município de Granjeiro. Ela afirmou: "É através dessa parceria que fortalecemos nossas ações junto à população, demonstrando o compromisso do governo local com a preservação do meio ambiente e o apoio aos agricultores e agricultoras do nosso município".

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a informações sobre a prevenção de incêndios florestais e desmatamentos, incluindo práticas seguras de manejo da terra e a importância de preservar áreas de mata nativa. Além disso, foram destacados os impactos positivos da conservação ambiental no aumento da resiliência das comunidades rurais, bem como a sua contribuição para a produção agrícola sustentável.

A iniciativa foi bem recebida pelos agricultores e agricultoras locais, que reconheceram a importância de adotar práticas sustentáveis em suas propriedades e cooperar ativamente na preservação do meio ambiente.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente implanta Coleta Seletiva em escola da Serrinha

Na última sexta-feira, 20 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, em parceria com o CONSCENSUL, realizou um evento de implantação do programa de Coleta Seletiva e entrega de um Ponto de Entrega Voluntário de Resíduos Recicláveis (PEV) na Escola Professora Francisca de Araújo Borges, localizada no distrito Serrinha.

Durante a ocasião, a Secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, ministrou uma palestra abordando o plano de educação e comunicação ambiental que se encontra em processo de implementação. Ela detalhou o cronograma de atividades e metas associadas a este projeto de grande importância para a comunidade.

O Superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, esclareceu o processo de separação e destinação dos resíduos recicláveis, destacando que o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável passa necessariamente pela educação ambiental.

"A escola está plenamente preparada para atender a essa demanda, que se tornará nosso objetivo principal: contribuir para o sucesso da coleta seletiva e, consequentemente, aprimorar a qualidade de vida da comunidade do distrito Serrinha, onde nossa instituição de ensino está situada", declarou a diretora Diana Fernandes.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Encontro em Granjeiro destaca a importância da preservação ambiental e da agricultura familiar

Nesta terça-feira, 17 de outubro de 2023, a Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tendo à frente à secretária Delsivania Alves, em parceria com a Secretaria de Agricultura, EMATERCE, Batalhão de Polícia Ambiental e o Instituto BIODIVERSE, promoveu um encontro com os agricultores das comunidades de Lagoa de São Bento e Serra Nova.

O evento teve como objetivo conscientizar e orientar sobre a prevenção de incêndios florestais, desmatamentos e, sobretudo, ressaltar a importância da preservação dos animais silvestres.

O encontro enfatizou a necessidade de se adotar práticas agrícolas sustentáveis que promovam a conservação do ecossistema local. Foram apresentadas recomendações específicas aos agricultores, visando a redução de impactos negativos nas áreas naturais.

Entre as principais orientações estavam:

1 - Prevenção de Incêndios Florestais: Os agricultores foram informados sobre os riscos associados a incêndios florestais e a importância de adotar medidas preventivas, como a criação de aceiros e o uso de equipamentos de combate a incêndios.

2 - Combate ao Desmatamento: A conservação das áreas de vegetação nativa é essencial para a preservação da biodiversidade local. Os agricultores foram orientados a evitar o desmatamento ilegal e a buscar alternativas sustentáveis para o uso da terra.

3 - Preservação dos Animais Silvestres: Foi ressaltada a necessidade de proteger os animais silvestres e seus habitats, evitando a caça ilegal e contribuindo para a manutenção da diversidade de espécies.

A Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, destacou a importância do evento e afirmou que a parceria entre diferentes órgãos e a comunidade é fundamental para a promoção de práticas sustentáveis no município. "Estamos dedicados em preservar o nosso meio ambiente e garantir um futuro melhor para as gerações futuras. A agricultura familiar desempenha um papel crucial nesse processo, e estamos aqui para apoiá-los", declarou.

O encontro também promoveu a troca de informações e experiências entre os agricultores, fortalecendo a comunidade e incentivando a adoção de práticas responsáveis.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Polícia Ambiental e Instituto BIODIVERSE promovem palestra em Granjeiro

Em comemoração ao 4 de outubro - Dia Mundial dos Animais, a Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro uniu forças com o Batalhão de Polícia Ambiental e o Instituto BIODIVERSE para promover uma palestra educativa na Escola Augusto Ferreira da Silva, na Cana Brava dos Ferreiras.

O evento teve como foco a importância da preservação e os cuidados com os animais, abordando também a preocupante questão das queimadas que assolam o município.

A iniciativa reuniu alunos, professores e membros da comunidade local, que puderam aprender sobre a relevância da preservação da fauna e flora e os impactos negativos das queimadas.

O município de Granjeiro tem enfrentado um aumento significativo nos casos de queimadas, prejudicando gravemente o ecossistema local.

Delsivania Alves, Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, destacou a importância de conscientizar a população sobre a preservação dos animais e o meio ambiente. Ela ressaltou que as queimadas são práticas criminosas que têm causado danos irreparáveis à biodiversidade do município e que é necessário unir esforços para combatê-las.

O Tenente Rodrigue Barbosa, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, enfatizou o compromisso da polícia em proteger o meio ambiente e combater atividades ilegais que ameaçam a natureza. O Soldado Otoniel Moreira também participou da palestra, compartilhando experiências e informações sobre a atuação da polícia na preservação ambiental.

Representantes do Instituto BIODIVERSE trouxeram dados e informações relevantes sobre a fauna e flora local, destacando a riqueza da biodiversidade de Granjeiro e a necessidade de protegê-la.

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, juntamente com o Batalhão de Polícia Ambiental e o Instituto BIODIVERSE, reiterou seu compromisso em promover a conscientização ambiental e tomar medidas eficazes para combater as queimadas e proteger a fauna e flora do município.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Resultado preliminar do Selo TCE Ceará Sustentável destaca Granjeiro

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) anunciou o resultado preliminar da edição 2023 do Selo TCE Ceará Sustentável, e o município de Granjeiro se destacou com duas iniciativas.

O Selo TCE Ceará Sustentável 2023 é um reconhecimento concedido a jurisdicionados e escolas de Ensino Médio, tanto das redes públicas quanto privadas, que demonstram um comprometimento com a responsabilidade socioambiental e aderem à Política de Sustentabilidade do Tribunal. Esta iniciativa foi lançada durante o XI Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2023, em 6 de junho.

Para o prefeito Chico Clementino (PSDB), essa conquista representa muito para o município, pois é o reconhecimento do compromisso do Governo do Povo com a comunidade e o meio ambiente, além de cumprir com as obrigações legais e econômicas. Ele enfatiza que a gestão municipal atua de maneira a promover o desenvolvimento sustentável, equilibrando o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

O prefeito parabenizou sua equipe de governo pelo trabalho exemplar, que tem se tornado uma referência no Ceará. Granjeiro destaca-se em diversas áreas, incluindo educação, meio ambiente, assistência social, organização econômica, agricultura, esportes, cultura, saúde e outros setores.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro leva Coleta Seletiva às escolas na zona rural

Em um importante passo rumo à conscientização ambiental e à sustentabilidade, a Gestão Governo do Povo de Granjeiro deu continuidade ao projeto de implantação da coleta seletiva no município.

Como parte do cronograma de ações e metas do Plano de Educação Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro promoveu, nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, a efetivação dessa política nas escolas dos distritos, começando pela Escola Augusto Ferreira da Silva, localizada no Sítio Cana Brava dos Ferreiras.

A ação contou com o apoio fundamental do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul (Conscensul) e da ASCAGRAN - Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município de Granjeiro.

A presença e o comprometimento de todos os envolvidos foram essenciais para o sucesso desse projeto que visa não apenas a preservação do meio ambiente, mas também a geração de emprego e renda para os catadores locais.

A visita à Escola Augusto Ferreira da Silva contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Delsivania Wirtzbiki, que falou de sua satisfação com o andamento do projeto. "Estamos dando um passo importante em direção a um futuro mais sustentável para Granjeiro. A coleta seletiva não apenas contribui para a conservação do meio ambiente, mas também ajuda a promover a cidadania e o desenvolvimento econômico local", destacou a secretária.

Além da secretária de Meio Ambiente, estiveram presentes durante a visita o Superintendente do consórcio, André Wirtzbiki, o Chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuíto), a coordenadora da coleta seletiva, Adozina Macêdo, a coordenadora dos Agentes Jovens Ambientais, Damiana Honorato, os Agentes Jovens Ambientais - AJAS, e os Catadores de Materiais Recicláveis, todos unidos em prol dessa iniciativa que visa transformar Granjeiro em um exemplo de sustentabilidade para toda a região.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 02/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro celebra um ano de sucesso da ASCAGRAN

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro (SEMMA), sob o comando da secretária Delsivania Alves, realizou, nesta sexta-feira, 1º de setembro, evento comemorativo do primeiro aniversário da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Granjeiro - ASCAGRAN.

Estiveram presentes o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB); o prefeito de Lavras da Mangabeira e presidente do CONSCENSUL, Ronaldo da Madeireira; o superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki; o secretário de Agricultura de Granjeiro, Damião Marques; a subsecretária de Saúde, Suzana Gregório; a secretária de Educação, Iris Vieira; a secretária de Administração e primeira-dama, Meiryane Vieira; o chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuíto); membros do COMDEMA e integrantes da ASCAGRAN.

Na oportunidade, Delsivania Alves apresentou as ações desenvolvidas pela SEMMA e destacou a importância das parcerias para o sucesso da coleta seletiva, além de oferecer vários serviços aos catadores. Inicialmente, pela manhã, eles estiveram no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, onde receberam atendimento especializado e kits de limpeza bucal. Em seguida, ocorreu um encontro no auditório da prefeitura para alinhar as ações.

Para o prefeito Chico Clementino, esse momento é gratificante, pois a Secretaria de Meio Ambiente cuida das questões ambientais e promove cuidados com a saúde dos catadores.

O presidente do consórcio, Ronaldo, afirmou que o momento foi de grande importância, uma vez que o CONCENSUL deve compartilhar os bons resultados com os demais municípios, destacando os excelentes resultados alcançados pelo município de Granjeiro.

O superintendente do CONCENSUL, André Wirtzbiki, explicou que o objetivo do encontro foi apresentar ao presidente os casos de sucesso e os projetos desenvolvidos dentro do consórcio, para que possam servir como modelo.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Granjeiro Participa da II Conferência do Clima da Região Centro Sul e da VII Edição do Projeto ABAETÉ

Na última quinta-feira, dia 24 de agosto, a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, esteve presente na II Conferência do Clima da Região Centro Sul e na VII edição do projeto ABAETÉ, ambos realizados no auditório da Unific - Faculdades Integradas do Ceará em Iguatu. O evento, que tem como objetivo a integração de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável na região, reuniu autoridades, especialistas e representantes de municípios para discutir importantes temas ambientais.

O convidado de honra da conferência foi o Superintendente do IBAMA, Deodato Ramalho, que apresentou seu plano de trabalho e detalhou a situação atual do órgão. O evento também trouxe à tona as estratégias que serão implementadas em parceria com os municípios do estado, com foco inicial na região Centro Sul.

Um dos momentos destacados da conferência foi a apresentação do projeto de implantação da coleta seletiva no município de Granjeiro. Esse projeto é parte integrante do consórcio de resíduos da região Sertão Centro Sul, o CONCENSUL, sendo representado pelo superintendente André Wirtzbiki. Além da coleta seletiva, diversos outros projetos relacionados ao meio ambiente estão em desenvolvimento na região.

Durante o evento, a secretária, Delsivania Alves, enfatizou a importância da colaboração entre instituições para o sucesso dessas iniciativas ambientais. "A parceria entre os órgãos governamentais e a sociedade é fundamental para enfrentarmos os desafios ambientais que a região enfrenta. Juntos, podemos criar um impacto positivo duradouro", declarou Alves.

A conferência contou com a presença de várias autoridades, incluindo o prefeito de Iguatu, Dr. Ronald, e os secretários de meio ambiente de municípios como Rosvel - Iguatu; J. Marcílio - Várzea Alegre; e Cláudio Lavor - Jucás. Além disso, estiveram presentes a superintendente de meio ambiente do Icó, Efigênia, e o superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki. O encontro proporcionou discussões e encaminhamentos essenciais para lidar com as questões ambientais que afetam toda a região.

O compromisso com a sustentabilidade e a busca por soluções conjuntas continuam guiando as ações da Prefeitura de Granjeiro e dos demais municípios da região, visando um futuro mais equilibrado e harmonioso para todos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Seminário Regional do Programa Selo Município Verde é sediado em Granjeiro

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), do Governo do Ceará, promoveu nesta quinta-feira, 29 de junho, no auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, em Granjeiro, o XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de nove municípios da região.

Diversas autoridades estiveram presentes no seminário, incluindo José Rodrigues (Zuíto), Chefe de Gabinete de Granjeiro, Meiryane Vieira, Primeira-Dama do Município e Secretária de Administração, Finanças e Planejamento, a Secretária do Meio Ambiente, Delsivania Wirtzbiki, o Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul (Conscensul), André Wirtzbiki, a Coordenadora do Programa, Socorro Azevedo, além de Secretários Municipais, Vereadores, membros do COMDEMA e técnicos dos municípios de Crato, Cariús, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Iguatu, Jucás, Juazeiro do Norte e Várzea Alegre.

O XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde proporcionou uma apresentação detalhada sobre o programa e uma capacitação sobre o Formulário Único de Avaliação para a Certificação dos Municípios na 15ª Edição, referente ao período de 2022/2023. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o programa e discutir estratégias para fortalecer as ações voltadas à preservação do meio ambiente.

A secretária do Meio Ambiente, Delsivania Wirtzbiki, expressou sua satisfação em sediar o evento em Granjeiro e receber autoridades para discutir o Programa Selo Município Verde. Ela destacou a importância desse programa para a proteção do meio ambiente e ressaltou que o seminário foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre os participantes.

O Programa Selo Município Verde tem como objetivo incentivar e reconhecer os municípios que adotam práticas sustentáveis e promovem a preservação do meio ambiente. Por meio de certificações e avaliações, busca-se estimular o desenvolvimento de políticas públicas ambientais eficientes e a conscientização da população sobre a importância da conservação dos recursos naturais.

Com a realização do XV Seminário Regional, os participantes puderam fortalecer seus conhecimentos e contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis. Granjeiro e os demais municípios presentes no evento reafirmaram seu compromisso com a preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis em prol de um futuro melhor para todos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 27/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro será sede do XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde

O Município de Granjeiro se prepara para sediar o XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde (PSMV), promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). O evento acontecerá no dia 29 de junho, no auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, a partir das 8h.

O seminário contará com a participação de representantes de diversos municípios da região, incluindo Barbalha, Caririaçu, Cariús, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Jucás e Várzea Alegre.

Durante o evento, os técnicos da SEMA apresentarão a metodologia do Programa e oferecerão capacitação sobre o formulário de avaliação para a certificação do PSMV, na sua 15ª edição, referente ao período de 2022/2023.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Delsivania Wirtzbiki, disse da sua satisfação em receber o seminário em Granjeiro. "Estamos muito honrados em sediar esse importante evento regional do Programa Selo Município Verde. A iniciativa reconhece os esforços dos municípios na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de ações sustentáveis. Será uma oportunidade para trocar experiências e fortalecer ainda mais nossos compromissos com a conservação dos recursos naturais", afirmou a secretária.

O Programa Selo Município Verde é uma certificação ambiental pública instituída pela Lei Estadual nº 13.304/03, com alterações pela Lei nº 16.128, de 14 de outubro de 2016, e regulamentada pelos Decretos nº 27.073/03 e nº 27.074/03. Ele tem como objetivo identificar, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações de proteção do meio ambiente, obtendo os melhores resultados na salvaguarda ambiental, de acordo com critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

O XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde promete ser uma oportunidade valiosa para que os municípios participantes compartilhem conhecimentos e boas práticas na área ambiental, visando a construção de um futuro mais sustentável para toda a região.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Visita às escolas encerra com sucesso a Semana do Meio Ambiente de Granjeiro

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e incentivar a prática da Coleta Seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro encerrou nesta segunda-feira, dia 12 de junho, a programação da Semana do Meio Ambiente com visitas às escolas da sede do município. A ação contou com o apoio do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul (Conscensul) e da ASCAGRAN - Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município de Granjeiro.

A visita às escolas teve a presença da secretária de Meio Ambiente, Delsivania Wirtzbiki, que destacou a importância de fortalecer a campanha de incentivo à Coleta Seletiva por meio do envolvimento das instituições de ensino. "A primeira visita aconteceu nas escolas da sede e posteriormente será realizada nas escolas dos distritos", afirmou a secretária. Ela também enalteceu a participação dos integrantes da ASCAGRAN, ressaltando a relevância do projeto socioambiental e econômico no município.

Acompanhando a secretária, o superintendente do Conscensul, André Wirtzbiki, expressou o objetivo de iniciar uma discussão com as escolas para que os alunos levem para suas casas e comunidades informações sobre a separação adequada de materiais recicláveis e demais resíduos, contribuindo para a preservação da natureza e do meio ambiente.

Foram visitadas três instituições educacionais da sede do município. O Centro de Educação Infantil José Mauro Castelo Branco Sampaio, a Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro e a Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino receberam a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, do Conscensul e da ASCAGRAN. Durante as visitas, os alunos puderam aprender sobre a importância da coleta seletiva, a destinação correta dos materiais recicláveis e os impactos positivos para a preservação do meio ambiente.

As ações realizadas durante a Semana do Meio Ambiente de Granjeiro reforçam o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e a educação ambiental. Através do envolvimento das escolas e da parceria com organizações e associações locais, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar do meio ambiente e promover práticas sustentáveis no cotidiano.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente de Granjeiro trabalha o tema Coleta Seletiva

A Semana do Meio Ambiente é um evento de grande relevância que busca conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. A programação vai até 12 de junho.

No estado do Ceará, essa semana é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com municípios, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas.

Nesse contexto, o município de Granjeiro apresenta a programação com o tema "Coleta Seletiva". Essa proposta engloba uma série de atividades que têm como objetivo fomentar a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos, promovendo a preservação do meio ambiente.

A programação da Semana do Meio Ambiente é de suma importância para conscientizar a população sobre a preservação e conservação do meio ambiente.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente 2023 em Granjeiro:

Sexta-feira, 02/06

Atividade: Arborização da Unidade Básica de Saúde do Sítio Patos

Objetivo: Proporcionar um ambiente arborizado e paisagístico

Público-alvo: Comunidade local

Local: Posto de Saúde

Horário: 08h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e AJA

Terça-feira, 06/06

Atividade: Arborização da Unidade Básica de Saúde do Sítio Cana Brava dos Gregórios

Objetivo: Proporcionar um ambiente arborizado e paisagístico

Público-alvo: Comunidade local

Local: Posto de Saúde

Horário: 08h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e AJA

Segunda-feira, 12/06

Atividade: Implantação da coleta seletiva na unidade escolar

Público: Alunos e gestores

Local: Centro de Educação Infantil José Mauro Castelo Branco Sampaio

Horário: 08h

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Consórcio e ASCAGRAN

Segunda-feira, 12/06

Atividade: Implantação da coleta seletiva na instituição escolar

Público: Alunos e gestores

Local: Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro

Horário: 09h30

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Consórcio e ASCAGRAN

Segunda-feira, 12/06

Atividade: Implantação da coleta seletiva na instituição escolar

Público: Alunos e gestores

Local: Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino

Horário: 13h

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Consórcio e ASCAGRAN

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 03/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em Granjeiro, jovens assinam Termo de Adesão ao AJA

Na última sexta-feira, dia 2 de junho, um importante evento marcou a ampliação do programa AJA - Agente Jovem Ambiental em Granjeiro. Vários jovens assinaram o Termo de Adesão ao programa, que visa incentivar a conscientização ambiental e promover a participação ativa dos jovens na preservação do meio ambiente.

O AJA é uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), que busca engajar os jovens cearenses na proteção e conservação do meio ambiente. Em Granjeiro, o programa é realizado em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Com a ampliação do programa, o número de jovens beneficiados passou de 10 para 30, possibilitando que mais adolescentes e jovens de Granjeiro tenham a oportunidade de participar de ações ambientais e se tornarem agentes ativos na defesa do meio ambiente.

Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Chico Clementino destacou a importância do programa AJA para a formação dos jovens e para a construção de um futuro mais sustentável. Ele ressaltou que a conscientização ambiental desde a juventude é fundamental para garantir a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das próximas gerações.

Delsivania Wirtzbiki, secretária municipal de Meio Ambiente, também se pronunciou sobre o programa, enfatizando o compromisso da administração municipal com a educação ambiental e a valorização dos jovens como agentes de transformação. Ela ressaltou que o AJA proporciona aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a importância da preservação ambiental, bem como de desenvolver habilidades práticas para atuarem como multiplicadores desses conhecimentos em suas comunidades.

A cerimônia contou ainda com a presença de Ana Paula, coordenadora Estadual do Programa AJA, que parabenizou os jovens pela adesão ao programa e destacou a relevância da iniciativa para o estado do Ceará. Ana Paula enfatizou a importância da participação ativa dos jovens na construção de uma sociedade mais sustentável e ressaltou o compromisso do Governo Estadual em continuar investindo em programas que promovam a conscientização ambiental.

Com a assinatura do Termo de Adesão, os jovens participantes do programa AJA em Granjeiro estão prontos para iniciar suas atividades como Agentes Jovens Ambientais. Eles irão realizar ações de conscientização, como palestras, mutirões de limpeza, plantio de árvores e outras atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro: Divulgada lista preliminar de 30 jovens selecionados para o AJA

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro informou que foi divulgada nesta segunda-feira, 22 de maio, pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), a relação de 30 jovens selecionados para o programa AJA - Agente Jovem Ambiental.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, no dia 02 de junho, a Coordenação do AJA - Agente Jovem Ambiental estará colhendo as assinaturas do Termo de Adesão e Compromisso dos convocados, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos no edital.

A divulgação atendeu ao Anexo III - Cronograma do Edital SEMA Nº 02/2023, referente ao Resultado Preliminar dos candidatos selecionados para o Programa Agente Jovem Ambiental.

GRANJEIRO: 30 AJAS CONVOCADOS

AMANDA MONTEIRO BESERRA *084603

ANA FLAVIA FERREIRA *227503

ANTONIO WALLISSON MARQUES DA SILVA *748773

CICERA VALERIA DE FREITAS COSTA *037013

CÍCERA VITÓRIA BALBINO DA SILVA *114073

CICERO GREGORIO DE FREITAS *298033

DANIEL MARQUES DA SILVA *520919

FRANCISCA GERLANIA RODRIGUES CARDOSO *391293

FRANCISCO GABRIEL OLIVEIRA DA SILVA *388713

GABRIEL BARBOSA DE ALMEIDA *086413

HELYEDSON LOPES DE SOUSA *729073

IASMIN SOUSA BEZERRA *948613

JANIELE GASPAR MATOS *034053

JOSE ALEX DIAS DE ANDRADE *151783

JOSE DIEGO TAVARES DE LIMA *721363

JOSE NAYLSON DOS SANTOS BRITO *893013

KAILLANY MARCELINO BARBOSA DE FRANÇA *543113

LUANA ALVES DOS SANTOS *779903

MARIA LUIZA MEDEIROS MENDES SOUSA *986033

MARIA POLIANA DE ALMEIDA SOUZA *010623

PAULO DOUGLAS ALVES BARBOSA *758813

RAFAEL RODRIGUES DE FRANÇA *672573

RENATA VIEIRA GOMES BENTO *353313

SAANY MARQUES DO NASCIMENTO *671863

SYMONE DA CONCEIÇÃO SILVA LIMA *998493

TAMARA PEREIRA CARDOSO *886463

TAWANE DIAS DA SILVA *310413

TAYNARA ALVES DE ALMEIDA *086663

TIAGO DOMINGOS DE SOUSA *395303

YKARO KAUA SOUSA *225313

GRANJEIRO: 04 CADASTRO RESERVA

BRUNHO YOHAM VIEIRA PEREIRA FEITOSA *206663

CICERA MARIANA ROMEU DE SOUSA *871393

REINALDO MARQUES PEREIRA NETO *277093

VIVYAN MARINHARA VIEIRA DE SOUSA *206483

Fica aberto, nos termos do Edital Nº 02/2023, o prazo para Interposição de Recursos. O Candidato com documentação reprovada poderá apresentar recurso, somente na forma eletrônica, exclusivamente através do e-mail: recurso.aja@sema.ce.gov.br mediante o preenchimento de formulário modelo abaixo (anexo IV do edital nº 02/2023), até o dia 26 de maio de 2023.

CONVOCADOS

Os aprovados para as próximas etapas do Processo de Seleção devem aguardar a chamada para assinatura dos Termos de Adesão e Compromisso prevista para o dia 29 de maio de 2023 no site da SEMA.

CADASTRO RESERVA

Com a documentação já aprovada, ficam aguardando, na ordem de classificação, o chamado para vagas que, eventualmente, ficarem disponíveis em cada município. A SEMA fará, oportunamente, o chamamento de Cadastro Reserva em seu site.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 04/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AJA - Agente Jovem Ambiental pode beneficiar 45 jovens de Granjeiro com bolsas de R$ 200

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), do Governo do Ceará, publicou o edital para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que visa promover a formação ambiental de jovens entre 15 a 29 anos. Em Granjeiro, 45 jovens poderão ser beneficiados com bolsas no valor de R$ 200,00, sendo 30 vagas imediatas e 15 vagas de para cadastro reserva.

As inscrições para o programa estão abertas até 16 de abril de 2023 e são realizadas exclusivamente pela internet, no endereço http://ambiente.sema.ce.gov.br/aja-edital5-2023-web/login.xhtml.

O AJA tem como objetivo capacitar os jovens para atuarem como agentes ambientais em suas comunidades, promovendo ações e projetos que contribuam para a conservação e preservação do meio ambiente. Além disso, o programa busca incentivar a participação dos jovens na construção de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

O investimento do Governo do Estado no AJA visa proporcionar aos jovens a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a importância da preservação ambiental, estimulando a cidadania e a responsabilidade social.

Os candidatos interessados em participar do programa devem se inscrever no site da SEMA e atender aos requisitos do edital. O resultado será divulgado no dia 30 de abril de 2023, no site da Secretaria.

Conforme Delsivania Alves - secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, os jovens interessados podem buscar apoio para as inscrições na Secretaria dos dias 10 a 14 de abril, no horário de 8h às 14h.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar os seguintes documentos comprobatórios:

a) RG do candidato;

b) CPF do candidato;

c) Comprovante de endereço atualizado do candidato ou autodeclaração;

d) N° de inscrição atualizado do Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico - do candidato ou do responsável familiar;

e) Certificado de conclusão do ensino médio ou declaração atualizada da instituição de ensino que comprove cursar ou ter concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;

f) foto 3x4 recente.

O AJA é um programa que tem atuação no município, sendo uma experiência de sucesso na multiplicação das políticas públicas de proteção e conservação do meio ambiente.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro garante auxílio catador para todos os associados da ASCAGRAN

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (Sema) divulgou na última sexta-feira, 24 de março, o resultado do Edital 01/2023 - SEMA Programa "Auxílio Catador", que beneficiará catadores de materiais recicláveis em todo o estado.

A Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município de Granjeiro (ASCAGRAN) foi contemplada com seis associados, e a Secretária de Meio Ambiente Delsivania Alves esteve em Fortaleza para despachar com a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, responsável pelo programa, no último dia 17 de março.

Na ocasião, foi apresentado um recurso que permitiu a inscrição de todos os catadores de Granjeiro, o que garantiu o benefício para toda a associação. Para Delsivania, é um momento de muita comemoração, já que apenas alguns municípios da região conseguiram garantir esse benefício.

O programa vai pagar aos beneficiados um auxílio financeiro no valor de um quarto do salário-mínimo. Os beneficiários da ASCAGRAN são: Cícero Barbosa Bezerra, Francisco Alexandre Bezerra, Harrison Pereira de Alencar, Josimar Jose Ferreira, Maria Pereira de Alencar e Raimundo Nonato de França.

O auxílio catador é uma iniciativa importante para valorizar e incentivar a atividade dos catadores de materiais recicláveis, que desempenham um papel fundamental na gestão de resíduos sólidos e na preservação do meio ambiente. A ASCAGRAN e os beneficiários comemoram essa conquista, que trará benefícios para toda a comunidade.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em Granjeiro, Governo do Povo entrega cestas básicas para catadores de materiais recicláveis

Na última quinta-feira, 23 de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Granjeiro, gestão Governo do Povo, realizaram a entrega de cestas básicas para os catadores de materiais recicláveis do município.

A iniciativa, coordenada pelas diretrizes da Gestão Municipal, tem como objetivo prioritário garantir a segurança alimentar e o padrão de qualidade de vida das famílias granjeirenses.

Para a Secretária de Assistência Social, Edina Pereira, a ação representa um compromisso do governo municipal em diminuir os impactos causados pelas desigualdades sociais na comunidade.

De acordo com as autoridades municipais, o maior patrimônio de Granjeiro são as pessoas e cuidar desse patrimônio é uma forma sensível de lidar com as causas sociais.

O prefeito Chico Clementino reforçou o compromisso da gestão em apoiar e cuidar dos catadores de materiais recicláveis, que são fundamentais para o meio ambiente e para a economia local.

A iniciativa contou com a participação de diversas equipes das secretarias envolvidas, que garantiram a distribuição das cestas básicas de forma organizada.

Os catadores beneficiados destacaram a importância da ação para suas famílias e agradeceram o apoio do Governo do Povo de Granjeiro. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em cuidar da população e buscar soluções para diminuir as desigualdades sociais.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro realiza visita técnica a SEMA

Na última sexta-feira, 17 de março, a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, se reuniu com integrantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA).

Ela esteve na COEAS - Coordenadoria de Educação Ambiental com o coordenador Ulisses. A pauta foi a Festa Anual das Árvores 2023 e a elaboração de um plano municipal de educação ambiental, que norteará os projetos a nível de município e região.

Logo após, a reunião foi na CODES - Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, responsável pelo programa Bolsa Catador e pelas políticas de resíduos sólidos a nível de estado e consórcios. O momento serviu para esclarecer dúvidas sobre o auxílio, confirmar a participação dos catadores do município no programa e protocolar o pedido de revisão de alguns.

Para a secretária o encontro foi rico, tendo em vista a receptividade e a troca de experiências. "O município de Granjeiro tem se destacado na área inclusive sendo premiado pelo programa Band Cidades Sustentáveis, ficando em segundo lugar entre os municípios de até 30.000 habitantes".

Com o apoio do Prefeito Chico Clementino e do vice-prefeito Kleber Freitas o Granjeiro caminha para melhorar os indicadores ambientais trazendo qualidade de vida para a população.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Festa Anual das Árvores 2023 em Granjeiro: Árvores e as mudanças climáticas

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Granjeiro realizou, na quarta-feira, 15 de março, a abertura da Festa Anual das Árvores.

A ação contou com uma palestra na Escola de Ensino Fundamental Honório Feliciano de Aquino com uma turma do fundamental II, quando foi discutido a importância das árvores e sua relação com as mudanças climáticas.

Já nesta quinta-feira (16/03), quando é comemorando Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, teve na programação o "Cinema Ambiental" com a turma do fundamental I na escola citada anteriormente.

O objetivo dessas ações é promover a educação ambiental eficiente, em busca de mudanças positivas para preservação do meio ambiente.

Estiveram presentes proporcionando esses momentos, a Secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves; Adozina Macedo - técnica da secretaria de Meio Ambiente; o superintendente do consórcio de resíduos da região Centro Sul, André Wirtzbiki; os Agentes Jovens Ambientais e a coordenadora do programa.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Meio Ambiente espera conscientizar a população sobre a importância das árvores e do meio ambiente em geral, incentivando o plantio e a preservação de áreas verdes no município.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Catadores de recicláveis são homenageados em Granjeiro

Em Granjeiro, a Secretaria de Meio Ambiente - administração Governo do Povo, prestou homenagem nesta quarta-feira, 1º de março, aos catadores de materiais recicláveis, evento realizado na sede do Poder Executivo.

A data marca o Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. Delsivania Alves - secretária de Meio Ambiente do município, destacou que durante a homenagem foram prestados alguns serviços aos trabalhadores em parceria com a Secretaria de Saúde, com Kelly Gomes e Ângela Barcelar, do setor epidemiologia, e com os técnicos de enfermagem, Cícero Landim e Maria Helena, que falaram em palestra sobre conscientização do uso dos equipamentos de proteção individual, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, além de atualização do cartão de vacina.

Houve ainda momento de esclarecimento sobre as inscrições no programa estadual de Auxílio Catador e sobre o projeto de Lei Municipal de Criação de subvenção social, assim como as diretrizes para início da Coleta Seletiva.

Quem falou sobre o Auxílio Catador foi a coordenadora estadual do programa, Ana Paula, evidenciando a importância que o Governo de Granjeiro tem dado aos catadores, que serão muito importantes para o projeto de Coleta Seletiva.

Delsivania citou que o Governo do Povo tem dado apoio à categoria que está formalizada e organizada com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Granjeiro (ASCAGRAN).

Ela reforçou que em Granjeiro está em fase de implantação o projeto de Coleta Seletiva, que tem os catadores como protagonistas e pediu apoio da população à essa proposta de conservação do meio ambiente.

O superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, presente nas homenagens, disse que o consórcio tem a missão de prestar apoio à categoria e incentiva a implantação da proposta de coleta seletiva.

Nonato Gabriel - Presidente da ASCAGRAN, disse que estava satisfeito com o apoio que o grupo de 6 catadores tem recebido para sua organização e desenvolvimento de atividades.

José Rodrigues (Zuíto) - Chefe de Gabinete do Governo Municipal, elogiou a iniciativa da homenagem aos catadores e ressaltou o compromisso da gestão, por meio de ações do prefeito Chico Clementino (PSDB) e do vice-prefeito Kleber Freitas (PL), para que a categoria esteja atualmente organizada e valorizada.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Meio Ambiente: Reunião em Granjeiro trata sobre repasses do IQM

Granjeiro avança nas políticas de conservação e preservação do meio ambiente. Nessa segunda-feira, 27 de fevereiro, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, com a presença do prefeito Chico Clementino (PSDB), da secretária de Meio Ambiente Delsivania Alves, do superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, e com o assessor financeiro Henrique de Sousa, houve reunião para tratar sobre a regularização dos repasses do remanescente do IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Também esteve na pauta a elaboração do projeto de lei que cria verba de subvenção social à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Granjeiro (ASCAGRAN).

Conforme Delsivania Alves, logo Granjeiro iniciará o processo de coleta seletiva com o apoio do Consórcio.

Nessa reunião, de acordo com André Wirtzbiki, por determinação Ronaldo da Madeireira - prefeito de Lavras da Mangabeira e presidente do CONSCESUL, o consórcio deverá dar suporte aos municípios no tocante às associações de catadores, assim como na política de resíduos sólidos, integrando as instituições no objetivo principal que é implantar a coleta seletiva e consequentemente fechar os lixões.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 25/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro participa de encontro da SEMA em Juazeiro do Norte

A secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, participou na última quinta-feira, 23 de fevereiro, de reunião promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Ceará (SEMA), com a presença da titular da pasta, Vilma Freire, no auditório da Cagece, em Juazeiro do Norte.

O objetivo do encontro foi alinhar as políticas públicas ambientais entre União, estados e municípios.

Ouvindo os municípios, o Governo Estadual fortalece a atuação em defesa da conservação e proteção do meio ambiente.

Delsivania avaliou o encontro como oportuno e valioso. "Foi um momento oportuno e valioso, tendo em vista que essa troca de informações serve para alinhar as demandas entre estado e municípios, além da proposta de uma agenda regionalizada", disse.

Vilma Freire apresentou um panorama dos Programas Eixos da SEMA e disponibilizou a estrutura e o apoio da SEMA, aos gestores públicos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Coleta Seletiva é destaque na primeira reunião do COMDEMA

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, o COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente de Granjeiro realizou a primeira assembleia de planejamento para o ano de 2023.

Na oportunidade a presidente e secretária do Meio Ambiente, Delsivania Alves, apresentou proposta de requalificação do Conselho e discutiu as ações para o ano, com destaque para a coleta seletiva.

Ainda, no tocante à coleta seletiva, o superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, que também é membro do Conselho, detalhou algumas das propostas voltadas à implantação da coleta seletiva.

Facultada a palavra os membros destacaram a necessidade de que todos devem estar incumbidos dessa missão.

Participam do COMDEMA órgãos da administração pública e da sociedade civil organizada.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Palestra sobre preservação de animais silvestres é realizada em Granjeiro

Como atividade da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o CONSCENSUL, com o Batalhão de Polícia Ambiental e com o Instituto BIODIVERSE - Crato, foi realiza, nesta terça-feira, 08 de novembro, em Granjeiro, palestra na Escola Francisca de Araújo, no distrito de Serrinha, sobre a Importância da Preservação dos Animais Silvestres.

Delsivania Alves - secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, disse que o momento foi educativo. Ela agradeceu a participação de todos e destacou que estava sempre disponível para tratar das questões ambientais do município.

Para José Rodrigues (Zuíto), chefe de Gabinete da Prefeitura de Granjeiro, o evento socializa a atenção das causas ambientais com os estudantes e com a comunidade. "Esse momento é importante para o nosso município, para o meio ambiente, para que nós possamos, cada vez mais, nos encaixarmos no trabalho para a socialização. [...] Nos mostra conhecimento que é cuidar da natureza", disse.

Ele deixou o recado do prefeito Chico Clementino, de que acolhe as políticas públicas e educativas do meio ambiente de forma positiva.

O Sargento Moreira - da Polícia Ambiental, disse que a presença deles na comunidade é para conscientizar para não ter que reprimir os praticantes de crimes ambientais.

Raquel Soares - bióloga do BIODIVERSE, afirmou que preservar os animais silvestres colabora para o equilíbrio da natureza. "Quando a gente tira esses animais de dentro da natureza, a gente acaba causando um desequilíbrio ambiental. Então, a gente precisa preservar", disse.

A diretora escolar, Damiana Fernandes, citou e elogiou o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, que no evento, mostrou a importância para os alunos - crianças e adolescentes, de preservar os animais silvestres.

O superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, aproveitou a reunião para falar sobre preservação ambiental e coleta seletiva.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito de Granjeiro e secretária de Meio Ambiente acompanham construção da CMR

Nesta segunda-feira, 07 de novembro, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino, acompanhado da secretária de Meio Ambiente Delsivania Alves, e dos secretários de Agricultura - Damião Marques, e de Esporte, Zezinho Barbosa, visitaram a obra de construção da primeira etapa da CMR - Central Municipal de Resíduos Sólidos e Reciclagem, no Sítio Cocos.

A criação da Central é o primeiro passo para desativar o lixão da cidade, proporcionando o gerenciamento de diversos tipos de resíduos sólidos, eliminando danos ambientais e sociais.

Esse projeto é uma parceria entre o município de Granjeiro e o consórcio da região Centro Sul - CONSCENSUL, com recursos aproximados de R$ 200.000,00 oriundos do IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente, repassados ao consórcio.

Na primeira etapa serão construídos o muro, guarita de entrada e baías de separação de resíduos oriundos da coleta seletiva. A área da CMR é de 7.500 mil metros quadrados.

A pouco mais de um mês foi formalizada a Associação de Catadores de Granjeiro - ASCAGRAN que irá realizar a coleta seletiva com o apoio da gestão municipal e do CONSCENSUL.

A segunda Etapa do Projeto contará com galpão de compostagem, galpão de secos e centro administrativo.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro é finalista do Prêmio Band Cidades Excelentes

Granjeiro é um dos 39 dos 184 municípios do Ceará, finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes.

Essa premiação é promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, com apoio da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e em parceria com o Instituto Aquila.

Para o prêmio, as cidades foram inscritas automaticamente e divididas em três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local.

Granjeiro está na categoria munícipios com até 30 mil habitantes. A população total do município é de 4.626 habitantes, de acordo com a última estimativa do IBGE.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), comemora o resultado dessa premiação, que destaca o município entre os finalistas.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.

Três cidades de cada categoria serão consideradas as melhores em cada um dos seis pilares de avaliação, que são: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.

A entrega será na próxima terça-feira, 08 de novembro, no auditório do edifício José Frederico Ferreira Gomes, no 6º andar do anexo 2 da Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença de autoridades e dos gestores agraciados.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Granjeiro realiza encontro para tratar do processo de instalação da ASCAGRAN

A Prefeitura de Granjeiro - gestão Governo do Povo, realizou encontro, nesta quinta-feira, 1º de setembro, com os catadores de materiais recicláveis do município para tratar dos últimos detalhes sobre a formação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Granjeiro (ASCAGRAN).

Na ocasião foram entregues Equipamentos de Proteção Individual - EPI's aos membros da futura associação. Houve também entrega de kits de material de limpeza, doados pela empresa Sabão Juá, além de cestas básicas entregues pel.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), enalteceu o trabalho dos catadores como agentes de relevante papel para o meio ambiente e reafirmou que a gestão continuará dando suporte implantação da coleta seletiva, com a inclusão dos catadores.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Delsivania Alves, destacou que a formação da associação está em na etapa de emissão do CNPJ e que já está em processo de discussão com o jurídico, para encaminhar à Câmara de Vereadores, a lei que cria a estrutura para atender a coleta seletiva.

A secretária de Assistência Social, Edna Pereira, disponibilizou a estrutura da secretaria para a associação, chamando a atenção para que os membros estejam devidamente cadastrados no CadÚnico para a garantia dos seus benefícios.

O representante da empresa Sabão Juá, Magérbio Veríssimo, disse aos catadores que a empresa, além dos kits de limpeza, irá doar 10 big bags e garantiu que as escolas também irão receber para implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV's).

O superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, destacou que o papel do consórcio é de apoiar os municípios e que o Presidente, Zé Helder, determinou a equipe do CONSCENSUL que acompanhe e contribua para a implantação da coleta seletiva nos municípios consorciados.

Ele disse que Zé Helder destacou a importância do envolvimento da gestão e da parceria com a SEMA - Secretária Estadual do Meio Ambiente.

A SEMA mandou duas representantes: Angélica Leite - técnica que acompanha o consórcio; e Ana Paula - que coordena os AJA's - Agente Jovem Ambiental e o Auxílio Catador. Elas destacaram que o município vem se tornando um exemplo na regional.

Estiveram presentes os vereadores João Dias (Pombinha) e Francisco Cassiano (Tiquinha) que reafirmaram a parceria da Câmara com a gestão no sentido de garantir o sucesso do projeto.

Ainda participaram a Subsecretária de Agricultura, Adozina Macedo, o coordenador da Limpeza Pública, Miguel Paulo, representante da EMATERCE - Evilásio Feitosa, Cícero Roberto - técnico da Agricultura, o coordenador da Defesa Civil - Juscelino, sendo eles, membros do COMDEMA, técnicos da Assistência Social e da Secretaria do Meio Ambiente e os jovens integrantes do programa Agente Jovem Ambiental - AJA.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro elogia projeto Reciclarte

Nesta terça-feira, 30 de agosto, a secretária de Meio Ambiente, da Prefeitura de Granjeiro, Delsivania Alves, esteve na localidade de Prainha, município de Aquiraz, conhecendo o projeto Reciclarte, iniciativa de Glauberto Leão Pascoal, mais conhecido como Louro da Prainha.

Ela observou que o trabalho dele é por meio de oficina, com reaproveitamento de pneus, transformando em várias peças, que vão desde objetos decorativos em formas de helicóptero, carros, tanques, cadeiras e jardineiras, entre outros.

Segundo Delsivania, na localidade, a praça principal é repleta de artes do projeto.

Ela explicou que com a implantação da coleta seletiva em Granjeiro parte dessa iniciativa poderá ser desenvolvida no município.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente articula implantação da Coleta Seletiva em Granjeiro

Nesta quinta-feira, 18 de agosto, a secretária de Meio Ambiente, da Prefeitura de Granjeiro, Delsivania Alves, juntamente com o superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul - CONCENSUL, André Wirtzbiki, apresentaram ao prefeito Chico Clementino (PSDB), ao vice-prefeito Kleber Freitas (PL), aos vereadores, secretários e subsecretários municipais, o Cronograma de Metas para Implantação do Plano de Coleta Seletiva Múltipla e do Plano de Educação Ambiental.

Foram pontuados como será o funcionamento da coleta seletiva no município.

Delsivania enfatizou que a gestão, através da Secretaria de Meio Ambiente, está aliando alguns pontos fundamentais para a implantação da coleta no município.

Um desses pontos, segundo ela, é a formalização da associação dos catadores de materiais recicláveis. "As ações já estão bem avançadas e em breve iremos atender o que está no cronograma de ações e metas do Plano de Educação Ambiental", disse.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 09/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Jovens de Granjeiro acompanham série de palestras sobre perigo das drogas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, palestra com a Polícia Militar do Ceará, para os usuários dos serviços socioassistenciais do município, alunos da rede pública da cidade e profissionais do poder executivo, nesta segunda-feira, 08 de agosto.

A palestra tratou sobre as drogas e todos os malefícios que elas causam à saúde e a vida, especialmente para os jovens. O evento foi dinâmico, com interação entre os jovens e os policiais palestrantes.

O CMDCA e a Secretaria de Assistência Social articularam e os militares ministram o mesmo tema abordado no CRAS, na Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino, no Bairro Novo Granjeiro, e dessa vez, o público-alvo foram os estudantes do ensino fundamental.

Para a Secretária de Assistência Social, Edina Pereira, e o Presidente do CMDCA, Antônio Carlos, a palestra se fez necessária, por fazer parte do plano de Ação do CMDCA e do CRAS da cidade, que realizaram diagnóstico das realidades do município, traçando um plano de enfrentamento para estabelecer a garantia de direitos e a prática dos princípios cidadãos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro faz reunião para atender catadores com benefícios sociais

Na tarde desta quarta-feira, 03 de agosto, aconteceu em Granjeiro importante reunião com participação de Delsivania Alves - secretária de Meio Ambiente; de André Wirtzbiki - superintendente do CONSCENSUL; e com Edna Pereira - Secretária de Assistência Social e uma assistente social.

O objetivo da reunião foi debater ações que possam envolver os catadores de materiais recicláveis e suas famílias nos programas sociais, melhorando os aspectos socioeconômico deles.

Delsivania Alves ressaltou a importância da parceria entre deferentes setores administrativos e sociais para proporcionar qualidade de vida aos assistidos pelos programas oferecidos pela Secretaria de Assistência Social.

Ela agradeceu a todos pela parceria e contribuição para efetivação das políticas ambientais local.

Granjeiro trabalha para ampliar as ações de conservação e proteção do meio ambiente e atua no apoio à formação de uma associação de catadores de materiais recicláveis.

Metas Comunicações

#Cultura 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente e COMDEMA de Granjeiro articulam formalização de associação de catadores

Nesta quinta-feira, 28 de julho, a gestão Governo do Povo, através da Secretaria de Meio Ambiente e COMDEMA realiza encontro com os catadores de materiais recicláveis do município.

O intuito é formalizar a associação de catadores. Estando formalizados, os catadores terão como adquirir, através da Secretaria de Meio Ambiente, diversos benefícios, melhorando os aspectos socioeconômico e socioambiental do município.

Os catadores são os protagonistas juntamente com a gestão municipal e a população na efetivação do projeto da Coleta Seletiva no nosso município.

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Chico Clementino (PSDB), o chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuíto); a secretária de Meio Ambiente e presidente do COMDEMA, Delsivania Alves; o técnico, Ticiano Bezerra; o secretário de Agricultura, Damião Marques; o superintendente do CONCENSUL, André Wirtzbiki; e o advogado César Junior.

A Delsivania Alves enfatizou que o primeiro passo já foi dado, com a escolha do presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário, tendo assim a estrutura básica para formalizar a associação.

Ela ressaltou também que é um momento único, onde os catadores associados terão seus diretos e benefícios garantidos, assim proporcionando uma melhor qualidade de vida para eles e para a população.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 27/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro é nota máxima no IQM e melhora receitas do ICMS

Com ações da Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com trabalhos da secretária Delsivania Alves e equipe, o município conquistou nota 1,0, máxima pontuação no IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente, conforme dados preliminares divulgados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), na quinta-feira - 21 de julho.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), parabenizou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, enfatizando que o compromisso da sua gestão passa por preservar o meio ambiente, cumprindo a legislação e se superando em ações, porque cuidar da natureza é cuidar da vida.

A conquista dessa nota máxima no IQM representa aumento em 2% de receitas do ICMS - Ecológico, que é recebido em sua totalidade a partir da arrecadação do ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

A secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro viabilizou várias ações de proteção do meio ambiente, com apoio dos jovens integrantes do AJA - Programa Agente Jovem Ambiental, desenvolvido no município em pareceria com o Governo do Ceará, e envolvendo as escolas e a comunidade.

Para Delsivania Alves, alcançar a nota máxima 1,0 é motivo de orgulho para o Governo do Povo e para a população. "Estamos fazendo a correta a gestão e o gerenciamento dos Resíduos no município e cuidando com atenção do meio ambiente".

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 30/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COMDEMA e CONSCENSUL debatem planejamento para implantação da coleta seletiva em Granjeiro

Nessa quarta-feira, dia 29 de junho, foi realizada a sexta reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, onde a pauta principal foi a apresentação do planejamento para Implantação da Coleta Seletiva no município Granjeiro.

A presidente do conselho e secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, destacou a importância do momento frente aos benefícios que virão através da secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com o CONSCENSUL.

Dentre as ações o início das obras de construção da Central Municipal de Resíduos Sólidos-CMRs e formalização de uma associação de catadores foram amplamente discutidas. "Assim, com a parceria e engajamento dos setores envolvidos na implantação desse projeto, teremos resultados satisfatório na efetivação da política de Resíduos no nosso município", - disse a secretária.

Na oportunidade estiveram presentes o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Rodrigues (Zuíto) - representando o prefeito Chico Clementino; a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves; o superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki; técnicos da Secretaria de Meio Ambiente; o secretário de Agricultura, Damião Marques; a assessora jurídica Alana, a coordenadora Estadual do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA - Ana Paula Guerreiro, integrantes do AJA; além dos conselheiros do COMDEMA.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Encerrada a Semana do Meio Ambiente 2022 em Granjeiro

Foi encerrada, na cidade de Granjeiro, a programação da Semana do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 15 de junho, com palestra na Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino, tendo à frente a Secretaria de Meio Ambiente, sob comando da secretária Delsivania Alves, e COMDEMA, com apoio do Superintendente do CONCENSUL, André Wirtzbiki.

A programação da Semana do Meio Ambiente transcorreu no período de 09 a 15 de junho. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho.

Para Delsivania Alves, foram cumpridos os objetivos propostos de levar para as escolas e para a população o recado sobre a importância da preservação das fontes de água e conservação do meio ambiente.

Este ano, o tema de Semana do Meio Ambiente de Granjeiro foi "Nascentes Preservadas, Água Garantida". A programa teve participação ativa dos integrantes do Programa AJA - Agente Jovem Ambiental.

No desenvolvimento da programação, houve mapeamento de fontes de água, doação e plantação de mudas de árvores nativas da região e ações de conscientização sobre a importância de conservar o meio ambiente.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 12/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente: mudas de árvores nativas são plantadas próximo de areninha

Na sequência da Semana do Meio Ambiente, em Granjeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou neste sábado, 11 de junho, plantio de mudas de árvores nativas da região.

As árvores foram plantadas em áreas livres, próximas da areninha Marcos Stenyyo Santos Granjeiro.

De acordo com Delsivania Alves - secretária de Meio Ambiente, o objetivo dessa ação é a arborização de alguns espaços públicos da cidade.

Estiveram presentes no evento, além de Delsivania Alves, a subsecretária e coordenadora do programa Agente Jovem Ambiental - AJA - Maria Amélia, a coordenadora do Programa Esporte em 3 Tempos - Mônica Barbosa, o técnico da secretaria de Esporte - Messias Nogueira, participantes AJA e adolescentes do Programa Esporte em 3 Tempos.

A Semana do Meio Ambiente em Granjeiro foi aberta quinta-feira, 09 de junho, e seguirá até 15 de junho, com o tema "Nascentes Preservadas, Água Garantida". A Semana do Meio Ambiente seguirá nesta segunda-feira, 13, com a seguinte programação:

Dia 13/06, Segunda-feira

Atividade: Doação de Mudas

Local: Secretaria de Meio Ambiente

Horário: 08h às 14h

Público: População em Geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA

Dia 15/06, Quarta-feira

Atividade: Palestra sobre a importância da preservação das nascentes, riachos e córregos

Local: Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino

Horário: 14h

Público: Alunos e Gestores

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente em Granjeiro e trabalha a preservação das nascentes de água

Nesta quinta-feira, 09 de junho, a gestão Governo do Povo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do COMDEMA, realizaram a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, que transcorrerá de 09 a 15 de junho, com o tema "Nascentes Preservadas, Água Garantida". O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, como parte da programação, foi realizada a catalogação da nascente do Riacho do Boqueirão e iniciado o reflorestamento da área. "Um dos propósitos dessa ação é proporcionar aos professores do munícipio possibilidades de levar seus alunos para aulas práticas e dinâmicas, voltadas para as questões ambientais" - disse.

Na oportunidade, além de Delsivania Alves, estiveram presentes o chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuíto); o secretário de Desenvolvimento Econômico, Naldo Barcelar; o vereador Almir Soares; a subsecretária e também membro do COMDEMA, Adozina Macêdo; o superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos e conselheiro do COMDEMA, André Wirtzbiki; Cícero Roberto - técnico da secretaria de Agricultura e conselheiro COMDEMA e os integrantes do programa AJA - Agente Jovem Ambiental, Juliana Gabriela e Poliana Sousa.

Delsivania Alves destacou a relevância da preservação e conservação das nascentes, riachos e córregos. Ela convida a todos para participarem da programação da semana do meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO

Dia 11/06, Sábado

Atividade: Arborização de Espaço Público

Local: Areninha Marcos Stenyyo Santos Granjeiro

Horário: 07h

Público: População em Geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e AJAs

Dia 13/06, Segunda-feira

Atividade: Doação de Mudas

Local: Secretaria de Meio Ambiente

Horário: 08h às 14h

Público: População em Geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA

Dia 15/06, Quarta-feira

Atividade: Palestra sobre a importância da preservação das nascentes, riachos e córregos

Local: Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino

Horário: 14h

Público: Alunos e Gestores

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente em Granjeiro tem como tema as nascentes de água

A Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, realiza no período de 09 a 15 de junho, a programação da Semana do Meio Ambiente, que esse ano tem como tema "Nascentes Preservadas, Água Garantida".

De acordo com informações da secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, as atividades da Semana do Meio Ambiente têm como principal objetivo conscientizar sobre a conservação e a preservação das nascentes, riachos e córregos e o reflorestamento de algumas áreas alteradas pela ação do homem, fazendo o mapeamento e catalogando as propriedades.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), comentou que a semana do meio ambiente cria espaços para conscientizar a população para cuidar do meio no qual vive. Para ele, Granjeiro tem desenvolvido políticas de conservação ambiental importantes, e que isso implica em melhor qualidade de vida para a população.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/06, Quinta-feira

Atividade: Catalogação da Nascente Riacho do Boqueirão

Local: Sitio Boqueirão

Horário: 08h

Público: População em Geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA

Dia 11/06, Sábado

Atividade: Arborização de Espaço Público

Local: Areninha Marcos Stenyyo Santos Grangeiro

Horário: 07h

Público: População em Geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e AJAS

Dia 13/06, Segunda-feira

Atividade: Doação de Mudas

Local: Secretaria de Meio Ambiente

Horário: 08h às 14h

Público: População em Geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA

Dia 15/06, Quarta-feira

Atividade: Palestra sobre a importância da preservação das nascentes, riachos e córregos.

Local: Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino

Horário: 14h

Público: Alunos e Gestores

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria Estadual de Meio Ambiente realiza visita técnica no município de Granjeiro

Nesta quinta-feira, 05 de maio, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), com o ex-coordenador regional, Wagner Santos, e com a atual coordenadora Regional do programa Agente Jovem Ambiental, Ana Paula, realizou visita técnica ao município de Granjeiro.

Wagner apresentou a nova Coordenadora Regional e enfatizou que o município é referência no desenvolvimento de ações e projetos ambientais.

Eles foram recebidos pelo prefeito Chico Clementino (PSDB), pela secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves; por Amélia Macêdo - Focal do Programa; pelos técnicos da Secretária de Meio Ambiente - Fernanda Gregório e Ticiano Bezerra, e pelos AJA's: Juliana Gabriela, Maria Poliana, Joacy Viana, Cícero Vitor e Ykaro Kauan.

O momento marca o alinhamento da efetivação das ações do projeto AJA no município. Com esse acompanhamento, os jovens integrantes do AJA, executarão seus planos de ações (PAC) Comunitária, com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Chico Clementino destacou que a gestão é parceira do programa. "O que estiver ao nosso alcance, enquanto gestor, terá total suporte para o sucesso do programa. Quem ganha é o município com um projeto tão importante como esse", - disse.

Amélia Macêdo, destacou a necessidade do comprometimento de cada agente com o programa, e que está pronta para contribuir com o desenvolvimento de ações do projeto.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro realiza Festa Anual das Árvores

A Secretaria de Meio Ambiente, da prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, realiza no período de 22 a 25 de marca a Festa Anual das Árvores.

Essa programação é em cumprimento ao calendário de atividades da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, que realiza essa programação em parcerias com as prefeituras e será de desenvolvida com participação dos jovens integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

De acordo com Delsivania Alves - Secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, as atividades alusivas à Festa Anual das Árvores são de grande importância para conscientização da população quanto à preservação ambiental e proteção de todas as formas de vegetação nativa.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/03 - Terça-feira

Atividade: Momento de conscientização ambiental

Objetivo: Conscientizar a população sobre a preservação da natureza bem como para o uso sustentável de seus recursos, com panfletagem, fixação de placas educativas e incentivo de preservação e plantio de árvores nativas.

Local: Bairro Joaquim Ferreira

Horário: 09h

Público-alvo: População em geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os Agentes Jovens Ambientais - AJAs.

Dia 23/03 - Quarta-feira

Atividade: Distribuição de mudas de árvores nativas

Local: Secretaria de Municipal de Meio Ambiente

Horário: 09h

Público-alvo: População em geral

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Dia 24/03 - Quinta-Feira

Atividade: Arborização e plantio de mudas de árvores nativas

Local: Escola Francisca de Araújo-Sítio Serrinha

Horário: 09h

Público-alvo: Comunidade Escolar

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os Agentes Jovens Ambientais - AJAs

Dia 25/03 - Sexta feira

Atividade: Plantio de mudas de árvores nativas

Local: Praça do Sítio Picada

Horário: 09h

Público-alvo: Comunidade local

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os Agentes Jovens Ambientais - AJAS.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro participa de encontro do Conscensul em Várzea Alegre

Granjeiro é um dos nove municípios da região que participam do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul - Conscensul.

Nessa terça-feira, 15 de fevereiro, na cidade de Várzea Alegre, na Câmara Municipal de Vereadores, houve assembleia para deliberar sobre o contrato de rateio que valida municípios a receberem o IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente, e foi apresentado o projeto "Coleta Seletiva, a gente faz juntos" desenvolvido em Várzea Alegre.

Representaram Granjeiro no encontro José Rodrigues (Zuíto) - Chefe de Gabinete e Delsivania Alves - Secretária Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com as informações, essa é a primeira vez que os municípios se reúnem em assembleia para discutir ações sobre coleta seletiva.

Nesta primeira oportunidade, foi aprovado, por unanimidade, o contrato de rateio, votado o orçamento de 2022, apresentado o projeto "Coleta Seletiva, a gente faz juntos", realizada visita à ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre e assinada a ordem de serviço para construção das Centrais Municipais de Resíduos - CMR de Várzea Alegre e de Lavras da Mangabeira.

Dos nove municípios que compõem o Conscensul, apenas Cedro não participou do encontro. Os demais foram representados pelos seus respectivos prefeitos ou representantes: Zé Helder - prefeito de Várzea Alegre e presidente do Conscensul; Laís Nunes - prefeita de Icó; Zé Humberto - prefeito de Baixio; Wilson Alves - prefeito de Ipaumirim; Ronaldo Pedrosa - prefeito de Lavras da Mangabeira; José Rodrigues - representante do município de Granjeiro; Jimmy Kendal - representando o município de Umari; e Geane Oliveira - vice-prefeita de Orós.

Todos demonstraram otimismo diante do projeto de coleta seletiva. Alguns expuseram a tentativa de iniciá-la em seus municípios, mas disseram encontrar dificuldades quanto à colaboração dos catadores de resíduos locais.

Em meio ao otimismo e a exposição de desafios, os representantes dos municípios demonstraram interesse na implantação da coleta seletiva. Eles ainda enfatizaram a necessidade de união e da realização de outras assembleias para deliberação de novas pautas. Também solicitaram visita do Conscensul para orientação e apoio aos futuros projetos de coleta seletiva que irão desenvolver.

Em atendimento à requisição dos prefeitos e representantes, ficou acordado que uma segunda assembleia será agendada para março para discussão do organograma e outros assuntos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 04/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em Granjeiro segue a campanha Troque Pets por Mudas de Plantas Nativas

A Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, dando continuidade à campanha "Troque Pets por Mudas de Plantas Nativas", lançada em junho deste ano, realiza a entrega dos pets recolhidos para a artesã Raimunda Moreira, nesta quinta-feira, 02 de dezembro, na comunidade do sítio Cocos.

A secretária de Meio Ambiente - Delsivania Alves, juntamente Poliana Souza - Agente Jovem Ambiental (AJA), acompanharam a entrega.

De acordo com Delsivania, a proposta da campanha é o incentivo ao plantio de mudas nativas para revitalizar o ecossistema local, além disso impulsionar a reciclagem das garrafas pets e apoiar o trabalho dos artesãos no município que confeccionam vassouras a partir desses resíduos.

Delsivania enfatizou que a campanha continua, e se alguém tiver interesse é só procurar a Secretaria para mais esclarecimentos. Ela ainda destacou que ações como essa são de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do município.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 20/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro realiza momento com moradores da Serra Nova

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, com a presença da secretária da pasta Delsivania Alves, acompanhada da Agente de Preservação Ambiental Suelen Marcelino e com subsecretária de Agricultura e representante do Conselho de Defesa Municipal de Meio Ambiente Adozina Macedo, realizou momento de conscientização ambiental na comunidade de sítio Serra Nova, nesta sexta-feira, 19 de novembro.

A equipe foi recebida por Francisco Ferreira (Bico Doce) - presidente da associação comunitária daquela localidade.

O assunto central do encontro foi conscientizar os moradores da necessidade de preservar os recursos hídricos e evitar o descarte dos resíduos nestes ambientes.

Como proposta foi apresentado a implantação de Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos- PEVs, que serão instalados na escola Ossian Alencar Araripe. Além disso foi tratado também a questão dos desmatamentos e das queimadas.

Para Delsivania Alves a parceria entre as comunidades e instituições é de fundamental importância para a efetivação das políticas ambientais. Ela ainda destacou que a ideia da implantação dos PEVs será apresentada a outras localidades do município.

Para Bico Doce, o momento foi muito proveitoso e possibilitou trazer informações aos moradores sobre os cuidados e a preservação ambiental.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 13/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente atua para organizar o aterro sanitário da Granjeiro

A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está vencendo a burocracia e caminha para organizar a situação do antigo aterro sanitário do município.

Nesta sexta-feira, 12 de novembro, a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves e o vice-prefeito de Granjeiro, Kleber Freitas (PL), acompanhados do Superintendente do Consórcio Centro Sul - CONSCENSUL, André Wirtzbiki, estiveram na FUNASA, em Fortaleza, buscando informações sobre o convênio do antigo aterro sanitário do município.

Segundo Delsivania, o processo foi digitalizado e será entregue ao município para avaliação e procedimentos futuros.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 23/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ETE de Granjeiro recebe visita da secretaria de Meio Ambiente e CAGECE

Após reunião virtual que determinou uma série de procedimentos de melhorias na ETE do Munícipio de Granjeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a CAGECE visitaram na última quarta-feira, dia 20 de outubro, o local.

Estiveram na ETE a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, acompanhada da Agente de Preservação Ambiental Suelen Marcelino, juntamente com o Ermeson Nael - Supervisor de Tratamento de Esgoto; Ricardo Souza - Técnico Administrativo Operacional, e com o atendente de núcleo da CAGECE de Granjeiro, Mário Henrique.

O objetivo da visita foi acompanhar a manutenção preventiva do reator UASB + Filtro Anaeróbico na sede do Município. Essa manutenção vai melhorar a eficiência do tratamento do esgoto coletado no município, demanda que nunca havia acontecido na ETE.

Para Delsivania Alves, essa manutenção faz parte das demandas do município junto à CAGECE no cumprimento do PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico.

Emerson Nael destacou que essa intervenção trará melhorias na qualidade do esgoto tratado do Granjeiro.

Já para Mário Henrique a parceria é a melhor estratégia para sanar os eventuais problemas e o trabalho segue para atender a população.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COGERH e Polícia Ambiental fazem fiscalização nas margens do açude Junco em Granjeiro

Na última segunda-feira, dia 18 de outubro, a Vigilância Sanitária do município e a Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, receberam o supervisor de Fiscalização da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH, Stenio Rolim e policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Na oportunidade foi realizada vistoria nas margens do açude Junco e visita aos supostos proprietários de animais que estavam soltos naquela área.

Segundo a fiscalização, essa ação teve como objetivo conscientizar os proprietários para manterem seus animais em locais apropriados, em acordo com a Legislação Ambiental, de uso e ocupação do solo, sob pena de sofrerem as sanções previstas em lei. Ainda, que isso é devido às queixas da população quanto às recorrências dos fatos, além da necessidade de garantir a qualidade da água do açude Junco.

A Vigilância Sanitária se comprometeu em elaborar um plano de ação voltado para criar estratégias para fiscalização e soluções do problema.

Em caso de denúncia ou informações adicionais, a população pode entrar em contato com a COGERH, através do número (88) 3523-6302, ou com a Ouvidoria do Município, pelo número (88) 99376-7359.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria Estadual de Meio Ambiente entrega fardamento aos AJA's de Granjeiro

Nesta terça-feira, dia 19 de outubro, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, realizou, por meio do coordenador Regional, Wagner Santos, a entrega do fardamento e de Kits aos jovens participantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

Segundo Delsivania Alves - secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, o momento marca uma nova etapa na execução do programa, que é uma parceria da secretaria estadual com o município. "A partir de agora os AJA's poderão colocar em prática seus Planos de Ação Comunitária (PAC)", disse.

Na oportunidade estiveram presentes a coordenadora municipal do programa, Suelen Marcelino; a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves; o chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuíto); o técnico do gabinete, Vinícius Clementino; a secretária de Administração, Iris Vieira; a subsecretária de Agricultura, Adozina Macedo e os AJA's: Juliana Gabriela, Maria Poliana, Joacy Viana e Vitória Juliana.

Wagner parabenizou os AJA's pela elaboração dos PAC's, que, de acordo com ele, "são objetivos, exequíveis e atendem as demandas ambientais locais".

O coordenador agradeceu o empenho da equipe da Secretaria de Meio Ambiente que tem se destacado pelo desenvolvimento dos trabalhos.

Iris falou sobre a importância da iniciativa da SEMA para a proteção ambiental local e acrescentou que a gestão municipal está à disposição dos jovens para dar suporte na execução dos Planos de Ação.

Já Delsivania Alves destacou que a partir de agora os AJA's participarão ativamente das atividades e ações da Secretaria de Meio Ambiente, o que proporcionará um incremento nos recursos humanos do órgão e um ganho ambiental imensurável para Granjeiro.

Suelen Marcelino, frisou a necessidade de comprometimento com o programa, que a partir agora entra em uma nova fase. Agradeceu, também, a parceria de Adozina Macedo que participa dos encontros estando disponível para realização dos projetos ambientais.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro realiza evento em alusão ao Dia Mundial da Limpeza

A prefeitura de Granjeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou mutirão de limpeza nas margens do açude Junco, no último sábado, 18 de setembro, Dia Mundial da Limpeza.

Participaram da ação a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, a coordenadora do programa Agente Jovem Ambiental - AJA, Suelen Marcelino, o coordenador do setor de limpeza pública, Miguel Paulo, a subsecretária de Agricultura, Adozina Macedo, o subsecretário de Obra e Serviços Públicos, Walter Cassiano e os 10 agentes jovens ambientais.

Na ação foram retirados resíduos que estavam nas margens do açude, trabalho de conscientização ambiental com entrega de panfletos e assinaturas de termos de responsabilidade ambiental pelos proprietários de estabelecimentos comerciais no entorno e população residente nas proximidades do açude.

A secretária de Meio Ambiente evidenciou que essa data é para que haja uma reflexão sobre a importância de cuidar bem das águas do planeta. Delsivania Alves destacou também que ações como essa, serão desenvolvidas em outras localidades do município.

Ela orientou a população para evitar jogar lixo nas margens do açude, visto que é crime previsto na Lei Federal 1.605/98 e compromete a qualidade da água com a poluição. Delsivania explicou que pela lei ambiental, no açude estão proibidos a lavagem de veículos e banho de animais.

Suelen Marcelino falou sobre a participação do AJA na ação de limpeza nas margens do açude Junco e o objetivo foi o de conscientizar as pessoas da necessidade de manter o açude limpo e conservado.

A Agente Jovem, Poliana Almeida, destacou que levaram aos moradores e comerciantes estabelecidos nas proximidades de açude, a importância de preservar o meio ambiente e de manter o açude limpo.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Dia Mundial da Limpeza terá mutirão nas margens do açude Junco em Granjeiro

Granjeiro fará ação especial neste sábado, 18 de setembro - Dia Mundial da Limpeza. Delsivania Alves - Secretária Municipal de Meio Ambiente, convidou e os jovens do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA - realizado em Granjeiro pelo Governo do Ceará, integrarão o mutirão de limpeza e a distribuição de panfletos educativos que serão realizados às margens do açude Junco, principal reservatório de água do município.

O público-alvo do evento será proprietários de estabelecimentos comerciais no entorno e população residente nas proximidades do açude.

Delsivania Alves explicou que essa data dedicada à limpeza reúne 180 países e mobiliza milhões de pessoas no mundo todo. As cidades passam por momento de dedicação à limpeza de ruas, rios, praias, lagoas, riachos, açudes e coleta de resíduos. Essa é a quarta edição do Dia Mundial da Limpeza. A primeira foi em 2018.

Delsivania Alves explicou que essa data reforça atos de civismo em favor da conservação e proteção do meio ambiente, com atividades educativas e de conscientização sobre essa causa.

Ceará

No Ceará a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), fará ação no Dia Mundial da Limpeza, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), envolvendo 33 municípios, a maioria são cidades costeiras.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Coordenação do AJA se reúne em Granjeiro para formação do PAC

A Prefeitura de Granjeiro, dando sequência ao programa AJA - Agente Jovem Ambiental, do Governo do Ceará, participou com a secretaria de Meio Ambiente, tendo à frente a secretária Delsivania Alves, de reunião com a Coordenação Regional do AJA, com a presença do coordenador Wagner Santos.

A reunião aconteceu nessa segunda-feira, 13 de setembro, e contou com a participação de Suelen Marcelino - Coordenadora Municipal do AJA, de José Rodrigues (Zuíto) - Chefe de Gabinete da Prefeitura e dos dez jovens integrantes do AJA no município.

A reunião teve por objetivo repassar informações aos jovens sobre a construção do PAC - Plano de Ação Comunitária, bem como, para estipular um prazo para entrega.

Delsivania destacou a importância da atuação dos AJA's para o desenvolvimento de ações voltadas para a conscientização ambiental e coleta seletiva no município, além de apresentar os projetos e ações da Secretaria de Meio Ambiente.

Zuíto ressaltou que a participação dos AJA's nas políticas de gestão ambiental municipal se mostra como avanço no desenvolvimento sustentável do município e agradeceu a parceria entre Estado e o Município.

Wagner Santos frisou que o desenvolvimento do programa e dos projetos ambientais em Granjeiro tem se destacado no Estado e o município tem sido referência para outras cidades.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro participa de reunião do Consesul

Com forte atuação das políticas de preservação e conservação do Meio Ambiente, a Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, liderada pela secretária Delsivania Alves, age de forma intersetorial, levando para a população conscientização sobre a importância de cuidar bem desse setor.

Na última sexta-feira, dia 10 de setembro, Delsivania Alves, participou da primeira reunião presencial do grupo executivo do Consesul - Consórcio Centro Sul.

A reunião aconteceu nas dependências da sede do consórcio e contou com a participação de representantes dos municípios de Baixio, Cedro, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Umari e Várzea Alegre.

A pauta do encontro foi a licitação e licenciamento ambiental das Centrais Municipais de Resíduos - CMR's. Outros assuntos como o Plano de Educação Ambiental e repasses do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM, também foram tratados na ocasião.

A reunião foi conduzida por André Wirtzbiki - Superintendente do Consesul, que enfatizou a importância do momento de integração e participação dos municípios. "A construção das CMR's representará um grande avanço na gestão municipal de resíduos sólidos", disse.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em Granjeiro secretarias de Meio Ambiente e de Educação desenvolvem projeto ''Granjeiro Limpo, Povo Educado''

Neste dia 26 de agosto, a Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro realizou mais uma ação. À frente da pasta, Delsivania Alves, acompanhada de Suelen Marcelino - Agente de Preservação Ambiental da SEMA, juntamente com o Chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuito), visitaram unidades escolares municipais para promover o projeto "Granjeiro Limpo, Povo Educado".

As visitam aconteceram nas escolas Francisca de Araújo - distrito de Serrinha, Augusto Ferreira - distrito de Cana Brava dos Ferreiras e Mauro Sampaio - Sede do Município.

O projeto "Granjeiro Limpo, Povo Educado", consiste em disponibilizar ecopontos de coleta de resíduos dos tipos: pilhas, baterias e óleo de cozinha usado.

Com o projeto, gestão municipal Governo do Povo, tendo à frente o prefeito Chico Clementino (PSDB) e o vice-prefeito Kleber Freitas (PL), incentiva a participação dos alunos e funcionários das escolas com a seguinte proposta: a escola que mais arrecadar resíduos, ganhará um notebook doado pela Secretaria de Educação e os alunos concorrerão a vários brindes.

Para Delsivania Alves o projeto é um importante instrumento de conscientização e de educação ambiental, demonstrando a importância da proteção ambiental. Logo atinja volume suficiente de resíduos coletados, serão enviados para a empresa Juazeiro Ambiental (pilhas e baterias) e Sabão Juá (óleo de cozinha usado) para serem tratados da forma correta.

Delsivania, destaca o empenho do prefeito Chico Clementino e do vice Kleber Freitas, para que o projeto alcance os resultados esperados, assim como agradece a parceria com a Secretaria de Educação através do secretário Cícero Felipe, estendendo aos núcleos gestores das escolas pela parceria e ao Chefe de Gabinete José rodrigues pelo suporte.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro participa de seminário regional para discutir a Certificação Ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, representou o município com a secretária titular da pasta, Delsivânia Alves, no Seminário Regional sobre o Selo Município Verde, organizado pelo Fórum Permanente de Sustentabilidade Ambiental da Região do Centro Sul do Ceará e o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (UFCG/POMBAL).

O evento aconteceu no último dia 24 de agosto, de forma virtual. O objetivo foi o de apresentar o Programa Estadual de Certificação Ambiental - Selo Município Verde, assim como estimular a participação dos munícipios ainda não inscritos no programa e esclarecer dúvidas a respeito de cada indicador para alcançar a certificação.

Delsivania destacou a relevância do programa para o desenvolvimento sustentável, e que o município de Granjeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente, manifestou interesse em participar do programa. Ela ressaltou ainda a importância da atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA, tendo em vista que para o município se inscrever na certificação o Conselho é considerado um dos mais importantes indicadores e principal instrumento de gestão municipal.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro articula formação de associação de catadores de recicláveis

A Secretaria de Meio Ambiente, da prefeitura de Granjeiro, articula a formação da Associação de Catadores do município. Com esse objetivo foi realizada, nesta quarta-feira, 28 de julho, reunião no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto.

Participaram da reunião Delsivania Alves - Secretária Municipal de Meio Ambiente; Wagner Duarte - Coordenador Regional do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA); Suelen Marcelino - Coordenadora Municipal do AJA; Edna Pereira - Secretária Municipal de Assistência Social; Dra. Paula Edna - Procuradora do Município; Vinicius Clementino - técnico do Gabinete do Governo Municipal; José Rodrigues (Zuito) - Chefe de Gabinete do Governo Municipal; e catadores de recicláveis.

Delsivania Alves explicou que o principal objetivo da reunião foi o de esclarecer dúvidas e incentivar a criação de uma associação ou cooperativa de catadores. "O momento foi de suma importância para os presentes. Foram expostas as condições e tiradas dúvidas a respeito do associativismo.

Ela disse que "não se pode avançar sem que haja pleno conhecimento sobre a demanda".

Zuito, que representou o prefeito Chico Clementino na reunião, destacou a importância da criação da associação para garantir benefícios aos associados.

Edna Pereira afirmou que a Secretaria de Assistência Social está à disposição da classe para incluí-los em projetos sociais e que essa associação sendo formalizada facilita a vida dos trabalhadores.

Paula Edna ressaltou que o que estiver ao alcance do Município terá total apoio da gestão, no propósito de auxiliar a categoria.

Finalizando o encontro, Delsivania Alves, agradeceu a presença de todos e destacou a parceria entre os catadores e a gestão como fundamental para desenvolver ações voltadas para a efetivação da gestão dos resíduos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMMA de Granjeiro promove capacitação sobre proteção e bem-estar animal

A secretaria municipal de Meio Ambiente - SEMMA, de Granjeiro, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA, realizou capacitação, de forma virtual, para desenvolvimento de políticas municipais voltadas à proteção e bem-estar animal. O evento foi realizado na última quarta-feira, 21 de julho.

A palestra foi ministrada por Thaís Câmara - Coordenadora de Proteção Animal da SEMA. O intuito do momento foi discutir e propor ações inerentes aos direitos dos animais a nível municipal, seja preventivo, com a adoção de campanhas, ou ostensivo realizando fiscalização.

Para a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, o momento foi enriquecedor, tanto pelo tema abordado como pelas experiências trocadas.

Houve participação efetiva do município com o chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuito), secretária de Saúde, Aderilma Soares, subsecretária Suzana Gregório, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Endemias. Kelly Gomes, técnica da SEMMA, Suelen Marcelino, Francisco Hélio - Vigilância Sanitária, Rubens Junior - Endemias, Maria Joelma - Epidemiologia, além do presidente da Câmara dos vereadores de Granjeiro, Paulo Anderson e André Wirtzbiki - superintendente do Consórcio Sertão Centro Sul - CONSCENSUL.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE O projeto ''Granjeiro Limpo, Povo Educado'' continua

Lançado na Semana do Meio Ambiente, que aconteceu no início do mês de junho, o projeto "Granjeiro Limpo, Povo Educado", segue com seus pontos de coletas prontos para receber as pilhas, baterias e óleo usado. A informação é da secretária municipal de Meio Ambiente, Delsivania Alves. "Aquele que possuir qualquer volume desses resíduos pode entregar na Secretaria de Assistência Social ou na Secretaria de Meio Ambiente". Disse ela.

Para incentivar a participação da população na campanha, a Secretaria de Meio Ambiente, sorteará entre os participantes sorteio de brindes previsto para o final do ano. "Cada vez que alguém entregar nos pontos de coleta três pilhas, três baterias ou dois litros de óleo usado, estará concorrendo a esses brindes", disse.

Delsivania incentiva a campanha. "Não deixe de participar. Cuidar do meio ambiente é dever de todos e você pode fazer isso com ações simples que futuramente gerarão um grande resultado", disse ela.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro se destaca com nota máxima no IQM 2021 pelo 4º ano consecutivo

Este ano de 2021, Granjeiro conseguiu gravar na história do município uma importante conquista com relação aos cuidados com o meio ambiente.

Nesta terça-feira, dia 20 de julho, a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará divulgou o resultado preliminar do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM / Edição 2021 e Granjeiro alcançou a nota 1,0, que é a nota máxima da certificação.

Essa é a 4º vez que Granjeiro conquista a maior nota no IQM, sendo essa a sequência de êxitos nas políticas e ações de preservação do meio ambiente: 2018 - 1,0; 2019 - 1,0; 2020 - 1,0; 2021 - 1,0.

Para a secretária de Meio Ambiente do município, Delsivania Alves, a conquista é motivo de orgulho para a Secretaria, para todos do governo municipal e para a população. "É um momento de muita satisfação e de orgulho em conseguir a nota máxima. Isso tudo é o reflexo do trabalho comprometido e responsável da gestão, que continuamente tem buscado desenvolver estratégias para a proteção ambiental e efetivação da política municipal de resíduos sólidos", disse.

O prefeito Chico Clementino (PSDB), destacou o importante e consistente trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, que tem aplicado projetos que envolvem a comunidade para cuidar do meio ambiente, recebendo apoio de forma intersetorial da gestão.

Ele disse ainda que essas políticas ambientais bem-sucedidas são acompanhadas de perto pelo COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente, que tem sido atuante em Granjeiro.

O vice-prefeito Kleber Freitas (PL), enalteceu as políticas voltadas para a preservação do meio ambiente no município, destacando que essa conquista do IQM também representa melhores condições de receitas para o município, a partir de repasse 2% do ICMS Ecológico que incide da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.

Parte desse recurso será destinado ao Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, por força do contrato de rateio celebrado entre as partes, tendo o principal objetivo o cumprimento das metas do plano regionalizado de Coletas Seletivas Múltiplas. O restante será destinado ao FUNDEMA - Fundo Municipal de Meio Ambiente para ser usado na Política Municipal de Resíduos Sólidos.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 13/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro se reúne e trata do trabalho dos AJA's

Nessa segunda-feira, dia 12 de julho, a Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Granjeiro, Delsivania Alves, se reuniu com o Coordenador Regional do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), Wagner Santos, e com a Coordenadora Municipal do AJA, Suelen Marcelino, com a Secretária de Administração, Iris Meire Vieira, e com o Chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuito).

A reunião foi proposta por Wagner Santos e teve por objetivo apresentar à gestão municipal o coordenador regional, bem como reafirmar o compromisso do município em apoiar os AJA's no desenvolvimento de suas atividades e discutir os próximos passos a serem dados na execução do programa.

O momento foi de troca de experiências e ideias para levar os jovens a atuarem de forma relevante no município. Iris destacou como uma das propostas do plano de trabalho dos AJA's o incentivo à agricultura orgânica por meio da criação de hortas comunitárias para o consumo da comunidade, garantindo, não somente uma alimentação mais saudável, mas também sustentabilidade econômica e social.

Delsivania enfatizou a importância de alinhar o plano de trabalho aos projetos da Secretaria de Meio Ambiente, tendo em vista a efetivação das ações programadas para um resultado satisfatório.

O chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuito), ressaltou que a parceria entre Estado e Município é de fundamental importância para o sucesso do programa.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 07/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro participa do seminário sobre financiamento para universalizar o saneamento básico

O município de Granjeiro participou do primeiro seminário da segunda etapa do "Pacto pelo Saneamento Básico", iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa.

O evento aconteceu nos dias 06 e 07 de julho, de forma virtual. Foram debatidas alternativas para financiamento para universalização do sistema de saneamento básico.

O encontro teve participação de representantes do Banco Mundial, Ministério da Economia, Secretaria Estadual de Planejamento, Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, Agência Reguladora do Estado do Ceará - ARCE, Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, Sistema Integrado de Saneamento Rural - SISAR, além de outras instituições.

Granjeiro foi representado por Delsivania Alves - Secretária de Meio Ambiente, José Rodrigues dos Reis (Zuito) - Chefe de Gabinete, André Wirtzbiki - Superintendente do Consorcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, Cícero Roberto - Técnico Administrativo da Secretaria de Agricultura e Suelen Marcelino - Agente de Preservação Ambiental.

Para Delsivania Alves o seminário configurou um momento excepcional para a discussão das questões relacionadas ao saneamento rural e urbano.

Ela também destacou a importância da participação da equipe de Granjeiro "A participação da equipe, não somente realça o comprometimento da gestão municipal com as políticas públicas ambientais e o anseio por garantir a saúde e a qualidade de vida da população, mas, também possibilita a discussão de novas estratégias para ampliar a promoção do saneamento básico no município", disse.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 26/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COMDEMA de Granjeiro participa da elaboração de propostas para o PPA 2022/2025

Na manhã desta sexta-feira, dia 25 de junho, o COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, de Granjeiro, fez reunião para tratar do PPA - Plano Plurianual 2022/2025.

A reunião foi conduzida pela Secretária Municipal de Meio Ambiente, Delsivania Alves, que apresentou, através de slides, sugestões para elaboração do PPA.

Delsivania Alves ainda mostrou a importância do PPA como instrumento para a gestão nos próximos 4 anos.

Como sugestão, ficou acertado que os membros, representando suas respectivas instituições, deverão encaminhar as propostas via grupo de WhatsApp e a cada encaminhamento deverá haver alinhamento dessas propostas. Ela lembrou que o prazo para finalização do PPA é até o próximo dia 30.

A conclusão dos trabalhos será com a formulação de documento, somando às propostas das outras secretarias do Governo Municipal. Após a junção dessas propostas, mais a participação popular, o PPA será enviado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação.

Participaram da reunião os membros André Wirtzbiki - Consórcio de Resíduos da Região Sertão Centro Sul, Evilário José e Pedro Feitosa - EMATERCE, Mário Henrique - CAGECE, Delsivania Alves - Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, Suelen Marcelino - Meio Ambiente de Granjeiro, Cícero Roberto - Associação doa Moradores do Sítio Patos.

O COMDEMA é o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, formado por órgãos públicos e sociedade civil organizada. Uma vez ao mês acontecem as assembleias onde se apresentam, discutem e podem deliberar sobre os temas ligados ao meio ambiente no âmbito do município.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 23/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro participa de Seminário sobre Gestão do SISAR e Saneamento Rural

Nessa terça-feira, 22 de junho, aconteceu, de forma virtual, o Seminário de Aproximação promovido pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural - SISAR e pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE, tendo como tema "Gestão SISAR e Saneamento Rural".

Na ocasião, foi discutido toda a problemática em torno do saneamento rural e alternativa para implementá-lo, tomando como base o modelo do SISAR. O Projeto São José e o Programa Águas do Sertão, também fizeram parte da pauta do encontro.

Participaram do seminário o chefe de Gabinete, José Rodrigues (Zuito), que representou o Prefeito Chico Clementino (PSDB), Delsivania Alves - Secretária de Meio Ambiente e Luiz Márcio - Secretário de Obras e Serviços Públicos.

Zuito destacou que o Governo do Povo, gestão de Chico Clementino, Kleber Freitas e equipe, tem o objetivo de implementar no município as melhores políticas públicas que levem para as comunidades mais qualidade de vida.

Para ele o seminário abordou temáticas fundamentais quanto à qualidade de vida das pessoas que residem na zona rural tendo como base as propostas do SISAR.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 10/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente leva para escolas de Granjeiro palestra sobre ecossistemas

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, dia 09 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo à frente Delsivania Alves, realizou palestra para os alunos do 9° ano das escolas municipais Mauro Sampaio, Augusto Ferreira e Francisca de Araújo.

A palestra foi proferida, de forma virtual, por André Wirtzbiki - Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, com o tema "Restauração de Ecossistemas - Desafio ambiental em tempos de pandemia".

Na abertura do evento, Delsivania Alves, falou sobre o projeto "Adote uma área verde". Com esse projeto, segundo a Secretária, as escolas estarão contempladas no cronograma de implantação de jardins ornamentais.

Também foi apresentado por ela o projeto "Granjeiro limpo. Povo Educado", com o objetivo de arrecadar pilhas, baterias e óleo usado, com recolhimento em ecopontos e destino correto, evitando poluir o meio ambiente. Haverá incentivo com premiação para a escola que arrecadar mais resíduos como óleo usado, baterias e pilhas, no final do ano.

Delsivania Alves agradeceu a parceria firmada entre a pasta do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, afirmando que essa é uma oportunidade de cuidar do meio ambiente e colaborar com informações importantes para os alunos sobre essa temática.

Durante a palestra, André Wirtzbiki, apresentou os conceitos de sustentabilidade e definições sobre o que são e como preservar os ecossistemas.

Os alunos tiveram participação ativa na palestra dando suas opiniões e sugestões. A maioria sinalizou como positiva a palestra e que aprenderam ainda mais sobre o assunto exposto.

André demonstrou satisfação com o resultado. "Fiquei muito feliz com tanta participação. São esses feedbacks que determinam ou não o sucesso desse tipo de evento. Parabenizo todos os diretores, professores e alunos que estiveram com a gente", disse ele.

#MeioAmbiente 08/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Restauração de Ecossistemas é tema de palestra virtual para alunos em Granjeiro

Na manhã desta terça-feira, 08 de junho, a SEMMA - Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, dando continuidade à Semana do Meio Ambiente, promoveu palestra na Escola de Ensino Médio Miguel Saraiva, de forma virtual, com início às 09h, com o tema "Restauração de Ecossistemas - Desafio ambiental em tempos de pandemia".

O evento virtual foi aberto pela Secretária de Meio Ambiente Delsivania Alves, que enfatizou a importância do tema da palestra que teve como público-alvo alunos do terceiro ano. Segundo ela, com as informações adequadas, os jovens estudantes podem contribuir com a preservação e conservação dos ecossistemas ambientais.

Delsivania agradeceu a Conceição Feitosa, diretora da escola, pela parceria e estendeu os agradecimentos aos professores presentes.

A professora, Cícera Evângela, que representou a direção da escola, destacou o momento como sendo de oportunidade para o conhecimento e ainda completou que o tema da palestra iria contribuir para que os alunos, tanto do ponto de vista pessoal, como para futuras provas de vestibulares, visto a atualidade do tema.

A palestra foi ministrada por André Wirtzbiki, que atua como Superintendente Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, que abrange o município de Granjeiro.

Ele destacou o papel dos ecossistemas na vida das pessoas, abordando conceitos, tipos, significados e principalmente a contextualização para realidade do município de Granjeiro.

Ao receber feedback dos participantes, André avaliou que o conteúdo foi assimilado pelos alunos, o que faz deles, multiplicadores das causas ambientais, o que é muito bom para a população de Granjeiro.

Para o palestrante o momento foi de grande valia, tendo em vista que o principal objetivo era levar de uma maneira mais descontraída um assunto tão importante e assim através da contextualização trazer os olhares para realidade local, mostrando a importância de recuperar e preservar os ecossistemas do Granjeiro.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/06 - Quarta-feira

Atividade: Palestra com alunos da rede pública municipal com o tema - Restauração de ecossistemas - Desafios ambientais em tempos de pandemia.

Objetivo: Mostrar a importância dos ecossistemas vivos para o desenvolvimento sustentável Público: Alunos 9º ano

Local: Escola José Mauro Castelo Branco Sampaio, Escola Augusto Ferreira e Francisca Araújo Borges - virtual (Meet)

Horário: 14h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e Consórcio Centro Sul - André Wirtzbiki - Superintendente

Dia 10/05 - Quinta-feira

Encerramento

Atividade: Troque 3 garrafas pets por uma muda de árvores nativas

Objetivo: Realizar a troca de garrafas pets por mudas de árvores nativas da região. Os pets serão doados para artesãos do município

Local: Secretaria de Meio Ambiente

Horário: 09h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente

#MeioAmbiente 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Projeto ''Adote uma área verde'', abre a Semana do Meio Ambiente em Granjeiro

Em Granjeiro, a Prefeitura iniciou nesse sábado, 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Semana do Meio Ambiente, lançando o projeto “Adote uma área verde”. A data de 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Estiveram presentes ao ato que aconteceu na Praça da Delegacia, o prefeito Chico Clementino (PSDB), secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, agente de preservação ambiental, Suelen Marcelino e servidores da limpeza pública.

Chico Clementino disse que o meio ambiente é celebrado mundialmente na data de 05 de junho e pontuou que em Granjeiro, o Governo do Povo, tem trabalhado para que a preservação ambiental seja sempre prioridade da comunidade.

Delsivania disse que o projeto Adote uma área verde tem por objetivo revitalizar os espaços públicos, evitando que nesses locais a população jogue lixo e resíduos sólidos “Teremos vários outros que vão ser contemplados com o projeto”, disse ela.

Ela agradeceu ao prefeito Chico Clementino e ao vice-prefeito Kleber Freitas pela autonomia dada para que a Secretaria de Meio Ambiente desenvolva esses projetos de preservação ambiental.

Com o tema "Restauração de Ecossistemas-Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia", a programação da Semana do Meio Ambiente vai até 10 de Junho e seguirá orientações de saúde em contenção à Covid-19.

Em 2021, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará fez uma programação que reuniu os municípios. Este ano, por causa da pandemia, não houve a unificação da programação, cabendo aos municípios trabalharem a temática.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/06 - Sábado
Abertura Oficial
Atividade: Divulgação do Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento do projeto "Adote uma área verde".
Objetivo: Melhorar as condições estéticas e paisagísticas do espaço público
Local: Praça da Delegacia
Horário: 07h
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente

Dia 07/06 - Segunda-feira
Atividade: Vídeo abordando o tema da Semana do Meio Ambiente 2021 - "Restauração de Ecossistemas - Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia" e o lançamento do Projeto "Granjeiro limpo, povo educado!"
Objetivo: Conscientizar e sensibilizar a população sobre preservação do patrimônio natural.
Local: Redes Sociais - Secretaria e Prefeitura
Horário: 08h
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente

Dia 08/06 - Terça-feira
Atividade: Palestra para alunos da rede pública estadual de educação com o tema - Restauração de ecossistemas - Desafios ambientais em tempos de pandemia
Objetivo: Mostrar a importância dos ecossistemas vivos para o desenvolvimento sustentável
Público: Alunos do 3º ano
Local: Escola Miguel Saraiva - virtual (Meet)
Horário: 09h
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e Consórcio Centro Sul - André Wirtzbiki - Superintendente

Dia 09/06 - Quarta-feira
Atividade: Palestra com alunos da rede pública municipal com o tema - Restauração de ecossistemas - Desafios ambientais em tempos de pandemia.
Objetivo: Mostrar a importância dos ecossistemas vivos para o desenvolvimento sustentável Público: Alunos 9º ano
Local: Escola José Mauro Castelo Branco Sampaio, Escola Augusto Ferreira e Francisca Araújo Borges - virtual (Meet)
Horário: 14h
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e Consórcio Centro Sul - André Wirtzbiki - Superintendente

Dia 10/05 - Quinta-feira
Encerramento
Atividade: Troque 3 garrafas pets por uma muda de árvores nativas
Objetivo: Realizar a troca de garrafas pets por mudas de árvores nativas da região. Os pets serão doados para artesãos do município
Local: Secretaria de Meio Ambiente
Horário: 09h
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente

#MeioAmbiente 02/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro terá Semana do Meio Ambiente entre 05 e 10 de junho

O meio ambiente e seus ecossistemas estão no foco das atenções neste ano de 2021 e devem ser trabalhados junto às comunidades, mais diretamente no dia 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em Granjeiro será realizada a Semana do Meio Ambiente, com o tema: "Restauração de Ecossistemas-Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia".

A programação é desenvolvida pela Prefeitura da cidade, como ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se estenderá de 5 a 10 de Junho e seguirá orientações de saúde em contenção à Covid-19.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, durante a Semana do Meio Ambiente a população verá as ações e projetos com o intuito de melhorar os aspectos socioambientais, além de promover momentos de conscientização e troca de informações e experiências", disse.

Em 2021, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará fez uma programação que reuniu os municípios. Este ano, por causa da pandemia, não houve a unificação da programação, cabendo aos municípios trabalharem a temática.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/06 - Sábado

Abertura Oficial

Atividade: Divulgação do Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento do projeto "Adote uma área verde".

Objetivo: Melhorar as condições estéticas e paisagísticas do espaço público

Local: Praça da Delegacia

Horário: 07h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente

Dia 07/06 - Segunda-feira

Atividade: Vídeo abordando o tema da Semana do Meio Ambiente 2021 - "Restauração de Ecossistemas - Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia" e o lançamento do Projeto "Granjeiro limpo, povo educado!"

Objetivo: Conscientizar e sensibilizar a população sobre preservação do patrimônio natural.

Local: Redes Sociais - Secretaria e Prefeitura

Horário: 08h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente

Dia 08/06 - Terça-feira

Atividade: Palestra para alunos da rede pública estadual de educação com o tema - Restauração de ecossistemas - Desafios ambientais em tempos de pandemia

Objetivo: Mostrar a importância dos ecossistemas vivos para o desenvolvimento sustentável

Público: Alunos do 3º ano

Local: Escola Miguel Saraiva - virtual (Meet)

Horário: 09h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e Consórcio Centro Sul - André Wirtzbiki - Superintendente

Dia 09/06 - Quarta-feira

Atividade: Palestra com alunos da rede pública municipal com o tema - Restauração de ecossistemas - Desafios ambientais em tempos de pandemia.

Objetivo: Mostrar a importância dos ecossistemas vivos para o desenvolvimento sustentável Público: Alunos 9º ano

Local: Escola José Mauro Castelo Branco Sampaio, Escola Augusto Ferreira e Francisca Araújo Borges - virtual (Meet)

Horário: 14h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e Consórcio Centro Sul - André Wirtzbiki - Superintendente

Dia 10/05 - Quinta-feira

Encerramento

Atividade: Troque 3 garrafas pets por uma muda de árvores nativas

Objetivo: Realizar a troca de garrafas pets por mudas de árvores nativas da região. Os pets serão doados para artesãos do município

Local: Secretaria de Meio Ambiente

Horário: 09h

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente

#MeioAmbiente 26/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Meio Ambiente: Prefeitura de Granjeiro transformará lixão em aterro controlado

Nesta segunda-feira, dia 26 de abril, a prefeitura de Granjeiro iniciou uma série de ações que busca melhorar o aspecto físico do lixão da cidade, transformando este em aterro controlado.

Será realizada a limpeza do espaço, criação de pátios de despejo para os resíduos ordenando o descarrego do material oriundo da limpeza pública, varrição e coleta domiciliar.

Já os catadores serão cadastrados e após identificação terão apoio para criação de uma associação, além de suporte aos programas sociais e de saúde.

Essas ações serão coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com as secretarias municipais de Assistência Social, de Infraestrutura, Setor de Limpeza Pública, Gabinete do Prefeito e Consórcio Região Centro Sul.

O Chico Clementino deliberou essas ações após reunião em seu gabinete na última segunda-feira. "É muito importante atender a legislação, cuidar do bem público e principalmente das pessoas" - declarou o Prefeito. Ele ainda ressaltou a importância da parceria com o consórcio da Região Centro Sul do qual Granjeiro é membro. "Os desafios são muitos e nós vamos à luta", destacou Chico Clementino.

A secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, falou que essas mudanças visam atender um desejo antigo de melhoria no local. "Fomos procurados por pessoas que disseram que estavam como catadores. Então sentimos a necessidade de atender da melhor forma", disse. Ela comentou que essas ações poderão trazer melhoras em um curto espaço de tempo, principalmente quando começar a execução do Plano de Coletas Seletivas Múltiplas em Granjeiro.

O papel da Assistência social é colaborar para que haja o atendimento e cumprimento dos direitos sociais às pessoas que se intitulam catadores. Para a secretária Edna Pereira formalizar uma associação trará vantagens e benefícios aos agentes recicladores.

A Infraestrutura manterá sequência de ações que visam manter a ordem no equipamento, diminuindo a área utilizada com a criação dos pátios e trazendo segurança para que os catadores tenham tempo de catar o que for necessário. O secretário Luiz Márcio (Marcim), o subsecretario Tarcísio Cardoso e o coordenador de limpeza pública, Miguel Paulo, manterão esses serviços de forma coordenada.

Chico Clementino destaca o tamanho do desafio. "Já faz um tempo que estávamos planejando, assim poderíamos executar de forma ordenada e segura".

O superintendente do Consórcio Sertão Centro Sul, André Wirtzbiki, evidenciou que os municípios consorciados têm como objetivo o cumprimento das leis nº 12.305/10 - Política Nacional de Resíduos Sólidos e nº 11.445/07 - Política Nacional de Saneamento Básico, assim como o Plano Regional de Coletas Seletivas Múltiplas. "O Consórcio tem como objetivo o ajuste das gestões municipais para o devido cumprimento das legislações e normas vigentes", afirmou. Ele destacou que a presença nas ações é um desejo do presidente do Consórcio e prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder. "Temos que fazer com que o Consórcio seja uma extensão das secretarias que possuam a missão de gestão e gerenciamento dos Resíduos Sólidos", destaca Zé Helder.

A Suelen Marcelino - engenheira Ambiental e técnica da secretaria de Meio Ambiente do município, afirmou que essa ação dará um salto em questão de política pública no município e para a região.

#MeioAmbiente 09/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito de Granjeiro assina contrato de rateio do Consórcio de Resíduos Sólidos para o exercício 2021

Na manhã desta quinta-feira, 08 de abril, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), assinou o contrato de rateio do Consórcio de Resíduos Sólidos Região Sertão Centro Sul para o exercício 2021.

Com a assinatura desse documento Granjeiro garante o repasse dos 2% do ICMS Ecológico, oriundos do IQM - Índice de Qualidade do Meio Ambiente, de aproximadamente R$ 320.000,00 (Trezentos e vinte mil reais). Além de garantir a continuidade do consórcio, esse recurso será aplicado na política municipal de resíduos sólidos.

Na oportunidade, Chico Clementino, destacou a importância de estar consorciado. "O município de Granjeiro é pequeno e não provém de muito recurso, assim, poder estar presente no consórcio garante vários benefícios", disse.

Chico destacou ainda que esse projeto vem desde a gestão do ex-prefeito João do Povo. Ele agradeceu o empenho do presidente do Consórcio, Zé Helder - prefeito de Várzea Alegre, e do Superintendente do Consórcio, André Wirtzbiki.

Chico Clementino destacou o empenho da secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, que buscou atender aos requisitos para que tudo desse certo.

Delsivania explicou que a política de resíduos sólidos trará uma nova estrutura para que, aos poucos, haja uma mudança cultural, trazendo a coleta seletiva e encerramento do lixão. "Todos deveremos fazer a parte que nos cabe, assim ganha a população", falou ela.

André Wirtzbiki destacou que com a garantia do repasse ao consórcio, os municípios passarão a viver a expectativa da construção das CMR's - Centrais Municipais de Resíduos Sólidos, equipamentos que farão o tratamento inicial dos resíduos para sua correta destinação.

Granjeiro se junta aos demais municípios que fazem parte do consórcio: Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari e Várzea Alegre.

#MeioAmbiente 12/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Conselho de Meio Ambiente de Granjeiro se reúne para prestação de contas

Nesta sexta-feira, 12 de março, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, do município de Granjeiro, se reuniu de forma virtual. Na oportunidade a presidente, Delsivania Alves, fez a prestação de contas e abordou sobre outras ações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Delsivania Alves apresentou a programação da Festa Anual das Árvores, evento que é coordenado pela SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizado em parceria com os municípios.

Essa programação, segundo ela, visa destacar a importância da preservação da vegetação para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Participaram da reunião, além da secretária Delsivania e da técnica Suelen Marcelino, os conselheiros Izabela Crystina e Maria Luiza (Dona Didi) - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição; Evilásio Feitosa e Pedro Henrique - EMATERCE, Cícero Roberto - Associação do Sítio Patos; Mário Henrique - CAGECE; e André Wirtzbiki - Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul.

A presidente do conselho ressaltou que a participação dos membros é fundamental para o efetivo cumprimento das políticas ambientais no município. O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), acompanha as ações do COMDEMA. Ele disse que é valiosa a atuação do conselho para uma boa gestão.

ASCOM - Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

#MeioAmbiente 09/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro participa de reunião do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul

Nesta segunda-feira, 08 de março, Delsivania Alves - secretária de Meio Ambiente, e José Rodrigues (Zuíto) - chefe de Gabinete da Prefeitura de Granjeiro - Governo do Povo, participaram da primeira reunião do grupo executivo do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, realizada de forma virtual.

A reunião foi conduzida pelo superintendente do Consórcio, André Wirtzbiki, com assessoria do advogado Dr. César Junior. Estiveram presentes representantes dos nove municípios que integram o Consórcio que são: Granjeiro, Baixio, Cedro, Lavras da Mangabeira, Icó, Ipaumirim, Orós, Várzea Alegre e Umari.

Segundo André Wirtzbiki, no início da reunião foi feita a apresentação do Consórcio para os novos integrantes, ou seja, municípios com novas gestões a partir das eleições de 2020.

Ainda formou a pauta de discussão a política de resíduos sólidos, recursos financeiros e o IQM 2021. "Foi discutido o cenário atual dos municípios em relação à política de resíduos sólidos na região, as demandas contábeis referentes aos recursos dos fundos municipais de meio ambiente. O principal assunto girou em torno dos formulários do IQM 2021, documento necessário para que os municípios pontuem e garantam o repasse dos recursos dos 2% do ICMS Ecológico, além dos contratos de rateio para o ano de 2021", destacou Wirtzbiki.

O contrato de rateio é o instrumento de repasse dos recursos ao consórcio, garantindo a continuidade dos trabalhos.

Delsivania destacou à relevância da parceria entre o Consórcio e o município no fortalecimento das ações ambientais. Já Zuíto, enfatizou que o município só tem a ganhar com apoio do Consórcio e que estará sempre à disposição.

ASCOM - Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

#MeioAmbiente 04/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro participa de seminário promovido pela APRECE

Na última terça-feira, dia 02 de março, a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivania Alves, participou de um seminário técnico de capacitação para secretários municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, promovido pela APRECE - Associação dos Municípios do Estado do Ceará.

A abertura foi feita pelo vice-presidente da APRECE, Zé Helder - Prefeito de Várzea Alegre. Ele destacou a função da APRECE nas questões municipalistas e que o objetivo do evento era facilitar o entendimento dessas funções pelos agentes dos municípios filiados, especialmente, orientado e capacitando as gestões.

Entre os temas debatidos no evento virtual, a APRECE destacou o fortalecimento das gestões ambientais e da agricultura. Sobre o meio ambiente, os temas abordados trataram de licenciamento ambiental e o papel dos consórcios como ferramentas de desenvolvimento das políticas públicas para o setor. Essas temáticas foram apresentadas pelo palestrante, Elano Damasceno - presidente da AGACE.

Para falar sobre a temática da agricultura, o palestrante foi Dimas Oliveira - representante da ADAGRI. Ele explanou assuntos inerentes ao SIM - Sistema de Inspeção Municipal, Guia de Transporte de Alimentos, entre outros.

Os técnicos da APRECE - Expedito Nascimento, Daniel Camurça, Helderiza e Rafaele Saraiva apresentaram toda estrutura da APRECE, detalhando os papéis e as funções da associação.

ASCOM - Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

#MeioAmbiente 13/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro terá 10 vagas no Programa Estadual Agente Jovem Ambiental - AJA

A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro, com a secretária Delsivania Alves, acompanhou o lançamento pela internet, pelo Governador do Ceará, Camilo Santana, do programa Agente Jovem Ambiental - AJA, nessa quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021.

O programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente abre edital de seleção que beneficiará 10 mil jovens cearenses nos 184 municípios do Ceará. Eles receberão bolsa-auxílio e cursos de capacitação, com investimento mensal de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Segundo Delsivania, Granjeiro terá 10 vagas do programa. O programa terá duração de 12 meses.

Ela explicou que para concorrer o pretende à vaga tem que ter idade entre 15 e 29 anos; ser matriculado ou ter concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará; não esteja matriculado em curso de tempo integral; que integre famílias cadastrada no CadÚnico para Programas Sociais; e não possua vínculo empregatício ou qualquer bolsa.

Na divulgação do programa, Camilo Santana, destacou que o AJA vai estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda, melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Delsivania disse que os jovens poderão procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no período de 16 a 26 de fevereiro de 2021, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, de 08h às 14h, de segunda a sexta, munidos de documentos pessoais, comprovante de residência e número do NIS do candidato para realizar as inscrições.

As inscrições também podem ser feitas diretamente no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (www.sema.ce.gov.br <http://www.sema.ce.gov.br>).

Metas Comunicações

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/BRBQM8e0nD4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

#MeioAmbiente 07/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro 63 anos: Governo do Povo abre Semana do Município com campanha de preservação do Meio Ambiente

Granjeiro abriu neste sábado, dia 06, a programação oficial da Semana do Município, comemorando 63 anos de fundação da cidade.

Como ação inicial e tomando medidas sanitárias para evitar aglomeração e disseminação da Covid-19, o Governo do Povo realizou campanha de conscientização ambiental, com a limpeza das margens do Açude Junco, poda de árvores e afixação de placas educativas, pedindo a colaboração dos moradores para manter aquela área limpa.

Como proposta da ação, a Prefeitura teve adesão ao Termo de Compromisso por parte dos comerciantes das margens do Junco para manter o ambiente limpo.

O prefeito da cidade, Chico Clementino (PSDB), deu notoriedade a ação, falando que cuidar da cidade e das pessoas é o principal propósito de sua gestão que faz juntamente com o vice-prefeito, Kleber Freitas (PL), e com sua equipe do Governo do Povo. "Granjeiro completa 63 anos. Essa é a cidade que escolhi para morar. Tem mais de 20 anos que resido no Granjeiro. Hoje sou prefeito e vou honrar o compromisso de trabalhar pelo Granjeiro e melhorar a vida das pessoas. Essa nossa administração é voltada para o povo. Para todos os granjeirenses", disse.

A secretária de Meio Ambiente, Delcivânia Alves, falou que a ação realizada no Açude Junco tem por objetivo manter o açude limpo e bem preservado, disponibilizando para comerciantes, moradores e visitantes recipientes onde eles possam descartar o lixo da forma correta.

Lânia Maria - Secretária Municipal de Saúde, falou que essa sinalização e preocupação com a preservação da limpeza da área do Açude Junco ajuda no combate à dengue entre outras doenças advindas do acúmulo de lixo. Ela enfatizou que a ação é importante para a cidade. "A gente tá fazendo essa campanha de conscientização e que a comunidade possa ajudar", destacou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Anderson, parabenizou a gestão municipal, pela programação da Semana do Município. Para ele as comemorações pelos 63 anos de fundação da cidade, começa de forma peculiar, preservando a maior riqueza do Granjeiro, que é o açude Junco e reorganiza o sistema ambiental e ecológico do município.

O Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, André Wirtzbiki, disse que a campanha de conscientização do Granjeiro faz parte de um plano que visa dar uma nova visão sobre o tratamento de resíduos sólidos na região.

Granjeiro é um dos municípios contemplado com o consórcio que atende aos municípios de Várzea Alegre, Cedro, Baixio, Umari, Ipaumirim, Orós, Lavras da Mangabeira e Icó.

Também estiveram presentes na ação a primeira-dama Meiryane Vieira, o Chefe de Gabinete - José Rodrigues (Zuíto), secretário de Educação - Cícero Felipe, secretária de Assistência Social - Edina Pereira, secretário de Obras - Luiz Márcio (Marcim) os vereadores Almir Soares, Natanael Calixto e o Ex-Prefeito - Emanuel Clementino.

Programação

Dia 07/02 - Domingo

08h - Passeio Esportivo

Homenageado: Prefeito João Gregório Neto (In memorian)

Divulgação e incentivo ao esporte com o Grupo Vida Saudável e Secretaria Municipal de Esportes

Dia 08/02 - Segunda-feira

18h - Divulgação do resultado do Concurso de Poesia, Desenho e Fotos da cidade

Dia 09/02 - Terça-feira

06h - Alvorada Festiva

Local: Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto

07h - Momento Cívico - Hasteamento das Bandeiras

Local: Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto

09h - Missa em Ação de Graças pelos 63 anos de Emancipação Política

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

19h - Live Comemorativa

- Apresentação dos Secretários Municipais do Governo do Povo

- Apresentação da Rainha e do Rei do Município 2021

- Homenagens ao Município

- Entrega da Premiação do Concurso de Poesia, Desenho e Fotos da cidade

Facebook: @granjeirogovernodopovo

Metas Comunicações

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/aV-cX57QEng" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

#MeioAmbiente 31/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro debate políticas para o meio ambiente

Neste dia 28 de janeiro de 2021, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA do município de Granjeiro, presidido por Delsivânia Alves - Secretária de Meio Ambiente, se reuniu no auditório do Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto.

Na oportunidade foi apresentado pela secretária, Delsivânia Alves, o planejamento estratégico da Secretaria de Meio Ambiente, que traz um conjunto de ações para buscar a melhoria da qualidade de vida da população.

O superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, André Wirtzbiki, apresentou a política de coletas seletivas múltiplas e como poderá ser desenvolvida no município.

Estiveram presentes os representantes da Cagece - Mário Henrique; da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Maria Luiza e Isabela Cristina; da Ematerce de Várzea Alegre - Evilásio Feitosa; da Secretaria Municipal de Educação - Maria Selma; da Associação do Sítio Patos - Cícero Roberto.

O prefeito, Chico Clementino (PSDB), não pode comparecer por força de agenda na capital. Ele enalteceu à importância desse conselho e destacou que não medirá esforços para que as políticas públicas ambientais sejam efetivadas no município de Granjeiro.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 25/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro troca experiências na área do meio ambiente com Várzea Alegre

Conhecendo novas experiências para serem implantadas neste município, a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivânia Alves, visitou a secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre e a sede do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, terça-feira, dia 19 de janeiro de 2021.

Ela foi recebida pelo secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, e pelo superintendente do consórcio, André Wirtzbiki. Entre os assuntos, o foco da visita foi a política ambiental, mais precisamente, a política de resíduos sólidos da região.

J. Marcílio destacou que as parcerias são necessárias para trazer benefícios para os municípios da região. André Wirtzbiki discutiu com os secretários estratégias para efetivação de uma nova visão sobre coleta seletiva e consequentemente o cumprimento da política de coletas seletivas múltiplas.

Para Delsivânia, a visita foi proveitosa, visto que muitas ideias poderão ser implantadas em Granjeiro.

O município de Granjeiro deu início nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, às 10h, a vacinação contra a Covid-19.

Com as presenças do prefeito, Chico Clementino (PSDB), da primeira-dama, Meiryane Vieira, da secretária de Saúde, Lânia Maria, dos vereadores Paulo Anderson - Presidente da Câmara de Vereadores, e João Dias, da subsecretária de Saúde, Suzana Gregório, de Renata Bento - Coordenadora da Atenção Básica, e do médico plantonista, Dr. Erivano Feitosa, a vacinação aconteceu no Hospital Municipal da cidade.

A primeira pessoa vacinada em Granjeiro é a biomédica Thaiany Felipe Barbosa, que está na linha de frente no grupo prioritário da saúde.

Granjeiro recebeu 42 doses da Coronavac e seguirá com a vacinação dos profissionais de saúde, aguardando a liberação de um novo lote de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Em ato da Câmara Municipal de Vereadores, sob a presidência do presidente do Poder Legislativo, Paulo Anderson, no dia 1º de janeiro de 2021, tomaram posse para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Granjeiro, Chico Clementino e Kleber Freitas, respectivamente.

Ao tomar posse, Chico Clementino fez agradecimentos aos amigos, eleitores e à sua família. Citou a importância de sua esposa Meiryane Vieira Brito e da filha Ana Sarah Vieira Clementino, na sua vida e trajetória política. "Meu maior patrimônio é minha família", destacou.

Chico Clementino pontuou ainda que tem como missão unir as famílias de Granjeiro, retomar a paz na cidade e garantir uma vida melhor para a população.

Conhecendo novas experiências para serem implantadas neste município, a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivânia Alves, visitou a secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre e a sede do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, terça-feira, dia 19 de janeiro de 2021.

Ela foi recebida pelo secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, e pelo superintendente do consórcio, André Wirtzbiki. Entre os assuntos, o foco da visita foi a política ambiental, mais precisamente, a política de resíduos sólidos da região.

J. Marcílio destacou que as parcerias são necessárias para trazer benefícios para os municípios da região. André Wirtzbiki discutiu com os secretários estratégias para efetivação de uma nova visão sobre coleta seletiva e consequentemente o cumprimento da política de coletas seletivas múltiplas.

Para Delsivânia, a visita foi proveitosa, visto que muitas ideias poderão ser implantadas em Granjeiro.

Metas Comunicações

#MeioAmbiente 25/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE IPEA faz estudo sobre Núcleos Urbanos Informais de Granjeiro

No município de Granjeiro, o Governo do Povo, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo à frente Delsivânia Alves, realizou no dia 11 de janeiro de 2021, reunião virtual com equipe técnica do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada representada por Miriam Couto, Alexandrina Sobreira e David Melo e com a Superintendência do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, com a presença do superintendente André Wirtzbiki.

Com as informações sobre o projeto de pesquisa desenvolvida pelo IPEA foi firmada parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR), com o objetivo de estimar e caracterizar os Núcleos Urbanos Informais de Granjeiro.

André Wirtzbiki, falou sobre as características locais e da região, acrescentando novos conteúdos para a pesquisa.

A equipe do IPEA destacou o papel fundamental da gestão municipal para o projeto de pesquisa.

O prefeito Chico Clementino, recebeu as demandas do encontrou e comentou que esse estudo dará suporte ao Governo Federal para melhor compreensão sobre o município e possibilitando projetos futuros.

Metas Comunicações

#Agenda 27/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada visita Granjeiro para caracterização do Núcleo Urbano Informal

O municipio de Granjeiro recebeu o pesquisador de Campo David Melo Van Den Brule, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pelo IPEA, firmado com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR), com o objetivo de estimar e caracterizar os Núcleos Urbanos Informais, são coletadas amostras em todo país. O município foi escolhido por ter preenchido e enviado toda documentação necessária além do questionário da primeira fase da pesquisa. A secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves esteve acompanhando os trabalhos e acompanhou a equipe do IPEA nas vistorias. Na oportunidade o Sr. David Melo, destacou o papel fundamental do prefeito Márcio Pereira, que não só encaminhou a demanda, como acompanhou tudo de perto tornado o processo rápido e eficiente. Esse estudo dará suporte ao governo federal com dados primários promovendo uma melhor compreensão sobre o município e possibilitando projetos futuros.

#MeioAmbiente 19/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITO TICIANO TOMÉ PARTICIPA DE MUTIRÃO PARA LIMPEZA DO AÇUDE JUNCO. O Açude Junco, é um dos principais cartões postais da cidade e tem recebido uma atenção especial deo Prefeito Ticiano.
#MeioAmbiente 30/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Granjeiro aciona bombeiros e SEMACE para debelar incêndios no município Preocupados com os incêndios registrados em áreas de matas nativas do município de Granjeiro, o secretário de Meio Ambiente, Damião Marques e o Superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, André Wirtzbiki, estiveram no Corpo de Bombeiros do município de Juazeiro do Norte, buscando apoio no combate às chamas. Nesta terça-feira (29) o prefeito João Gregório Neto (PL) determinou que os órgãos competentes fossem acionados para auxiliar o município em relação as queimadas que vem causando enormes prejuízos à natureza.
Um ofício solicitando uma equipe o combate ao fogo foi entregue ao órgão. O soldado Anastácio comunicou aos representantes do município, que todas as equipes estavam em campo no combate a outros focos de incêndio, ressaltando que naquele momento havia uma ocorrência de grande escala no município de Aurora, confirmando as dificuldades que os bombeiros enfrentam para atender tantas demandas na região.
O secretário de Meio Ambiente e o Superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos também estiveram de apoio no combate às chamas na SEMACE em Crato, que é o órgão estadual responsável pela execução das políticas públicas ambientais. A SEMACE se comprometeu a visitar o município na busca por soluções.
O prefeito João do Povo afirmou que está atento ao problema dos incêndios no município. Ele reiterou que não existe equipamento disponível para combater incêndios de grande proporção e nem pessoas treinadas para este tipo de ação. “Esse problema é recorrente na maioria dos municípios do estado do Ceará, e não apenas em Granjeiro” - disse.
“É importante que cada um faça sua parte e evite queimadas que acabam se transformando em incêndios de grandes proporções. Nós acionamos o corpo de bombeiros e a SEMACE para nos prestar auxílio, mas a dificuldade é grande, porque a demanda é enorme” - ressaltou o prefeito.
#MeioAmbiente 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Projeto Cidade Limpa premiará escola que recolher maior número de pilhas e baterias em Granjeiro A Secretaria de Meio Ambiente de Granjeiro lançou nesta terça-feira (17) o projeto Cidade Limpa. O objetivo é incentivas as pessoas a recolher de forma correta pilhas e baterias que são jogadas fora após seu uso, de maneira prejudicial para o meio ambiente, por levarem muito tempo para se decompor e contaminarem o solo. No lançamento do projeto, houve palestra sobre o tema na Escola Mauro Sampaio, com o secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, Jota Marcílio.
De acordo com Damião Marques, secretário de Meio Ambiente, o projeto será desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação. Ambas incentivarão os alunos a recolher pilhas e baterias para serem descartados corretamente nos pontos estratégicos que estão sendo disponibilizados.
“A escola que conseguir recolher o maior número de pilhas e baterias, descartando-os de forma correta, ganhará um prêmio que será doado pelo prefeito João Gregório Neto” - afirmou o secretário.
A Escola Augusto Ferreira da comunidade de Canabrava dos Ferreiras também aderiu ao projeto e alguns alunos já fizeram as primeiras entregas do material.
Haverá pontos de coleta de pilhas e baterias na cidade e nos sítios. A próxima escola a aderir ao projeto Cidade Limpa será a Francisca de Araújo Borges da comunidade de Serrinha.
O superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos - André Wirtzbiki, o secretário de Educação - Cicero Felipe e o prefeito João do Povo estiveram presentes no lançamento.
#MeioAmbiente 03/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Granjeiro esteve presente no VI seminário de Resíduos Sólidos e Logística Reversa realizado em Fortaleza O secretário de Meio Ambiente da cidade de Granjeiro, Damião Marques, o engenheiro ambiental do município, Robson Piter e o superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos, André Witzbiki, participaram na última sexta-feira (30), do VI Seminário de Resíduos Sólidos e Logística Reversa "O MP e a Gestão - Edição Fortaleza".
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizou o evento por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace) e da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).
O público-alvo do seminário foi composto por magistrados, advogados, representantes de ONGs ambientais e estudantes das questões relativas à causa ambiental.
Na programação, os promotores de Justiça do MPCE, Jacqueline Faustino, Francisco das Chagas de Vasconcelos e Thiago Marques, apresentaram painéis sobre sustentabilidade na prestação dos serviços de limpeza urbana e manejos de resíduos sólidos; logística reversa de embalagens; as experiências de logística reversa e destinação final de produtos e a reciclagem de resíduos; e reciclagem de resíduos como suporte à sustentabilidade da gestão integrada de resíduos sólidos.
O secretário Damião marques relatou que o seminário também teve por objetivo mostrar a importância do engajamento da sociedade civil na cobrança por políticas públicas ambientais preventivas e debater projetos exitosos do MP, do terceiro setor, das empresas e da comunidade científica.
#MeioAmbiente 25/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Município de Granjeiro atinge nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) O Município de Granjeiro atingiu nota máxima (que vai de 0 a 1) no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM - pelo segundo ano consecutivo.
A boa notícia representa os resultados positivos na área e o empenho da gestão do prefeito João Gregório Neto (PSD) em avançar muito mais nas questões ambientais, além de garantir recursos para execução da política de Resíduos Sólidos de forma regionalizada.
Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM
O Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM, instituído pelo Decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008, alterado pelo Decreto n° 32.483, de 29 de dezembro de 2017, é um mecanismo que possibilita aos municípios a receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.
Para isso, o município poderá se inscrever anualmente no programa IQM da Secretaria do Meio Ambiente. Deverá enviar o Formulário de Coleta de Dados preenchido, assim como a documentação comprobatória no período divulgado. Os documentos deverão ser digitalizados e enviados diretamente pelo portal do site da Sema.
A partir de 2018, os municípios terão duas opções de participação. Pode ser através do Formulário de Coleta de Dados 18 ou pelo 18-A. Estes referem-se aos artigos do novo Decreto n° 32.483/2017, 18 e 18-A.
O Formulário de Coleta de Dados 18 possui o formato padrão utilizado no IQM, o qual permite que os municípios pontuem gradativamente até atingir a nota máxima (1,0) à medida que os parâmetros sejam comprovados.
O Formulário de Coleta de Dados 18-A, novo modelo, é destinado aos municípios que possuam Plano Regionalizado de Coleta Seletiva. Neste modelo, para receber o repasse orçamentário do ICMS, o município deverá cumprir os parâmetros listados em sua totalidade, recebendo a pontuação máxima. Na ocasião de não cumprir um ou mais parâmetros do formulário, a nota será zero (0).
Após o envio da documentação, os municípios que se adequarem serão visitados por técnicos do Governo do Estado do Ceará para apuração dos resultados. Durante a visita, ocorrerá a verificação dos parâmetros respondidos do Formulário, bem como verificação in loco do Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município.
Ao final deste processo, a Sema enviará as notas apuradas ao IPECE até o dia 31 de julho de cada ano. Posteriormente, esse índice é calculado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE. Por fim, o IPECE transmitirá os índices formulados para a Secretaria da Fazenda - SEFAZ, para que esta realize o cálculo do repasse orçamentário de cada município conforme a arrecadação do Estado.
#Agenda 17/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito João do Povo participou de assembleia do Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul O Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul reuniu seus membros em assembleia extraordinária na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da Churrascaria e Pousada Gregório, em Várzea Alegre.
Em pauta, a prestação de contas das ações realizadas nos últimos meses e a chegada ao grupo de dois novos membros dos municípios de Icó - prefeita Laís Nunes (PDT) - e de Orós - prefeito Simão Pedro (PSD). Estiveram presentes os prefeitos de Granjeiro, João Gregório Neto (PSD), de Cedro - Nilson Diniz (PDT), de Várzea Alegre - Zé Helder (MDB), de Baixio - Zé Humberto (PPS), de Umari, Neide Moura, de Lavras da Mangabeira - Ildsser Lopes (MDB) e Ipaumirim - Geraldo dos Santos (MDB).
Durante a assembleia o superintendente do CMSRSC, André Wirtzbiki, expôs o plano de trabalho a ser realizado no restante do ano. Na sua avaliação, o consórcio tem avançado muito e agora tem tudo para se fortalecer ainda mais.
O prefeito de Granjeiro, João do Povo, enfatizou a importância e destacou os avanços como sendo de suma importância para o município de Granjeiro. Na opinião do gestor, essa visão regionalista do consórcio trará coisas boas para a população. O prefeito enalteceu o trabalho que vem sendo feito por sua equipe, reafirmando que Granjeiro anda na direção certa para o desenvolvimento.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Granjeiro, Damião Marques, acompanhou a assembleia juntamente com os técnicos Suellen Marcelino e Robson Peter.
#Festa 22/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Festa Anual das Árvores foi aberta em Granjeiro nesta quinta-feira com plantio de árvores e palestras de conscientização A Prefeitura de Granjeiro abriu a programação da Festa Anual das Árvores nesta manhã de quinta-feira (21). O evento é uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado do Ceará.
Sob a Coordenação da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram plantadas mudas de árvores e ministradas palestras de conscientização na Escola Miguel Saraiva.
O prefeito João Gregório Neto (PSD) falou da necessidade de se tratar a questão do meio ambiente com responsabilidade e incentivou a população a plantar mais árvores como forma de contribuir com a preservação da natureza.
O prefeito também cumprimentou todos os envolvidos com o evento, enfatizando a atenção que o setor de meio ambiente tem recebido da sua gestão. "Agora o município tem de fato o Conselho Municipal de Meio Ambiente e discute as políticas municipais voltadas ao setor. Também já somos integrantes da política de resíduos sólidos e vamos continuar incentivando todas as ações que beneficiem o meio ambiente" - disse o gestor.
O secretário de Agricultura, Damião Marques, que coordena as ações da Festa Anual das Árvores, se disse feliz com as ações que estão sendo desenvolvidas em Granjeiro. Para ele, é obrigação de todos contribuir com a preservação da natureza e preservar o meio ambiente, com ações simples, como plantar uma árvore, por exemplo.
A programação da Festa Anual das Árvores continua nesta sexta-feira:
Dia 22 - sexta-feira | 08h30 - Palestra Agricultura Familiar e Compostagem | Escola Augusto Ferreira |
09h30 - Oficina de Compostagem
Haverá distribuição de mudas doadas pela Ematerce e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que também entregará material como camisas e bonés alusivos as comemorações da Festa Anual das Árvores.
#Festa 16/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura, Secretaria de Agricultura e de Meio e Ambiente realizarão a Festa Anual das Árvores com apoio da SEMA A Prefeitura de Granjeiro realizará a Festa Anual das Árvores, sob a coordenação da secretaria de Meio Ambiente e de Agricultura.
De acordo com Damião Marques, titular da pasta, diversas atividades serão realizadas nos dias 21 e 22 de março nas escolas da Sede e da Zona Rural do município.

Haverá palestras na Escola Miguel Saraiva e na Escola Augusto Ferreira.

Programação:
Dia 21 - quinta-feira | 09h00 - Palestra Conscientização ambiental e a importância da preservação das árvores | CRAS | Público: Estudantes e população em geral
10h00 - Apresentação do projeto de monitoramento de arborização urbana
Após, distribuição de mudas

Dia 22 - sexta-feira | 08h30 - Palestra Agricultura Familiar e Compostagem | Escola Augusto Ferreira |
09h30 - Oficina de Compostagem
Haverá distribuição de mudas doadas pela Ematerce e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que também entregará material como camisas e bonés alusivos as comemorações da Festa Anual das Árvores.
#MeioAmbiente 08/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COMDEMA realiza primeira reunião ordinária com foco na Política Municipal de Meio Ambiente O COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente realizou no dia 27 de fevereiro último sua primeira reunião ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Granjeiro.
Na oportunidade foi feita a apresentação da composição do Conselho e realizada a votação do Regimento Interno, o que significa um avanço na questão ambiental para o município.
O COMDEMA é um órgão estratégico para as discussões sobre o meio ambiente local, pois é através da Política Municipal de Meio Ambiente, com a participação paritária entre sociedade civil organizada e poder público, que muitas decisões são tomadas visando o bem comum da população.
#Audiência 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretario de Meio Ambiente e Chefe de Gabinete participam do Seminário Regional de Gestão Ambiental O município de Granjeiro esteve representado, na manhã deste dia 22 de março, pelo Secretário de Meio Ambiente Diar e o Chefe de Gabinete André Wirtzbiki no I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada, onde também participou do evento vários municípios da região Centro Sul e Cariri, além do Ministério Público, SEMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente, IBAMA, SEMACE - Superintendencia Estadual de Meio Ambiente e AGACE - Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará.
www.granjeiro.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 20:27:39