NOTÍCIAS

01-NOV-2023

COMDEMA realiza reunião para discutir abastecimento de água em Granjeiro

#MeioAmbiente POR METAS COMUNICAÇÕES 01 DE NOVEMBRO DE 2023

No último dia 30 de outubro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Granjeiro (COMDEMA) realizou sua décima reunião ordinária, abordando temas relevantes para o abastecimento de água no município. A pauta central da reunião incluiu discussões sobre o abastecimento de água proveniente do açude Junco, a interligação dos poços e a apresentação de um estudo de viabilidade hídrica.

O encontro contou com a participação de diversos representantes, incluindo Delsivania Alves, presidente do COMDEMA; Roberto Marcelino, representante da Associação de Moradores do Sítio Patos e vice-presidente do Conselho; André Wirtzbiki, representante do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro-Sul; José Rodrigues (Zuíto), representante do Gabinete do Prefeito; Juscelino Costa, representante da EMATERCE; Alyne Lima, técnica representante da CAGECE; Mário Henrique, representante da CAGECE, além de representantes da sociedade civil.

Delsivania Alves, presidente do COMDEMA e Secretária Municipal de Meio Ambiente, destacou a relevância desse momento e a pressão que a sociedade e as autoridades exerciam em busca de respostas para a situação. Ela ressaltou que a CAGECE havia iniciado o abastecimento com a captação de água do Açude Junco, um tópico crítico discutido na reunião.

Alyne Lima, representante da CAGECE, agradeceu a oportunidade de esclarecer a situação e falou de sua compreensão em relação às preocupações da população sobre o tema. Ela informou que a retirada de água do açude Junco ocorria a uma taxa de 10 metros cúbicos por hora durante 8 horas diárias, esclarecendo que isso representava apenas um complemento ao abastecimento, que continuava sendo fornecido por poços. A baixa vazão dos poços foi apontada como a principal motivação para a captação no açude.

Juscelino Costa, conselheiro membro do comitê de bacias, apresentou uma demanda relacionada à alocação de águas do açude Junco, sugerindo uma captação de aproximadamente 27 metros cúbicos por hora durante 24 horas. André Wirtzbiki, outro conselheiro, questionou a data e o local dessa reunião de deliberação, levantando preocupações sobre a falta de realização da reunião no município de Granjeiro.

Juscelino explicou que, de acordo com os estudos apresentados na reunião do comitê de bacias, o açude Junco encerraria o ano com 52% de sua capacidade. No entanto, André questionou a precisão desses dados, apontando que a realidade do açude deveria ser cuidadosamente considerada, dado que além da CAGECE, outras partes estavam captando água sem permissão.

O conselheiro André também indagou se a captação no açude seria uma ação contínua ou provisória. Alyne afirmou que a captação seria feita sempre que necessário, mesmo que o abastecimento não dependesse do açude. Nesse momento, André mencionou que alguns poços não estavam interligados. Alyne tranquilizou a situação, informando que a CAGECE disponibilizaria, em um prazo de 40 dias, a interligação de mais um poço. Ela também destacou as dificuldades da CAGECE na gestão de poços perfurados no município, devido a problemas como a recusa dos proprietários em permitir o uso dos poços e a falta de energia em certos locais, sem resolução por parte da ENEL.

Ao final da reunião, o Conselho deliberou a convocação da COGERH para a próxima reunião, indicando o compromisso de continuar trabalhando para atender às necessidades de abastecimento de água em Granjeiro.

Metas Comunicações

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Granjeiro entrega mais de 180 Títulos de Terra na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, dia 18 de junho, às 8h da manhã, o Governo do Ceará, por meio da S [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Granjeiro realiza 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024

Na última terça-feira, 11 de junho, o município de Granjeiro promoveu o 2º Fórum Comunitár [...]

#Gestão Há 6 dia(s)

Prefeitura de Granjeiro lança programa "Minha Casa, Minha Vida Rural"

No último dia 07 de junho, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, em Granje [...]

#Cultura Há 6 dia(s)

Multidão, alegria e paz marcam a Festa de São João do Povo de Granjeiro

Neste sábado, 8 de junho, a praça principal de Granjeiro foi tomada por uma multidão que c [...]

#Gestão Há 10 dia(s)

Prefeitura de Granjeiro vai economizar com energia solar em prédios públicos

A Prefeitura de Granjeiro deu um passo importante rumo à sustentabilidade com a chegada da [...]

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

Granjeiro inicia Semana Municipal de Meio Ambiente com programação voltada para a juventude e sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o COMDEMA (Conselho Municipal de [...]

#Infraestrutura Há 16 dia(s)

Prefeitura de Granjeiro conclui roço das estradas vicinais

A Prefeitura de Granjeiro, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, c [...]

#Saúde Há 20 dia(s)

Prefeitura de Granjeiro realiza Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite

A Prefeitura de Granjeiro, através da Secretaria de Saúde, promoveu com sucesso o Dia "D" [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito