O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Granjeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Polícia Militar do Ceará e o Conselho Tutelar, realizou na manhã desta terça-feira, 14 de maio, a abertura oficial da Campanha Maio Laranja de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu na Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro, no bairro Centro.
Participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da cidade, como CMDCA, CRAS, Polícia Militar e Conselho Tutelar, conduziram uma palestra sobre o tema central da campanha. O evento também incluiu uma roda de conversa com estudantes, professores, o núcleo pedagógico e convidados.
Antônio Carlos, presidente do CMDCA, liderou um diálogo esclarecedor sobre os direitos das crianças e adolescentes, destacando as tipificações de violações de direitos conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Penal Brasileiro. Ele também apresentou estratégias de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Representando o CRAS, a orientadora social Taynara Alves, fez um levantamento histórico da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, enfatizando a importância de discutir este tema nas escolas.
A Polícia Militar e o Conselho Tutelar, representados pelo Sargento Calixto, Soldado Brandão e os conselheiros tutelares Fran Gomes, Ana Beatriz e Eliane Gomes, reforçaram a importância das denúncias e divulgaram os principais mecanismos para realizá-las.
Cronograma de Palestras e Rodas de Conversa:
Terça-feira, 14 de maio, às 09h
Local: Escola Estadual Miguel Saraiva Pinheiro - Centro
Quarta-feira, 15 de maio, às 13h
Local: Escola Municipal Honório Feliciano de Aquino - Novo Granjeiro
Quinta-feira, 16 de maio, às 13h
Local: Escola Municipal Francisca de Araújo Borges - Distrito da Serrinha
Sexta-feira, 17 de maio, às 09h
Local: Escola Municipal Augusto Ferreira da Silva - Sítio Cana Brava dos Ferreiras
A campanha Maio Laranja é uma iniciativa fundamental para sensibilizar e educar a população sobre os direitos das crianças e adolescentes, incentivando a denúncia de abusos e exploração sexual.
Metas Comunicações