Foi realizada nessa segunda-feira, 30 de junho, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Granjeiro. O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Granjeiro e a Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu autoridades, representantes de entidades e a população para discutir o tema: "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação".
A programação da conferência teve início com o credenciamento dos participantes, seguido por um coffee break. Em seguida, aconteceu a solenidade de abertura com a presença de diversas autoridades do município. Representando o prefeito Chico Clementino, esteve presente o senhor José Rodrigues (Zuito). Também participaram o presidente da Câmara Municipal, Francisco Cassiano; o vereador Luiz Márcio Pereira; e a secretária de Assistência Social, Edina Pereira.
O conferencista convidado, Antonio Carlos, conduziu a apresentação da conferência temática, proporcionando uma reflexão aprofundada sobre os desafios e diretrizes para a garantia dos direitos da pessoa idosa. Após a palestra, foram realizados debates, trabalhos em grupo e a escolha dos delegados que representarão o município na conferência estadual.
Também marcaram presença os secretários Damião Marques, Delsivânia Alves, Valdineia Pereira, Antonio Bento e João Ferreira de Aquino; o conselheiro tutelar Francisco José Gomes (Fran Gomes); a ouvidora do município, Dra. Raila; e a procuradora municipal, Dra. Paula Edna.
A realização da conferência demonstra o compromisso do Governo Municipal de Granjeiro com a promoção da cidadania, da equidade e da escuta ativa das pessoas idosas, respeitando o que preconiza o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003) e reafirmando a importância da participação social na formulação de políticas públicas.
Fotos: Lígia Gabriela