A Prefeitura Municipal de Granjeiro iniciou, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, uma campanha de combate ao tracoma
doença inflamatória ocular crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta a conjuntiva e a córnea, podendo levar à cegueira irreversível.
Os trabalhos começaram nesta segunda-feira, 29 de setembro, na Escola Pedro Martiniano Gomes, localizada no Sítio Santa Vitória, e são voltados para crianças de 0 a 9 anos de idade. Está sendo realizado um exame ocular externo nos pequenos estudantes.
A campanha é orientada pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVIG), pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (COVAT) e pela Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (CEVET).
A enfermeira e coordenadora Thamires dos Santos explicou que essa ação é realizada todos os anos. Atualmente, a rede pública municipal conta com 542 alunos matriculados na faixa etária atendida, e a recomendação da SEVIG, COVAT e CEVET é que, pelo menos, 50% desse público seja alcançado. No entanto, o município busca atingir 100% de cobertura.
"Nosso objetivo é controlar a ocorrência do tracoma por meio da realização desse inquérito, dessa investigação, dessa busca ativa, principalmente nas escolas", afirmou.
O tracoma tem tratamento e pode ser curado. A partir do diagnóstico feito pelo município, além da notificação do caso positivo, os pais ou responsáveis da criança são procurados e orientados a levá-la ao médico do seu PSF. A Vigilância segue acompanhando o caso em conjunto com o agente de saúde da comunidade.
O trabalho será realizado em todas as sete escolas do município, conforme cronograma definido com base na disponibilidade dos profissionais de saúde. Em breve, a Vigilância Epidemiológica divulgará as próximas ações.
Foto: Divulgação