Na manhã desta quinta-feira, 08 de abril, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), assinou o contrato de rateio do Consórcio de Resíduos Sólidos Região Sertão Centro Sul para o exercício 2021.
Com a assinatura desse documento Granjeiro garante o repasse dos 2% do ICMS Ecológico, oriundos do IQM - Índice de Qualidade do Meio Ambiente, de aproximadamente R$ 320.000,00 (Trezentos e vinte mil reais). Além de garantir a continuidade do consórcio, esse recurso será aplicado na política municipal de resíduos sólidos.
Na oportunidade, Chico Clementino, destacou a importância de estar consorciado. "O município de Granjeiro é pequeno e não provém de muito recurso, assim, poder estar presente no consórcio garante vários benefícios", disse.
Chico destacou ainda que esse projeto vem desde a gestão do ex-prefeito João do Povo. Ele agradeceu o empenho do presidente do Consórcio, Zé Helder - prefeito de Várzea Alegre, e do Superintendente do Consórcio, André Wirtzbiki.
Chico Clementino destacou o empenho da secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, que buscou atender aos requisitos para que tudo desse certo.
Delsivania explicou que a política de resíduos sólidos trará uma nova estrutura para que, aos poucos, haja uma mudança cultural, trazendo a coleta seletiva e encerramento do lixão. "Todos deveremos fazer a parte que nos cabe, assim ganha a população", falou ela.
André Wirtzbiki destacou que com a garantia do repasse ao consórcio, os municípios passarão a viver a expectativa da construção das CMR's - Centrais Municipais de Resíduos Sólidos, equipamentos que farão o tratamento inicial dos resíduos para sua correta destinação.
Granjeiro se junta aos demais municípios que fazem parte do consórcio: Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari e Várzea Alegre.