A Prefeitura de Granjeiro está desenvolvendo, dentro do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa do Governo Federal, Criança Feliz.
A primeira-dama da cidade, Meiryane Vieira Brito, junto com a equipe da Assistência Social, nesta manhã de quinta-feira, dia 13 de maio, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, fez a entrega de oito kits natalidade para gestantes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Programa Criança Feliz. As gestantes foram beneficiadas com kits bebê incluindo fraudas, shampoo, mamadeira, banheira, perfume, entre outros artigos.
Estiveram presentes a secretária de Assistência Social - Edina Pereira, a primeira-dama Meiryane Vieira, a Assistente Social - Socorro Balbino, as psicólogas Naiana Borges e Juliana Costa, Carmem Rodrigues - coordenadora do Programa Criança Feliz, o coordenador do CRAS, Antônio Carlos, e a coordenadora de Esportes - Liduina Monteiro.
O objetivo da entrega dos kits é garantir atenção às futuras mães e acolhimento às crianças desde à gestação. "É uma satisfação entregar os kits às mães, onde a gente está fortalecendo o vínculo na Assistência Social, atendendo as mães mais vulneráveis. Uma das metas da nossa gestão é o fortalecimento e o acolhimento dos mais vulneráveis", disse a primeira-dama.
Segundo Carmem Rodrigues - supervisora do programa em Granjeiro, o município conta com atuação de oito visitadores do Criança Feliz. "Temos oito visitadores que estão em campo atendendo essas crianças de zero a 3 anos que tem o Bolsa Família ou tem o NIS no Cadastro Único, gestantes e crianças com BPC - Benefício de Prestação Continuada, de zero a 6 anos".
Ela explicou que o objetivo do Criança Feliz é atender a Primeira Infância. "O programa visa o desenvolvimento da criança na Primeira Infância. A gente vai trabalhar com atividades que possam desenvolver um vínculo da criança com o cuidador, que pode ser algum familiar que passe mais tempo com a criança e essa criança, quando ela sai do programa, ela já vai diretamente para o grupo de convivência" disse.
Carmem informou que no momento o programa é executado de forma remota, mas que na próxima semana, já atuará presencialmente com as visitas, seguindo todos os cuidados de proteção contra a Covid-19, determinadas pelo Ministério da Saúde.
Socorro Balbino, que é Assistente Social, disse que o benefício contempla as mães atendidas pelo CRAS - Centro de Referência da Assistência Social. "Entregamos os kits natalidade para as mães gestantes acompanhadas pelo CRAS e pelo Programa Criança Feliz. O objetivo é o de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê e os demais familiares da casa", disse.
Gestantes beneficiadas:
Aline Nobrega - Rua São José (Sede)
Eloize Monteiro - Bairro Novo Granjeiro (Sede)
Gesiane Borges da Silva - Sitio Santa Vitória
Josivania Bento - Rua São José (Sede)
Jovelina Barros - Sitio Serrinha
Lucilene Berladino Marques da Costa - Rua do Cruzeiro (Sede)
Maria de Sousa Borges - Sitio Santa Vitória
Silviane Bento - Sitio Lagoa de São Bento