O município de Granjeiro começou a vacinar contra a gripe, nesta sexta-feira, 14 de maio, os professores das redes pública e privada e idosos com 60 anos ou mais. A vacinação segue até 8 de junho. Em Granjeiro, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início em 14 de abril.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso correto de máscara e o respeito ao distanciamento social devem ser mantidas durante a ida às salas de vacinação e alerta que a pandemia não acabou.
Mais de 100 professores na rede municipal de ensino serão imunizados, segundo o secretário de Educação, Cícero Felipe. "Agradecer aqui a parceria muito importante com a Secretaria de Saúde, na pessoa da secretária Aderilma Soares, por estar nesse momento conduzindo essa vacinação da H1N1 para os nossos profissionais da educação, os nossos professores. A gente sabe que é um momento de muita delicadeza o fato dessa pandemia. Se Deus quiser, em breve, todos também receberão a vacina contra a Covid-19. Com relação à essa gripe H1N1, todos os professores da rede municipal de educação vão receber essa vacina. Quero também agradecer ao nosso prefeito Chico Clementino e ao vice-prefeito, Kleber Freitas, pela parceria e pela dedicação à nossa comunidade", disse.
A coordenadora de Imunização, da secretaria de Saúde de Granjeiro, Edivânia Pereira, destacou a importância da vacinação contra a gripe para professores e idosos e orientou sobre quem já tomou a vacina da Covid-19. "Os idosos que tomaram a segunda dose da vacina da Covid-19 só tomam a vacina da gripe após 15 dias e devem procurar o Centro de Saúde. Os professores irão procurar os seus postos de apoio, tipo Cana Brava dos Ferreiras, que é o PSF, o Centro Saúde de Granjeiro para quem reside na sede e Serrinha, o posto de saúde da localidade" afirmou.
Ela enfatizou que a vacina da H1N1 vem para diminuir a circulação do vírus da influenza ou gripe que é uma doença aguda, contagiosa, febril e que pode levar à morte devido seus agravos.
A professora Cícera Marcelino, que se vacinou contra a gripe, agradeceu a Deus e à Gestão Municipal pelo serviço de imunização com a vacina da H1N1 que fortalece a saúde em tempos de pandemia. "Agradecer muito a Deus porque vamos ficar imunizados. Parabéns para a Gestão pelo trabalho", disse.
Campanhas e vacinas diferentes
Neste ano, duas campanhas ocorrem simultaneamente: a vacinação contra a Covid-19, que teve início no dia 19 de janeiro, e a contra a gripe. Por isso, é necessário maior atenção. "É fundamental respeitar o intervalo de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas da gripe e da Covid-19", complementa Aderilma Soares, secretária de Saúde.