A Secretaria Municipal de Educação da Granjeiro, realizou em 23 de agosto, na Escola Estadual Miguel Saraiva, com a participação dos profissionais da Educação Infantil, a escolha dos livros didáticos do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático 2022.
Estiveram à frente do evento Ana Vieira - Coordenadora Pedagógica, Francynir Nunes - Gerente de Educação Infantil e Sergiana Brito - Formadora.
Ainda colaboraram com a escolha do livro didático professores e coordenadores escolares. Segundo o secretário de Educação de Granjeiro, Cícero Felipe, a iniciativa possibilita um debate de forma autônoma e democrática. "As escolhas devem ser feitas através dos profissionais da educação", reforçou ele.
Para Ana Vieira é necessário a garantia de uma educação de qualidade. "É fundamental para nossas crianças uma educação de qualidade e a escolha de um material pedagógico que possa subsidiar a prática é o primeiro passo", comentou.
Segundo Cícero Felipe, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático existe desde 1937 e evoluiu, desde então, como uma das maiores políticas públicas de educação do Brasil. "O programa busca garantir que estudantes da rede pública de ensino tenham acesso ao livro didático", declarou.
O PNLD 2022 atenderá as escolas das redes de ensino participantes do Programa com estudantes na educação infantil (creche e pré-escola) registrados no censo escolar de 2020. A escolha se dá de acordo com as seguintes categorias: Creche (0 a 3 anos e 11 meses); Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses); e Guia de alfabetização (para professores de pré-escola). As obras para a creche e o guia de alfabetização são destinadas apenas para os educadores; as obras destinadas para a etapa pré-escolar incluem volume para o professor e outro para as crianças de 4 e 5 anos.
Metas Comunicações