Na última terça-feira, 14 de setembro, a Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Granjeiro, se reuniu com a Ematerce para avaliação da quadra chuvosa deste ano e avaliação da produção agrícola.
Estiveram presente nesta reunião Damião Marques - secretário de Agricultura de Granjeiro, Adozina Macêdo - subsecretária de Agricultura de Granjeiro, Evilásio José - gerente da Ematerce de Várzea Alegre que atende Granjeiro, Pedro Henrique - técnico da Ematerce, Cícero Roberto - representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Marinete Dias - coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e Juscelino Costa - coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA em Granjeiro.
Segundo informações da reunião, com dados da Funceme, em Granjeiro, a média de chuva anual é de 1.059,6mm e neste ano de 2021, até o momento, choveu 766,4mm.
Na análise geral, as chuvas ocorreram dentro da média em Granjeiro, mas houve perdas de produção em razão de veranicos, pragas e doenças que prejudicaram a produção de milho consorciado, milho híbrido convencional, feijão, fava, arroz e amendoim.
Ficando respectivamente assim as porcentagens de perdas de produção:
Milho consorciado: 25%;
Milho híbrido convencional: 25%;
Amendoim: 40%;
Arroz: 50%;
Fava: 50%;
Feijão consorciado: 55%.
De acordo com Damião Marques, a partir da análise dessas informações, as decisões das ações e políticas públicas para o campo serão implementadas na busca de diminuir os impactos dessas perdas para os trabalhadores do campo.
Metas Comunicações