Nesta quarta-feira, 22 de setembro, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Granjeiro, realizou palestra com tema Setembro Amarelo - prevenção ao suicídio, com a Dra. Ayrlles Macedo - Psicóloga.
O público-alvo foram os estudantes da Escola Municipal Mauro Sampaio obedecendo normas sanitária Covid.
Acompanharam a palestra Aderilma Soares - Secretária de Saúde, Quitéria Magalhães - Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Lindalva Barros - subsecretária de Educação, Ana Vieira - coordenadora Pedagógica, Risomar Marcelino - professora e alunos do 5° ao 9° ano.
Em razão de todos os reflexos da pandemia da Covid-19, a campanha Setembro Amarelo ganha importância ainda maior em 2021, pelo fato de o suicídio ser resultado do agravamento de doenças relacionadas à saúde mental. "Todas as limitações impostas pelas medidas de segurança adotadas, podem acabar agravando ou gerando quadros de ansiedade ou depressão que merecem atenção", explica a Dra. Ayrlles.
A ideia da gestão Governo do Povo de Granjeiro é promover eventos que abram espaço para debates sobre o suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância dessa discussão. "Falar sobre o assunto é extremamente importante justamente para que possamos reduzir o número de pessoas vulneráveis. Para que possamos evitar o suicídio, o diálogo é o primeiro passo. Conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que estas pessoas saibam que não estão sozinhas e de que existem meios de tratar sua saúde mental", comentou Aderilma Soares.
O "Setembro Amarelo" é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Metas Comunicações