A Secretaria de Saúde de Granjeiro trabalha de forma consistente a campanha Novembro Azul, conscientizando a população masculina sobre a importância do exame preventivo da próstata.
Nesse sábado, 20 de novembro, foi dia "D" do Novembro Azul em Granjeiro com realização de palestra ministrada pelo Dr. José Soares levando mais informações aos homens sobre a doença, seus sintomas e impactos para a saúde masculina, enfatizando a importância dos exames preventivos, para que, em caso positivo para a doença, o tratamento seja rápido e eficiente.
Segundo informou o Dr. Soares, no dia "D", foram realizados exames da próstata em homens a partir dos 45 anos de idade com fatores de risco para a doença e em homens a partir dos 50 anos sem histórico familiar para a doença. "Só tem uma maneira de evitar que o câncer de próstata mate; é com o diagnóstico precoce", disse.
Iraneide Aquino - diretora do Hospital Municipal parabenizou aos homens que foram ao encontro ouvir a palestra e realizar o exame, cuidando preventivamente da saúde.
Raimundo Borges foi um dos pacientes que esteve no encontro e parabenizou a todos os homens que como ele estiveram lá para cuidar preventivamente da saúde e evitar o câncer de próstata. "Vergonha é aquele que não procura se prevenir", disse.
Dia 17 de novembro foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Informações sobre o Câncer de Próstata
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas).
Ainda segundo o Inca, a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil, e um em cada oito podem morrer por causa da doença.
Metas Comunicações