Granjeiro é um dos nove municípios da região que participam do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul - Conscensul.
Nessa terça-feira, 15 de fevereiro, na cidade de Várzea Alegre, na Câmara Municipal de Vereadores, houve assembleia para deliberar sobre o contrato de rateio que valida municípios a receberem o IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente, e foi apresentado o projeto "Coleta Seletiva, a gente faz juntos" desenvolvido em Várzea Alegre.
Representaram Granjeiro no encontro José Rodrigues (Zuíto) - Chefe de Gabinete e Delsivania Alves - Secretária Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com as informações, essa é a primeira vez que os municípios se reúnem em assembleia para discutir ações sobre coleta seletiva.
Nesta primeira oportunidade, foi aprovado, por unanimidade, o contrato de rateio, votado o orçamento de 2022, apresentado o projeto "Coleta Seletiva, a gente faz juntos", realizada visita à ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre e assinada a ordem de serviço para construção das Centrais Municipais de Resíduos - CMR de Várzea Alegre e de Lavras da Mangabeira.
Dos nove municípios que compõem o Conscensul, apenas Cedro não participou do encontro. Os demais foram representados pelos seus respectivos prefeitos ou representantes: Zé Helder - prefeito de Várzea Alegre e presidente do Conscensul; Laís Nunes - prefeita de Icó; Zé Humberto - prefeito de Baixio; Wilson Alves - prefeito de Ipaumirim; Ronaldo Pedrosa - prefeito de Lavras da Mangabeira; José Rodrigues - representante do município de Granjeiro; Jimmy Kendal - representando o município de Umari; e Geane Oliveira - vice-prefeita de Orós.
Todos demonstraram otimismo diante do projeto de coleta seletiva. Alguns expuseram a tentativa de iniciá-la em seus municípios, mas disseram encontrar dificuldades quanto à colaboração dos catadores de resíduos locais.
Em meio ao otimismo e a exposição de desafios, os representantes dos municípios demonstraram interesse na implantação da coleta seletiva. Eles ainda enfatizaram a necessidade de união e da realização de outras assembleias para deliberação de novas pautas. Também solicitaram visita do Conscensul para orientação e apoio aos futuros projetos de coleta seletiva que irão desenvolver.
Em atendimento à requisição dos prefeitos e representantes, ficou acordado que uma segunda assembleia será agendada para março para discussão do organograma e outros assuntos.
Metas Comunicações