Com a presença de diversas autoridades e convidados, foi realizada, nesta quarta-feira, 23 de março, a Iª Conferência Municipal Sobre Saúde Mental de Granjeiro, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, tendo à frente o Conselho Municipal de Saúde, presidido pela Dra. Donária Soares, a Secretaria Municipal de Saúde, pasta comandada por Aderilma Soares, e apoio intersetorial da administração Governo do Povo, tendo à frente o prefeito Chico Clementino (PSDB) e o vice-prefeito kleber Freitas (PL).
O tema da conferência foi "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".
O evento teve palestra da médica psiquiatra Dra. Elisian Fechine que falou sobre Saúde mental na saúde pública; e o advogado granjeirense, Dr. Jucycler Freitas, que abordou a temática dos direitos do cidadão aos serviços de atendimento em saúde mental.
O evento foi prestigiado por Angelita Ferreira, Subsecretária de Saúde de Várzea Alegre e Conselheira Municipal e Estadual de Saúde, integrante do CESAU - Conselho Estadual de Saúde, dando apoio técnico para a realização da conferência.
Aderilma Soares destacou que foram debatidos quatro eixos com o objetivo de fortalecer e melhorar o serviço de saúde mental prestados no município. Para ela, esse momento na saúde de Granjeiro é transformador.
José Rodrigues (Zuíto) - Chefe de Gabinete do Governo de Granjeiro, elogiou a iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, amparada pelo Governo por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Paulo Anderson - vereador presidente da Câmara de Vereadores da cidade, disse que a saúde mental não é menos importante do que outras categorias de enfermidades tratada pela saúde, merecendo essa atenção e esse momento de debate para melhorar a oferta de atendimentos à população.
Para Angelita Ferreira, discutir saúde mental é gratificante e o município de Granjeiro cumpre as etapas estabelecidas por órgãos reguladores da saúde, como o CESAU.
Donária Soares falou que era gratificante debater o tema e que o município precisa atuar para fortalecer a saúde mental, atendendo a comunidade.
A psicóloga Ayrles Macedo, classificou a conferência como um momento lindo dentro das políticas públicas de saúde.
Metas Comunicações