Granjeiro esteve presente, em Fortaleza, na 4ª CESM - Conferência Estadual de Saúde Mental, dias 21 e 22 de junho, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará - Cesau/CE.
O evento teve como tema "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS" e contou com participação de mais de 360 delegados.
O município foi representado pelos delegados Fran Gomes, Liduina Monteiro e Maria da Conceição, eleitos na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Granjeiro, realizada em 23 de março de 2022.
Na abertura da conferência, em Fortaleza, a presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, compôs a mesa solene com o Secretário de Saúde do Estado, Marcos Gadelha, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, Isabel Pôrto, além do presidente do Cesau, José Júnior e demais autoridades.
A Conferência foi dividida em um eixo principal com tema, "Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos", subdividido em quatro eixos e seus subeixos, conforme abaixo:
I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania;
II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
III - Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Ao final da conferência, Granjeiro teve eleitos dois delegados - Fran Gomes e Liduina Monteiro, para representar o município na Conferência Nacional, em Brasília, no mês de novembro deste ano.
Metas Comunicações