Em Granjeiro está em andamento a Regularização Fundiária. Para tratar do assunto, nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, foi realizada reunião na Cana Brava dos Ferreiras e sítios vizinhos com proprietários de terras.
Os representantes do Idace, da empresa TopoDatum e da Secretaria de Agricultura de Granjeiro destacaram que o objetivo da reunião foi o de informar sobre as etapas da Regularização Fundiária e que esse é um programa do Governo do Ceará em parceria com o Governo Federal, através da Superintendência Regional do Incra no Ceará.
Raimundo Brilhante, coordenador Regional do Idace - Instituto do Desenvolvimento Agrário na Região do Centro-Sul, conduziu debate falando da importância da participação da comunidade e que o Idace - órgão do estado do Ceará acompanha a execução do programa. "O objetivo é mostrar todas as etapas do processo de georreferenciamento até chegar ao produto final, no caso dos domínios, a emissão de peças técnicas e para as posses a emissão do título de domínio".
A sensibilização das comunidades para o processo é fundamental para o êxito dos trabalhos de campo.
Para Damião Marques, secretário de Agricultura, é muito importante esclarecer junto às comunidades as fases do programa que estar à frente, ganhando a confiança dos proprietários que terão de fornecer seus dados pessoais bem como cópias de documentos coma escritura de terra.
Damião elogiou a iniciativa de apresentar a equipe e como será o trabalho, para que os proprietários de terra abram as portas e passe as informações necessárias.
Acompanharam o debate secretário de Agricultura, Damião Marques e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a subsecretária de Agricultura Ana Célia e a Adozina Macêdo, representante do Sindicato Agricultura Familiar - SINTRAF.
Metas Comunicações