Nesta quinta-feira, 20 de julho, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, em Granjeiro, teve importante reunião, onde estiveram presentes o prefeito Chico Clementino (PSDB), Cícera Costa - Secretária Estadual de Mulheres da FETRAECE, Robério Ferreira - representante do Programa Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), e Damião Marques - secretário municipal de Agricultura. O encontro teve como objetivo discutir a viabilidade da implantação do Programa Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) no município.
O PIMP é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) e da Ematerce, empresa responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos produtores rurais familiares. Com um histórico de sucesso, o programa já ultrapassou a marca de 558 projetos instalados em quase todos os municípios e regiões do Ceará.
O prefeito Chico Clementino ressaltou a importância da reunião para a análise da viabilidade de trabalhar com o Programa Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) em Granjeiro. Ele destacou que a iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar no município, proporcionando mais oportunidades e desenvolvimento para os pequenos produtores.
"Este primeiro encontro abre o debate para analisarmos a viabilidade de trabalharmos com o Programa Irrigação na Minha Propriedade em nossa região. Sabemos da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda em nosso município. Com esse programa, queremos apoiar nossos agricultores, proporcionando condições ideais para o cultivo em suas propriedades", afirmou o prefeito Chico Clementino.
O Programa Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) tem como pré-requisitos para a participação dos agricultores familiares: ser cadastrado como agricultor familiar no CAF (Cadastro da Agricultura Familiar); possuir propriedade ou documento contratual de terra com um mínimo de um hectare há mais de 10 anos; contar com uma fonte de água segura de, pelo menos, 8,5 m³/hora durante todo o ano; não possuir sistema de irrigação fixo previamente instalado e não ter pendências fiscais, bancárias ou jurídicas.
A reunião contou com a presença de Cícera Costa, Secretária Estadual de Mulheres da FETRAECE, que reforçou o apoio do governo estadual ao programa e enalteceu a parceria com o município de Granjeiro para viabilizar a implantação do PIMP na região.
Após a discussão detalhada sobre as condições e requisitos do programa, ficou acordado que um levantamento minucioso será realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura para identificar os potenciais beneficiários do PIMP em Granjeiro. Dessa forma, o município poderá avançar no processo de adesão ao programa e, assim, contribuir para o crescimento econômico e social da agricultura familiar local.
Metas Comunicações