O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), participou nesta quarta-feira, 23 de agosto, de uma reunião da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), na qual os prefeitos presentes decidiram paralisar as atividades de seus governos no dia 30 de agosto, em uma manifestação contra a redução de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS sobre combustíveis, energia e comunicação.
Conforme enfatizou Chico Clementino, a queda geral do FPM em julho foi de 34%, e também houve redução nos valores repassados agora em agosto, no primeiro decênio.
Para Chico Clementino, essa queda de receitas dificulta os trabalhos da gestão municipal e precariza os serviços prestados aos cidadãos, razão pela qual Granjeiro decidiu unir-se aos demais prefeitos cearenses e brasileiros para cobrar melhorias nos repasses de receitas por parte da União.
Durante a reunião, ficou decidido que apenas os serviços considerados de natureza essencial serão mantidos, especialmente nas áreas de saúde (urgência e emergência), coleta de lixo urbano e segurança pública. Está prevista uma série de ações de sensibilização da sociedade por meio da comunicação oficial das prefeituras cearenses, além de iniciativas institucionais lideradas pela Aprece. A ideia é pressionar o Governo Federal a agir com agilidade na busca por soluções que possam proporcionar alívio financeiro aos municípios.
Metas Comunicações