Nesta quarta-feira, 11 de outubro, a cidade de Granjeiro recebeu uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade do Crato, para uma campanha de doação de sangue. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo mobilizar a comunidade para contribuir com um gesto de solidariedade que salva vidas.
Segundo informações fornecidas pelo Hemoce, a ação resultou na captação de 15 bolsas de sangue. Ao todo, 20 pessoas se apresentaram para doar sangue, e 15 candidatos foram considerados aptos, enquanto 5 candidatos foram classificados como inaptos para a doação. Além disso, foram realizados 8 cadastros de doadores de medula óssea.
A Secretária Municipal de Saúde de Granjeiro, Aderilma Soares, elogiou a iniciativa e destacou a importância da doação de sangue para o município: "A doação de sangue é um ato nobre que faz a diferença nas vidas das pessoas. Estamos muito gratos ao Hemoce por trazer essa campanha para a nossa cidade e a todos os cidadãos que se apresentaram para doar. O sangue doado aqui hoje pode salvar vidas em nossa comunidade e região."
Aderilma Soares também enfatizou os requisitos para ser um doador de sangue: "Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível no site do Hemoce."
A equipe do Hemoce agradeceu à comunidade de Granjeiro por seu apoio à campanha de doação de sangue e à Secretaria Municipal de Saúde por sua parceria na organização do evento. A ação demonstra o espírito solidário da cidade e a importância de se manter o estoque de sangue para atender às necessidades médicas locais.
Metas Comunicações