Estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram da avaliação Saeb 2023 nesta quinta-feira, 26 de outubro, em Granjeiro. A avaliação foi conduzida pelos aplicadores selecionados e organizados pela regional da CREDE 19 em todas as escolas da rede municipal.
A avaliação foi realizada nas turmas do 5º e 9º ano e compreendeu a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, uma avaliação em larga escala realizada em todo o Brasil, conhecida como Prova Brasil.
Essa avaliação é usada como referência para a implementação de políticas públicas na área da educação básica. É importante destacar que o município teve a participação de 100% dos alunos.
A avaliação Saeb é de grande importância, pois fornece um diagnóstico da qualidade da aprendizagem dos alunos ao final das etapas do fundamental I (5º ano) e fundamental II (9º ano), além de analisar o perfil socioeconômico dos educandos. Outro ponto relevante é que com base nos resultados, são desenvolvidas políticas públicas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação brasileira.
Para a secretária da Educação de Granjeiro, Íris Vieira, o Saeb desempenha um dos papéis mais relevantes na educação fundamental do país, e Granjeiro cumpre sua missão educacional quando todos os alunos-alvo do Saeb participam dessa avaliação.
Sobre o Sistema:
O Saeb foi instituído em 1990 e tem como foco a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. O sistema foi criado com o propósito de avaliar a qualidade da educação, verificar se todos têm igualdade de acesso à escola e permanência nela, além de investigar a qualidade do ensino no país.
A avaliação considera que a qualidade do ensino está relacionada a vários fatores e busca fornecer informações sobre sete dimensões da qualidade da educação básica: atendimento escolar, ensino e aprendizagem, investimento, profissionais da educação, gestão, equidade, cidadania, direitos humanos e valores.
A partir dos resultados desse processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará um diagnóstico da educação básica brasileira e identificará fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes.
Metas Comunicações