Duas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS das Nações Unidas (ONU) - Educar Sustentável e Convivendo com a Natureza, implantadas em Granjeiro foram vencedoras e deram ao município de Granjeiro o Selo TCE Ceará Sustentável 2023.
A premiação foi entregue ao prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), que estava acompanhado, do vice-prefeito, Kleber Freitas, da secretária de Meio Ambiente Delsivânia Alves e do superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki.
A solenidade de premiação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, em Fortaleza. A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado, por meio da escola de Contas Instituto Plácido Castelo - IPC.
"Dedico esse Selo e esse reconhecimento ao povo de Granjeiro", frisou o prefeito, Chico Clementino. "Entendo que ganhamos esse Selo por investirmos em ações de educação ambiental e de sustentabilidade, em defesa do meio ambiente".
O Selo TCE Ceará Sustentável 2023 é uma certificação de 34 iniciativas desenvolvidas por 29 órgãos e entidades públicas. A finalidade do TCE é incentivar que gestores municipais coloquem em políticas de sustentabilidade e participem de um ou mais Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Os critérios para avaliação de adesão ao projeto são definidos pelo Comitê de Sustentabilidade e publicados anualmente em edital. As propostas enviadas são julgadas por Comissão instituída anualmente pelo Presidente do TCE Ceará, por meio de Portaria.
Metas Comunicações