Na última quarta-feira, 22 de novembro, o Posto de Saúde da Família I (PSF I), com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde de Granjeiro, promoveu uma ação voltada para a conscientização e prevenção do câncer de próstata no distrito de Serrinha.
A equipe multidisciplinar, liderada pelo Dr. Pedro Feitosa e pela enfermeira Cícera Gomes, realizou atendimentos especializados à população. Durante a ação, o foco foi proporcionar informações relevantes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, por meio de uma palestra instrutiva ministrada pelos profissionais de saúde.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de manter suas cadernetas de vacinação atualizadas, um serviço essencial para assegurar a imunização em dia. Paralelamente, foram realizados testes rápidos para Hepatite B e C, VDRL e HIV, visando contribuir para a detecção precoce de doenças transmissíveis.
A Secretária Municipal de Saúde, Aderilma Soares, destacou a relevância da ação em benefício da comunidade granjeirense. "Durante o mês de novembro, intensificamos nossas ações, oferecendo serviços, exames e consultas com médicos clínicos e urologistas, concentrando esforços na população masculina devido à alta incidência do câncer de próstata. Embora realizemos ações ao longo do ano, neste mês, intensificamos nossas atividades em prol do diagnóstico precoce."
Cícera Gomes, enfatizou os principais sinais e sintomas que exigem atenção, incluindo dificuldade de urinar, demora no início e término do ato de urinar, diminuição do jato urinário e necessidade frequente de urinar durante o dia ou à noite. A enfermeira ressaltou também a importância de ficar alerta à presença de dor e sangue na urina. "Entre os fatores de risco estão a idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, hábitos alimentares como dieta rica em gordura e pobre em verduras e vegetais, além do sedentarismo e excesso de peso", alertou Cícera Gomes.
Vale ressaltar que outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município continuam realizando atividades educativas ao longo do mês, em consonância com a campanha #NovembroAZUL.
Metas Comunicações