Em reunião ordinária realizada na última terça-feira, dia 19 de dezembro, o Conselho Municipal de Saúde de Granjeiro apresentou o Plano de Contingência Municipal para o controle da Infecção Humana pelo Coronavírus.
Sob a presidência da Dra. Donária Soares, a apresentação contou com a participação dos demais conselheiros e da coordenadora de Epidemiologia e Endemias, Kely Gomes.
O plano consiste em uma série de ações estratégicas que serão implementadas ao longo do ano de 2024, visando conter e monitorar os casos de Covid-19 no município. Com o objetivo claro de proteger a saúde da população, as medidas contemplam desde a identificação precoce de casos até a promoção de ações de conscientização e prevenção.
Além do plano de contingência, a reunião também proporcionou uma oportunidade para os delegados representantes na 5ª Conferência Nacional Saúde Mental de Brasília, Fran Gomes e Liduina Monteiro, compartilharem informações relevantes para o município. Aprovadas em plenária, as decisões apresentadas pelos representantes incluíram explicações detalhadas sobre o fechamento dos manicômios no Brasil e seu impacto em municípios de menor porte, como é o caso de Granjeiro.
Fran Gomes destacou como será feita a transição para um modelo mais ampliado junto à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), ressaltando a importância dessa mudança no contexto da saúde mental. As informações compartilhadas pelos delegados fornecem subsídios essenciais para a adaptação local às diretrizes nacionais, garantindo uma abordagem alinhada com as melhores práticas e diretrizes governamentais.
Metas Comunicações