A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 1º de setembro, uma importante ação de imunização na Escola Miguel Saraiva, com foco na atualização da caderneta vacinal e na ampliação da cobertura da vacina contra o HPV. A atividade contou com a mobilização da coordenadora de imunização, Edivânia Pereira, e do técnico de enfermagem João Victor.
Durante a ação, 24 estudantes foram atendidos com aplicação de vacinas, incluindo a do HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não haviam iniciado o esquema vacinal. A vacina também está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos, com aplicação em dose única.
Além da vacina contra o HPV, foram aplicadas outras doses do calendário básico, como dT (dupla adulto), tríplice viral, hepatite B e vacinas em atraso ou com esquema incompleto. A estratégia da Secretaria de Saúde é realizar busca ativa dos adolescentes não vacinados e promover a imunização em locais estratégicos, como unidades escolares, de acordo com a disponibilidade das instituições.
A vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenir diversos tipos de cânceres e doenças associadas ao vírus. A Prefeitura afirma que as vacinas seguem disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações nas escolas continuarão ao longo das próximas semanas.
Fotos: João Victor