A Escola de Ensino Infantil, Fundamental e Tempo Integral (EEIFTI) Francisca Araújo Borges, representante do município de Granjeiro, conquistou o 2º lugar na fase regional do Ceará Científico 2025, realizada nesta quinta-feira, 10 de outubro, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte.
Após vencer a fase municipal, a equipe da escola granjeirense apresentou o projeto intitulado "Consumo consciente começa em casa: Pequenas ações, grandes transformações", na categoria Pesquisa Júnior II, abordando práticas cotidianas de sustentabilidade e conscientização ambiental.
As estudantes Lara dos Santos Silva e Yasmim Gomes dos Santos foram as autoras do projeto, sob orientação do professor Joaquim Eduardo Bezerra Barbosa e acompanhamento do professor formador Lucas Melo.
Com o tema central "Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática", a fase regional reuniu projetos de escolas pertencentes à CREDE 19, da qual o município de Granjeiro faz parte, promovendo o protagonismo estudantil e o desenvolvimento científico a partir da realidade local.
O resultado evidencia o trabalho desenvolvido pela Educação de Granjeiro na valorização da pesquisa, da criatividade e da formação cidadã dos alunos, fortalecendo a rede municipal de ensino e estimulando o protagonismo dos jovens granjeirenses em ações de impacto social e ambiental.