A Prefeitura de Granjeiro, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, por meio de convênio de 22 de junho de 2022, passa a emitir 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade (RG). Esse serviço terá início a partir de quarta-feira, 21 de dezembro de 2022.
A secretária de Administração, Meiryane Vieira, informa que serão emitidas, mensalmente, 200 Carteiras de Identidade, de forma organizada, por agendamento pelo telefone (88) 9.9335-5969, de segunda a sexta, das 8h às 14h, sendo agendado 10 atendimentos por dia.
A emissão será na Sala do Cidadão, no Centro Administrativo Prefeito João Gregório Neto, na Rua David Granjeiro, nº 104 - Centro.
O prefeito Chico Clementino (PSDB), disse que essa é uma boa notícia para população de Granjeiro que, atualmente, para tirar a Carteira de Identidade, precisa ir ao Juazeiro do Norte, gerando perda de tempo e gasto extra de dinheiro. "Agora, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura vai permitir que já a partir desta semana, todo o processo para a emissão do documento seja feito no próprio município", disse.
Carteira de Identidade
Para tirar a primeira via da Carteira de Identidade, que é gratuita, os documentos necessários são os seguintes: certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras; os menores de 16 anos devem comparecer com responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu Documento de Identidade (RG) original e cópia para cada menor); para os menores assistidos pelo Conselho Tutelar é indispensável a declaração emitido por esse conselho.
Já para quem deseja tirar a segunda via deve ter em mãos, a certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras; os menores de 16 anos devem comparecer com o responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu Documento de Identidade (RG) original e cópia para cada menor; os menores assistidos por Conselho é indispensável a declaração do Conselho Tutelar. Também devem pagar, em até 24 horas antes da data do agendamento, o boleto no valor de R$ 56,20 que pode ser emitido no seguinte endereço: http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG. O boleto deve ser emitido no nome da pessoa que irá emitir o RG. A taxa é pessoal e intransferível.
A entrega do documento (RG) ocorre em até 60 dias após o cadastro, já que a solicitação é encaminhada ao órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade no Ceará, que é a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que solicita esse prazo para atender a demanda.
Metas Comunicações